- This topic has 62 respostas, 23 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Vida Associativa › CAPK11: Pontos a ponderar
-
AutorArtigos
-
28/10/2011 às 06:50 #229357
Olá Castro,
O esforço que os elementos da direção desta associação realizaram para erguerem esta, passou-me ao lado.
Mas acredite que sei muito bem dar valor ( eu também estou a lançar as minhas sementes, lembra-se? ) a todo esse esforço, dedicação e carinho que as pessoas desenvolveram desde 1998 para que esta planta podesse crescer. E que ainda o fazem.Apenas para esclarecer que a minha afirmação “Pela minha parte não é nada agradável constatar que todo o trabalho feito no passado passa ao lado de tantos sócios da APK, incluindo membros da Direcção e Coordenadores de Núcleos” era só relacionada com o aparente desconhecimento dos procedimentos de consulta e requisição de material da Biblioteca manifestados por si e pelo Paulo com as afirmações “Esta era uma boa oportunidade para consultar as obras das nossas congeneres europeias, pelo menos para os que moram longe” (Castro) e “No entanto talvez se arranjasse uma solução para que os socios tivessem acesso às revistas que a APK recebe” (Paulo). Ora uma vez que os procedimentos da APK permitem consultar as obras das congéneres europeias mesmo aos que moram longe e que já existem soluções para que os sócios tenham acesso às revistas que a APK recebe, não é difícil concluir que ambos não estão a par desses procedimentos (por muitas voltas que o Paulo depois queira dar aos textos, posso estar longe demais para ouvir mas ainda vou sabendo ler; Paulo, não é necessária a tua previsível resposta a esta pequena provocação ;D).
Seja como for, nada do que eu disse pretende sequer insinuar que o Castro não conhece ou reconhece o esforço que muita gente tem feito para fazer da APK o que ela é hoje (com a excepção aparente do caso da biblioteca :)). Sobretudo por todos termos consciência da importância que o Castro teve e continua a ter nesse mesmo processo algo que, como sabe, acompanhei com a proximidade possível durante muitos anos. A constituição do Núcleo Norte actual foi um processo difícil (estou à vontade para o dizer até porque eu nem fazia parte da Direcção quando o núcleo actual foi formalmente constituído) e a sua manutenção um trabalho de grande mérito. Nem as coisas lhe passaram ao lado a si nem eu desconheço as sementes que tem lançado.
Grande abraço.
28/10/2011 às 10:12 #229358A meio da tarde de Sábado, no espaço da convenção, muito antes de saimos para o jantar
havia gente com listas na mão!Viva,
Tal como consta aqui no forum, o Eduardo publicou a lista final de especies (sem classificações) às 13:27 de sábabo. Eu estava em casa na altura, li a lista, era grande que se farta, fiz uma versão mais pequena, imprimi e levei à tarde. Outros terão feito o mesmo. Provavelmente, algumas das pessoas que viste de lista na mão imprimiram-na a partir da net, onde estava disponivel para todos, incluindo não sócios.
Só recebi a lista com as classificações muito mais tarde, penso que terá sido ao jantar.
Sou 100% a favor que:
1- As listas sejam colocadas na net logo que concluidas, nesta convenção foi algo que funcionou impecavelmente bem.
2- A lista impressa, com classificações, deve ser distribuida a todos os interessados, ao mesmo tempo. Penso que foi o que aconteceu mas os responsáveis por isso que o digam.
Claro que não faz sentido haver descriminações, recebendo uns a lista antes dos outros.
Miguel
28/10/2011 às 22:09 #229359Boas.
Vasco, referia-me à minha empresa! Esta nasceu no meio da actual crise.
Por isso sei muito bem dar valor aos projectos que nascem e crescem no meio das adversidades…Miguel,
lamento mas não sabia desse pormenor…Mas as pessoas também poderiam ter dado esse tipo de informação!
