- This topic has 113 respostas, 28 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 8 months by
Luis Santos.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Expedição à Guiana Francesa
-
AutorArtigos
-
21/07/2011 às 18:42 #227845
Paulo,
Há dias e há dias…
Mas entre nós fica sempre o respeito e a amizade.Um abraço amigo,
Luis Oliveira
21/07/2011 às 22:02 #227846Boa Noite,
cá estamos de volta.Peço a todos que tenham calma que irá haver fotografias paa todos, mas só na Palestra que o Mario vai fazer. Ele está bastante animado.
O tema deste tópio é sobre a expedição de 2 sócios à Guyana Francesa onde se encontra de tudo um pouco. Desde cinquentonas a plantas aquaticas….
Como já referi anteriormente, as fotos serão apresentadas na convenção da APK onde irá ser apresentado um resumo de 1 hora de uma viagem de 22 dias … ::) ::) ::)
Plantas aquaticas dentro dos sacos, considerando que estamos a fazer as trocas e aguas de 2 em 2 dias com agua de riachos não temos a necessidade de o fazer, mas fica a excelente ideia.. 😉 😉
Já agora, Miguel o que sugeres para alimentar os bichanos???
Para já estamos bem, bastantes cansados dado que basicamente temos caminhado durante o dia.. acreditem que é bastante cansativo.
Só uma nota: alguem está a tratar do local para a palestra em Setembro do Wilson Costa para os socios da APK? Deu trabalho conseguir a sua vinda, espero que agora não se esqueçam de arranjar m espacinho para a palestra.
Um abraçoLuis
21/07/2011 às 22:26 #227847Luis será que os bichos não comem filetes de camarão, se é que consegues arranjar isso por ai.
Um abraço Amigos22/07/2011 às 00:05 #227848Ai….a inveja é um sentimento muito feio… :-[
Folgo em saber que está a correr tudo bem com vocês e com a “pescaria”
Quanto a alimentar esses peixes, sei que não é fácil de preparar “papas caseiras” no mato, mas podes conseguir alimento vivo com alguma facilidade…
Moscas da fruta existem em todo o lado. Numa garrafa de plástico abre uns furos +- ao meio da garrafa com +- 0,5cm de diâmetro (se fumassem um cigarro fazia os furos à medida e em 30segundos…, os furos não convêm serem maiores pois o mais certo é apanharem vespas em vez de moscas da fruta…mete um pouco de sumo de fruta doce no fundo, podes meter também um pouco de fruta dentro da garrafa uma banana descascada serve perfeitamente e tapa a garrafa…depois é só esperar que as “mosquinhas” entrem. Quando achares que tem um bom nº de moscas, chocalha um pouco a garrafa para molhares as moscas, passa o sumo por uma rede e é só servir moscas aos peixes…
– larvas tubulares – quando estiveres na colecta em zonas com seixos (dentro de água) observa bem se não há uns “tubinhos” de detritos agarrados aos seixos, se encontrares disso raspa esses tubos para um saco, eles têm larvas de insecto que são fáceis de dar aos peixes. despeja o que o que apanhares desses tubos para uma rede fina e mete de baixo de água correntes. Esfrega bem com as mãos a rede que vais ver que saem umas larvas “apetitosas” para dar aos peixes…
Outra opção, menos simpática, é colectares alevins para servirem de comida, já sei que vão me recriminar, mas no meio do mato não há flocos nem granulado à mão para dar aos peixinhos…
O Zé falou por graça de filetes de camarão, mas se calhar já apanhaste aí uns camarões com a rede…estou errado? Se estiver certo, podes esmagar os camarões (com casca e tudo), faz um “paté” de camarão e dá aos peixes. O problema maior nesse tipo de alimentação é que de seguida vais ter de mudar a água toda dos frascos, senão a água apodrece num instante.
