A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 63)

Home Forum APK Área Reservada a Sócios APK Vida Associativa CAPK11: Pontos a ponderar

• Autor
    Artigos
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Vasco, eu estava a referir-me às circunstâncias de ter as revistas na convenção, não aos termos de cedência do espolio da biblioteca da APK.

Pois  ;).

O problema dos juizes só está mais ou menos equacionado depois do almoço de sabado, aí já se sabe quem está, quem tem peixes em que grupos e quem está disponivel para julgar. Depois é a tragedia grega do costume.

Durante anos a escolha dos juízes foi pacífica e funcional, não houve tragédia nenhuma. Volto a repetir: não é por as coisas não terem corrido na perfeição este ano que se pode pôr em causa um processo que tem funcionado bem. Quem tiver a seu cargo esta tarefa na próxima convenção deverá ter mais atenção ao que faz e, se quiser seguir a sugestão do Azevedo para melhorar o procedimento, planear as coisas com a devida antecedência. Normalmente sabe-se alguns dias antes quem vai comparecer na convenção. Não custa nada fazer uma lista provisória de juízes com base nesse conhecimento e contactá-los por email ou telefone perguntando se estão na disponibilidade de serem juízes e que peixes pensam apresentar a concurso. Essa lista passa a definitiva ainda antes da convenção e no sábado apenas se fazem acertos de última hora. Não parece muito difícil de pôr em prática.

E nunca vamos sair disto sem dar um passo noutra direção, se esse passo não é aceite não há nada que eu outra pessoa possa fazer, eu já propuz esse passo, mas o problema já não vai ser meu.

Tens uma qualidade extraordinária: és persistente :). Fazes lembrar o Chavez, coitado. Fez um referendo, perdeu. Qual a solução, aceitar elegantemente a derrota? Não, fazer outro referendo! E outro se for preciso, até ganhar por cansaço da oposição  :). O passo que propões é errado e foi recusado as vezes suficientes para te conformares. Há outras formas de resolver o problema sem pôr em causa a igualdade absoluta de tratamento para todos os concorrentes.

Termino apenas dizendo que as quesílias pessoais e diferenças acaloradas que têm existido e subsistido nos últimos tempos não beneficiaram em nada a Convenção em particular e a APK em geral. Também tenho e tive algumas diferenças com algumas pessoas mas tenho-as tentado resolver, embora admita que nem sempre da melhor forma.

Filipe, numa organização como esta é normal que existam diferenças de opinião entre as pessoas. Vê o caso acima sobre a escolha de juízes, uma questão que eu e o Paulo discutímos há anos. Como esta temos muitas outras e não deixamos de ser amigos por causa disso. Incompatibilidades pessoais também existem, naturalmente. Trata-se de um grupo muito heterogéneo de pessoas, as divergências são inevitáveis. Mas como tu próprio dizes essas coisas são pessoais, não há necessidade de as discutir em público e não podem servir de justificação para não se fazerem as coisas como deve de ser.

Abraços.

Josep Franch
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 16
    • Totais: 18
    • Membro Bronze

As convenções são processos em melhoria continua e que nunca estão completamente perfeitos. O que interessa é que a performance da nossa malta é alta e o resultado final é sempre bom.
    Completamente de acuerdo, Paulo.
    No creo que las opiniones que estos días se están reflejando en diversos tópicos deban considerarse quejas. Creo que, todas ellas, tienen como intención el mejorar diversos aspectos. Siempre podemos mejorar.

Como Filipe pienso que el mejor fondo para los acuarios en las exposiciones es la turba. El fondo desnudo genera reflejos y estrés en los peces.
    Recuerdo aún el momento en que se puso turba en el acuario de unos anuales. Al momento los peces adquirieron una preciosa coloración y el juego amoroso se desató al instante.

El tema jueces es complejo. Tenemos todo un año para debatir. Creo que la figura de juez asistente puede ser muy buena para formar jueces. Si hubieran suficientes formados en las convenciones APK no deberíamos estar tan pendientes. El disponer de algo de bibliografia para poder consultar/mostrar también podría ser interesante.

Quisiera decir, para aquellos que no han asistido a muchas otras convenciones, que la de la APK sigue siendo de las mejores de Europa.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Vasco

Este tema dos juizes já se está a arrastar demasiado, para o terminar da minha parte, eu perguntei na direcção há cerca de mês e meio se eu iria tratar do assunto, outro membro da direcção disse que seria com ele. Como sabes muito bem era impossivel eu tratar do assunto com ele com a antecedência necessaria por falta de disponibilidade de tempo da parte dele. Assim está está estabelecido que eu pensei no assunto com bastante antecedência mas nada pude fazer.
    Eu acato sempre o que é decidido mesmo quando tenho razão como agora. Nunca fiz de forma contraria. Apesar disso estás constantemente a sugerir o contrario apesar de não poderes dar exemplos porque nunca aconteceu.
    Lá fora não te perguntam se tens peixes no grupo que vais julgar e mesmo que o digas expressamente estão-se nas tintas, confiam na tua integridade. O que eu propuz fazia mais salvaguardando totalmente a integridade, a justiça e a transparência, arrisco-me mesmo a dizer que era uma solução quase perfeita. Foi decidido noutro sentido, as dificuldades vão-se manter, é inevitavel.
    Por mim o assunto está encerrado.

