- This topic has 43 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 6 years, 7 months by Kakokoy.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação – Carlos Jorge
-
AutorArtigos
-
20/04/2016 às 18:32 #240727
Viva Carlos
Em princípio sou capaz de ir à reunião de maio do Núcleo Sul. Se por acaso também for e se assim o desejar, terei todo o gosto em lhe oferecer um casal de Aphyosemion striatum LEC 93/29.
Abraço
José Cristiano
20/04/2016 às 19:28 #240728Carlos,
Ninguém pode levar a mal as tuas opiniões e perguntas. Aliás, eu volto a dizer, ainda bem que o fazes!
Claro que é possível colocar sílica preta ou outro tipo qualquer de substrato. Há grandes criadores que o fazem. Eu não uso por opção própria. Como não uso um grande sistema de filtragem (há aquários que simplesmente não tenho nenhum) optei por algo que me facilitasse as aspirações do fundo, aquando das mudas de água.
Quanto à areação, o filtro de canto proporciona a areação mais do que suficiente. Eles não gostam de água muito agitada. Pelo contrário. O aquecimento, a evolução da temperatura ao longo do ano acabará por ditar o usar ou não.
Abraço,
Luís Oliveira
20/04/2016 às 19:39 #240729Boas.
podes por plantas, ficam muito bons e filtram. As folhas de sobreiro também servem e já ficas com fundo coberto. A areia não porque os peixes vão estragar as barbatanas. Um abraço. Amigo21/04/2016 às 11:11 #240730Caro José Cristiano,
Desde já agradeço a sua oferta, a qual terei imenso orgulho em aceitar.
Em boa verdade, sinto que me fará uma passagem de testemunho, que ficarei fiel depositário de um espólio pertencente à APK e com a responsabilidade de lhe dar continuidade. É no fundo a função do Programa de Manutenção que sendo diferenciador, cria esta dinâmica associativa.
Não me vai dar um casal de peixes qualquer comprado num boteco, sei que são descendentes de espécimes capturados no seu habitat natural, no Gabão, no ano de 1993 e sei o nome dos seus colectores. São descendentes desses espécimes por vocês mantidos desde à 23 anos que me confiam… Vou tentar prosseguir com o desafio de cuidar deste legado e espero não os desiludir.Procurei por informação sobre a reunião a que se refere mas não consegui localizar.
O meu muito obrigado. Abraço.
Viva Carlos
Em princípio sou capaz de ir à reunião de maio do Núcleo Sul. Se por acaso também for e se assim o desejar, terei todo o gosto em lhe oferecer um casal de Aphyosemion striatum LEC 93/29.
Abraço
José Cristiano
21/04/2016 às 11:34 #240731Olá Carlos
O núcleo Sul reúne-se todos os segundos sábados de cada mês ( em Maio é no dia 14 ) no Espaço Monsanto (Parque Ecológico de Monsanto)
a partir das 11 horas, é um local bonito onde trocamos ideias entre sócios e amigos da APK, é só aparecer.Até lá
AbraçoFrancisco Redondo
21/04/2016 às 12:07 #240732Olá Carlos
Mais próximo da data da reunião combinamos. Se um de nós não puder ir combina-se outra forma, podemos tomar um café em local a definir…
Mas atenção que sempre que possível é aparecer nas reuniões mensais, verás que não te arrependes.
Abraço
José Cristiano
21/04/2016 às 12:32 #240733Obrigado pelas informações.
Já sei que pôr folhas de Carvalho ou Sobreiro no aqua ajudam no equilíbrio da água para além de aproximarem do habitat natural.
Eu moro nos Olivais e por isso teria a quantidade de folhas de Oliveira que quisesse. Agora… onde vou desencantar essas folhas? São comercializadas?
Caro Francisco Redondo e José Cristiano, conheço o espaço e obviamente estarei sempre presente, excepto por motivo de força maior, terei que trabalhar por vezes ao sábado. Cálculo que será nesses momentos que mais aprenderei ouvindo as vossas experiências.
21/04/2016 às 12:36 #240734Viva
Quando te passar os Aphyosemion striatum levo também algumas folhas de carvalho.
Abraço
21/04/2016 às 15:42 #240735Agora, só por mera curiosidade, alguém me sabe explicar porque essas folhas são permitidas e não outras? Ou há outras?
