A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 44)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Apresentação – Carlos Jorge

  • Autor
    Artigos
  • #218694
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Boas,

    Sou completamente aficionado pela aquariofilia desde o ano de 1975, durante toda a vida possuí aquários, alguns dos quais ainda guardo, mas desactivados há alguns anos por motivos de custos.
    Apesar de ter alguns conhecimentos do assunto, já há bastante tempo que me apercebi que a Killifilia ultrapassa os conceitos da paixão, sendo uma “Cultura” dentro do assunto.
    Sei que uma vez que entre, jamais conseguirei sair. Nesta altura está posta de parte a hipótese de reativar os meus tanques devido aos elevados custos que acarretam, uma vez que sendo equipamento antigo, não “poupam” na conta da electricidade. Tenho, então, como “sonho” tentar adquirir equipamento do tipo Nano que tendo tamanhos mais reduzidos, espero eu que também tenham custos menores e com luzes do tipo led. Do equipamento que tenho estudado os Fluval parecem-me muito interessantes e adequados ao inicio dos Killies, embora o investimento inicial seja, para mim, bastante elevado, esperava ter uma conta mensal que me fosse suportável.
    Nunca tive exemplares Killie, apenas outros Cyprinodontiformes e para pedir em grande, o que gostaria de ter, um dia, seria pupfish Cyprinodon Diabolis, para começar e não variar muito, o característico Nothobranchius guentheri seria da minha eleição.

    Se algum de vós quiser e tiver pachorra de elucidar, muito agradecia. Entretanto vou aprendendo e recolhendo informações neste fantástico fórum.

    #240713
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Carlos Jorge,

    Em primeiro lugar bem vindo a este fórum. É sempre, para mim, um prazer encontrar mais alguém que demonstra interesse ou mesmo apenas curiosidade pela killifilia. Mas atenção, como o Carlos já identificou, este hobby é completamente viciante e depois de se entrar, não há Centro de Recuperação que nos safe.

    Tentando fazer consigo o ponto da situação, os seus tanques são muito grandes? Imagino que sim. Dependendo das suas medidas, um aquário maior pode ser convertido em vários, com simples divisórias.

    Quanto a custos, a iluminação em LEDs para uma estante toda ficará muito económica, se tiver um pouco de jeito para a bricolage. Ou então, um amigo que dê uma mãozinha! Cinco metros de Leds com todo o material incluído não chega a gastar 10 €. É claro que estou a falar de iluminação para killies, em que as plantas usadas não são nada exigentes e eles nem gostam de uma iluminação intensa. Noutros casos seria bem diferente!

    Quanto ao aquecimento. Eu sempre digo que tudo depende dos objetivos que queremos alcançar e das condições que temos e queremos dar aos nossos killies. Explicando, temos killies que gostam de temperaturas elevadas, como o caso que referiu dos Nothobranchius guentheri. Nesta situação o aquecimento é imprescindível, sobretudo no Inverno.
    Para aquecimento, para além dos termostatos, também usamos os cabos exteriores, muito mais económicos de obter e com consumos bem menores. É o que usamos na Avisan e na Pet Festival para aquecer os nossos aquários. E os cabos são à medida das necessidades.

    No caso dos Cyprinodon diabolis a temperatura da água é ainda mais elevada, mas dada a quase impossibilidade de os obter, existem outros Cyprinodon que agradecem o clima temperado do nosso pais. Como outra opção para uma variação de temperatura elevada, eu mantenho Apahanius no exterior e eles agradecem tanques grandes.

    Como vê, na killifilia, existe um leque de opções bastante alargado. Ou escolhemos os killies em função  das condições que temos para lhes oferecer ou então escolhemos os killies que gostamos mais e aí será o inverso. Seremos nós a criar as condições necessárias para os alojar.

    Em termos gerais, os custos com a killifilia não são elevados. Sobretudo porque entre os sócios da APK temos por principio oferecer os peixes que temos a mais. Pode não existir a tal espécie que procuro, mas aí ou espero que alguém a tenha e reproduza ou então tentarei comprar numa Convenção. É o que vou fazer no fim do mês em Bilbao, na convenção dos nossos congéneres espanhóis.
    Por outro lado, temos uma cooperativa e também fazemos compras conjuntas para obter preços mais económicos. Como exemplo, iremos fazer muito em breve uma compra conjunta de aquários.

    Esta é a minha opinião e espero ter ajudado. Haverá outros sócios que talvez discordem e que talvez tenham as suas próprias ideias. É sempre importante ouvir várias opiniões e vários modos de actuar. Uma coisa é certa, há sempre a vantagem de se evitar os erros que os outros já cometeram.

