A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 60)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Apresentação

• Autor
    Artigos
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

Olá.
    Sou o José e sou de Coimbra, tenho 14 anos (+/-) de vicio.
    Tive 6 aquários, mas já estou em recuperação e já só tenho 5.
    Vendi o de 15l brutos e fiquei com 2 com 200l onde tenho ciclideos sul americanos, um com 80l onde tenho mantenho uma linhagem de gupys há uns 3/4anos. Tenho outros dois, um de 60l e outro de 40l ambos tem camarões.
    Já tive criação de escalares, corydoras (mérito delas), gupys, bettas, platys e outros.

Andava eu (algum tempo atrás) a ver as aventuras do Ivan Mikolji e as viagens que ele fazia pela Venezuela e deparo-me com uma entrevista com Frans Vermeulen.
    Até abri um tópico num fórum de aquáriofilia mais generalista. Mas acho que se adequa mais aqui.

Site de referencia:

Autor/entrevistador: Ivan Mikolji
    Entrevistado : Frans Vermeulen

Assunto; Como entrou no hoby e seu respectivo percurso. Método de criação do raro peixe Sul Americano – Killifish.

Exclusive interview with Killifish legend Frans Vermeulen Part 1

Exclusive interview with Killifish legend Frans Vermeulen Part 2

Exclusive interview with Killifish legend Frans Vermeulen Part 3

Não sabia quem era o sr. Frans Vermeulen, mas investiguei e por associação encontrei a killifilia. Bem, passei-me quando descobri algumas das nuances e fortes contrastes. Sem tempo para investir numa investigação prática, apontei num papel da memória. Agora que tenho algum “tempo disponível”, quero ver opções. Mas não é fácil.

Para reduzir a abundância de informação e a desorientação inicial, vou focar-me em sul americanos podendo usar as aguas que tenho. Mesmo assim ainda é um “continente”.  Para reduzir mais, quero evitar aguas salobras. Desconfio que ainda sobrem umas centenas de possibilidades. help! Por onde começo?

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá NGE, bem vindo!

Em termos de killies sul-americanos há tudo e mais alguma coisa… São muitos géneros e muitas espécies. O grande problema é que na América do Sul não há nada que seja indicado para quem se inicia. Há várias espécies razoavelmente fáceis mas que mesmo assim dão algum trabalho e exigem conhecimento.

O que lhe aconselho (e duvido muito que alguém aqui lhe diga algo diferente) é que comece por algum Aphyosemion ou Fundulopanchax fácil. São peixes africanos mas que lhe irão dar “calo” e isso irá permitir-lhe “apontar baterias” às espécies Sul-americanas.

A título de exemplo tem os Aphyosemion striatum ou os Fundulopanchax nigerianus.

Cumprimentos!

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Allnothos.
    Poderia elaborar mais um pouco sobre as dificuldades.
    São dificuldades de manutenção devido a parâmetros da agua, alimentação, reprodução?
    De certa forma não gosto de juntar espécies, que não são de parâmetros de aguas que tenho, mas pelo que vi os que indicou podem aguentar ph de 6/6.5.
    O problema é eu ter desequilibrar aguas, com parâmetros que facilmente podem chegar (dependendo do clima entre outro factores) a ph 5 ate mais baixo devido a troncos, folhas de carvalho e amendoeira da índia.
    Sei que os outros peixes da zona do Brasil “gostam”, tenho receio sobre estes africanos. Embora devido à venda massiva de peixes ornamentais os peixes são criados e engordados em aguas de ph7/8.

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá NGE!

Antes de desenvolver mais… se pretende juntar killies com outros peixes, esqueça, não vai resultar. É essa a finalidade? Os killies devem ser mantidos em aquários mono-espécie. O que lhe recomendo é que monte um aquário específico para uma única espécie de killie.

Cumprimentos!

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Seria juntar aos camarões, são dois aquários com substrato, plantas, troncos e folhas.
    Mas pela sua resposta posso deduzir que na natureza não existe iteração com outras espécies, logo fica afastado um comunitário com guppys, tetras, corydoras e loricarideos entre outros?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá José,

Em primeiro lugar bem vindo a este fórum. Espero que o consigamos ajudar a fomentar todo o seu interesse pela killifilia.

Irei dar-lhe a minha opinião, podendo haver outras contrárias. Mas aí o José poderá criar as suas próprias opções.

Pelo que disse tem dois aquários disponíveis para os futuros killies. Um de 40 l e outro de 60 l. Normalmente usamos aquários mais pequenos com um casal ou um trio, sendo os aquários maiores de crescimento ou eventualmente de exposição. No seu caso, ambos os aquários poderão alojar sem problema uma espécie cada um, pois vi que disse que são bem plantados e com troncos. Não aconselho a introdução de mais do que uma espécie em cada aquário, sobretudo para quem se está a iniciar. Nem analisando a compatibilidade da química da água e da temperatura vejo de imediato um problema. A presença de camarões. Pouco a pouco irão desaparecendo e serão um excelente alimento para os seus killies. Será a sua primeira opção.

