- This topic has 35 respostas, 10 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 5 months by
NunoF.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › regresso á aquariofilia
-
AutorArtigos
-
20/12/2012 às 11:40 #234867
Bom dia.
Antes de mais o meu pedido de desculpas ao membro Joni; eu deveria ter acautelado esta situação, mas por motivos alheios a este forum estive impedido de aceder à net e consequentemente a este fórum.
Efectivamente, o local de reúnião do Núcleo estava uma lástima e com o café encerrado
optamos por ir ao café ao lado do Banco que tem o reclamo vermelho.
Como somos poucos e quase sempre os mesmos já sabemos que se não estão num lado estão no outro.
As minhas desculpas por isso.
Segue por Mp o meu contacto.
Cps
A. Castro21/12/2012 às 10:59 #234868boas
nao ha crise 🙂
agora ja sei se nao tiverem num lado estao noutro. 😉
para janeiro se tud correr bem volto la.
obrigadocumps joni
11/01/2013 às 11:28 #234869boas pessoal.
quando é q é o proximo encontro?
tou a pensar em dar la um salto.cu mps joni
13/01/2013 às 20:23 #234870Boas,
É sempre no terceiro domingo de cada mês.
Por isso a proxima calha 20/01/2013.
Abraço
Carlos Coelho14/01/2013 às 00:25 #234871boas
ja reparei q sim ;D
sendo assim no proximo domingo estarei por la.
vamos ver se é desta q os aquarios vao ter fauna… 😉cumps joni
21/01/2013 às 22:56 #234872boas noites a todos.
depois de estabelecer os novos inquilinos oferecidos pelo castrokillies ,o anibal coelho e outro amigo que nao me recordo o nome o qual peço desculpas :P, queria agradecer pela paciencia a amabilidade a boa disposiçao e a disponibilidade em me aturar e ajudar nas minhas duvidas ;D .agradeço tbm ao carlos coelho pelas culturas de arranque ;).e agradeço a todos os restantes membros que estiveram na reuniao e no almoço do aniversario da apk norte. sao pessoas espetaculares passei um bom momento durante o tempo que tive por la. 😀 .
tive pena nao puder levar todos os peixinhos que me ofereceram pois nao tava a contar com tanto frasco ::) e nao tinha condiçoes de momento para albergar as especies que gentilmente me ofereceram, mas brevemente ei-de ter novos aquarios pra continuar a aumentar a minha pequena e quase inexistente fishroom ;D.cumps joni
22/01/2013 às 21:50 #234873Olá,
Não tens que agradecer,estamos cá para ajudar no que for preciso.
Qualquer duvida que surja é só perguntar que o pessoal do fórum ajuda no que for possível.
Abraço
Carlos Coelho26/01/2013 às 18:25 #234874boas a todos.
bem ainda nao tem uma semana que os sacanas(killies) estao na sua nova casa e ja tenho dois casais q me presentearam com ovos! 😮
foram os casais oferecidos pelo castro! ;D
os fundulopanchax scheeli e os fundulopanchax gardneri gardneri gold 😀
os aphyosemion australe gold ainda sao pequenotes para criarem.entretanto vi q tenh uma femea corcunda isso é derivado á saturaçao genetica?
As austrolebias bellottii nao gostaram mt do frasquinho com turfa refugiando-se debaixo de uma bola de cladophora, agora irem pra turfa nem bola.ja vi por la uma femea a investigar mas nada.tbm reparei que se assustam com facilidade principalmente as femeas que passam a vida escondidas na bola(cladophora)isso é normal?o macho é o unico que nao se esconde.cumps joni
06/02/2013 às 13:08 #234875boas.
tenh aqui uma pequena duvida com uma cultura de enquitreias que o carlos coelho me ofereceu.notei que tem aparecido uns seres tipo pulgas brancos saltitoes mas nao voam.cada vez aparecem mais o que sera?
cumps joni
06/02/2013 às 14:36 #234876Olá,
Para mim são ácaros, agora cada um lhe chame o que quiser…. ;D
Começas por apanhar com cuidado todas as enquitréias e colocas elas na água, depois num recipiente de plástico metes carvão activo já filtrado, ou se quiseres podes sempre colocar turfa fibrosa como meu habitar natural, de seguida basta colocar as enquitréias já lavadinhas e livre de ácaros…. 😉
Atenção, os orifícios que fazes na tampa da cultura tem que ser muito pequeninos porque corres o risco de teres esses intrusos outras vez, ou então cortas a tampa com um quadrado de 4x4cm e colas um pedaço de meia de vidro bem esticada para elas terem oxigénio adequado…. 😉
Outra coisa, alimentação deve ser sempre com medidas pequenas de modo a ser consumidas brevemente para não se correr o risco descomposição e ao mesmo tempo poderá ser um excelente convite a esses ditos ácaros outra vez… ;D
Um abraço,
06/02/2013 às 15:19 #234877Olá,
Só mais uma dica.