É assim, acredito que quem esteve com o trabalho de montagem do CAPK, atender uns, atender outros e depois mais isto e depois mais aquilo e receber peixes, e primar para que tudo corra bem e um grande etc, chega a um determinado momento que as respostas sejam quase mecânicas, responde-se quase sem deitar sentido ao que se diz. É preciso mais e melhor compreensão da parte de todos.
Cps
A.Castro29/10/2011 às 10:42 #229360Caros amigos.
Dado ter sido um dos intervenientes da citada reunião do Núcleo Norte, tenho vindo a acompanhar este tópico com redobrada atenção.
Prefiro, no entanto, não tecer comentários sobre o que aqui foi explanado, pois não tenho experiência nem traquejo nestas lide, para poder acrescentar algo de válido à discussão.
No entanto, não queria perder a oportunidade de tecer aqui o meu rasgado elogio a todos aqueles que estiveram por detrás da organização da CAPK11 e agradecer publicamente pelo facto de me terem permitido participar activamente nesse evento. Quando eu digo participar, refiro-me a tomar parte activa em tarefas como transportar e lavar aquários, desmontar prateleiras, separar peixes etç. etç, que, para quem, como eu, pensava ir ser um mero espectador, foi altamente gratificante.
Sempre encarei a aquariofilia como uma actividade marcadamente solitária. Tive agora um vislumbre de uma outra forma de encarar esta actividade e, sinceramente, agradou-me.
Não podia finalizar esta intervenção sem enviar daqui um grande abraço e votos de um rápido restabelecimento para o nosso grande líder e dinamizador da Killifilia aqui do norte, o meu prezado amigo Castro.
Cumprimentos.
Aníbal Coelho29/10/2011 às 11:25 #229361Castro
O numero de listas impressa e disponivel para o jantar nos ultimos anos tem andado à volta das 40, são as que me são dadas na altura. Eu vejo logo que portugueses e estrangeiros se vão queixar porque podem não ser suficientes e fazem-no mas não há mais e a pessoa que trata disso não tem tempo para mais, o que é obvio tendo a carga de trabalho que tem durante o sabado e nos outros dias, já demasiado faz ele.
No jantar faço uma primeira ronda a dar as listas e se sobrarem dou as outras numa segunda vez, sobrou uma. Antes do leilão da-se a quem quiser e sobram. Há alguma duvida? Vamos fazer o quê com as listas e troca-las por droga em vez de as dar? Faz-se o melhor que se pode, da-se o que há, não se pode inventar.
Este ano sobraram mais lotes que o habitual, se alguem andou a dar pontapés nos sacos isso é responsabilidade de quem o fez, nem da direcção nem de quem teve responsabilidades na convenção. Pode-se evidentemente procurar salvaguardar os peixes no futuro em recipientes adequados. Não há alternativa melhor que dar os peixes que sobram. Mantê-los significa que alguem tem que ficar com eles e issso pode ser inconveniente e não haver ninguem para isso.
Quem quer os lotes a preço baixo ou compra-os até ao limite que se impôe ou vai compra-los, se possivel, a preço base no fim do leilão. Baixar o preço conforme a falta de licitações era sermos parvos, não somos.
Para as revistas serem consultadas na convenção teria que lá estar lá alguem permanentemente. Sim, era garantido que parte desapareciam se não fossem guardadas. É possivel numa futura convenção fazê-lo? Não me parece que seja muito desejavel mas é sem duvida possivel fazê-lo. Tu e o Vasco estão a confundir as coisas, eu falei exclusivamente no contexto da convenção. É claro que há um regulamento de consulta das revistas. Ter as revistas na convenção e respectivos condicionalismos é um assunto que não foi tratado, é isso que eu disse.Abraço
Paulo José29/10/2011 às 11:59 #229362Tu e o Vasco estão a confundir as coisas, eu falei exclusivamente no contexto da convenção. É claro que há um regulamento de consulta das revistas. Ter as revistas na convenção e respectivos condicionalismos é um assunto que não foi tratado, é isso que eu disse.
Eu não disse que a resposta era previsível ::)? És como o meu puto mais novo, queres ter sempre a última palavra ;D. Tens sorte de ser mais crescido que ele, o gajo acaba sempre por apanhar um calduço.
