- This topic has 55 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 1 month by
Marco Nelson.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › fundulopanchax mamfensis e aphyosemion gabunense gabunense
-
AutorArtigos
-
21/03/2013 às 19:02 #235899
Agua acida (engarrafada) e turfa no fundo.
Assim é como eu faço nascer os georgiae.
Porquê!
Porque resulta.
Acho que aquilo cria vida microscopica que alimenta os alevins.
Um dia destes ainda compro um aparelho de osmose.
Um abraço Amigos21/03/2013 às 19:17 #235900boa noite Nelson, acho que estes aphyosemion não crescem muito mais se estou enganado alguém que me esclareça 😉
se precisares de mais algum casal não tenhas problema ;D
cump basilio21/03/2013 às 20:53 #235901Pois é!..
Essa população (Aphyosemion gabunense gabunense ” EBT 96/24″) está a começar aumentar….. 😉
Só para informar que tenho 20 fêmeas disponíveis, caso alguém tiver algum problema basta telefonar para o Alentejo…. 8)Marco,
Esses exemplares já se encontra no limite de tamanho, e não precisa de xxxx para fertilizar os ovos, basta colocares os mesmo assim que os coletes em agua do luso a uma temp. aceitável que nascem todos. Tendo sempre em especial atenção com os que vão fungar,nada mais.
Um abraço,
22/03/2013 às 05:44 #235902ola pessoal!
azvedo, eu comprei a minha osmose em 2ª mao por 35€, se procurares no olx, és capaz de te safar, se fores no ebay arranjas de certesa por volta desse preço!
basilio, pois tou a ver que é mesmo o tamanho deles (pelo que diz o azevedo, e o paulo tambem), quando tiver 1 casal que necessite de mais espaço utilizo este aquario, ainda tenho 1 disponivel mas ainda é maior, mas tou com ideias de arranjar mais uns aquarios, ja montei a prateleira aqui no quarto que em prencipio suporta 8 aquarios 😉
quanto a ter outro casal, so se for de outra especie, assim aceito de bom grado! vou tentar ter tudo especies diferentes, os unicos que vao ser repetidos vao ser os filhotes deles 😛paulo, tens de orientar uns machos para ver s isso começa tudo a criar (mas o teu macho tem sorte está num arem) 😉
obrigado pelas dicas 😉
abraço
25/03/2013 às 05:14 #235903boas mais uma vez!
so vim msm deixar uma foto do casal de Fundulopanchax mamfensis “basua” RIM 2001

a qualidade nao esta grande coisa, e estes gajos nao se deixam fotografar muito, mas espero que gostem….
abraço
25/03/2013 às 12:17 #235904Olá,
Aproveito para referir dois aspectos:
– O casal está em boas condições o que é agradável de ver.
– Eu uso muito mais fios pendurados. Entre 70 e 100. Dá mais trabalho para procurar ovos, mas os peixes têm mais dificuldade para os ver e hipoteticamente servirem de refeição. Também as fêmeas têm mais possibilidades de se esconderem.Um abraço e continua,
Luis Oliveira
25/03/2013 às 19:21 #235905Eles assim não têm trabalho nenhum para paparem ovos.
Um abraço25/03/2013 às 21:01 #235906boa noite marco ,eles tem rezão não popes na lã ;D
cumps. basilio26/03/2013 às 01:56 #235907ola boa noite a todos!
obrigado pelos comentarios!
estavam a dizer que eu tinha pouca lã no aquario mas a foto so mostrava um pouco do mop, entao deixo aqui 2 fotos dos aquarios em geral, para verem a quantidade de lã que ele tem neste momento, mas de qualquer das maneiras ja estou a preparar mais mops…
aqui ficam as fotos:
Fundulopanchax……..

Aphyosemion…..já em 1 aquario mais pequeno!

agora precisava de umas dicas, ja me nasceu 1 alevin de Aphyosemion, os nauplios de artemia parecem-me muito grandes para ele comer mas mesmo assim meti la alguns para ele tentar comer, coloquei tambem alguns microvermes, mas sinceramnete nao sei se estes peixes tem saco vitalinio e se aliemntam dele nos 1ºs dias como por exemplo nos discus, ou seja meti comida mas nao sei se eles precisam já dela!
o alevim esta muitas vezes imovel no fundo do recipiente onde o mantenho (que neste caso é 1 copo largo e alto), nao sei se é normal este comportamento!?
a temperatura da agua onde está é a temperatura ambiente apesar de estar colocado em cima do aquario dos pais que tem termostacto a 19/21º…..ha alguma coisa a que tenha de ter atençao ou algo assim?? estou a fazer alguma coisa mal?
dicas sao bem vindas!
agora 1 curiosidade que eu tenho, a ver se me elucidam .
como funciona a fecundaçao dos ovos nos killies, a femea deposita os ovos e o macho vai depois fecunda-los, ou fecunda na femea e os ovos que ela mete ja vêm todos fecundados?
abraço
26/03/2013 às 12:57 #235908Olá Marco e demais interessados,
Repara na quantidade de fios deste meu aquário. Não é dos que tem mais. Alguns aquários têm duas mops.

