A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 85)

Home Forum APK Área Reservada a Sócios APK Vida Associativa Convenção APK 2011, Novo Local

• Autor
    Artigos
    Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 490
    • Totais: 518
    • Membro Prata
    • ★★

Á Direcção
    Quero informar que eu e o Ramiro enviamos este email ao Director da FCT
    From: ramiro.infor@sapo.pt
    To: administrador@fct.unl.pt
    CC: joaquimmmm77@hotmail.com
    Subject: 11º Conferência de Killiofia
    Date: Tue, 28 Jun 2011 12:54:44 +0100

Exmo. Senhor Administrador  Drº Luís Filipe Gaspar

Na sequência da nossa reunião de há dias, vimos desta forma e em nome da Associação Portuguesa de Killifilia, solicitar que nos seja informado quais as condições para nos seja concedido o espaço, mais precisamente o pavilhão n.º 10 anexo à Biblioteca da UNL/FCT para a realização de um evento internacional (11º Convenção Internacional de Killifilia), que decorre nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, pois ficámos com a opinião que o local seria muito interessante, não só como o espaço em sim, mas também o meio onde estava inserido, quer para alunos com as cadeiras de Biologia, Ambiente e Química, quer para os estrangeiros que nos visitam.

Existimos já há 11 anos, mais pela carolice de uma centena de associados que se dedicam a este hobby sem fins lucrativos a fim de preservar espécies, muitas delas já extintas na natureza. A associação Portuguesa é das mais jovens na Europa e para isso queremos que assim continue. A nossa convenção já vai na sua 11ª edição e tem sido sempre realizada em Lisboa no Espaço Monsanto. Este ano estamos a pensar alargar a divulgação noutro meio e nada melhor que este onde existem tantos jovens.

Nesta convenção internacional, serão expostos peixes ornamentais e serve o mesmo para a divulgação de espécies nunca vistas em lojas do ramo de aquariofilia, para além do convívio teremos palestras de oradores nacionais e internacionais com temas sobre algumas espécies, habitats, química da água e sua alimentação.

A nossa pretensão é que a utilização do espaço seja gratuita, pois somos uma associação com poucos recursos e todas as convenções são de entrada livre. Os peixes criados por nós servem de doação e intercâmbio entre os associados das várias associações internacionais.

Se houver algum pagamento extra, gostaríamos de ter uma ideia da quantia.

Basicamente o que necessitamos, é do espaço acima referido, bem como a autorização de livre o acesso de pessoas e viaturas à exposição.

Sem outro assunto de momento ficamos ansiosamente a aguardar uma resposta

Subscrevemo-nos,

Pela organização

José Ramiro Alves

Atenciosamente

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Joaquim,
    Não se esqueçam do tempo de montagem e desmontagem.

Luis

Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

olá luis
    na primeira reunião foi tudo falado, este email foi um resumo, claro que se podia mencionar os dias anterioes.
    a seguir ainda vamos pedir o auditorio, um deles. Temos que ir devagar sem pressas , mas o tempo passa rapido.
    depois de aceite a Direcção trata do resto, escolher o local melhor dos que já estão apalavrados.
    por agora é tudo
    JM

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Penso que, se tivermos possibilidades de fazer o evento na FCT isso trazer-nos-ia público novo e talvez futuros interessados na área.

Sim, porque o público do costume, esse irá certamente à convenção, independentemente de onde ela seja.

Miguel

Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 232
    • Totais: 247
    • Membro Bronze

Viva

Atenção com a questão dos “dinheiros”… nós que pertecemos à APK sabemos bem o que implica em termos de custos uma convenção, mas quem é de fora (alguém pertencente à falculdade) e se estiver presente no leilão de domingo e vir alguns valores elevados a circularem, pode pensar que os estamos de alguma forma a enganar a instituição pois estamos a ganhar dinheiro com o evento. No mail vocês referem:

A nossa pretensão é que a utilização do espaço seja gratuita, pois somos uma associação com poucos recursos e todas as convenções são de entrada livre. Os peixes criados por nós servem de doação e intercâmbio entre os associados das várias associações internacionais.

