A visualizar 14 artigos - de 31 a 44 (de um total de 44)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Apresentação – Carlos Jorge

  • Autor
    Artigos
  • #240742
    Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 476
    • Totais: 503
    • Membro Prata
    • ★★

    olá Carlos nao desanimes na proxima reuniao levo um macho, se nao for farei chegar o dito aos Olivais.
    Eu avisei que eram tipo Houdini, nunca tive uma especie tao expert no escape livre.
    um abraço

    #240743
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Boas Joaquim,

    Obrigado pela tua compreensão e disponibilidade. Por vezes, por mais que estejamos avisados temos que passar pelas experiências para aprendermos (como os gaiatos) kkkkkkk. A única hipótese que encontro é ter saltado para cima do filtro depois para cima do termostato e passado pelos cerca de 5 milimetros entre os fios… era sem duvida um grande ginasta.

    Numa espécie de “crónicas dos meus aquários”, ao fim de uma semana, finalmente os “bichos” habituaram-se à minha presença e aproximação, já aprenderam que vão comer. hehehe

    O alimentador já não é um “monstro estranho” e já sabem ir lá alimentarem-se, mas é claro, a viúva marmuratus tinha que arranjar maneira mais fácil de o fazer e pela quinta vez já a vi dentro do alimentador, depois de ter a barriga cheia salta para fora, enfim… Haja paciência!

    etxp47.jpg

    #240744
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Meus caros,
    Aqui vão noticias, depois de muito penar para conseguir criar as condições indicadas.
    O casal Fundulopanchax nigerianus P82, oferecido pelo Alberto Reis, já deu seus frutos, tenho os primeiros 5 alevins que consegui detectar, num cubo vod que o Luis me gentilmente cedeu.

    2mi01e0.jpg
    Naturalmente que para vós, “A montanha pariu um rato”, mas para mim é um passo importante.  É visível um deles 😉

    #240745
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    O alimentador já não é um “monstro estranho” e já sabem ir lá alimentarem-se, mas é claro, a viúva marmuratus tinha que arranjar maneira mais fácil de o fazer e pela quinta vez já a vi dentro do alimentador, depois de ter a barriga cheia salta para fora, enfim… Haja paciência!

    etxp47.jpg

    Estes peixes são incríveis…

    #240746
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva Carlos,

    Todos começamos com os primeiros passos, geralmente com muitas quedas. Mas a verdade é que vamos continuando a crescer até ter um passo mais ou menos seguro.

    Os teus alevins nasceram naturalmente no aquário dos pais?

    No Inverno temos o problema do aquecimento das caixas e caixinhas  onde colocamos os ovos. Neste momento, a temperatura ambiente começa a estar indicada para retirar ovos e fazer a incubação à parte.

    Boa sorte com os meninos. Vais vê-los crescer.

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240747
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Obrigado Luis pelo teu comentário.
    Agora, com condições mais adequadas, cada casal no seu aqua e respectivas mop's, como a temperatura ambiente tem estado dentro dos parâmetros, vi que a mop dos Fundulopanchax nigerianus P82 continha ovos e “plantei-a” no cubo, apenas retirei os ovos que se encontravam brancos. Sei que idealmente deveria ter retirado os ovos para caixa petri mas optei por este método. Coloquei um pouco de spirulina e pus artémia a eclodir.

    #240748
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Já contei 10 alevins de F. N. P82 e nota-se já diferença nos seus tamanhos.

    Relativamente aos Aplocheilus Lineatus Gold, têm tendência para reproduzir fora das Mop's, só consegui ver 2 ovos.
    Parecem é piranhas! Já não ponho nem os dedos dentro do aqua…  😛
    11gj512.jpg

    Os Nematolebias papilliferus “Inoa” também vão de vez em quando ao copo de turfa, mas até agora só vi 2 ovos, retirei a turfa e daqui a 15 dias molho-a (É isso, não é?)

    Aphyosemion australe “Cap Estérias” EBT 96/27, são os mais tímidos e até agora não vi nenhum ovo na mop.