Mas claro se poderes trazer uns camarões vivos para cá eu agradecia ::)…
Possivelmente a espécie mais comum nessa zona devem ser os Macrobrachium amazonicus, que no Brasil chamam de camarão canela…
Um abraço e divirtam-se22/07/2011 às 01:01 #227849obrigado,
vou experimentar..o mais dificil está a ser mante-los, vamos e vimos descarregar e levamos quase horas para mudar todos…
amanha vamos outra vez para um novo local e vamo estar 5 dias fora.. a ver vamos se aguentam.
um abraço
luis22/07/2011 às 08:03 #227850Bom dia!
Luis quanto á alimentação poderás sempre usar as famosas minhocas. Aí deve haver bastantes de diferentes espécies e tamanhos o que poderá obrigar a servi-las cortadas com a ajuda de uma lámina. Nojento? Talvez, mas o importante é a sobrevivencia dos peixes!
Deverá haver tambem larvas de mosquito com fartura que poderão ser apanhadas com uma rede de malha fina como tú bem sabes.
Camarões de água salgada há com fartura pois a Guiana é um conhecido produtor desse marisco. O mesmo tratamento que as minhocas: lámina para cima de preferencia crús e sem casca.Abraço e continuem a divertir-se.
Vitor Vieira22/07/2011 às 11:26 #227851Olá
Luis Oliveira, não podemos claro estar sempre virados para uma abordagem mais ligeira, às vezes não há paciência, é compreensivel. Espero não ter causado nenhuma perturbação. Quanto ao respeito e amizade isso nunca estará em causa.
Luis Santos, o problema obvio da vossa expedição é como manter vivos peixes durante a vossa longa estadia, são muitos dias. Os Rivulus aguentam bem o jejum mas há naturalmente limites. À partida nas condições em que os peixes capturados são mantidos, espaços apertados, mudanças diarias de agua, etc, há uma propensão para os peixes se sentirem stressados e assim o apetite é menor ou inexistente,alem das reservas energeticas estarem a ser permanentemente gastas, é a razão principal para a sua mortalidade. Devido a isto tudo não será facil para os peixes se sentirem motivados a comerem algo inerte e que não conhecem. Comida viva é a resposta, o problema será voçês arranjarem-na, larvas de mosquito ou crustaceos aquaticos. Uma maneira de tratar o problema é o que fazem alguns killiofilos que estão mais tempo a apanhar peixes é levar ovos de Artemia e fazê-los eclodir, é uma comida que os killies selvagens tendem a consumir facilmente. Mas não os tendo, que fazer? Se não houver nada aquatico comestivel tentar pedacinhos de camarão, peixe ou carne, exalam odor que podem fazer com que os Rivulus se sintam atraidos para os comer. Este genero é dos killies que tem melhor boca, com alguma persistência e com o tempo pode ser que alguns, a maioria esperemos, começem a comer.
A vossa viagem de recolha de killies é a mais longa de que alguma vez ouvi falar, terá resultados sem duvida memoráveis.Abraço
Paulo José22/07/2011 às 13:13 #227852Luis,
Eu não alimentaria os peixes.
Mesmo que isso signifique um mês de jejum.
E então? São animais de metabolismo LENTO, estão dentro de pequenos sacos respiráveis (certo?), movem-se pouco e provavelmente são mantidos em penumbra, em caixas ou malas.
A generalidade dos killies adultos, mesmo os anuais, aguentará um mês em jejum nestas condições. Sem alimento o próprio metabolismo dos peixes baixa, facilitando a manutenção e transporte.
Sim, os peixes vão ficar mais magros mas nada que lhes ponha em risco a vida. Neste caso, é preciso lutarmos contra a nossa intuição de lhes dar comida. Na questão dos alimentos, os peixes são bastante diferentes de nós, precisam de menos combustível, são exotérmicos e podem aguentar eternidades sem alimentos. Neste campo, estão mais próximos de uma tartaruga ou um crocodilo que chegam a suportar jejuns de quase um ano.
Os grandes problemas vão surgir quando lhes começares a dar alimento, com a amónia a estoirar, com a poluição da água e com o aumento de metabolismo dos peixes.