Com esta frase e a haver um leilão no final, as coisas podem ser mal interpretadas. Seria melhor deixar já isso esclarecido.

Em relação ao local, parece-me ser bastante bom.

Abraços,

Ricardo Nuno Santos

Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Olá
    Agradeço de todo as reparações ao email enviado, mas não se preocupem com a falta de permonores. Já estivemos uma hora sentados em frente do Sr DR Gaspar e tivemos tempo de contar tudo timtim por timtim. Até ficou a saber como se cria um anual.
    Agora queriamos acção da Direcção o mais rápidamente possivel, o que não estou a ver para já, conforme já disse o Paulo Alves.

Uma opinião minha era que se colocassem aqui as hipóteses de locais que já estão em mira.
    Assim se matava a curiosidade de muitos. O trabalho pode sair mais bem feito com ajuda de todos.
    Tambem me parece que há pouca assiduidade no forum, será que já andam de férias? Ao menos que apareçam quando for nescessario ajudar e que cuidem bem dos killis para a convenção .

por agora é tudo , quando recebermos resposta por escrito colocamos aqui as novidades.

abraço
    JM

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Boa tarde,
    Concordo. Sugiro que o factor de decisão nao seja só o preço a pagar. E que ao negociarem o valor considerem que a APK poderá usar o espaço nos anos seguintes caso os valores sejam interessantes.

Um abraço,
    Luis

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Boa tarde,

Eu podia dizer aqui muita coisa, mas vou guardar bastantes coisas para mim ,porque há muita gente a ler diferentes tipos de “português” e já me basta os sussurros maus que andam por ai sobre mim e como não quero dar azos a mais nada, abstenho-me de criticas/opiniões.

Estou a escrever para, dar a minha salva de palmas ao Ramiro e ao Joaquim Marques e ao Luís Santos por terem apresentado aqui as suas propostas e também queria lançar o mote, já que sou a favor de uma convenção itinerante por Portugal,tal como se faz nos outros países, que se criasse um tópico, caso houvesse opiniões favoráveis, chamado de: “Propostas para Convenção 2012” e assim em Janeiro, depois das eleições, a direcção, poderia já ter algumas bases, para pôr logo no inicio do ano de 2012 a “Bicicleta” da convenção a “Andar” e não voltar a haver este tipo de impasses.

O Porquê de ser eu a lançar o mote?

Ao ler que o Ramiro tinha uma boa relação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e poderia arranjar lá um espaço sem custos/muito baixos custos e que uma convenção nossa nessa faculdade podia atrair adeptos de Engenharia Ambiental, achei que podia fazer algo “parecido” ,pois tenho uma boa relação com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho (para quem não sabe fica em Guimarães e não em Braga) e poderei tentar arranjar também lá um espaço nas mesmas circunstancias e que uma convenção nossa em Guimarães em 2012 serviria para mostrar a nossa cultura killiofila na Capital Europeia da Cultura e termos mais adeptos e uma melhor projecção a nível nacional e no resto da Europa.

Espero ter sido curto e de alguma forma conciso…:)
    Sem mais nenhum assunto de momento:
    José Afonso Pires

ramiro
    Participante
    • Topicos: 17
    • Respostas: 174
    • Totais: 191
    • Membro Bronze

Olá Boa Noite

José Pires, gostei imenso da tua intervenção, adorei a ideia de

sou a favor de uma convenção itinerante por Portugal,tal como se faz nos outros países

, estou plenamente de acordo, mas atenção, esta é a minha opinião, como tenho só dois meses nesta associação, às vezes até tenho medo de falar porque sou novato e ferir sensibilidades, mas como esta associação tem muito de “BOM” (pessoas, amizades, partilha), acho que é de “ir para a frente” e inovar, e volto a reparar (tal como o Joaquim diz) que

Tambem me parece que há pouca assiduidade no forum, será que já andam de férias?

eu também noto isso, mas também reparo que muitas associados entram no forúm, lêem as novidades e saem, parece que têm medo de se pronunciar, ou desinteresse nisto tudo, e tal como tu dizes:

Eu podia dizer aqui muita coisa, mas vou guardar bastantes coisas para mim ,porque há muita gente a ler diferentes tipos de “português” e já me basta os sussurros maus que andam por ai sobre mim e como não quero dar azos a mais nada, abstenho-me de criticas/opiniões.

