- This topic has 52 respostas, 20 utilizadores, and was last updated Há 13 years by
Ceraunius.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › A minha "killishelf" 2.3a
-
AutorArtigos
-
09/05/2012 às 10:30 #232815
Viva,
O que aconteceu com o annulatus, de ficar preso entre os vidros da calha é uma situação muito rara.
O sistema de calhas é seguro para praticamente todo o tipo de killies, com a eventual excepção dos rivulus. Estes gostam de se colocar ao vidro superior e de explorar aberturas incluindo as de passagem dos tubos de ar.
Poucas tampas são seguras para rivulus. Mantive uma vez um macho igneus que era capaz de levantar uma parte da tampa e ia depois passear, frequentemente tinha que andar a procurá-lo pelo chão, encontrando-o a vários metros do aquário.
Miguel
09/05/2012 às 21:55 #232816Obrigado a todos pelos “sentimentos”.
Não faço mesmo ideia como é que ele lá foi parar. O intervalo entre os vidros é pequeno, só se ficou colado e eu depois o esborrachei a abrir como disse o Luís Santos. O meu primeiro peixe que se mandou para fora do aquário (a rigor foi o segundo, o primeiro foi uma piranha há mais de uma década, num fenómeno também por explicar dado que as calhas faziam um certo peso em cima das tampas do aquário, vou tentar descobrir a fotografia para a colocar aqui) e logo com um que julgava que não saltava muito. Aquilo é tão estreito pah… lol
Vou meter um bocado daquela lã de vidro que tenho para os filtros (como sugerido pelo Assunção hoje), para evitar eventuais acontecimentos similares.
Abraços a todos 🙂
10/05/2012 às 20:13 #232817Ilustres amigos,
Hoje estive a tentar montar filtros/pedras difusoras em todos os aquários que têm água.
Tenho uma Eheim 400 (2×200 litros/h) e um “ficha tripla” por cada saída de ar.
Acontece que estas “fichas” são quase impossíveis de regular. Ora sai muito ar nuns, ora não sai nada noutro.Aqui fica o vídeo (gravado com um telemóvel meio fraquinho):
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6CpIzsRqds8[/youtube]A “ficha tripla” fica visível aos 55 segundos.
Que tipo de “derivadoras” é que recomendam para uma distribuição de ar mais homogénea? Estas devem ter mais fugas que outra coisa…
Aceitam-se dicas e sugestões.Abraços 🙂
10/05/2012 às 20:29 #232818eu uso destas:

nunca tive problemas…. São é um pouco caras
Abraço
10/05/2012 às 21:09 #232819Estamos a falar dum brinquedo para quanto?
Abraço e obrigado pela resposta 🙂
10/05/2012 às 21:12 #232820Quantos precisas? E de quantas saídas?
Luis
10/05/2012 às 21:32 #232821Eu preciso de ter 6 saídas (para 6 aquários) e a bomba de ar tem duas saídas.
Eu tenho 2 coisos de plástico com 3 torneiras de rosca muito foleiras e soltas.Se aparecerem torneiras de três saídas, preciso de duas (para fazer as seis saídas). Se aparecerem de duas saídas, safo-me com três e só cinco aquários é que levam filtro.
Obrigado 🙂
Abraços10/05/2012 às 22:10 #232822Viva
A minha bomba manda tanto ar que para dominar o “furacão” uso o seguinte sistema:

