A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 58)

Home Forum APK Killifilia Iniciação estreante em 2 frentes…

• Autor
    Artigos

António Lourenço
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 45
    • Totais: 48
    • Membro Bronze

Olá
    Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum da APK.
    Tenho algumas espécies que me têm dispensado ao longo dos anos por Amigos (Rui Choças, Miguel Figueiredo). Mas confesso que tenho os reproduzido pelo método natural.
    Na última convenção tornei-me sócio da APK e como bom estreante “a sério” neste mundo dos killies tentei me informar mas…continuo com algumas dúvidas.
    Para ajudar…  vou tentar estrear-me em 2 frentes:
    – Aphyosemion Marginatum. Nesta espécie a questão é a seguinte: coloquei no dia 19 os ovos por cima de algodão numa pequena caixa com uns bocados de folhas.A boa noticia é que até agora não ganharam fungos e tão a ficar “escuros” .  Mas já não deviam ter nascido ?

– Nematolebias Papilliferus “Inoã” …Um “parênteses”: Os killies anuais sempre me fascinaram, algum dia teria que “chegar” a eles.
    Trouxe uns ovos da última convenção. Penso que tenha sido através de uma rifas. Por acaso eram do meu amigo José Garcia que já me tirou as primeiras dúvidas. Mas ainda continuo a ter algumas…
    1ª Vou utilizar a agua da chuva para eclodir os ovos. Tenho que ter algum cuidado com a temperatura da agua?
    2ª Aconselham-me a utilizar uma pequena caixa ou um pequeno aquário de 20 cm que vou acrescentando agua à medida que eles se desenvolvem ? Evitando assim a mudança nas primeiras semanas
    3ª tenho lido que temos que alimentar várias vezes ao dia durante o seu desenvolvimento. No meu caso só consigo 2 vezes. Este é uma factor determinante?

Por agora, são estas questões que me “inquietam” 🙂

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

– Aphyosemion Marginatum. Nesta espécie a questão é a seguinte: coloquei no dia 19 os ovos por cima de algodão numa pequena caixa com uns bocados de folhas.A boa noticia é que até agora não ganharam fungos e tão a ficar “escuros” .  Mas já não deviam ter nascido ?

os ovos de não anuais demoram em média cerca de 15 dias a nascer

– Nematolebias Papilliferus “Inoã” …Um “parênteses”: Os killies anuais sempre me fascinaram, algum dia teria que “chegar” a eles.
    Trouxe uns ovos da última convenção. Penso que tenha sido através de uma rifas. Por acaso eram do meu amigo José Garcia que já me tirou as primeiras dúvidas. Mas ainda continuo a ter algumas…
    1ª Vou utilizar a agua da chuva para eclodir os ovos. Tenho que ter algum cuidado com a temperatura da agua?
    2ª Aconselham-me a utilizar uma pequena caixa ou um pequeno aquário de 20 cm que vou acrescentando agua à medida que eles se desenvolvem ? Evitando assim a mudança nas primeiras semanas
    3ª tenho lido que temos que alimentar várias vezes ao dia durante o seu desenvolvimento. No meu caso só consigo 2 vezes. Este é uma factor determinante?

1ª – Eu sempre usei água à temperatura ambiente para eclodir ovos…
    2ª – Eu sempre coloquei os peixes directamente para um aquário cheio assim que começam a nadar normalmente e nunca tive problemas.
    3º – todos os meus peixes comem apenas 1 vez por dia e apesar de reconhecer que se comessem mais vezes provavelmente cresceriam mais depressa isso nunca condicionou o bom desenvolvimento dos meus peixes….

Nota: Cada pessoa usa o método em que se sente melhor e cada um de nós tem pequenas variações com as quais nos sentimos melhor. As minhas respostas foram dadas de acordo com a minha experiencia pessoal.

Atenciosamente
    Ricardo

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigada Ricardo António pela partilha da tua experiência.

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

olá

e começam as duvidas…
    Pelo que ja li, usam uma caixa de petri com turfa e colocam os ovos em cima de algodão molhado, ora a minha duvida é a seguinte:
    os peixes não iram nascer em seco?

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

os ovos são retirados para água antes de nascerem…. Normalmente quando se conseguem distinguir os olhos do peixe dentro do ovo.

abraço

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

boas,

obrigado, realmente foi sempre uma materia que me fazia confusão.