José Pires desculpa, mas aqui não concordo contigo, pois se ninguém der a sua opinião esta associação morre, pois não há diálogo, nem criticas construtivas, portanto fala, fala, (perdão) escreve, escreve, como te disse adorei as tuas ideias.

Abraços
    Ramiro

Pedro Francisco Mendes Pina
    pedro
    Participante
    • Topicos: 7
    • Respostas: 43
    • Totais: 50
    • Membro Bronze

Já viram o numero de visualizações do tópico? Se calhar o “pessoal” não está de férias e até está atento ao assunto mas tal como eu pouco tem a dizer porque não faço a mínima ideia de como se organiza uma convenção ou qual o fundo monetário da associação. Não é não querer participar na resolução deste assunto, é mesmo não estar dentro do assunto.
    Cumprimentos
    Pedro Pina

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Sobre a realização da convenção fora da Grande Lisboa é algo que, na minha modesta opinião, deve ser tentado.

Somos REALMENTE uma associação nacional, praticamente Ibérica, eu diria.

Não neste instante: não há tempo e internacionalmente já anunciámos Lisboa.

Mas porque não a 12ª convenção, em 2012?

Teremos que estar preparados para que possa haver menos público, mais dificuldades logísticas e talvez menos lotes mas acredito que é viável.

As tentativas de descentralização que assisti na área de aquariofilia não resultaram, lembro-me do evento falhado do forum de aquariofilia no Porto e de uma reunião nacional da APK que houve em tempos na zona de Coimbra.

Porém, a existir uma equipa credível e que esteja disposta a avançar com a organização fora da Grande Lisboa, acho que deve ser tentado, é sinal de dinamica!

Mesmo que possa não ser uma convenção tão participada, é algo que não devemos ter medo de tentar.

Neste instante, o fundamental é este ano e, daquilo que é referido neste thread, é urgente que a Direcção dê a sua atenção à hipotese FCT, para não sermos apanhados descalços caso Monsanto falhe.

Julho, Agosto e mesmo Setembro são meses de férias – temos que saber com o que contar nos próximos dias ou tudo ficará parado até ser demasiado tarde.

Miguel

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá.

Tenho acompanhado com interesse o desenvolvimento deste tópico e fico satisfeito por ver os sócios tão participantes e empenhados em colaborar na resolução dos assuntos da APK. Pena que o motor de toda esta actividade seja o alarmismo (justificado ou não, ainda ninguém sabe) gerado à volta do nosso evento mais importante, a Convenção Internacional. Gostava que esta energia fosse também canalizada para todos os assuntos que sempre preocupam as Direcções da APK, muitos vezes sózinhas a tentar solucioná-los, bastando como exemplo a contribuição com artigos para o boletim. Mas enfim, sabemos bem que é a convenção que move as paixões dos sócios e há que lidar com isso.

Bom, o tópico está a tornar-se algo confuso e antes que se torne inútil há que clarificar algumas ideias. Antes de mais este tópico foi criado para solicitar a colaboração de todos na busca de uma solução alternativa para a realização da XI Convenção APK 2011, para o hipotético caso de a mesma não se poder realizar no Espaço Monsanto. Já abordarei esse tema mais à frente. Importa agora reter é que sugestões e ideias para a XII Convenção APK 2012 devem ser canalizadas para um tópico próprio eventualmente a criar. Neste tópico a Convenção 2012 é apenas ruído.