Um como este está à saída da bomba. O tubo de admissão é mais largo que as pequenas saídas. Depois de cada um dos tubos pequenos está uma torneira de 5 saídas como estas:
[img]http://i.ebayimg.com/00/$(KGrHqF,!ikE2LhluV)mBNtNtg0qUw~~0_12.GIF[/img]
Estas são um bocado chatas de controla… apenas servem para dividir o ar e permitir fechar o circuito em algumas zonas. Junto às tampas uso torneiras deste tipo:
[img]http://i.ebayimg.com/t/Aquarium-Air-Valve-Connector-Air-Line-Tubing-Air-Pump-/12/!CFNB6s!!mk~$(KGrHqJ,!h4E1Kvu7Lc3BNU(6QPuBQ~~_35.JPG[/img]
Comprei em Inglaterra 60 por 15 libras. Uma verdadeira pechincha! Assim tenho pleno controle do fluxo de ar.
Abraços,
Ricardo
22/05/2012 às 10:45 #232823Bom dia,
Então grande Tiago, temos novidades?
Queremos mais fotos!
Abraço,
João Assunção22/05/2012 às 20:38 #232824Olá Ricardo, obrigado pelo esclarecimento. A tua bomba de ar, a avaliar pelo que vi na reunião passada, gera furacões com bastante facilidade se não tiveres cuidado ;D
O Luís Santos dispensou-me o que eu precisava e estar a funcionar impecavelmente. A bomba de ar que estava a trabalhar no máximo para 6 aquários e com os resultados que estão no vídeo, está agora quase no mínimo com todos os aquários com fluxo de ar constante. Obrigado mais uma vez Luís 🙂
Mestre Assunção (tenho motivos para o chamar de mestre :P) tens toda a razão, irei colocar mais fotografias mas só amanhã.
Dei cabo do grub e nem o windows nem o linux faziam boot. Não tinha como puxar as fotografias para o PC. Agora que tenho o problema parcialmente resolvido, estou apto para tirar fotografias. Por isso e pelos Fp. Niger Delta andarem menos escondidos para as fotografias 😀 Vamos lá ver se amanhã saco umas fotos novas.Grande abraço a todos.
22/05/2012 às 20:52 #232825Olá. Os meus peixes parece que estão contra mim… Quando param quietos, preparo a máquina, carrego no botão e… Eles mexem-se! As fotos que consigo tirar com uma qualidade mínima estão aí num tópico, e tive de improvisar:
1. Uma parte de cima de uma garrafa com gravilha desde a tampa até uma altura suficiente para a tampa não aparecer nas fotos;
2. Como as fotos ficavam tremidas, tive de improvisar um suporte para a máquina: a solução: uma caixa velha que por acaso tinha a altura suficiente para os peixes que ficam no fundo, com a tampa aberta, e para os peixes de superfície com a tampa fechada. Nisto tive muita sorte, porque a caixa tinha a altura perfeita.
3. Uma rede para servir de tampa para os peixes não saltarem: uma meia de senhora no topo, mas colocada numa posição para não se ver na foto;
4 e último (Finalmente, é o que estão a pensar não é 8) ?). Um pouco de musgo de java no fundo.Bem, agora só falta dizer: Queremos ver essas fotos 😉 !
22/05/2012 às 22:28 #232826Pedro,
Grandes tecnicas, sim senhor. Tenho visto as tuas fotos e estão excelentes.
@Tiago: amanhã vemos isso então.
Abraço,
João Assunção24/05/2012 às 22:38 #232827Ora cá vão algumas fotografias novas. Espero que sejam do vosso agrado.
O casal de Fp. Niger Delta que o Filipe Torre teve a amabilidade de oferecer (obrigado mais uma vez), o macho é o mais tímido à fotografia, quando estou sem máquina é que anda na frente do aquário:

Aqui o Aph. australe gold a comer grindal:

A nova distribuição de ar, extremamente funcional (obrigado mais uma vez):

E, finalmente, o único peixe não killie mas ao qual não resisti quando fui à Ruimar

E a fazer bolhas:

Grandes técnicas Pedro 🙂
Eu nuns aquários consigo tirar sem flash, noutros vai com flash e fica logo o assunto despachado. Geralmente suborno-os com comida para ver se os gajos ficam mais perto do vidro 🙂 heheheAbraços e boa noite a todos 🙂
24/05/2012 às 23:15 #232828Para tirar fotos ao betta podes meter o espelho num dos lados do aquário e esperar que ele veja, vais ver fotos espantosas, em relação aos killies, parabens, muito bonitos e bem tratados 😀
25/05/2012 às 07:20 #232829Tiago,
Muito boas fotos, mais uma vez os meus parabens.
Faltou o annulatus que tambem deve estar muito bom.Abraço,
João Assunção -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.