Abraços.
29/10/2011 às 12:12 #229363Vasco
Eu vou tratar de ti,vou fazer um outsourcing onde estás, como estás longe vai ser caro mas vale a pena. E vou ter em conta o contexto cultural local, um dia estás a dar cabo da paciência dum colega teu, como fazias em Portugal, e de repente vem uma lança pela janela e de repente tudo fica melhor em Moçambique durante algum tempo…
Abraço
Paulo José29/10/2011 às 12:29 #229364😀
29/10/2011 às 18:27 #229365Olá
Eu sou novo na APK mas já assisti a umas 3 ou 4 CAPK.
Não estive presente até ao final do leilão. Por isso não vi o que se passou com os lotes não leiloados.
Mas sem defender o que foi relatado o que se passou,penso eu, foi devido ao grande número de lotes presentes este ano e ao colocar os lotes no espaço da cooperativa proporcionou o que se passou. Devido ao pouco espaço disponível da mesma.
Mas este grande número de lotes só mostra o sucesso da CAPK. E por isso é melhor precaver situações semelhantes no futuro.
Deixo aqui algumas ideias: voltar a leiloar mas em conjuntos de lotes. Por ex 2 a 3 lotes em conjunto. Porque não, contactar as escolas na aérea geográfica da convenção e convidar os professores de ciência da Natureza a estarem presentes e oferecer alguns lotes. E assim promover a APK e os Killies junto a potenciais sócios.
Cumprimentos29/10/2011 às 20:47 #229366Distribuição das listas dos lotes a concurso por todos sem excepção:
a meio da tarde de sábado, ainda antes do jantar, já havia quem as tivesse
e ao jantar algumas pessoas ficaram a seguir.Mas é claro que há sempre um ou outro xico esperto que consegue convencer quem está ao computador (que já está pelos cabelos e quer é ver-se livre das melgas) a imprimir-lhe uma cópia antes de estas serem fotocopiadas em massa.
Distribuição das listas dos lotes a concurso por todos sem excepção:
a meio da tarde de sábado, ainda antes do jantar, já havia quem as tivesse
e ao jantar algumas pessoas ficaram a seguir.
A corrigir de futuro. Ou todos têm ou ninguém tem. Também não deverá ser dado um privilégio a quem vai ao jantar. Sempre tem havido grandes dificuldades na impressão das listas. Situação a melhorar com a compra de uma nova impressora. Esta foi oferecida, mas é para isto que precisamos de investir.A meio da tarde de Sábado, no espaço da convenção, muito antes de saimos para o jantar
havia gente com listas na mão! Dirigi-me ao Eduardo e pedi. Respondeu-me que ainda não tinham sido distribuidas, só ao jantar.Olá
Vou apenas responder, e de uma vez só, a estes comentários que me afectam particularmente.
As listas de classificação geral são sempre impressas e entregues no Jantar da CAPK e antes do Leilão. Este ano, e após muita insistência, abri uma primeira, única e última excepção a um sócio que teve que sair antes do jantar e já não voltaria à convenção. As minhas desculpas e a promessa que não tornará a acontecer nem que eu tenha que me sentar em cima das listas!
Infelizmente, todos os anos tenho a infeliz tarefa de ter que vigiar a impressão das listas para que não sejam tomadas “emprestadas” por alguns transeúntes, o que me impede sempre de ver os peixes da CAPK na única altura em que o poderia fazer! Mesmo assim, todos os anos, algumas listas aparecem a circular… Não quero fazer acusações nem quero falar mais sobre isto até porque não preciso de mais aborrecimentos para me “cansar” como eu já estou há muito tempo…!
Um abraço a todos
29/10/2011 às 23:47 #229367Castro
O numero de listas impressa e disponivel para o jantar nos ultimos anos tem andado à volta das 40, são as que me são dadas na altura. Eu vejo logo que portugueses e estrangeiros se vão queixar porque podem não ser suficientes e fazem-no mas não há mais e a pessoa que trata disso não tem tempo para mais, o que é obvio tendo a carga de trabalho que tem durante o sabado e nos outros dias, já demasiado faz ele.