Relativamente ao aquecimento, os cordões a que o Luis Oliveira se referia são os aquecedores de substrato? Tinha ideia que esse sistema servia apenas para aquecimento das raízes das plantas e que não era eficiente para a água.
Já há anos que me questiono da não existência de placas de aquecimento (internas ou externas) de fundo, os vulgares termostatos são inestéticos, ineficazes, faliveis e perigosos. Uma vez que o calor sobe, a existência de uma placa de fundo tornaria tudo mais fácil e uniforme.
Ah! Chegou ontem a minha “bíblia” que já foi devorada. Não trouxe muito nada de novo, mas ajudou a consolidar o que já retive daqui! 😉
21/04/2016 às 16:37 #240736Viva,
A literatura aponta para vários tipos de folhas. Talvez a mais usada seja a de amendoeira da Índia (Terminalia catappa), nomeadamente em aquários de camarões. Para mim têm o inconveniente de se desfazerem muito com o passar do tempo.
Também é comum o uso de folhas de carvalho comum e americano, sobreiro, azinheira, plátano e até bananeira.
São usadas pelas suas propriedades antifúngicas. A libertação de taninos contribui para dar uma cor âmbar à agua, que os killies muito apreciam. Também baixam o ph da água.Eu uso-as fundamentalmente para tapar parte do fundo e dar mais tranquilidade aos peixes.
Todas elas devem ser usadas já bem secas. É de evitar folhas resinosas como as do eucalipto.
Aqui, no Entroncamento, encontro.as com facilidade. Só tenho de perder a preguiça e ir apanhá-las. Em Lisboa, na zona da Expo, entre o Centro Comercial e o Oceanário (da última vez que por aí passei), vi muitas arvores com as folhas bem secas mesmo a pedirem para serem apanhadas. Agora não sei…
Na nossa Convenção temos sempre pinhas de amieiro, igualmente com propriedades antifúngicas.
Abraço,
Luís Oliveira
21/04/2016 às 18:36 #240737Relativamente ao aquecimento, os cordões a que o Luis Oliveira se referia são os aquecedores de substrato? Tinha ideia que esse sistema servia apenas para aquecimento das raízes das plantas e que não era eficiente para a água.
Carlos
Boa tarde
Esses cordões são os que se utilizam nos terrários, tens com várias potencias e comprimentos.
Eu pessoalmente utilizo os de 25 W , 1 por cada prateleira da estante de 90 cm, faz várias voltas no fundo do aquário, e não me tenho dado mal.
Durante o Inverno chega para manter a temperatura dos aquas nos 17-18º (tenho aquários de 90 de comprimento divididos em 3).
Um abraço01/05/2016 às 21:02 #240738Primeira instalação feita… faltam umas plantas, vamos com calma!
02/05/2016 às 19:25 #240739Viva Carlos,
Pronto para receber o primeiro casal. Falta apenas um ou dois mops. Fundamental para a fêmea se esconde e para se entreter a procurar uns ovitos.
Abraço,
Luís Oliveira
19/05/2016 às 09:59 #240740Bom dia,
O primeiro desaire aconteceu!
Há já dois dias que não encontrava o macho F. Marmuratus, de resto o mais complicado dos meus “meninos”, difícil de alimentar e quase sempre escondido e com ataques de histeria.
Era para mim evidente que lhe teria acontecido “algo”, procurei pelo aqua todo e nada, tenho o aqua tapado com as respectivas tampas de vidro e sendo um aqua antigo com os cantos cortados, tratei de cobrir esses cantos, uma vez que já sabendo, constatei que são lideres no salto fora de água.
Hoje, numa busca mais intensiva, vim a encontrar o cadáver no chão. Não consigo perceber como se terá conseguido evadir… mas o facto é que aconteceu!
Desolado, mas não desanimado, ou alguém dispõe de um a mais ou levarei a fêmea na próxima reunião para que possa integrar nova família.R.I.P. ao falecido, peço desculpa ao dador, creio ser Joaquim Marques. Tenho tido todo o cuidado, empenho e carinho nesta demanda… Não sei que mais diga!
19/05/2016 às 10:05 #240741Bom dia Carlos
Infelizmente é algo que acontece com alguma frequência e não apenas a criadores iniciantes… todos nós temos dissabores desses ocasionalmente… Basta a mais pequena fresta para acontecer…
Espero que alguém lhe consiga arranjar um macho para substituir esse
abraço e nada de desanimar
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.