A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 60)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Apresentação

• Autor
    Artigos
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Duarte.

Aparentemente está tudo correcto. Partindo do princípio que o aquário não tem filtro, as mudanças de água são mais que suficientes. Tomaria eu poder fazê-lo assim.
    A minha dúvida estava na temperatura da água dos ovos. Mas aparentemente deve ser mesmo serem ainda muito jovens.

Abraço
    Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

Luís Oliveira, eu faço estas tpa porque é um casal em 4/5l.
    Nos aquas de 40l para cima, tento fazer de 2 em 2 meses. Mas estes tem plantas e filtros.

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Esqueci mencionar que ainda tenho um ovo que sobrou e ainda não fungou nem esta branco por dentro.

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Estive a ver o ovo e parece que tem 2 olhos.

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

olá!

Estive a ver o ovo e parece que tem 2 olhos.

É bom sinal, o embrião está em desenvolvimento e vai nascer em breve!
    Abraço!

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 825
    • Totais: 1068
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boa tarde, José
    Se continua interessado em killies anuais eu poderei oferecer ovos e os meus humildes conhecimentos para o apoiar na caminhada.  Só preciso de esperar mais ou menos 1 mês para enviar os ovos por correio (para garantir que as temperaturas não sejam muito baixas e não estraguem tudo).
    Ao dispor
    Alberto Reis

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Boa noite.

Filipe Torre, acredito que sim. Agora tenho de ver como vou cuidar dele nos primeiros dias.

Alberto Reis, agradeço a oferta e os conhecimentos.
    Terei de ver com calma e planear bem, tendo em conta a data de “expiração” dos ovos. Posso ter dificuldade nessa data em cuidar/eclodir de imediato os ovos. Mas na altura mais indicada combinaremos.

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

;D
    De sexta para sábado, nasceu o ovo solitário.
    Tao pequeno e tão camuflado. (Agora vejo o peixe… Agora não o vejo…)
    Ver se o rapaz se safa. Durante esta semana, não tive a oportunidade de ver o mop.
    Hoje tinha dois ovos.

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Boa tarde.
    Já não venho aqui algum tempo.
    O tempo tem sido pouco.

Recapitulando, ainda tenho o casal e o filho. Neste momento não tenho tirado (por falta de tempo) ovos da mop. Estou a ver como corre o desenvolvimento do filho, do casal oferecido pelo Luís Oliveira.
    O peixe juvenil, tem 1cm e pouco e parece ter as barbatanas do pai, apesar de ainda não ter cor.
    Ele encontrava-se num recipiente de 2,5l dentro do aquário onde tenho guppys. Como já tinha um tamanho equivalente as crias de guppys introduzi-o no aquário. O aquário tem muitas plantas, é incorrecto o que fiz devido a tudo o que explicaram, mas na altura era a minha melhor opção. Ate ontem ele estava bem. Mas fiz uma troca de agua de 75%/80% em todos os aquarios.
    Vou acompanhar o desenvolvimento e vou transcrevendo as boas ou más noticias.

Estou a precisar de uma cultura de vermes grindal, coloquei um anuncio nos classificados. quem poder ajudar que entre em contacto.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Duarte,

Eu teria feito o mesmo. Um único alevim e do mesmo tamanho das crias de guppys porque não juntar?

O que eu faria diferente e como interessado na killifilia , era garantir não perder a espécie. Para isso, fundamental garantir descendência que perpetue o casal oferecido.

Abraço

Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Olá, Luís Oliveira.
    Penso que durante a próxima semana devo ter mais tempo. E vou começar a retirar os ovos. E iniciar o processo de selecção dos ovos saudáveis vs fungados.
    A ideia é manter a espécie.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Duarte,

É importante que o faças. Caso contrário arriscas-te a perder um progenitor e consequentemente a espécie.

Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Bem, andei ausente. Voltei.
    Resumindo, fui incompetente a manter as espécies que tinha.
    Após uma operação que tive, perdi em pouco tempo a fêmea de  Aphyosemion Striatum Lec 93/29 que o Luís Oliveira tinha generosamente dado e os juvenis que obtive do casal.
    Perdi também uma turfa de Nothobranchius, os alevins nasceram, mas nessa semana tive o azar de estar um calor terrível e os micro vermes ressentiram-se e nem competente fui para eclodir artemia, fiz 3 sacos da sera e nada.
    Perdi 2 fêmeas de Aphanius mento “Bor” e neste momento tenho uns 6 juvenis que vou tentar criar e reproduzir.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Duarte,

Espero que a operação que fizeste tenha corrido bem e que estejas já recuperado.

Quanto aos striatum gostaria de te ajudar, mas tenho quatro machos e apenas uma fêmea. Nem ovos, nem juvenis. É uma das espécies que irei comprar na Convenção. Mas continuo a recomendar vivamente para quem se inicia. Já os Nothobranchius direi o oposto. É natural que os tenhas perdido, não são fáceis para quem se inicia.

Quanto à artémia não eclodir, apenas posso sugerir que tens á disposição na cooperativa artémia com uma taxa de eclosão brutal. Mas a opção será, como é lógico, sempre tua.

Gostaria de te ver na Convenção. Irias conhecer com mais pormenor o mundo da killifilia.

Abraço,

Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Estou melhor. Mas, quando varia rapidamente o tempo é uma desgraça.
    A turfa dos  Nothobranchius era excelente devem ter nascido +40 alevins. Mas a comida falhou.
    Não é fácil a deslocação nestes tempos.
    Como lhe disse por mp, ponho o macho a disposição.
    Se alguém tiver interesse que indique por mp.

A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 60)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0