- This topic has 59 respostas, 7 utilizadores, and was last updated Há 9 years, 7 months by
NGE.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
25/01/2016 às 15:45 #240336
Na página da APK existe uma área Reservada a Sócios. Para que serve?
Na mesma página, andei a ver os Outros sites e alguns links não estavam a carregar pagina nenhuma.Na Cooperativa da APK neste fórum tem alguns produtos interessantes (aquarios), mas como é feito o envio?
25/01/2016 às 19:11 #240337Olá Duarte,
Se te referes ao nosso site, lamento informar-te que a “área reservada aos sócios” está praticamente inactiva e deverá ser restruturada muito em breve. Teve um papel muito importante na comunicação entre os sócios da APK, deixando de ser com o passar do tempo actualizada e melhorada.
Os links não estarem a carregar tem a ver com a desactivação ou alteração das páginas de destino. Ainda bem que chamas a atenção para o facto e será mais uma tarefa a ter em linha de conta.
Quanto à cooperativa, na “área de sócios”, em “Cooperativa”, está a indicação do material disponível actualmente. As encomendas deverão ser efectuadas por mensagem privada para o Ricardo António. Quando necessário as encomendas serão enviadas por correio, tendo logicamente acrescido o valor dos portes.
Nota – A cooperativa não tem disponíveis aquários. Por vezes, os sócios reúnem-se para efectuarem compras conjuntas.Cumprimentos,
Luís Oliveira
25/01/2016 às 19:26 #240338Boa noite, Luís Oliveira
Obrigado pelos esclarecimentos.
Sobre o tópico dos aquários, eu tinha visto um post sobre o assunto e verifiquei à data.
Ja é muito antigo.Já agora, quais são as medidas mais indicadas para killies?
Deve ser aquários com mais comprimento ou mais altos?
(Deve depender das necessidades da espécie e do biótopo a que pertence)26/01/2016 às 19:09 #240339Após a dica do Miguel Sequeira.
Fiz uma troca de agua e passado umas horas vi o mop.
Os primeiros 3 ovos. Dois muito pequenos e um “grande”.
Como devem ser os primeiros, terei de esperar para ver se são viáveis.Obrigado Miguel, notei que a fêmea andava com uma barriga jeitosa e junto do macho. Passado algum tempo vi uma diferença na barriga e lá estavam os 3.
26/01/2016 às 19:32 #240340Duarte,
Serão os primeiros de muitos e de muitas espécies. Boa sorte com eles e desfruta o momento.
Abraço,
Luís Oliveira
29/01/2016 às 00:05 #240341Olá José Duarte!
O tamanho e forma dos aquários dependem das espécies que se pretenderem alojar. Tens alguma ideia do que queres manter num futuro próximo (peixes maiores, mais pequenos, anuais, não anuais)?
Abraço!29/01/2016 às 16:09 #240342Bem, ainda não sei.
O que vou dizer agora pode mudar no futuro. Até porque ainda estou no inicio da descoberta dos killies.Mas devo tentar (ate conseguir) a criação de beira 98. (certo)
Uns Aphyosemion bitaeniatum “Lagos Red” (se encontrar)
E talvez uns Austrolebias nigripinnis “Ruta 45 3km Rio Paranacito” (se encontrar)Se arranjar os Aphanius mento “Bor”, possivelmente coloco no aqua de *220l e vendo o casal de ciclideos que estão lá.
E ainda penso em manter o único casal que tenho de momento de aphyosemion striatum lec 93/29. Mas como estou a reformular a “zona” dos peixes precisava de ter ideia das dimensões.
edit*
29/01/2016 às 17:28 #240343Olá!
Para Nothos e Austrolebias médios aquários de uns 50/60 litros são ideais para manter grupos. Só mantenho casais de anuais separados quando os peixes são muito grandes e/ou muito agressivos, de resto sempre os mantive em grupos em aquários dos 50 aos 300 litros.
Para a generalidade dos Aphyosemion aquários de 12 a 20 litros/casal ou trio são uma boa solução.
Abraço!
Filipe Torre29/01/2016 às 17:57 #240344Obrigado pela informação. Vou organizar o espaço atendendo a essas caracteristicas.
31/01/2016 às 20:04 #240345Boas pessoal.
Novidades, desde o terça que os meus ninos andam a por ovos.
No inicio foram 3 e fungaram, no dia a seguir foi 2.
