- This topic has 54 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 6 months by
Pedro Ferreira.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Os meus primeiros Killies
-
AutorArtigos
-
02/01/2012 às 23:39 #229932
Olá Pedro,
Tens toda a razão. A informação nunca foi de mais. Por vezes até está mesmo junto a nós. É o caso do exemplo que dás das placas de Petri. O assunto já foi tratado neste tópico:
http://apk.pt/forum/index.php?topic=674.0
Quanto ao desenvolvimento do teu tópico, acho que está na altura de mudares os ovos para um recipiente com água. Não é preciso ser muito grande e lá está, uma placa de Petri serve perfeitamente. É claro que depois do nascimento devem ser transferidos para o local onde irão passar os primeiros tempos.
Acho que está na altura, pelo tempo de incubação e sobretudo porque na maioria dos ovos já se vê perfeitamente os olhos do alevim. Sinal que estão prontos para nascer. Nesta altura do desenvolvimento também já não deverão morrer.
Depois é alimentá-los com artémia recem eclodida e micro-vermes. Nunca com comida em pó ou em flocos desfeitos. Para os killies, eu considero um crime este tipo de alimentação. Ao alimentá-los correctamente estarás a ganhar experiência para criações mais exigentes.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Luis Oliveira
03/01/2012 às 00:50 #229933Boa noite Luis!
Antes demais obrigado pela resposta e pela ajuda que sempre dá! 😀
Recordo muito bem que foi nesse tópico que li pela primeira vez, ainda nem era membro do fórum, de que falava dessas placas de petri e segui o seu conselho de ir ao google ver uma imagem. ;D ;D ;D
A título exemplificativo:
(Placa de Petri)
Agora pergunto, não seria mais fácil ter logo uma imagem no tópico!? É a minha opinião e acredito piamente que as pessoas não o fazem por mal, porque normalmente partimos do princípio que as pessoas sabem o que é ou que é uma coisa básica. Esquecemo-nos porém que aquilo que é básico para nós, pode não o ser para outros. Isso acontece comigo no dia a dia, até me aperceber que as pessoas precisam que lhes explique o ABC das coisas, como outrora alguém me explicou a mim o ABC disso e que neste momento tenho-o como um dado adquirido… 😉
Um forte abraço,
Pedro
03/01/2012 às 01:06 #229934Pedro,
As tuas fotos dos ovos estão excelentes.
A evolução dos ovos, já tem pelo menos 20 dias… A demora deve-se provavelmente à temperatura ambiente!
Embora já se vejam olhos em alguns ovos ainda são pontos negros, não se vê a parte mais clara do olho, portanto penso que deverás aguardar mais alguns dias antes de os colocares em água.
Miguel
03/01/2012 às 01:10 #229935Miguel,
Obrigado pelo comentário e conselho! 😀
As fotos foram graças ao meu Nokia, preguiça de pegar na máquina fotográfica… heheheAbraço,
Pedro
08/01/2012 às 22:35 #229936Boas! 😀

Coloquei os ovos de Aph. Chromo. Bitaeniatum “Lagos” na àgua na sexta-feira, acho que já estava na hora. Dos 21 ovos que tinha, só dois alevins é que nasceram, hoje os ovos fungaram em questão de 6 horas. Troquei-os para outro recipiente, a conselho de um amigo (estou sempre a chagá-lo ;D ), quando começaram 2 a fungar aos poucos e numa questão de 4 horas acabaram por fungar o resto, mesmo depois de trocá-los de àgua.
Podem-me dar a vossa opinião, por favor, do que terá acontecido para situações futuras? ???
Hoje tirei mais 29 ovinhos e para alegria minha ao fazer o TPA reparei que andavam 3 “putos” a nadar, ao todo fiquei com 5 e estou alimentá-los com infusório! 🙂
Os novos inquilinos o casal Diapteron georgiae GBBS 99/19 ;D ;D ;D