No jantar faço uma primeira ronda a dar as listas e se sobrarem dou as outras numa segunda vez, sobrou uma. Antes do leilão da-se a quem quiser e sobram. Há alguma duvida? Vamos fazer o quê com as listas e troca-las por droga em vez de as dar? Faz-se o melhor que se pode, da-se o que há, não se pode inventar.
Este ano sobraram mais lotes que o habitual, se alguem andou a dar pontapés nos sacos isso é responsabilidade de quem o fez, nem da direcção nem de quem teve responsabilidades na convenção. Pode-se evidentemente procurar salvaguardar os peixes no futuro em recipientes adequados. Não há alternativa melhor que dar os peixes que sobram. Mantê-los significa que alguem tem que ficar com eles e issso pode ser inconveniente e não haver ninguem para isso.
Quem quer os lotes a preço baixo ou compra-os até ao limite que se impôe ou vai compra-los, se possivel, a preço base no fim do leilão. Baixar o preço conforme a falta de licitações era sermos parvos, não somos.
Para as revistas serem consultadas na convenção teria que lá estar lá alguem permanentemente. Sim, era garantido que parte desapareciam se não fossem guardadas. É possivel numa futura convenção fazê-lo? Não me parece que seja muito desejavel mas é sem duvida possivel fazê-lo. Tu e o Vasco estão a confundir as coisas, eu falei exclusivamente no contexto da convenção. É claro que há um regulamento de consulta das revistas. Ter as revistas na convenção e respectivos condicionalismos é um assunto que não foi tratado, é isso que eu disse.Abraço
Paulo JoséMeus Srs.:
A partir deste momento o meu lugar de Coordenador de Núcleo Norte está á disposição da Direcção.
Cps
A. Castro30/10/2011 às 11:14 #229368Amigo Castro,
Quando falei consigo por telefone antes de responder ao tópico e mesmo a resposta escrita foi feita em nome individual, como elemento da direcção. Nenhuma, mas mesmo nenhuma destas respostas representam a posição da Direcção. Porque simplesmente a Direcção não existe, existem apenas posições e iniciativas individuais de alguns dos seus elementos.
E é este o resultado de uma crise que se arrasta há bastante tempo e que eu tenho procurado sistemáticamente colmatar.
A sua posição é mais um resultado da situação que se vive.De modo algum, eu e mais uma vez falo em nome individual, poderia sequer pensar em a APK poder abdiquir do trabalho e dedicação que o meu amigo Castro tem desenvolvido em prol da APK e do Nucleo Norte. E eu sei há quantos anos…
Em relação à carta do Nucleo Norte sei também o que o moveu a escrevê-la e à grande maioria das pessoas presentes na reunião. Fazer melhor, corrigir aspectos que não correram bem e contribuir de uma forma positiva para o engrandecimento da APK.
Sei que em alguns aspectos fui duro, talvez de mais e injusto para a maioria dos presentes. Mas para quem as minhas palavras eram dirigidas sabe bem para quem eram. Eram para quem procurou destruir o trabalho de toda uma equipa que incluiu os elementos do Nucleo Norte, para quem procurou minar os chats que são de leitura de todos os sócios da APK.
Sim, para essas pessoas as minhas palavras não foram suficientemente duras.Já para si, amigo Castro, se causaram algum desconforto, peço sinceramente desculpa. Até porque sempre contarei com a sua ajuda como coordenador do Nucleo Norte. O que está bem é sempre para continuar.
Um abraço,
Luis Oliveira
30/10/2011 às 12:20 #229369Castro
Este ano sobraram mais lotes que o habitual, se alguem andou a dar pontapés nos sacos isso é responsabilidade de quem o fez, nem da direcção nem de quem teve responsabilidades na convenção. Pode-se evidentemente procurar salvaguardar os peixes no futuro em recipientes adequados. Não há alternativa melhor que dar os peixes que sobram.