Por outro lado, a introdução de uma espécie de killie num aquário com outros peixes. Aqui a situação é inversa. A maioria dos killies são peixes muito tímidos e que ficam a perder na competitividade pela comida. Já o tentei em aquário de cerca de 200 L, muito bem plantado, com muitos troncos e bons esconderijos. Povoado com tetras, os killies foram condenados à morte. Até poderia ser suicídio, pois normalmente os aquários plantados não têm tampa e os killies são exímios saltadores. Mas não, morrem subnutridos,  acabando por desaparecer.

Parece que lhe estou a dar uma visão absolutamente negativa que o afastará de criar killies. Não é essa a intenção, procurei dar-lhe a minha opinião na base da informação que deu e no que calculo seja o seu projecto.

Tenho a certeza que se fizer uma pesquiza sobre as variadíssimas espécies existentes de killies, será atraído pela beleza das suas cores, pelo encanto da sua reprodução e creio que também pelo lado conservacionista da killifilia. Poderei adivinhar um aquário bem plantado onde alguns casais poderão mostrar todo o seu esplendor e se prepararão para o ciclo da vida, garantindo a sua descendência em aquário próprio para o efeito.

Se a sua opção for desfrutar de todo o prazer da killifilia, aqui estaremos para o ajudar a conhecer um mundo inigualável.

Cumprimentos,

Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Luís Oliveira, agradeço-lhe a sua opinião e é exactamente a resposta que queria.
    Antes de começar com algum tipo de projecto eu tento perceber os limites impostos pelos próprios peixes. Caso contrario sei que vai correr mal.

Eu tenho a opinião que deveremos tentar um lar para os peixes, no caso destes peixes temos o beneficio de ter uma renovação de espécies por ano. Se não me engano existem espécies que duram 6/8 meses (corrijam-me se estiver errado).

Já andei a ver diferentes espécies e algumas são muito garridas, é incrível ver um peixe a viver “com um pé no fundo do acelerador na vida”.

Nothobranchius rachovii Beira 98

Gostei de simpsonichthys – https://c2.staticflickr.com/6/5029/5594273004_404981c21f_z.jpg

nothobranchius rachovii  – http://www.petshop-zoomania.com/Tetras,Rainbows,Killi/KAB%20Killi%20Exhibition%202009/Nothobranchius%20rachovii%20Beira'98.jpg
      (inacreditável)

gnatholebias hoignei – http://www.itrainsfishes.net/content/species/gnatho_hoignei_gr06.jpg

Havia outro que ate vi por aqui no forum A. alexandri?? Agora nao encontro o nome, mas era esverdeado.

Dos que aconselharam para iniciar devo optar por Aphyosemion striatum e depois irei ver as espécies em cima descritas.
    Mas são tantos…
    Antes de ver onde arranjo os Aphyosemion striatum, acho que devo saber mais sobre comidas, tenho micro vermes e arranjei esta semana vermes brancos e de grindal estava a pensar em arranjar tenebrio de amendoim (se alguém souber onde mande mp)
    O que aconselham, sobre alimentação. Já li algures que eles só vão aos vivos e mais nada.

O Aphyosemion australe é igual em dificuldade do que o Aphyosemion striatum?               

Camilo Rodríguez
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 65
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Olá José! Benvido!

Espero que atopes toda a información que precises para poder levar a cabo o teu proxecto. Adianto que unha vez comeces con killis xa non hai volta atrás, é puro vicio… 🙂

Os aphyosemion australe son uns killis fáciles de manter, penso que non deberías ter problemas con eles.

Un saúdo!

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado Camilo Rodríguez, pela força.
    De facto é muito estimulante este mundo dos killis. Ver como corre.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá José,

Quanto à comida, eles preferem  a viva, sem margem para dúvidas. No entanto, a comida congelada é uma boa alternativa. Há criadores que usam basicamente a comida congelada.

Quando à comida seca, nomeadamente granulados, há espécies que a consomem facilmente. Outras, nunca lhe tocam. Tudo depende muito da espécie e até de como são alimentados desde o inicio da sua vida.

Eu não uso comida seca, apenas congelada e comida viva, sempre que a consigo ter em quantidade.

Ainda em relação à alimentação, a artémia recém eclodida é também para mim fundamental para um bom desenvolvimento dos alevins. Mas aí, já deve estar habituado à sua produção.

Como diz, é um mundo estimulante que acredite merece a pena ser bem explorado.