Em relação às tuas questões:
Em relação ao alevim e como tenho referido, eu colocava-o num recipiente com musgo de java, alguns caracóis e embora facultativo um ou dois bagos de arroz com casca. Esse recipiente colocava-o a flutuar dentro do aquário. A temperatura exterior deve ser muito baixa, sobretudo durante a noite.
É fundamental fazer uma limpeza diária ao recipiente, com aspiração do resto de comida e mudança de 1/3 de água (eu mudo mais). Podes começar a alimentar desde logo, embora eles vão comendo também alguns infusórios. Não abuses da comida, sobretudo atendendo que por enquanto é apenas um alevim. Comida morta e não aspirada mata.
Quanto ao saco vitelino uns nascem com ele, outros já nascem com ele absorvido.Os killies são de fecundação externa, ou seja os ovos são fecundados pelo macho quando a fêmea os expele.
Excepção para os hermafroditas.Mais uma vez saliento que esta é apenas a minha opinião baseada na minha própria experiência e nos conselhos que fui recebendo ao longo dos anos.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Luis Oliveira27/03/2013 às 00:13 #235909boas luis !
obrigado pelas informaçoes! 😉
neste momento os alevins (que ja sao 3) ja estao no copo mas dentro do aquario dos pais para manter a temperatura, em relaçao a comida a artemia nao dura muito viva, mas os microvermes aguentam mais que 1 dia a mexerem dentro de agua, mas de qualquer das maneiras vou aspirar o fundo para meter uma agua nova….
ontem ainda meti mais um mop mas acabei com a lã tenho de ir comprar 1 novelo novo, é mais importante nestas especies ter mais mop pendurado a superficie, mais mop no fundo, ou 50/50 ?
abraço
27/03/2013 às 17:03 #235910Boas Marco,
é importante arranjar esconderijos para a fêmea, neste caso as Mop's, eu tambem uso Najas Guadalupensis alem das mops em algumas especies cá em casa, e por vezes os alevins acabam por nascer no aqua e ficam escondidos nas Najas… O importante é veres se a femea não é alvo de perseguições por parte do macho e se ele não a stressa muito =)Abraço
27/03/2013 às 18:32 #235911Olá,
Penso que o Filipe já te respondeu em parte. Ele é o homem dos Fundulopanchax 😉 e usa vários mops no fundo e à superficie. Mas os aquários são maiores que os meus.
Eu fundamentalmente tenho Aphyosemions e só uso mops com flutuador.Um abraço,
Luis Oliveira
28/03/2013 às 05:11 #235912ola mais uma vez!
ok, vou fazer entao umas alteraçoes ali nos aquarios para meter aquilo mais proprio para eles!
em relaçao ao macho Fundulopanchax, eu nao acho que haja perseguiçoes, ate acho que os peixes sao bastante sociaveis entre eles e ate comigo quando ando a mexer dentro do aquario eles andam sempre atentos ao lixo que se levanta do fundo e toca a ver se presta para comer em vez de fugirem, os Aphyosemion é que sao mais assustadiços, se me aproximo de repente ou 1 movimento mais perto do aquario e eles saem disparados do susto, mas entre eles tambem bastante sociaveis (tenho os aquarios aqui no meu quarto, passo bastante tempo a olhar para eles)… mas vou fazer a mudança das mops a ver se consigo tirar mais ovos….
os Aphyosemion metem cerca de 4 ovos por dia, mas ha dias que tiro menos depende um bocado se estao com mto alimento vivo e se os stresso pouco com mexidas no aquario…..
os Funfulopanchax estavam um pouco calmos em relaçao a meter ovos, mas como disse o filipe torre ainda se deviam estar a ambientar, tendo comida viva a mexer no aquario basta fazer uma TPA e ele empurra logo a femea contra a mop…..
ontem tive a oportunidade de ver a desova dos Fundulopanchax, a seguir a uma troca de agua ele quase que instantaneamente começou a empurrar a femea contra a mop, a tremer todo junto a ela e ela soltou 4 ovos de seguida, so que os ovos nao ficaram colados na mop, cairam para o fundo do aquario, nao percebi porquê, mas aspirei-os logo para 1 copo a parte para nao serem comidos….luis, diz-me uma coisa sff:
porquê que metes uns bagos de arroz com casca no recipiente dos alevins e onde se arranja arroz com casca?abraço e obrigado pelas dicas! 😉
28/03/2013 às 10:03 #235913Olá,
Os bagos de arroz com casca servem para criar infusórios. Acho que te consigo arranjar alguns.
Abraço,
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.