Abraço
Paulo JoséPaulo,
Aqui não posso concordar contigo, os peixes estão à guarda da organização desde que são entregues para exposição até que tenham sido encaminhados para alguém.
Pode não ter sido possível fazer melhor. E eu pessoalmente não estive lá para ajudar nessa fase.
Mas já em 2010 vi sacos a serem atirados e rebolarem, na ânsia de alguns em encontrarem o que queriam. E foi comentado que se teria que corrigir a cena.Uma ideia seria os lotes não licitados serem entregues de imediato ao respectivo criador, se presente. Assim ficariam muito menos para o fim. Os que ficam é imperativo que não se deixe sofrerem mais maus tratos.
Outra questão é o tipo de linguagem: penso que ninguém terá dito que queriam fumar as listas…
Abraço,
João30/10/2011 às 12:51 #229370ola,
Castro
Este ano sobraram mais lotes que o habitual, se alguem andou a dar pontapés nos sacos isso é responsabilidade de quem o fez, nem da direcção nem de quem teve responsabilidades na convenção. Pode-se evidentemente procurar salvaguardar os peixes no futuro em recipientes adequados. Não há alternativa melhor que dar os peixes que sobram.
Abraço
Paulo JoséPaulo,
Aqui não posso concordar contigo, os peixes estão à guarda da organização desde que são entregues para exposição até que tenham sido encaminhados para alguém.
Pode não ter sido possível fazer melhor. E eu pessoalmente não estive lá para ajudar nessa fase.
Mas já em 2010 vi sacos a serem atirados e rebolarem, na ânsia de alguns em encontrarem o que queriam. E foi comentado que se teria que corrigir a cena.Uma ideia seria os lotes não licitados serem entregues de imediato ao respectivo criador, se presente. Assim ficariam muito menos para o fim. Os que ficam é imperativo que não se deixe sofrerem mais maus tratos.
Outra questão é o tipo de linguagem: penso que ninguém terá dito que queriam fumar as listas…
Abraço,
JoãoFaço das minhas palavras as da Joao, se me da permissao.
E mais, aquilo que Paulo Alves escreveu, nao foi so para o Castro mas sim para todo o nucleo do norte, sendo assim tomo o partido do Castro, porque pessoa como ele, nao merece tamanha falta de respeito.
O meu lugar tambem ta a disposicao…..
abj
Luis Pontes30/10/2011 às 13:00 #229371Viva,
Tenho estado quieto a ver as conversas a evoluírem mas como sócio da APK tenho que intervir pois julgo estarmos a chegar, no meu ponto de vista a um ponto muito sensível e talvez sem retorno.Foram ditas muitas coisas neste tópico, provocando respostas e atitudes que, por um lado já se espera de alguns sócios, pelo seu perfil humano e por outro, sinceramente, que não nos leva a lado nenhum.
A CAPK 2011 teve bons e maus momentos, desde á organização ao fecho dão evento (temas já falados em vários tópicos), no entanto o que interessa ė que mais uma vez foi um sucesso.
Ė certo que foi á custa e esforço de alguns elementos mas que mais uma vez fizeram o impossível, no entanto é que conseguimos (como associação) e tivemos uma das melhores convenções do Ano.
Se filtrarmos os comentários menos próprios das sugestões que foram dadas neste tópico e em outros semelhantes sobre a CAPK 2011, ficamos com várias sugestões que a direcção deverá analisar para a CAPK 2012.
Deste modo sugiro que se crie um novo tópico para o capk 2012. Este tópico deve ser usado para que os socios deixem as suas sugestões e não para comentários ou provocações.
Se possível a direcção poderá ciar um grupo interno para se analisar as sugestões, não devendo os sócios aguardar respostas imediatas e online dado ainda estarmos a 11 meses da CAPK 2012 e poderem existir considerandos que todos nos desconhecemos.
Acredito que tudo o que foi dito vai tornarmos mais fortes como associação e indivíduos.
Luis
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.