Abraço
    Paulo José

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

… mesmo quando tenho razão como agora

😀 És incorrigível!

É, de facto, um assunto encerrado. Mas sei que um dia voltarás à carga  :).

Abraço.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Vasco

Tens dificuldade em ouvir, deve ser da distância, não volto a falar do assunto e já não me diz respeito , definitivamente, alem de que não vou estar em posição de o fazer.
    Estou é à espera de fotos, nem só de Nothobranchius vive o homem nem o APKista em particular, venham elas. Como correspondente particular da APK em Moçambique estás a produzir muito pouco depois de um começo promissor.

Abraço
    Paulo José

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Tens dificuldade em ouvir, deve ser da distância, não volto a falar do assunto e já não me diz respeito , definitivamente, alem de que não vou estar em posição de o fazer.

Paulo,
    Vais viajar? será que tambem vais juntar-te à comitiva Moçambicana?

heheh

Luis

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

boas

sei que sou novo nesta associaçao e nem posso falar desses assuntos complexos, mas no meu ver o que interessa é mesmo os nossos peixinhos.
    se estao de boa saude, se tao a por ovos etc.

viva os killies o resto é conversa 😉

abraços a todos

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Luis

Ainda não sei, não vai ser tão cedo, para Moçambique não é. Temos que começar a diversificar, ter correspondentes a mandar fotos e se possivel peixes dos mais diversos sitios. Neste momento há dois no Equador, se ainda não levaram com um dardo com curare nem foram comidos devemos ter mais uns Rivulus para a semana na Lusitânia.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Eu faço minhas as palavras do Paulo:

Cadé os Nothos?

Afinal quando é que começa a chuver aí por Moçambique?! Aqui, por Portugal, já começou! E não é pouco, o país já está coberto de poças de água! Até já pensei em ir de camaroeiro, ali para os lados do Cais do Sodré… quem sabe não se apanha um Aphyosemion ou outro.

Miguel

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Então mas afinal parece que já começou…

http://freemeteo.com/default.asp?la=18&gid=1040652&pid=23

Aquilo vai ESTOIRAR de killies dentro de umas semanas! 🙂

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Caros consócios da APK,

Mais uma vez ponderei se deveria responder ou não a este tópico. Pessoalmente acho que como era dirigido à Direcção da APK deveria ser o seu Presidente a responder, tanto mais que viveu o período em análise do princípio ao fim. Mas como tem estado fora do país e pelo respeito e consideração que os sócios me merecem, resolvi responder como elemento da Direcção, mas a titulo individual. Lamento desde já a má impressão que vai causar a novos sócios que ficarão com uma idéia bem diferente daquilo que é a APK. 

Assim:

É permitido a um criador alimentar os seus peixes durante a Convenção?
    Já foi amplamente debatido, também acho que se se alimentarem os peixes deverão ser todos e terão que ser com o mesmo alimento e por um elemento da organização.

Quando um criador, ou alguém em seu nome, dá entrada aos seus lotes estes não deveriam ficar no seu aquário até ao final da Convenção?
    Gostaria de ver este ponto perfeitamente esclarecido. Foi retirado algum lote durante a Convenção e recolocado só no sábado? Se assim foi, está errado, não é permitido e quem identificou a situação deveria ter falado de imediato. Agora é tarde para corrigir. Não sendo dirigido as minhas palavras seguintes ao meu amigo Castro, adianto que em relação a este ponto sei que há uma ou duas pessoas que pretendem contaminar o ambiente na APK. Garanto-vos que se as difamações continuarem terei que agir em função dos regulamentos da APK. Ou então que se assumam e tornem as acusações oficiais, provadas e publicas. Mas como o que pretendem é muito mais do que contribuir para que a APK cresça, estou certo que não compreenderão.

Há alguma razão para que os peixes “albinos” não sejam avaliados dentro do seu grupo?
    Mais uma vez outra situação que deveria ter sido logo esclarecida e neste caso identificada. Aliás bem fácil, porque existe uma listagem de entrada em cada grupo.

Durante a avaliação só deveriam estar presentes os juízes que vão avaliar, para evitar desconcentração dos mesmos e interferências do público.
    Perfeitamente de acordo. No entanto, teríamos que fechar a convenção ao publico durante umas horas e quem ficaria a perder eram os visitantes. A solução seria julgar o mais cedo possível, logo com menos publico e com limitadores de acesso junto dos juízes.

