- This topic has 57 respostas, 18 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
José Azevedo.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › estreante em 2 frentes…
-
AutorArtigos
-
18/11/2011 às 18:33 #229419
…..
Digam lá que nunca ouviram isto? Ou já se tinham esquecido??? 😉
….eu nunca tinha ouvido ..quanto mais esquecido ! 🙂
Isto é só truques ! ;D
Mais um para juntar ao meu manual. 😉
Á custa destes fico com o “curso” quase (não acredito muito, deve haver sempre mais um truque… :)) todo tirado.
Obrigada Vitor por mais esta dica.
Abraço19/11/2011 às 10:01 #229420…E pronto !
Já tenho os meus primeiros Killies através do método não natural. ;D 😀
Ontem à noite segui a dica do Vitor e juntei microvermes no tubo.
Hoje de manhã lá andavam eles !
Qdo voltar a casa vou passa-los para uma caixa.
Mais uma etapa conseguida. Mas não foi fácil !
Agora vamos à seguinte: o desenvolvimento dos pequenos.
Isto só provou que ainda tenho muita coisa a prender com as poucas espécies de Killies que tenho a sorte de manter.
Obrigado a todos pela ajuda.19/11/2011 às 11:50 #229421Olá, parabéns!
Eu acho mais natural haver bicheza na água do que estarem em água de garrafão ou de osmose.
Já o tubinho, nem tanto 😉Já criei larva de drosófila em frasquinho de yogurte, os aphanius adoraram, e os corys também.
Bjs,
João20/11/2011 às 20:12 #229422…E pronto !
Já tenho os meus primeiros Killies através do método não natural. ;D 😀
Ontem à noite segui a dica do Vitor e juntei microvermes no tubo.
Hoje de manhã lá andavam eles !Excelente António.
Só uma pequeno conselho: estes microvermes por norma morrem em pouco tempo poluindo a água. Se nem todos os ovos nascerem em cerca de 12 horas é preciso mudar a água como na mensagem anterior referi.
Afinal Parece que os “velhos chatos” ainda se lembram de alguns “truques” úteis !!! 😉
Outros há mas experimentem por voçês próprios. E partilhar experiências e conhecimentos ainda não paga imposto…Abraço.
22/11/2011 às 00:37 #229423João, o tubo foi a única embalagem que me lembrei para andar com ela durante o dia 😉
Vitor, a seguir vou tentar os teus Aphy. “cap esterias” tenho aqui o teu quinteto 😉
Penso que ainda sejam muito juvenis, mas vamos ver.Podes me chatiar Vitor com as tuas dicas e tuques…está à vontade!
Até à exaustão. ;DPenso que com estas duas espécies (Aphyosemion Marginatum e os “cap esterias”), pelo que alguns vocês, dizem faço o nível 1 da killifilia. 🙂
António
22/11/2011 às 05:25 #229424Viva,
Gostei do Nível 1 da kilifilia…:P
Se me permitem brincar eu agora digo-te…não fazes o Nível 1…consegues é passar o Nível 0 que é o Nível que existe nos jogos por exemplo onde se aprende a dar saltos e cambalhotas com o boneco do jogo…LOL…só depois de saberes fazer isso com o “boneco” é que vais tentar passar Níveis…:P…LOL…há outra coisa…falas num primeiro tópico de uma turfa de Inoa, não sei mesmo se perdi o “fio à meada” deste tópico, mas que é feito dela?Isto também é do nível 0, em que vais aprender a fazer coisas com um “boneco deste jogo” que corre mais rápido e fazem coisas como rampantes ou não rampantes, por exemplo…LOL
Acho bem que estejas a experimentar o método não natural e que experimentes de tudo para depois no fim dizeres gostei mais disto do que daquilo.
No entanto, antes que tenhas a casa cheia de peixes e depois não te consigas desfazer deles, por exemplo porque foi pessoa X que mos ofereceu e eu tenho muita consideração por ela e tenho pena de me desfazer daquela espécie, ou porque até nem são nada bonitos para o meu padrão de gostos, mas até se estão a reproduzir bem e vou continuar a ficar com eles na mesma…:P…Acho que a questão de trabalhar com espécies para ti, não seja nada de novo, pois segundo ,julgo eu se consegue subentender pelo teu email, tens alguma experiência com bettas, e tens de certeza uma espécie de bettas que gostas mais, mas até mantens outras Porque Porque…:P…LOL
Entrando noutro exemplo:
Podes experimentar tocar piano, experimentar tocar guitarra e depois tens de pensar se tocas todos os instrumentos ao mesmo tempo e como é óbvio, vais conseguir tocar uns melhor que os outros e nunca todos bem, Mozart e muitos poucos mais foram uma excepção e tu podes ser um delas quem sabe ou resolves tocar apenas um instrumento e tocar mesmo bem esse instrumento…:P
Agora é contigo, se tens em casa espaço para meter a guitarra, a bateria, o piano e muitos outros instrumentos e vais tocando e quando deres conta saíste do Nível 0 e já estás no Nível 1 porque já estás a conseguir criar uma espécie mais difícil de reproduzir devido ao seu sexratio ou até mesmo à quantidade de ovos de colocam…:P…ou dedicas-te por exemplo ao Piano e quando deres conta já estás no nível 1,2 ou 3 porque até já tens aquela populações que para ti é mais bonita e mais rara que a outra e estás a conseguir reproduzi-la sem problema nenhum. Vou te dar exemplo de uma espécie iguaL, mas diferentes entre populações.
E uma das que tu tens é muito boa.