Relativamente à XI Convenção 2011, a que agora interessa, a situação é a seguinte (relembro que estou há quase um ano fora de Portugal e muitas coisas só me chegam por via indirecta; mesmo assim penso estar razoavelmente bem informado):

1 – Foi feito atempadamente pela Direcção, como habitualmente nos últimos anos, um pedido formal à Direcção do Espaço Monsanto para a realização do nosso evento nas datas pretendidas. Como sempre esse pedido foi acompanhado de uma calendarização detalhada de todas as fases do processo bem como, pela primeira vez e por nos ter sido solicitado, de um pedido de isenção do pagamento de taxas para utilização do auditório. A reserva do espaço para as nossas datas foi aceite (tenho de consultar elementos que não tenho aqui para confirmar se essa aceitação foi verbal ou por escrito, depois vos digo). Aliás, só depois dessa aceitação se avançou para a impressão dos cartazes promocionais. Por muito má opinião que se possa ter da Direcção e/ou dos seus membros não vale a pena insultar-nos dizendo que levianamente mandámos imprimir dezenas de cartazes anunciando um local para o qual não tinha autorização de ocupação. Ainda não recebemos confirmação da isenção do pagamento de taxas mas esse é um tema também relacionado com outro em cima da mesa, o célebre protocolo com o EM. Acontece que informações informais, opiniões de quem vê o espaço actualmente ocupado (e que já estava ocupado quando foram aceites as nossas datas) e dificuldades no contacto com as pessoas responsáveis do EM (sendo que a mais relevante está de férias há algum tempo, o que significa que estará ao serviço nos meses de Julho, Agosto ou Setembro) nos levaram a desconfiar que alguma coisa possa estar comprometida.

2 – Por uma questão de prudência e bom senso a Direcção começou a analisar possíveis alternativas tendo para isso, entre outras diligências, solicitado aqui a colaboração dos sócios.

3 – Felizmente várias alternativas nos foram apresentadas, comunicadas tanto aqui no fórum como por outros meios. São tantas as propostas que tenho até algum receio de que alguns acabem por ficar melindrados por as suas propostas não serem aceites. Espero que compreendam que a Convenção Internacional só pode realizar-se num local sendo que a prioridade ainda é o Espaço Monsanto, por razões demasiado óbvias para terem de ser explicadas.

4 – Continuamos a agradecer o empenho de todos na procura de alternativas. Convém, no entanto, relembrar uma coisa. Todos os contactos só podem ser informais e exploratórios. É à Direcção que cabe a tarefa de fazer contactos formais e não são legítimos contactos em nome da Direcção sem mandato para isso. Estas coisas têm regras porque senão era um regabofe, como compreendem. O procedimento a seguir é: a- identificar um local com as instalações requeridas; b- saber informalmente se existe disponibilidade para acolher o evento e quais as condições exigidas à APK; c- informar a Direcção; d- a Direcção avançará com contactos formais se se justificar. Naturalmente que poderão dar aqui no fórum conta das diligências que estão a efectuar mas é à Direcção que cabe analisar as propostas e decidir. É claro que a Direcção manterá os sócios informados e os consultará sempre que necessário.

5 – Não me parece viável, nesta fase, a realização da XI Convenção 2011 fora da zona da grande Lisboa. Sobretudo por já se ter divulgado isso internacionalmente. Há membros de outras associações com viagens marcadas, hotéis reservados, datas apertadas a contar apenas com pequenas deslocações dentro de Portugal. Seria o descrédito total alterar as coisas nesta altura. Para o futuro logo se verá mas alerto, como um sócio mais sensato já aí alertou, para que é necessário algum conhecimento do modo de funcionamento da “máquina convenção” antes de lançar ideias irrealistas. Convenção itinerante?  :). Uma convenção não se monta em dois dias nem por dois sócios. É preciso saber que a exposição, o jantar e o leilão são apenas a ponta do iceberg, o “output” de um programa com alguma complexidade que exige muitos recursos humanos, materiais e financeiros. O material a transportar e armazenar deve ocupar mais de 10m3, contas por alto. O simples registo de entrada de lotes ocupa 5 horas ininterruptas de pelo menos 4 pessoas. E etc e etc. Vocês não leem todos os anos a organização a lamentar-se por insuficiência da ajuda na preparação do evento, sobretudo na desmontagem? E isto em Lisboa, onde está concentrada uma boa parte dos sócios activos. Não é preciso grande imaginação para prever o que aconteceria noutros locais. Atenção que não estou nem a dizer que é impossível fazer convenções fora de Lisboa nem que não devem expressar livremente as vossas opiniões. Apenas digo que uma alteração dessas tem de ser muito ponderada e que se deve falar sempre com algum conhecimento de causa.