Na Quinta não pude catar ovos do mop.
Sexta foi um dia sem ovos. Como tinha falado, a comida viva estava acabar. Na quinta feira tive que racionar os vermes grindal. Tentei que eles comessem artemia congelada. Mas não gostaram da coisa. Ainda coloquei umas 10 mosquitas (perdoem-me ainda não decorei o nome das moscas da fruta sem asas). Mas eles não se mandavam a elas e a fêmea estava claramente mais magra.
Meio desesperado andei no sabado a ver se encontrava larvas de mosquitos nuns recipientes que costumam ter mas, é muito cedo para isso.
As temperaturas estão baixas. No entanto encontro uma mina de ouro.
Um recipiente “cheio” de bloodworms. Eles fartaram-se de comer e ate deixei uns 3 ou 4 para um lanche noturno.
Hoje foram alimentados 3 vezes ate eles verem os bloodworms a meio centímetro e nem lhe tocavam.
;D Fui então ao mop. 1, 2, 3, perdi a conta. No fim tinha 18 ovos num único dia. Apos introduzir o mop, lá andava o macho e a fêmea no bem bom outra vez.Tenho umas duvidas.
Tenho um ovo (acho que é de quarta feira) esta branco por dentro. É fungado ou esta a desenvolver embrião?
Tenho um outro que é transparente mas tem um pontinho branco no interior. É fungado ou esta a desenvolver embrião?
Sabem de algum sitio onde tenha as diferentes etapas do desenvolvimento do ovo?
Aqueles que descartei tinha visivelmente fungos por fora. Como estes são por dentro desconfio que seja o desenvolvimento do peixe.01/02/2016 às 13:40 #240346Viva Duarte,
Aí está. Os primeiros ovos de killies, os primeiros de muitos que se seguirão.
Excelente a relação entre uma boa alimentação e os níveis de postura.
Quanto aos ovos. Um ovo com uma cabeleira deve-se retirar. Está morto e já com fungos. Um ovo com uma cor branca, como leite, e opaca deve-se igualmente retirar. Ou morreu ou possivelmente não chegou a ser fecundado.
Um ovo viável deve apresentar-se brilhante e transparente. O embrião vai-se desenvolver, ficando o ovo progressivamente mais escuro e notando-se bem o embrião. Quando se vê o olho do peixe perfeitamente, então a eclosão estará para breve.No teu caso, é natural que apareçam ovos não fecundados. Os pais são ainda jovens. Ou então poderá ser um problema de baixas temperaturas, mas se os tens em banho Maria no aquário o problema não se deve pôr.
Felicidades com a descendência e parabéns por este primeiro passo.
Abraço,
Luís Oliveira
01/02/2016 às 20:36 #240347Hoje não tive ovos, Luís Oliveira.
Acho que a fêmea esforçou-se muito ontem e deve ter tido a necessidade de fazer uma pausa e produzir mais.
Uma noticia mais triste é o facto de 8 ovos de ontem terem ficado brancos e desconfio que apenas 1 amanha esteja bom. Os outros pareciam começar a ficar brancos. O rapazola 8) ainda não entrou em sintonia com a menina.02/02/2016 às 18:41 #240348Encontrei este manual da AKA traduzido em brasileiro.
http://www.peixebom.com.br/PUBLICACOES/CartilhadoInicianteKillies.pdf03/02/2016 às 12:41 #240349Olá Duarte,
É normal que assim suceda. A postura não é diária. Normalmente há periodos de postura seguidos de periodos sem um unico ovo.
Em relação aos ovos fungados. Como estás a manter os ovos? Gostaria de tentar perceber melhor o que está a suceder. Para não cair na explicação imediata da imaturidade.
Abraço,
Luis oliveira
03/02/2016 às 15:19 #240350Olá Luis Oliveira.
Sigo os conselhos dados e do manual de iniciação.
De 2 em 2 dias faço a troca de agua no aquário (70%/80%).
Durante a parte da tarde retiro o mop, vejo fio a fio e retiro com os dedos o ovo e introduzo num recipiente transparente (caixa de chocolate).
Sempre que todos os ovos fungam, deito a agua fora juntamente com os ovos. Se for só um ovo retiro com a pipeta.
Após a colocação dos ovos recolhidos da mop, Coloco o recipiente tapado a boiar num dos aquários. -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.