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

ok. ponto de situação:  1ª “batalha” perdida !
    equipa António/killies=….um redondo zero
    Os Aphyosemion Marginatum morreram.
    Nunca vi os ovos com fungos (brancos). Já se viam os olhos. Hoje encontrei-os formados mas “enrolados” entre si. Nunca tinha visto assim alevins mortos. Se chegaram à condição de alevino…
    Parece que a casca do ovo desapareceu e ficaram na posição que tinham dentro dele.
    Um aspecto que também estranho é o tamanho deles…pensava que fossem bem mais pequenos. Pelo menos em relação às espécies (não killies) que mantenho.
    Ok, vou me preparar e preparar os peixes para outra tentativa. E esta é uma espécie fácil para recém -chegados como eu, dizem vocês,por isso…. qualquer ajuda vossa é bem vinda !

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

Isso aconteceu com os ovos em seco ou já dentro de agua?

Da proxima coloca-os directamente em agua, desde o inicio, ou utiliza os dois metodos, eu pessoalmente não gosto do algodão, prefiro só turfa.

Um abraço Amigo

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

Olá
    Retirei-os do aquario onde estava o casal e coloquei-os em agua (do aquario) numa pequena caixa.
    Na altura já se via os olhos.
    Tiveram lá desde do dia 19.
    Devia ter feito um  “compasso de espera” e tê-los fora de agua algum tempo ?

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá António!!!

A forma que eu utilizo é retirar os ovos logo assim que eles sejam postos (verificar a mop todos os dias) e colocar num recipente (ex. caixa de petri) com um pouco de turfa no fundo e um disco de algodão por cima. A turfa tem de estar húmida para que o algodão absorva também esa humidade.
    Com esta forma eu consigo verificar os ovos que estão são e retirar os que apresentam fungos, visto que os ovos nunca se tocam entre sí. Por fim e quando estão já bem desenvolvidos, coloco os ovos dentro de um outro recipiente com água de pH baixo (ex Luso 5.5), onde previamente coloquei um pouco de folha de Terminalia.

A outra forma “normalmente” utilizada é retirar os ovos da mop e coloca-los directamente num recipente com água de ph baixo, Esta forma é bem mais fácil, mas tem um problema a meu ver, é que coloca os ovos bons e maus todos em contacto com a mesma água, o que pode levar a que caso não se tire os ovos fungados e troque a água a perder também os ovos sãos.

De referir, o que sempre me disseram a mim quando me iniciei, a melhor maneira é aquela que nos dá melhores resulatdos.

Por isso tenta ver qual a melhor maneira para ti, seguindo alguns dos conselhos que aqui te vão referindo 😉

Abraço e boa sorte

Até breve!!

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

ok obrigada aos 2 !
    Rui, ao longo dos anos foste me “pegando” o “bichinho” dos Killies agora…tens que me aturar!  ??? ;D 8)
    Só mais uma questão (não vai ser a última 😀  ) a caixa com os ovos convém estar na tampa de um aquário por causa da temperatura da agua e com luz fraca.
    Certo? ou nem por isso…

Abraço

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas!!

Bem ao fim de tantos anos, já estava a ver que tinha de desistir ;D ;D ;D

António a questão da caixa com os ovos estar em cima da tampa de um aquário é realemnete para tentar manter uma temperatura constante. Mas à que ter cuidado, se fôr um aquário com a iluminação dentro da tampa, o colocar os ovos em cma da tampa será uma boa forma de os cozer.
    Siceramente eu não ligo muito a isso, tenho recipientes com ovos espanhados por tudo quanto é sítio na fishroom, apenas tenho em atenção a temperatura, logo nunca coloco os recipientes muito alto, nem muito baixo de forma a manter uma temperatura média de 22/23º C.
    Em relação à luz eu até opto por recipentes mais opacos de forma a não haver quase luz nenhuma, ja que se houver muita luz a desenvolvimento de bactérias e fungos será muito superior

Espero ter ajudado 😉

Até breve!!!

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado Rui.
    Vou então seguir os teus conselhos e tentar outra vez.
    Abraço

Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 490
    • Totais: 518
    • Membro Prata
    • ★★

olá Antonio,
    vais tentar mais uma vez e as que forem nescessarias, desistir não dá honra nenhuma a um Killiofilo… ;D
    um abraço

António Lourenço
    Participante
    • Membro Bronze

Joaquim:
    Neste “ponto” é volta sem retorno….já não dá para desistir !

O Rui referiu-se a colocar turfa e por cima algodão com ovos.
    Tenho cá em casa folhas Terminalia Catapa e fibra de coco.
    Acham que posso substituir a turfa por estes dois materiais ?

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 58)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0