Sem querer fugir ao tema principal (se depois alguém quiser debater isto terá de ser num tópico à parte), desde há uns anos que penso lançar uma ideia que, infelizmente, não consegui pôr em prática nos meus tempos mais activos. Essa ideia passaria por propor a Núcleos Regionais ou Grupos Locais a organização de Convenções Regionais, de dimensão mais reduzida e adaptadas às condições que cada grupo conseguisse reunir. Essas convenções poderiam utilizar os recursos normalmente utilizados na Convenção Internacional e serviriam para:

– Divulgar a killifilia por todo o país;

– Treinar equipas de sócios na organização e montagem deste tipo de eventos com vista a uma futura deslocação, sustentada, de uma Convenção Internacional;

– Alargar a outra alturas do ano (Março, Abril) a hiperactividade que se apodera dos sócios apenas na época da convenção.

Termino esta mensagem (?) dizendo-vos que escrevi este texto imbuído de grande fervor killiófilo  ;D. Isto porque comecei a escrever a bordo de um avião a caminho da Beira, local mítico da killifilia por ser onde se situa a Terra Typica dos Nothobranchius rachovii, um dos mais belos e emblemáticos killies, e é na Beira que estou a acabar de o escrever e enviar. Infelizmente não é época de pesca nem o tempo disponível o permitiria hoje. Cá voltarei um dia destes, depois de choverem uns Nothos  ;).

Abraços.

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas!!

Posto isto sinto-me esclarecido!
    Embora a minha contribuição seja reduzida neste tópico, como diz o Pedro todos os dias o leio. Sendo o ponto máximo da Killifilia Nacional a Convenção, todos nós queremos que corra pelo melhor!
    O voluntarismo de um grande número de sócios neste assunto demonstra bem o ambiente salutar e jovem de uma associação que deveria de ser exemplo para a maior parte do associativismo nacional (ou a inexistência dele) :-

Sem querer fugir ao tema principal (se depois alguém quiser debater isto terá de ser num tópico à parte), desde há uns anos que penso lançar uma ideia que, infelizmente, não consegui pôr em prática nos meus tempos mais activos. Essa ideia passaria por propor a Núcleos Regionais ou Grupos Locais a organização de Convenções Regionais, de dimensão mais reduzida e adaptadas às condições que cada grupo conseguisse reunir.

Neste aspecto não poderia estar mais de acordo com a tua ideia!
    Desde há uns anos para cá o Núcleo de Portalegre da APK, realiza (a convite de associações ornitológicas) exposições de Aquariofilia, sendo um dos atractivos mais importantes a exposiçãos de várias espécies de Killies. Sendo a taxa de visitantes algo difícil de contabilizar, o interesse é sempre agradável e entusiasmante para quem com orgulho mostra as cores da APK.

Mas isto como diz o Vasco, são temas para outros tópicos!

Abraço

ramiro
    Participante
    • Topicos: 17
    • Respostas: 174
    • Totais: 191
    • Membro Bronze

Olá Killifistas

Finalmente um post esclarecedor e responsável por parte da direcção, através do Vasco Gomes (que nunca tive o prazer de conhecer pessoalmente), mas que gostei do que escreveu e na realidade deu-me alguma tranquilidade, pois se repararmos como começou este assunto, dá para uma pessoa ficar em pânico e pensar que este ano não iria haver convenção, dá vontade de arregaçar mangas e ir em frente, foi o que fiz conjuntamente com o Joaquim Marques.
    Gostei de tudo o que li, excepto o ponto 4:

4 – Continuamos a agradecer o empenho de todos na procura de alternativas. Convém, no entanto, relembrar uma coisa. Todos os contactos só podem ser informais e exploratórios. É à Direcção que cabe a tarefa de fazer contactos formais e não são legítimos contactos em nome da Direcção sem mandato para isso. Estas coisas têm regras porque senão era um regabofe, como compreendem. O procedimento a seguir é: a- identificar um local com as instalações requeridas; b- saber informalmente se existe disponibilidade para acolher o evento e quais as condições exigidas à APK; c- informar a Direcção; d- a Direcção avançará com contactos formais se se justificar.

