- This topic has 57 respostas, 18 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
José Azevedo.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › estreante em 2 frentes…
-
AutorArtigos
-
06/11/2011 às 18:44 #229404
Sim podes, pela fibra de coco. A Terminalia catapa é diluída na água para onde passares os ovos. Mas não te sei dizer quantidades, porque nunca a utilizei. A fibra de coco tem de ser fervida, se não me engano.
Boa sorte,
Pedro.06/11/2011 às 18:50 #229405Boas
Eu uso fibra de coco com um bocado de pano daqueles amarelos de material sintético por cima e tenho tido bons resultados. Eu já usei algodão mas tinha mais ovos fungados, não sei se é por ser uma fibra natural e se degradar ou se não, mas pode ser que não aconteça o mesmo contigo.
Cumprimentos,
Nelson Meneses06/11/2011 às 18:57 #229406Obrigada aos dois pelas vossas rápidas respostas
Já agora, Nelson, ferves a fibra de coco?
abraço aos 206/11/2011 às 19:10 #229407Sim, mas também já usei sem ser fervida e também já experimentei por no micro-ondas. Notei piores resultados quando não dava qualquer tratamento à fibra, provavelmente por não ter sido esterilizada.
06/11/2011 às 19:13 #229408Ok obrigada Nelson
13/11/2011 às 20:20 #229409ponto de situação:
Estou a reproduzir com sucesso a mesma espécie, Aphyosemion Marginatum, pelo modo natural….mas já que estou a dar os primeiros passos a “sério” nos Killies não quero deixar de tentar o método não natural.
E como pai é muito mais aliciante partilhar estas fases com as minhas filhas 😉Assim sendo, vamos a outra “batalha” 😀
Tenho 2 ovos (são poucos, mas são “preciosos” cá em casa) escuros numa caixa com fibra de coco colocados por cima de algodão.
Vou tirar o algodão e deixá-los na mesma agua com a fibra de coco ou…(esta é a minha pergunta 🙂 ) coloco-os em agua do Luso (são finos ! ) com a fibra de coco ?Cumprimentos
António13/11/2011 às 21:00 #229410Olá!!
Nem com uma coisa nem com a outra ;D
Retira os ovos com os dedos e coloca num recipiente com água do Luso e um pouco de terminalia!!
Coloca apenas os ovos, sem algodão ou turfa, nem é preciso muita água 1/2 dedos de altura do recipienteParabéns vais ser pai… ;D ;D ;D
Abraço
P.S. espero que já tenhas alguma comida para alevins preparada
14/11/2011 às 01:13 #229411ok vamos lá para outra fase e ver como corre !
Obrigada Rui vou fazer como dizes.
Abraço17/11/2011 às 21:56 #229412::)……isto está a “dar luta” !!! :-
3 dias em “banho” de Luso…. e nada.Ainda não nasceram.
Devo esperar ou ….começar de novo?17/11/2011 às 22:45 #229413António… se já se virem os olhos, podes usar um truque. Pões os ovos com uma pipeta e a água do recipiente onde estão num recipiente de transporte de ovos, metes no bolso das calças e andas com eles lá o dia inteiro… em princípio ao fim do dia já terão nascido… da última vez que o fiz bastaram duas horas na “enrolados” na minha meia!
18/11/2011 às 00:35 #229414amanhã ou nascem e/ou ficam..enjoados 8)
Já tinha lido em qualquer lado isso, mas na altura não andava nestas “andanças” nem me lembrei disso.
Obrigada Ricardo !
Cumprimentos18/11/2011 às 08:08 #229415Boas!
Mas nessas “andanças”……..
Há que ter em conta onde se mete os ovos………. Porque podes correr o risco de cozer os alvins após nascidos…… (atenção) ???
Pessoalmente coloco no bolso, e de meia em meia hora verifico o recipiente……….
Aquele abraço,
18/11/2011 às 08:58 #229416para memória futura…hoje há mais “funcionários” ;D e logo de manhã subiram de posto…das meias para o bolso ! 😀 😀 e de meia em meia hora podem descansar. ;D 😀
vamos lá ver se no final do dia têm um apartamento novo 8)
Obrigada Paulo18/11/2011 às 10:01 #229417Bom dia António.
Vamos lá relembrar umas coisas que parece que com o passar do tempo a rapaziada, até a mais experiente nestas coisas, se esquece.
Para eclodir ovos “dificeis” há várias hipoteses:
– como foi dito andar a passear os ditos dentro de uma pequena caixa/tubo de ensaio mas atenção que sendo a temperatura do corpo humano próxima dos 37ºC correm o risco de morrer;
– No caso anterior há quem tambem sopre para dentro da caixa/tubo de modo aumentar a concentração de CO2;
– O método que eu uso: tubo de ensaio+ovos+água+MICROVERMES.
Uma pequena quantidade de microvermes suficiente apenas para “agitarem” os ovos. Ao fim de 2 a 3 horas se os ovos estiverem em boas condições já deverá haver alevins. Se não agito um pouco o tubo e faço isto duas ou 3 vezes.
Se ao fim de 12 horas nada tiver nascido passo os ovos para água limpa pois os microvermes ao morrerem poderão fazer com que os ovos fungem muito rápidamente.
Dois a três dias depois novamente microvermes…Digam lá que nunca ouviram isto? Ou já se tinham esquecido??? 😉
E atenção á água dos ovinhos. Na maioria dos casos deverá ser ácida e de preferencia com uma pinha de amieiro , terminala ou qualquer outro antifungos natural…
Abraço,
18/11/2011 às 10:54 #229418Há séculos que não ouvi isto……….. ;D ;D
Mas o meu método tradicional é mesmo o tubo de ensaio onde coloco agua do luso, e meto no aquário onde habitam os anuais com temperaturas a rondar os 27º…. 😉
A agitação como diz o Vitor, está no aquário também. 😉
O exemplo que dei foi enquadrado às resposta já referidas……
Aquele abraço,
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.