Cumprimentos,

Luís Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Boa noite, Luis Oliveira.
    Eu estou com algumas dificuldades com os Vermes Brancos (Enchytraeus albidus), tem alguma experiência com eles?
    Coloco ração de gato mas não parece lhe tocar, alias ela ate fica bolorenta.
    Os  tenebrio de amendoim  conhece alguém que os possa arranjar?
    Só mais uma questão para fazer o pagamento da cota, é o nib que está na pagina da apk?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Boas José,

Já há alguns anos que vou criando com mais ou menos sucesso alguns Enchytraeus. Sinceramente não lhe sei indicar a espécie concretamente. Vou criando os vermes de Grindal, as vulgamente conhecidas por enquitreias e alguns afins que vão aparecendo.

Actalmente uso em todas as culturas apenas o carvão activado e já usado como substrato que deverá ter um grau de humidade elevado. Como alimentação uso os granulado de gato para o Grindal e flocos com cereais com mel (não é preciso a marca conhecida. O mais barato do mercado serve.) para as enquitreias.

O Grindal é muito mais produtivo, mais resistente, nomeadamente à temperatura mais elevada, mas também é de dimensões menores.
    Penso que no seu caso deve ter um inicio de cultura e deverá usar com muita parcimónia o granulado. Só um granulado de cada vez, e só repor depois de consumido.
    Também pode experimentar com um pouco de flocos de aveia. Também resulta. Isto se se tratar de Grindal.

Quanto à sua adesão à APK, desejo-lhe sinceras boas vindas, em meu nome e em nome da APK. Espero que venha a aprofundar os seus conhecimentos sobre a killifilia e que nós possamos contribuir para tal. Para efectuar o pagamento da anuidade poderá fazê-lo para a conta da APK indicada no nosso site ou seja:

Numerário / Cheque
    Dirigido à APK e enviado ao cuidado de:
    Luís Oliveira
    R. Luís Sommer, 23
    2330 Entroncamento PORTUGAL
    PayPal
    Conta de destino : tesoureiro@apk.pt 
    Depósito / Transfêrencia Bancária
    Caixa Geral de Depósitos 
    NIB: 0035 0282 00026662930 96
    IBAN: PT50 0035 0282 0002 6662 9309 6             
    BIC/SWIFT: CGDIPTPL

O tenébrio é uma cultura fácil de se arranjar. Eu não a tenho tido por opção.

Sempre ao seu dispor.

Cumprimentos,

Luis Oliveira

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Recebi o boletim de iniciação. vou iniciar a leitura.
    Obrigado, Luis Oliveira.

José Duarte
    S.411

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Membro Bronze

Mais uma etapa conseguida.

Segunda-feira encontrei-me brevemente com o Luís Oliveira.
    Deste encontro resultou na entrega de um casal de Aphyosemion Striatum Lec 93/29 e uma cultura de drosophilas.
    Fiz a climatização dos peixes, tentando evitar o choque térmico. Eles comeram.

Hoje recebi uma cultura de arranque de tenébrios de amendoim do José Azevedo.

Tenho alguns problemas e duvidas.
    Bem, o problema é com as drosophilas. Sempre que eu abro o recipiente, são 20 “moscas” no chão e duas ou 3 no aquário.
    Elas não tem asas mas saltam muito bem.

Como recolhe-las sem as desperdiçar?

A dúvida é sobre os Aphyosemion Striatum.
    É natural eles serem pouco activos?
    Eu vejo o casal junto a fazer uma ou outra incursão pelo aquário de 4l com mop (também não tem muito por onde ir, mas…)
    Devo coloca-los no aquário de 40l?
    O que acham?

Gostava de obter ovos de anuais, mas antes de aventurar-me gostaria de obter opiniões sobre quais as espécies que podem ser mais indicados para iniciantes e que precauções devo ter em mente.

Agradeço a generosidade do Luís Oliveira e do José Azevedo.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Duarte,

Infelizmente tivemos muito pouco tempo para conversar. haverá outras oportunidades.

Em relação às moscas, há um truque muito simples. Agarrar a garrafa e ir batendo com o fundo em qualquer superfície rija. As moscas caem para o fundo da garrafa e não fogem. Para alimentar os peixes simplesmente inclino a garrafa cortada sobre o aquário e vou deixando saltar para a água a quantidade que eu quero dar.
    Para fechar, voltar a ir batendo, colocar o papel de guardanapo e aplicar o elástico.
    Requer alguma prática, mas garanto-te que a mim já é raro fugir uma mosca. Sobre as que fogem, mais vale esquecer. Dá trabalho para as recolher e mais vale ir colocando-as num aquário.

Sobre os striatum, normalmente são muito activos. Eu mantinha-os a uma temperatura de 21 graus (é a temperatura da sala), mas podem estar sem problemas a 23/24oC.
    Eles estavam num aquário maior, mas eram vários. É normal que estranhem um pouco e fiquem pouco activos. Em períodos de aclimatação eu não dispenso a comida viva. Estimula o ataque e ajuda na recuperação.
    Como comeram já é um bom sinal. Vai observando a evolução, sem stress.

Vou ficar a aguardar noticias.

Um abraço,

Luís Oliveira

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 60)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0