Ao darem entrada de peixes que morreram na viagem ou em casa de quem os recebeu enviam registos fotográficos para o respectivo criador?
    Que eu saiba em nenhuma parte do mundo se faz. Ainda acredito que é possível uma APK em que a confiança e a honestidade imperem.

Reconsiderar os preços do bar. É certo que estamos na Europa mas trata-se
    de um cantinho de baixos salários…

De acordo, a analisar no futuro. Mas precisamos de fontes de rendimento para poder reinvestir. E não investimos em proveito próprio. Uma lição de vida que poderá servir para muita gente…

Quando um lote não tem interessados deveria ser licitado a descer e não ser posto de lado e, se mesmo assim, não houver interessados esse lote deveria ser entregue ao seu criador, para que não aconteça o que aconteceu no fim: num momento o lote de casais era a 3euros e o grupo de cria a 5 euros e no momento seguinte eram gratuitos!
    Mesmo no fim houve lotes que foram comprados pelo preço base. A grande maioria aliás. E os que ficaram foram oferecidos, o que me parece muito preferível a deixá-los dentro de sacos de plástico. Quem estava interessado num determinado lote não ficou à espera pelo fim, nem ficou injustiçado. Comprou-o certamente por um mínimo de três euros e digo apenas três euros.

Nos lotes com peixes grandes, mesmo grandes, é recomendável a utilização de aquários maiores ou em caixas por exemplar.
    A opção “separador interior” também é viável mas não recomendável

Normalmente é assim que se procede. Normalmente o casal é separado por dois aquários. Uma situação pontual não pode ser generalizada.

Optar por pôr turfa ou carvão activado no mesmo grupo nunca as duas variantes sob pena de criar condições desiguais entre peixes durante a avaliação
    De acordo. Sou a favor de todos terem turfa.

Distribuição das listas dos lotes a concurso por todos sem excepção:
    a meio da tarde de sábado, ainda antes do jantar, já havia quem as tivesse
    e ao jantar algumas pessoas ficaram a seguir.

A corrigir de futuro. Ou todos têm ou ninguém tem. Também não deverá ser dado um privilégio a quem vai ao jantar. Sempre tem havido grandes dificuldades na impressão das listas. Situação a melhorar com a compra de uma nova impressora. Esta foi oferecida, mas é para isto que precisamos de investir.

Neste CAPK faltou também o “Cantinho da Biblioteca”. Esta era uma boa oportunidade para consultar as obras das nossas congeneres europeias, pelo menos para os que moram longe
    Uma ideia a explorar, no entanto as solicitações à nossa bibliotecária durante todo o ano são simplesmente frustrantes.

Meus amigos, os killies, o objecto  deste nosso hobby, que
    nos junta periodicamente são seres vivos,
    que nos merecem todo o respeito e não são para serem tratados
    como “comida de ciclidos” …

“Comida de Ciclideos”; “Sardinhas descoloradas” ou “Peixes maricas” são piadas privadas entre amigos e que deverão ser entendidas como tal. Jamais alguém poderia pensar uma enormidade desse tipo. É pena que aja quem não as compreende.

…ou serem atirados para o lado ou ainda afastados a pontapé porque “não interessam” .
    Esta é uma acusação demasiado grave que eu gostaria de quem a afirmou tivesse a dignidade e a coragem de a fazer pessoalmente e logo no local.

Para alguns, ter killies poderá significar negócio, mas  para outros significa perdas económicas e muito tempo…
    Como se trata de uma carta aberta à direcção, duvido que aja alguém na direcção que veja nos killies um negócio. Infelizmente há algumas pessoas perfeitamente identificadas que não estão a viver o espírito com que a APK foi criada durante todos estes anos e a entrar no caminho fácil da desestabilização e criação de mau ambiente. Mas como falo em nome individual poderei dizer que tudo farei para que tal não suceda.

Apesar das minhas palavras, em alguns casos demasiado duras, continuo a manter elevada estima e consideração pelos sócios que elaboraram esta “carta aberta”.Acredito que o fizeram com boa intenção e com a vontade de se corrigir e melhorar ainda mais a nossa Convenção. Peço-vos apenas que não se deixem “contaminar” e que avaliem de uma forma criteriosa toda o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos por sucessivas direcções da APK.

Um abraço,

Luís Oliveira

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva.

…ou serem atirados para o lado ou ainda afastados a pontapé porque “não interessam” .
    Esta é uma acusação demasiado grave que eu gostaria de quem a afirmou tivesse a dignidade e a coragem de a fazer pessoalmente e logo no local.