Aphyosemion Australe Chocolate

Aphyosemion Australe Cap Lopez
Aphyosemion Australe Cap EsteriasTu tens duas espécies de Mesoaphyosemions, os australe e os marginatum, mas aqui neste “jogo”…não se sobe de nível só porque se conseguiu reproduzir muitas espécies com diferentes graus de dificuldade de reprodução, mas também ao saber ser selectivo…Boa Sorte com essa bicharada…quem sabe daqui a algum tempo até és super entendido em Mesoaphyosemions e não estas a reproduzir Ocellatum Sikasika como uma taxa de sucesso 100% ou és uma pessoa que tem 150 espécies em casa e és o Mozart da Killifilia…e vais num nível muito mais a frente daquele em que eu vou agora, que não sei bem qual será…:P
Eu sei que a minha maneira de me expressar ao misturar níveis de jogos e instrumentos de música pode não ter deixado muitas coisas claras, mas o que conta é a intenção. Não quero ensinar nada a ninguém, nem estar a dar nenhum tipo de conselho, apenas achei piada ao Nível 1 e tentei ajudar a fazer com que entendas algumas coisas que existem na Killifilia…:P
Cumps
José Pires22/11/2011 às 09:12 #229425Olá,
Vitor, já experimentaste utilizar enguias do vinagre?
Têm a vantagem de não morrer dentro de água, não sei é se mexem os ovos da mesma maneira.João
22/11/2011 às 09:40 #229426Bons dias!
Começo por dizer que gostei da tua musica José Pires…. ;D, mas por outro lado aconselho-te vivamente a concordar que existe o nível zero das fotografias, quando assinadas, convém pedir autorização do autor para as colocar seja onde for…… 😉
Espero que entendas o meu conselho, porque também fui avisado à uns anos atrás….. ;D
Aquele abraço,
22/11/2011 às 09:57 #229427só uma pequena chamada de atenção….
Todas as fotografias têm direitos de autor, mesmo as não assinadas, e apenas devem ser usadas com autorização de quem as tirou…
Atenciosamente
Ricardo
22/11/2011 às 12:28 #229428Viva,
Eu não tenho imagens de Aphyosemions Australe e a minha intenção é a melhor, se vos faz muita confusão estarem aqui estas fotos, eu tiro-as…:P…mas não basta criticar, ajudem-me também a arranjar imagens para substituir as que coloquei…:P
Cumps
José Pires22/11/2011 às 12:45 #229429Olá José Pires!
Ninguém acusa ninguém amigo, foi uma pequena correcção nada mais que isso…. Basta veres as correcções que fizeram comigo, e com razão no tópico da convenção…… 😛
O que está aqui em causa é o bom senso da palavra “autorização”, fica sempre bem um pedido ao autor da imagem, não achas….?
Retirar as fotos não faças, criticar não foi o termo, mas ainda bem que o indicas porque agora sou eu que estou criticando a tua expressão…… 😀 😀 😛
Quem te manda escolheres peixes não-coloridos, heim…? 😀 :D, faz como alguns criadores de rivulus, manter uma outra espécie para não enjoar ehheheh, brincando amigo……
Aquele abraço, e continua com essa boa disposição….
22/11/2011 às 12:52 #229430só uma pequena chamada de atenção….
Todas as fotografias têm direitos de autor, mesmo as não assinadas, e apenas devem ser usadas com autorização de quem as tirou…
Atenciosamente
Ricardo
Não é bem assim! As fotografias submetidas publicamente (neste caso via internet) não podem ser alteradas, avocadas ou usadas para fins comerciais, mas não vejo qualquer razão para que não possam ser utilizadas desde que mantida ou feita a menção da sua autoria. Um fotógrafo que coloque uma foto sua numa revista não pode proibir que quem esteja na posse da revista a exiba… pode é proibir que esse alguém diga que a foto é dele, ou que a use para fins comerciais. As situações são idênticas.
22/11/2011 às 14:34 #229431Olá Ricardo Fonseca!
Cada um é livre de fazer aquilo que bem entender!….
Agora, acho bem que se respeite os direitos de autor. Porque eu também tiro fotos e gosto de saber onde andam as minhas imagens, por isso “defendo” que haja o bom senso de uma explicação para com autor… Em tempos passei pelo mesmo…..
Este fórum tem a particularidade de respeitar os direitos de autor de cada um.
Não vejo incomodo nenhum ao alertar para esse feito, mesmo que os autores das fotos não queiram saber, é uma questão de informação e não uma obrigação nada mais……
Aquele abraço,
( Desculpa António Lourenço de desviar atenção do teu tópico…) >:( 🙂
22/11/2011 às 15:01 #229432Olá!
Paulo, os direitos de autor estão respeitados, as fotos estão todas assinadas e identificadas.
É verdade que nas fotos está presente o Copyright mas duvido que algum destes autores exerça esse direito.
Aliás, conhecendo bem dois deles, até penso que se sentirão orgulhosos ao ver as suas fotos serem usadas neste contexto.
Cumprimentos!
Filipe Torre22/11/2011 às 15:13 #229433Viva,
Compreendo perfeitamente o que dizes Paulo, mas todas estas imagens são de elementos da A.P.K. ou do forum da A.P.K. e acho que não se importaram…:P…tal como o Filipe diz, muito pelo contrário, no entanto devido a esse facto fica aqui dito:
Caro Hristo Hristov, Vasco Gomes e Sam Safial, caso vocês vejam algum inconveniente em ter colocado aqui imagens vossas neste tópico, por favor informem-me que eu de pronto as retirarei do Tópico.
Dear Hristo Hristov, Vasco Gomes and Sam Safial if you see any drawbacks to having your images placed here in this topic, please inform me and I will take them out of the topic.
Cumps
José Pires -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.