Se alimentares metade dos peixes e outra metade não alimentares verás onde terás mais mortes. Experimenta – Se os peixes em jejum começarem a morrer só tens que os alimentar. Se. pelo contrário, os outros peixes morrerem, então mantém os restantes à dieta.
Falando apenas por mim, o que eu faria seria:
Colocar os peixes em pequenos sacos respiráveis individuais (um peixe por saco), após as primeiras 48 horas de captura (para esvaziarem os intestinos). Usar sempre água limpa na embalagem e com um pH identico.
Depois só mudaria a água de 5 em 5 dias. De facto, por extravio nos correios, já me aconteceu manter peixes vivos durante 15 dias dentro de um saco respirável, sem qualquer mudança de água.
Quando às plantas aquáticas. se as apanhares (não percebi se estás a pensar nisso ou não), não deves embalá-las com água, apenas com ar.
Finalmente, outro aspecto que pode ser importante: Cuidado com as mudanças de água. Perdi dezenas de peixes em Bijagós por ignorar este detalhe: mesmo com pH semelhante a água nova pode ser mortal. Ainda há poucas semanas, numa viagem que fiz, experimentei sempre a água nova num peixe à parte, a servir de cobaia, durante 10 horas… E matei a cobaia logo com a primeira água que experimentei: a água do hotel.
Miguel
25/07/2011 às 18:34 #227853Luis como está a resultar a ideia do Miguel?
Vai dando notícias.
Um abraço Amigos27/07/2011 às 04:02 #227854Meus caros,
Estamos de volta de um novo local de colecta.após 3 horas de mudança de agua estamos exaustos, amanha dizemos qq coisa
notas:
1 experimentei as moscas – 5 estrelas
2 não temos plantas pequenas
3 as trocas de aguas com rivulus funciona
4 sou burro por não ter trazido artemia descapsulada que tenho no frigrifico…Nota global, não sei se se aperceberam, as a APk já tem material para 3 ou 4 artigos…. Leiam os posts do aquaben, Migue, Paulo Alves…
um abraço
Luis27/07/2011 às 08:14 #227855Luís
É óptimo receber notícias vossas e ficarmos a saber que estão todos bem!
Estou ansioso para saber os resultados das pescarias! ;D ;D ;D ;D
Continuação de uma excelente aventura!
Grande abraço para os 3!
Ricardo Nuno Santos
28/07/2011 às 23:16 #227856Luis podia te dar outras “dicas” de como arranjar alimento vivo facilmente na “selva”, mas seria de todo desaconselhável usares esse tipo de alimento dentro de um “resort” que possivelmente é construído em madeira…mas aqui vai: nas regiões húmidas e quentes é fácil de se encontrar troncos em decomposição se os partires no seu interior existem “sempre” algum tipo de térmita, regra geral as que não formam “grandes” colónias são de pequenas dimensões e óptimas como alimento vivo…o problema é se deixas escapar alguma dentro do quarto…
Estranho é não teres visto as tais larvas “tubulares” que te falei, de longe será o melhor alimento para os peixes pois têm a vantagem de se conservarem dentro dos recipientes com os peixes…e basta alimentares uma ou duas vezes por semana, qualquer que seja a comida que lhes deres claro e não te esqueças de deixar os peixes 2 a 3 dias sem comer antes da vossa viagem de regresso…
Um abraço, até breve29/07/2011 às 22:37 #227857obrigado,
as que destes foram optimas.hoje foi o utimo dia de colecta, ja fomos buscar os vistos veterinarios 🙂 e amanha é dia de embalar….
vai ser desgastante.
Paulo, encontramos os “guppyes” que disseste que havia por cá.
um abraço
luis29/07/2011 às 23:48 #227858Boa viagem de regresso, para vocês e para os peixes…estou morrendo de curiosidade para ver a colecta que fizeram por aí…
Um abraço, até breve
30/07/2011 às 09:43 #227859Boa embalagem e boa viagem.
João -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.