P.S. – Gostei bastante de ir ontem à AG, foi da maneira que conheci algumas pessoas pessoalmente, era estranho falar com elas pelo fórum e nunca as ter visto 😀
Abraço,
Pedro
08/01/2012 às 23:08 #229937Pedro,
Os ovos da 1.ª foto estão em perfeitas condições e tudo indicaria que o nascimento deveria correr bem.
Para tentar perceber o que correu mal:
1º- A temperatura onde foram colocados os ovos não arrefeceu muito durante a noite? Não te esqueças que num espaço muito limitado de água, a temperatura varia com muita facilidade.
2º- De onde era a água? Vê-se na foto pedaços de planta. Eu pessoalmente procuro que a água dos ovos esteja o mais estéril possivel. Depois de nascerem, isso sim, musgo, caracois, água verde e comidinha.
3º. Que tipo de água? Seria muito dura e alcalina? Eu usava água de garrafão da mais barata, mas que tivesse um Ph de 5.5. Hoje acrescento 50% de água envelhecida com folha de Amendoeira dea India.São apenas suposições, mas sinceramente penso que a causa seria a queda da temperatura.
Um abraço,
Luis OLiveira
08/01/2012 às 23:20 #229938Olá Luis!
Em relação à temperatura não acredito muito, porque está em cima de um vidro de um aquário comunitário que está a 26º, agora certamente fiz asneiras com a àgua, porque coloquei àgua do aquário dos pais.
As plantas é musgo de java e pedaços de folha de amendoeira da india, pensei q sendo o recipiente grandito, poderiam nascer, ficar ali uns dias e com os pedaços de folha evitariam ataque de fungos… :- Enfim! Enganei-me e acabei por estragar ovos… :-[Abraço e obrigado Luis,
Pedro
11/01/2012 às 10:53 #229939Bom dia!
Mais umas fotinhas dos “miúdos” 😀
Estão a crescer bem… heheheAphyosemion australe “Cap Esterias” EBT 96/27

Fundulopanchax nigerianus “Makurdi”

Aphyosemion striatum LEC 93/29

Pseudepiplatys Annulatus

Desculpem a qualidade das imagens! Tenho que começar a pegar na máquina em vez do telemóvel… ;D
11/01/2012 às 11:36 #229940Boas,
Parabéns Pedro Ferreira!.. Continuação é que preciso……..
Aquele abraço,
11/01/2012 às 12:17 #229941Parabéns Pedro
Estão lindos. E então esses Annulatus estão fabulosos.
11/01/2012 às 13:05 #229942Boas,
Muito bem, estam lindissimos.
abj
Luis Pontes11/01/2012 às 17:36 #229943Olá Pedro,
Apesar de falarmos varias vezes não queria deixar de te dar os parabéns por esses meninos.
Força…………… 😉
Aquele abraço
Carlos Coelho11/01/2012 às 18:39 #229944Boas!
Catarina, Luis e Carlos obrigado pelos comentários! 😀
Tento fazer o meu melhor, apesar de fazer algumas asneiras (vou aprendendo com os erros) e claro com a ajuda de muitas pessoas que têm-me esclarecido as minhas dúvidas. 🙂Abreijos,
Pedro
11/01/2012 às 19:17 #229945Olá Pedro,
Boas fotos atendendo a que foram tiradas com um telemóvel.
Mas mais importante é a saúde que os teus killies apresentam, sinal que vais no bom caminho. E agora até tens uns desafios interessantes para ultrapassar: Aphyosemion georgiae e Pseudepiplatys annulatus… com dedicação acredito que dentro em breve já terás descendência.Permite-me apenas um pequeno reparo. Nem todos identificam de imediato os exemplares fotografados. Usa o nome inteiro, como por exemplo Aphyosemion australe “Cap Esterias” EBT 96/27.
Nota que o nome que define o género deverá começar por maiúscula (Aphyosemion), a espécie por minúscula (australe), a população que geralmente indica uma localidade ou um local, por maiúsculas e entre aspas (“Cap Esterias”) e por fim o código de colecta deverá ser em maiúsculas pois representa as iniciais dos colectores ou a inicial do país (EBT) e os números finais que representam o ano da colecta e a ordem sequencial do local da colecta.
São pormenores, mas que são importantes para não haver alterações/desvios aos nomes científicos e códigos originais.
Um abraço e continua com o entusiasmo demonstrado.
Luis Oliveira
11/01/2012 às 20:04 #229946Olá Luis!!!
Obrigado pelo comentário e claro que podes fazer o reparo que quiseres, estás sempre à vontade! 😀
Tens razão pelo comentário que fizeste, já corrigi, mas coloquei os nomes corretos nas fotos e mesmo depois de apagar as fotos antigas no servidor e colocado as novas com os nomes por extenso e direitinhos, assume na mesma as fotos antigas! ??? :-Sim, tens razão ao dizer que tenho um desafio, mas sinto-o mais com os Aphyosemion georgiae GBBS 99/19 ;D Com os Pseudepiplatys annulatus confesso que até à data não me deram dores de cabeça nenhuma, antes pelo contrário… 🙂
Abraço e obrigado por tudo,
Pedro
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.