    O meu primeiro e que ficou viuvo (A. Striatum), continua lindo de morrer, pena não arranjar fêmea  🙁 Se alguém precisar dele… estará disponível.

    2qk6moi.jpg

    #240749
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas
    Em relação aos Inoa, guardas a turfa com ovos durante pelo menos três meses e só depois é que molhas.
    Um abraço.
    já agora o pote tem turfa com a altura do cumprimento do macho.
    Guardas a 24 graus.

    #240750
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Boas José,
    Agradeço-te muito a resposta, de facto já ouvi isto tudo umas cem vezes e pensava que dominava a “cena”, mas afinal… Hehehe
    Ok! Preciso de ajuda. Da pouca informação que li sobre a espécie fiquei com a ideia que a diapausa para a espécie era de 15 dias, pelo que mais uma vez se confirma que se há sitio fidedigno sobre Killies é a APK e os seus muito prestáveis co-sócios.

    Situação: O casal está alojado num aqua 40 cm, o ninho consta de um copo de whisky (vazio… Claro!), com cerca de 2 cm (altura) de fibra de coco. De facto, quando trouxe o casal o ninho parecia gigante, mas agora estão com o dobro do tamanho do que há um mês atrás. Assim será correcto pôr antes, um copo de long drink?
    Tenho a turfa numa caixa plástica sem a tampa completamente  fechada, vai ser necessário humidificar ao longo dos 3 meses?
    Quanto à temperatura, estou a pensar, quando puder, investir num aparelho de ar condicionado, será a única maneira eficiente de a controlar, mas para já… 
    1zx1aj7.jpg
    Estou apaixonado por estes bichos!

    #240751
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas
    Eu prefiro usar aqueles frascos do mel com a boca larga, de meio litro, o fundo de um garrafão de cinco litros, com quinze cm de altura, com uns oito de turfa.
    Os teus peixes devem estar agora com metade do tamanho que atingem.
    Um abraço.

    #240752
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva Carlos,

    Da minha curtíssima experiência com anuais:

    Em relação à altura da turfa no recipiente colocado no aquário há que ter em atenção um pormenor. Se se trata de um anual africano (p. ex. Notobranchius) o  casal não se enterra na turfa. Deposita os ovos praticamente à superfície. Daí a altura da turfa não ser tão importante.
    Caso se trate de um anual sul americano, o casal no frenesim da desova enterra-se completamente na turfa. Daí o conselho do Zé para teres a turfa com a altura do comprimento do macho. Há quem opte por usar um comprimento e meio. Não vá o artista bater com a cabeça no fundo. 😉

    Quanto ao ensacamento:
    – Retirar o vaso do aquário e coar a turfa. Pode-se usar uma meia de senhora ou um coador.
    – Colocar sobre papel de jornal para absorver a humidade em excesso. A turfa deve ficar com a humidade semelhante à do tabaco de cachimbo.
    – Colocar em sacos de plástico ziploc. Em alternativa, sacos normais bem fechados.
    – Escrever no saco o nome da espécie, data de recolha e data provável para molhar. Este passo é importante, porque vários sacos se vão juntar e potencialmente confundir.
    – Quanto à conservação em temperatura adequada, com o aumento da temperatura sazonal a tarefa fica facilitada.
    – Só abrir os sacos para verificar o estado de evolução dos ovos, pensando já na possível molha.

    Espero ter ajudado. Se escrevi algo errado (como disse não tenho experiência com anuais) agradeço que me corrijam.

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240753
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Mais uma vez, obrigado, José e Luis pela lembradura dos procedimentos para a especie. Os sacos ziplock e o pote recomendado já existem e no fim de semana tratarei do assunto.
    Entretanto, já vi 2 alevins de Aplocheilus Lineatus Gold.  😀
    As vitórias são pequenas… Mas não deixam de ser vitórias.

    #240754
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas isso quer é continuação.
    Um abraço

    #267133
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    CUIDADO COM OS DEDOS

    • Esta resposta foi modificada Há 5 years, 11 months por Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos Kakokoy.
A visualizar 14 artigos - de 31 a 44 (de um total de 44)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0