- This topic has 113 respostas, 28 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 8 months by
Luis Santos.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Expedição à Guiana Francesa
-
AutorArtigos
-
02/08/2011 às 19:33 #227875
Meu caro,
O único sócio que tenho conhecimento que tenha apanhado qq coisa foi o Miguel Figueiredo..
Ele é o melhor guia que temos.
Um abraço
Luis02/08/2011 às 20:19 #227876A esse respeito aconselho-vos a ler:
BAPK Vol. II nº 5 Set/Out 2000, Objectivo: Castro Marim e o Fundulus heteroclitus – Uma viagem para recordar e muito para aprender – Luis Oliveira
Abraços,
P.S. Parabéns Luís (e Mario, claro) pela vossa bem sucedida expedição. Não estarei aí para saber como correu mas mais tarde ou mais cedo saberei qualquer coisa.
02/08/2011 às 22:01 #227877Se eu já tiver ai tambem vou.
Um grande abraço Amigos.
Os gajos já comem.02/08/2011 às 22:45 #227878Epá..
Já temos inscrições????
Então fica a sugestão para a direcção da APK para organizarem um passeio/mini-expedição a Castro Marim.
Um abraço
Luis03/08/2011 às 11:36 #227879Olá
Como diz o Vasco fez-se uma viagem há bastantes anos com malta da APK e apanharam Fundulus e mais tarde o Miguel Figueiredo tambem os apanhou mas ao longo dos anos um bom numero de aquariofilos já esteve em Castro Marim a apanha-los. Numa viagem organizada pela APA no inicio dos anos 90 o Alberto Boucinha e o Miguel Andrade tambem lá estiveram. Até o Ruud Wildekamp já lá os capturou. Foi aliás ele que me disse que a população de Castro Marim pertence à subespecie macrolepidotus.
Não é necessario ser a direcção a organizar uma viagem lá abaixo, qualquer um de vós o pode fazer. Nesta altura faz muito calor e não há sombras. Pode haver ou não Artemia na area.
Luis, sim os Micropoecilia são tipicos das areas salobras na Guiana Francesa mas tambem se encontram em riachos com agua acida. Existem lá três especies, cada uma com varias populações e colorações diferentes. É dificil distingui-las com excepção da forma melanzona da M. paraeAbraço
Paulo José03/08/2011 às 14:11 #227880Sim, ao longo de vários anos tenho apanhado heteroclitus tugas. De facto, acho que foi o primeiro killie que encontrei na natureza, há precisamente 10 anos e alguns meses atrás… sei a data porque, incrivelmente, a página que descreve a expedição ainda está online:
http://www.cidadevirtual.pt/mrf/fixe/ccc/pri2001/pr2001.html
Lembro-me de chegar a levar garrafões de Heteroclitus para as reuniões da APK, ainda na Av. de Berna mas nessa altura muito pouca gente os queria manter.
Também os mantive durante dois anos em pequenos tanques no exterior, onde se reproduziam facilmente. Cheguei a divulgá-los em convenções da APK e cheguei a colectá-los no Algarve com ictiólogos conhecidos, como o Ed Konnings.
Geralmente não é um peixe bonito: é simplesmente cinzento. Porém, quando estão em boa forma reprodutiva, os machos passam por uma transformação incrível: tornam-se negros, com pintas brancas e com a dorsal de amarelo vivo, aí sim, são realmente bonitos.
Em Castro Marim são chamados frequentemente de “peixe negro das salinas”, embora só os machos fiquem dessa cor e apenas quando sexualmente activos.
Como é típico dos killies, não é trivial encontrá-los. Por vezes encontram-se às centenas, outras vezes encontram-se muito poucos ou nenhuns.
O melhor sitio para os encontrar é nas salinas de Castro Marim junto aos pombais.
Geralmente encontram-se aí mas, se não for o caso, é preciso continuar pelas salinas, na direcção de Espanha e, sistematicamente, ir verificando o interior das condutas de ligação entre cada salina.
O verão é claramente a pior altura para os encontrar, o inicio da primavera é a melhor: Aí há bastante água e a maioria dos machos apresenta as cores reprodutivas. De verão, muitas salinas secaram ou têm concentrações impossivelmente altas de sal. Aí grande parte dos killies ou morreram ou escaparam na direcção do Guadiana. Porém os ovos, enterrados no lodo, continuam viáveis. Apesar de não estarmos à espera disso num Fundulus, os ovos de heteroclitus são capazes de aguentar meses em diapausa!!! Com as chuvas de Outono os killies voltam a nascer.
O heteroclitus é realmente uma espécie muito curiosa: foi a primeiro peixe americano a colonizar a Europa (provavelmente terá vindo nos porões das caravelas espanholas que subiam o Rio Guadalquibir), foi o primeiro peixe a ir ao espaço (em 1973) onde foi sido usado em experiencias cientificas pela NASA e também é o único killie que vive no Continente Europeu cujos ovos apresentam diapausa, tal como os elementos mais tipicos desta familia.
E, além disso, é o único killie que vive em Portugal.
Miguel
09/08/2011 às 17:06 #227881Boas
Alguem me informa como estão os peixinhos a reagir.
Um abraço Amigos09/08/2011 às 20:53 #227882Viva
Em relação a Castro Marim a empresa onde trabalho mandou-me para lá 3 semanas em Agosto há 2 anos. Corri tudo… pombais, sede da reserva, moinho…eu sei lá… tudo o que era poça de água ou vala eu andei a tentar apanhar os famosos Fundulus…
Como disse o Luís, o que apanhei foram valentes insolações na careca. Foi um Agosto bem quente e eu saía do serviço às 16h e ía directo para as salinas. Se os bichos lá estavam, então estavam bem escondidos… ou em ovos como referiu o Miguel.
Gostava de lá voltar na Primavera… nunca se sabe… 🙂
Abraços
Ricardo Nuno Santos
09/08/2011 às 21:21 #227883Viva,
Respondendo ao Azevedo….Estao bem, todos em aquarios com temperaturas semelhantes ao que tinham.
Luis
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.