Parece-me ler em entrelinhas uma repreensão pela minha iniciativa e do Joaquim Marques, pois ultrapassámos a Direcção, neste assunto.
    Não foi nossa intenção ultrapassar a Direcção, mas Vasco, reveja como começou este assunto, foi com um comunicado da própria direcção, a solicitar a ajuda dos sócios para arranjarem alternativas ao EM, tomei a iniciativa conjuntamente com o Joaquim de ir frente, gastámos tempo, o Joaquim gastou gasóleo, chateamos pessoas, tomámos a iniciativa de saber valores através do email que está no fórum, pois após a reunião foi o que nos foi aconselhado a fazer, para depois transmitir tudo à direcção da APK, decidirem o que fazer, que eu saiba, não tomámos nenhuma decisão, apenas e só isto: fizemos um email a explicar o que queríamos para sabermos o valor que nos iria ser cobrado, em nome da Associação, ou achava bem eu mandar em meu nome pessoal?
    Portanto Vasco se acha que nos excedemos, ou melhor, que me excedi, pois estou a falar só por mim, e para isto não se tornar um regabofe como você diz, peço aqui, no fórum, publicamente as minhas desculpas à direcção da APK se acharam que eu fui mais ousado no meu comportamento ou se tive um comportamento menos correcto perante esta direcção.
    Volto a salientar, que apenas cumpri e com grande entusiasmo o solicitado pela própria direcção da solução do espaço, até ao ponto 4 alínea b, entusiasmo esse que agora se desvaneceu e acho que vou fazer como todos os outros sócios….ficar calado.

Um abraço para todos
    Ramiro

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Ramiro,

É verdade, não nos conhecemos. Mas isso é uma questão que certamente se resolverá um dia destes. Vou, no entanto, utilizar neste post o tratamento por “tu” uma vez que é quase sempre assim que nos tratamos na APK. Que eu me lembre, só trato por “você” três pessoas na APK: o Castro (vá-se lá saber porquê), o Rui Ferreira (meu mentor na killifilia que me aturou há 30 anos) e o João Gomes (que conheci na mesma altura que ao Rui).

Bom, relativamente ao ponto que te desagradou. Quando é necessário dizer alguma coisa que contraria afirmações ou acções de outras pessoas corre-se sempre o risco de pagar um preço. Espero que o preço a pagar pela minha intervenção não seja o teu entusiasmo contagiante, ficava o assunto muito caro. Peço-te que reconsideres. Mas é importante que entendas (e estou certo que entenderás porque és claramente uma pessoa inteligente) que a questão não é pessoal, é conceptual. Há coisas que têm de ser cumpridas para que uma instituição com a APK funcione. Uma delas é o cumprimento dos estatutos e regulamentos internos, onde estão definidos os orgãos representantes da associação e democraticamente eleitos. Mas nem toda a gente está a par desses princípios básicos, assuntos aborrecidos para a maioria. É necessário informar quando esses princípios são quebrados. Assim, podes ler a minha intervenção de duas maneiras. Ou a lês como uma “repreensão” e ficas chateado ou a lês como uma “informação” e ficas esclarecido. Aconselho-te a que leias da segunda maneira pois foi com essa intenção que eu escrevi.

Quanto ao Joaquim e ao gasóleo. Eu conheço o Joaquim. É o sócio “modelo” da “minha” APK. Amigo e generoso, dá o que tem e adora a killifilia. Não me passa pela cabeça “repreender” o Joaquim. Sobre o gasóleo, acho que já uma vez aqui contei o episódio em que gastei os últimos 4 ou 5 contos da minha carteira (nessa altura era um pouco mais teso que hoje) em gasolina e portagens para ir a Santarém entregar peixes para a primeira aparição pública da APK. Foi na Avisan de 1998 e nem cheguei a ver a exposição. Acredita que sei o significado de “gastar gasóleo” em prol da APK.

Abraço.

A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 85)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0