Não sendo eu o visado nas palavras do Luís Oliveira verifiquei que isto se passou após o leilão.
    Passo a explicar:
    Como todos aqueles que estavam presentes puderam verificar o local reservado á cooperativa estava mesmo por detrás da mesa onde se procedeu ao leilão.
    Apesar de todo o cuidado ser posto em colocar os lotes não vendidos dentro de caixotes de plástico infelizmente o seu número foi grande sendo necessário utilizar uma área do chão mesmo junto á zona da cooperativa.
    Logo após o final do leilão e quando me dirigia para o referido local verifiquei que algumas pessoas tentavam adquirir os lotes não vendidos instalando-se alguma confusão impedindo-me até de passar.
    Na ânsia de “procurar alguma coisa com interessevi alguns sacos a serem atirados para o lado sem o mínimo cuidado.
    Tenho quase a certeza que um dos peixes morto dentro de um dos sacos teria sido pisado…
    Tanto eu como alguns sócios chamamos a atenção das pessoas para tais situações que num ápice acabaram quando souberam que fora da sala “havia comida de borla”…
    A maneira de disponibilizar, depois do leilão, os lotes não vendidos deverá pois ser repensada de modo a evitar essas situações. A utilização dos caixotes de plástico (há uns usados para venda de fruta) poderá ser uma solução.
    Não basta só criticar é preciso ideias novas.

Cumprimentos.

ramiro
    Participante
    • Topicos: 17
    • Respostas: 174
    • Totais: 191
    • Membro Bronze

Boas noites

Perante o que disse o Vitor:

A maneira de disponibilizar, depois do leilão, os lotes não vendidos deverá pois ser repensada de modo a evitar essas situações.

Situações muito tristes para quem gosta de Killis, os aprecia, e se preocupa com o seu bem estar, assim sendo, gostaria de propor duas ideias a apreciar por todos vós, talvez vá contra os regulamentos, não sei, que digam vossa justiça:

1-Vender esses lotes na NET, sendo esses valores a reverter para a APK, ou
    2-Distribuir esses lotes só pelas pessoas que trabalharam para a convenção, sendo elas da direcção, sócios ou não sócios, desde que tenham sido voluntários para a concretização da mesma, dessa forma penso iria haver mais voluntários e havendo mais, mais leve seria esse trabalho.

Cumprimentos
    Ramiro

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Vitor,

Eu não viso ninguèm em particular. Gosto é das situações esclarecidas com frontalidade e frente a frente. Como tu agora  fizeste.

Por mim a situação está agora identificada, é lamentável que tenha acontecido e terá que ser evitada e corrigida no próximo ano.

Obrigado por me ajudares a esclarecer esta situação.

Um abraço,

Luis Oliveira

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Boas a todos.
    Peço desculpa às pessoas que têm passado por aqui, por ainda não ter dito nada;
    tenho estado fora de combate com uma gripe.
    O objectivo do Núcleo Norte não foi lançar a confusão no seio da APK; foi simplesmente alertar!
    Há pouco tempo atrás, um sócio mostrava aqui a sua indignação por se aperceber que havia uma indefenição relativamente ao local do CAPK11 “…com que imagem os estrangeiros iriam ficar…” enfim, todo mundo sabe isso.
    Agora imaginem que era um estrangeiro que até nem fala português (alguns dos estrangeiros que frequentam a convenção até entendem o português ) que se apercebia destas
    ocorrências. O que é que ele iria pensar? o que é que ele ira dizer aos seus colegas?

Paulo Alves
    A meio da tarde de Sábado, no espaço da convenção, muito antes de saimos para o jantar
    havia gente com listas na mão! Dirigi-me ao Eduardo e pedi. Respondeu-me que ainda não tinham sido distribuidas, só ao jantar.
    No Jantar estas estavam a ser entregues um conjunto por três ou quatro pessoas, não havia para mais. Isto foi-nos dito por ti, que foste quem passou ao nosso lado na distribuição. Se ainda sobrou uma…

Ainda as revistas da Biblioteca
    “…As ditas poderiam desaparecer da zona da Biblioteca …”
    Eu pergunto: as coisas desapareceram da area da Cooperativa? Que eu saiba não! Por isso porque é que as revistas poderiam desaparecer da area da Biblioteca?
    Além do mais o regulamento da Biblioteca permite fazer o levantamento das obras para consulta, mediante o preenchimento de uma ficha.

Vasco
    É verdade, sim senhor. O esforço que os elementos da direção desta associação realizaram para erguerem esta, passou-me ao lado.
    Mas acredite que sei muito bem dar valor ( eu também estou a lançar as minhas sementes, lembra-se? ) a todo esse esforço, dedicação e carinho que as pessoas desenvolveram desde 1998 para que esta planta podesse crescer. E que ainda o fazem.
    E é para continuar a crescer com esforço, carinho e dedicação que nós , Núcleo Norte, fizemos este alerta, para que as coisas não se banalizem.
    Cps
    A. Castro

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 63)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0