Eu coloco sempre a turfa no micro-ondas antes de usar. Faço o mesmo com as caixas. Dá cabo de possiveis ovos.
Mesmo assim, tenho as minhas culturas também infectadas.
Um abraço,
Luis Oliveira
06/02/2013 às 15:46 #234878Olá
Não suporto esses bichos! Têm destruído todas as minhas culturas de comida viva… e a minha paciência também!!
Nunca ninguém descobriu uma forma de os exterminar sem matar também as culturas… pode ser que alguém alguma vez descubra alguma coisa.
Acho que há alguma incompatibilidade dos ácaros com os colêmbulos. Nas minhas culturas de minhocas faço questão de ter aquilo infestado de colêmbulos e ácaros nem vê-los. Infelizmente não posso fazer o mesmo com outras culturas…
Abraços!
06/02/2013 às 21:22 #234879Olá,
Confirmo que são ácaros mas não te preocupes que as culturas desenvolvem normalmente. Até hoje não descobri como os combater mas também não me preocupa porque eles não afectam em nada nem a cultura nem os Killies.Isto é a minha experiencia pessoal e tenho varias culturas em paralelo sem qualquer problema.
Abraço
Carlos Coelho07/02/2013 às 00:20 #234880Olá,
Reprodução activa de microvermes/ enguias, grindal, enquitréias requer sempre alguns cuidados….
Digo isto porquê…!?
Neste momento eu mantenho:
1) 2- Culturas microvermes/ puré e flocos de aveia
2) 2- Culturas enguidas/ flocos de aveia
3) 1- Enquitréias Argentina/ carvão
4) 2- Enquitréias normais (4/5cm) em carvão e turfa fibrosa
5) 28- Grindal/ em turfa/ carvão.Então coloco aqui a minha manutenção neste momento de cada uma delas com temp. de 16º.
1) e 2)- Sabendo que elas tem alimentação disponível, basta a cada dois dias a abertura do orifício para se fazer as trocas gasosas, mas pode-se sempre fazer a cada 5 dias, só que estão sujeitas aparecimento de ácaros, bolor, etc….
3)- Estas requer um substrato de terra natural sem aditivos, ou carvão filtrado, este último tem reprodução muito pouco satisfatória, alimentação que dou é base de flocos de aveia e iogurte natural, e por fim biscoitos só em último caso.
Temperaturas normais dentro de casa (quente e frio) mas a reprodução mais eficaz é com mais calor.4)- Alimentação à base de iogurte natural com flocos de aveia misturados.
Temperatura para mim ideal é a que referi em cima com excelentes resultado de 3x mais dos bichinhos que me foram oferecidos.. 😉
Trocas gasosas para as enquitréias nestas temperaturas basta de 3/3 dias, mas tendo sempre em conta a quantidade de alimentação aplicada….5)- Por fim! Os bichinhos que mais gosto e mantenho desde que meti nesta aventura killiófila o “grindal”
Para mim são os mais fácil porque suportam todo o tipo de ácaros ” amarelos, verdes, brancos, etc” hehe e não é preciso reforçar a sanguinidade…..
É de facto que tenho sempre acima de 20 culturas por preguiça de manutenção da mesma… Mas é certo que faço um misto de todas as acções acima referidas….Quente/frio:
Quando esta quente lhes dou yogurte com flocos e biscoitos quando quero sair a passear… Frio só mesmo flocos.
Tenho-os num recipiente de vários tamanhos com turfa fibrosa onde coloco carvão por de baixo para terem melhor oxigenação possível, com trocas gasosas a cada 2 dias, melhor reprodução sem duvida alguma Primavera, as outras estações é de 75%….Ácaros!..
Digo o seguinte, mantive é certo várias culturas sem ácaros durante meses ao qual levo sempre para CAPK sem eles, mas é de todo impossível dizer que não os tenho, já fiz de tudo inclusive desinfecção….. Vou concluir, não é um “ácaro” que acaba com a degradação de uma cultura mas sim a sua manutenção… 😛 Opinião pessoal!
Peço desculpa de utilizar este tópico….
Mas achei benévolo explicar como eu mantenho os meus bichinhos em minha casa que no fundo penso que irá servir para algumas situações futuras…. 😉Um abraço,
07/02/2013 às 09:18 #234881Daquilo que me lembro (já não tenho destas coisas há uns tempos), os ácaros são uma praga que facilmente dá cabo das culturas de vermos de Grindal / enquitréias. A única solução que encontrei para resolver o problema foi cobrir as culturas com vidro. Preferencialmente com lâminas de vidro com cerca de 8 x 8 cm2 colocadas sobre cada local com comida (cobrir o substrato todo dificulta a “respiração” da cultura). Tem ainda a vantagem de facilitar a recolha dos vermes pois muitos ficam agarrados ao vidro e é só retirar com o dedo ou um pincel. Nos últimos tempos usava fibra de coco moída (dos conhecidos tijolos prensados) como substrato.
Abraços.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.