A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 56)

Home Forum APK Killifilia Killies fundulopanchax mamfensis e aphyosemion gabunense gabunense

• Autor
    Artigos
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!
    É possível corrigir título do tópico?
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 107
    • Totais: 132
    • Membro Bronze

ola a todos novamente!

obrigado pelas mensagens! (luis so tenho de agradecer) 😉

nao ha problema de “invadirem” o tópico porque afinal de contas  o forum serve principalmente para aprender-mos!

se eu pesquisar no google pela especie  Fundulopanchax manfensis o google faz uma correcçao para  Fundulopanchax mamfensis…..

esta é a casa dos meus casais:

DSCF5061_zps37efb53a.jpg

a eskerda o casal de aphyosemion gabunense, mantido a temperatura minima d 21º, (li q podiam ser mantido entre os 22º/24º) a temperatura do meu estudio onde sao mantidos á noite a  temperatura desce para 16º/17º, como tinha 2 resistencias antigas guardadas  aproveitei-as, so que ambas tinham o termostacto avariado, nao dava para regular a temperatura, entao tive de as abrir varias vezes ate conseguir que as resistencias desligassem aproximadamente a temperatura que eu queria, o melhor que consegui regular essa foi para 21º….

a direita o casal de fundulopanchax manfensis manfensis, mantido a temperatura minima de 22,5º, ( li que podiam ser mantidos entre os 22º/26º podendo ir ate 18º) foi o melhor que consegui ajustar a resistencia…

ontem tirei 4 ovos do  mop dos aphyosemion e 4 ovos do  mop dos fundulopanchax, hoje ao fim da tarde quando fui ver os mops nao tinham nada…
    entretanto fiz uma TPA de 3L em cada aquario, (ontem tambem fiz uma TPA de 3L) depois disso o macho de funfulopanchax começou a empurrar  a femea contra o mop,
    agora a noite antes de vir para a cama fui ver o mop por curiosidade, tirei mais 1 ovo de lá e reparei que nas raizes do feto de java estavam mais 2 ovos que tambem coletei! que quantidade de ovos deveria eu colectar por dia ou por semana em cada uma da especies? atendendo ao tamanho deles!

o casalito de aphyosemion sao mais envergonhados, escondem-se bastante atras do mop apesar de ser o aquario que recebe menos luz!

a agua que usei para encher os aquarios como nao tinha agua repousada foi 50/50 torneira/osmose, as tpa´s estao a ser feitas com agua da torneira com repouso de 24h

todas as dicas para eu melhorar sao bem vindas!

mais uma vez obrigado pelas mensagens!

abraço

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

1 foto muito mal tirada mas nao consigo melhor ( maquina digital bem antiga) do maxo de Fundulopanchax manfensis “basua” RIM2001

DSCF5096_zps64f0d198.jpg

para proxima tento uma melhor 😉

abraço

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá pessoal…

no seguimento de algumas duvidas aqui levantadas resolvi consultar o Killi-data de modo a averiguar o verdadeiro nome da espécie: Fundulopanchax manfensis ou Fundulopanchax mamfensis e segundo o killi-data o correcto é mamfensis o que é bastante interessante uma vez que sempre vi manfensis escrito…

abraço

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

boas mais uma vez!

enganaste-te, seria funfulopanchax mamfensis e nao aphyosemion mamfensis 😉

abraço

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

é verdade!!!

vou já corrigir

abraço

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!
    Correcto, é mamfensis já que vem de Mamfé, localidade nos Camarões bem perto do parque nacional de Korup.
    Até hoje nunca tinha visto o nome bem escrito.
    Cumprimentos!
    Filipe  Torre

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá,

Até hoje nunca tinha visto o nome bem escrito.

Não viste porque esta espécie também é considerada por alguns como uma subespécie de Fundulopanchax gardneri e aparece como Fundulopanchax gardneri mamfensis. No tempo em que eu tirava fotografias aos peixes e os catalogava era assim que os identificava. Vê em http://www.apk.pt/index.php?imgpage=2&cat_id=3&scat_id=24&tipo=gallery&imgcat=7&imgscat=62 .

Abraços

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá, não vi simplesmente porque não reparei mesmo, foi um lapso meu. Não tem nada a ver com o facto de ser espécie ou subespécie.
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

boas a todos!

vou deixar aqui umas fotos do macho Aphyosemion gabunense gabunense EBT 96/24

DSCF5127_zps22f9b599.jpg
    DSCF5126_zps6087c9b1.jpg

deixo tambem uma foto dos 1ºs ovos prestes a ecolodirem:
    DSCF5130_zpsefbdbb94.jpg

espero que gostem! 😉

abraço

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 874
    • Totais: 924
    • Membro Ouro
    • ★★★

Esses ovos estão só em agua, provavelmente de osmose?
    Um abraço

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

boas josé tudo bom?

quando retiro os ovos do mop coloco-os num mini taparurer com turfa, coloco 1 disco de limpeza facial das mulheres em cima da turfa (humedecido com a agua da turfa), depois coloco os ovos la em cima, quando vejo os ovos com olhinhos passo-os para o copo de agua, neste caso agua de osmose, agora estou a espera que eles ecolodam e comecem a nadar, isso se nao acontecer nada até lá…..

mas isso so estou a fazer com os Aphyosemion, com os Fundulopanchax estou a meter os ovos num copo com agua e turfa no fim, nem sequer consigo ver os ovos ficam enterrados na turfa, nao sei se falta muito para nascer ou pouco, se estao a fungar ou nao….

abraço

Francisco Basilio
    Participante
    • Respostas: 185
    • Totais: 210
    • Membro Bronze

parabéns estou a gostar ,se os meus gabunense tives em metade desse espaço 😉
    cump. basilio

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!

com os Fundulopanchax estou a meter os ovos num copo com agua e turfa no fim, nem sequer consigo ver os ovos ficam enterrados na turfa, nao sei se falta muito para nascer ou pouco, se estao a fungar ou nao….

Estás a fazer isso exactamente porquê?
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

parabéns estou a gostar ,se os meus gabunense tives em metade desse espaço 😉
    cump. basilio

ola basilio tudo bom?

sim é o casalito que me ofereces-te, nao tinha aquario mais pequeno teve de ser neste, mas mais vale espaço a mais que a menos certo?
    mas o casalito ainda vai crescer mais 1 pouco nao vai!?

Olá!

com os Fundulopanchax estou a meter os ovos num copo com agua e turfa no fim, nem sequer consigo ver os ovos ficam enterrados na turfa, nao sei se falta muito para nascer ou pouco, se estao a fungar ou nao….

Estás a fazer isso exactamente porquê?
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

ola filipe tudo bom?

em 1º lugar estou a tirar os ovos do aquario porque nao tem esconderijos em caso do ovos ecolodirem, depois com os ovos no fundo do aquario vao fungar em menos de nada, pelo menos é o que reparo nos ovos que apanho do fundo  que estao quase sempre fungados, e para finalizar coloco os ovos num copo com agua e 1 pouco de turfa no fundo porque visto que nao os vou deixar no aquario a melhor maneira de os manter sem terem fungos é na turfa, como tenho medo de perder os ovos na turfa  meti num copo com agua e 1 bocado de turfa no fim…

mas como é que tu reproduzes esta espécie?

deixas sempre no aquario dos pais e depois retiras os alevins?
    no caso de fazeres  assim  tens sempre comida em abundancia para eles nao comerem os filhos certo ou nem por isso ?

abraço

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 56)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0