    Um abraço,

    Luís Oliveira

    #240714
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Caro Luis Oliveira,

    Agradeço desde já a recepção que me fez, bem como as dicas e soluções que apresentou.
    Para mim já não é suportável estar mais tempo afastado deste hobby que tanto amo e ao qual tenho o hábito de dedicar tanto tempo quer na manutenção quer na contemplação.
    A escolha do caminho na Killiofilia começou por se apresentar como solução mais económica, mas depressa percebi que se trata de um mundo à parte dentro da área, verdadeiramente apaixonante. Sempre preferi, na aquariofilia, as especies desta ordem e sempre trabalhei com anabantideos e poecilideos, sendo por isso, para mim, um upgrade.
    Na verdade, já tinha decidido entrar neste mundo mas as suas palavras de incentivo apressaram ainda mais esta urgência. kkkk
    Assim, desde já podem contar com um novo sócio e embora não possa acompanhá-los nas demandas fantásticas aqui descritas, receberei avidamente, os vossos conhecimentos.

    #240715
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Caro Carlos Jorge,

    Bem vindo à APK. Para além das suas palavras recebi também a informação do banco com o seu pagamento da anuidade. É pois e desde já, sócio de pleno direito da APK. Esperamos não o desiludir nas suas expectativas enquanto sócio da APK, assim como nós desejamos o seu envolvimento na vida associativa da APK.

    Não sei se preencheu a ficha de inscrição no nosso site, mas como não recebi agradeço que me envie os seguintes dados para mim por mail, por este fórum ou para apk@apk.pt:

    – Nome completo
    – Morada, com Código Postal
    – Telefone
    – Mail
    – Data de nascimento
    – Profissão (opcional)

    Iremos continuar em contacto para falarmos dos primeiros killies.

    Mais uma vez, bem vindo.

    Abraço

    Luís Oliveira

    #240716
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Relativamente à ficha de inscrição, foi enviada e recebi notificação de que com êxito, se for necessário repito o processo.
    Dificilmente me poderei desiludir com o trabalho e informação que prestam, a avaliar pelo que já aprendi aqui.
    Quanto à instalação fiquei curioso com com o tipo de cabos exteriores uma vez que desconheço o método.
    Quanto aos primeiros Killis, pretendendo começar por especie relativamente fácil de manter e que seja linda de morrer… claro! (o que não é dificil no caso dos Killies). Tendo entendido ser objectivo da associação a manutenção de linhagens, estou aberto a qualquer sugestão. Claro que em primeiro lugar, terei que arranjar solução para a instalação, no que estou a refletir.

    #240717
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Caro Carlos,

    Recebi o seu segundo mail. O primeiro não funcionou. O que eu já calculava.

    Assim que tiver as instalações preparadas iremos tratar do seu primeiro casal de killies. Concordo consigo, para começar é importante um peixe de combate. Fácil de reproduzir, resistente e …bonito. Há várias hipóteses e tenho a certeza que gostará delas.

    Eu não uso os cabos de aquecimento, mas haverá vários sócios da APK que o poderão ajudar certamente.

    Qualquer dúvida não hesite em me contactar, por aqui ou pelo meu mail.

    Cumprimentos,

    Luís Oliveira

    #240718
    Pedro Miguel Rosa Sequeira
    miguel sequeira
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 56
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

    Bem vindo!  🙂

    Abraço

    #240719
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 841
    • Totais: 887
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Bem vindo
    Um abraço

    #240720
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Agradeço desde já a todos as boas vindas quer aqui quer noutro tópico e a todos os que por algum motivo não tiveram oportunidade de o fazer.

    Passado algum tempo de reflexão, nem eu sei bem para quê, mas sabendo todos nós que em aquariofilia as precipitações costumam sair caras, normalmente para o “objecto” da nossa dedicação… os nossos peixes. Depois de ter lido quase todo o fórum, citando o Luis Oliveira, ao que parece a solução esteve sempre aqui.

    De alguns tanques de que disponho, possuo um com 100 x 30 x 40 em boas condições e que utilizando divisórias poderei utilizar para iniciar a incursão no mundo kILLIES.

    A ideia, como de resto já fiz com anabantideos, seria criar 4 câmaras, 3 de 30 cms, para o alojamento da espécie, respectivamente para macho, fêmea e alevins e uma quarta de 10 cms onde alojaria filtro interno para suportar o sistema.
    Anteriormente, o que fazia era colocar vidros com silicone nas laterais para evitar o deslocamento das placas e uma vez que usava filtro biológico de fundo e filtro externo, bastava um difusor em cada câmara para que o sistema funcionasse. O que pretendo fazer agora é passar o filtro para dentro do aquário fazendo os separadores em rede mosquiteira emoldurada em acrílico e não utilizando difusoras, passaria a distribuição da água em cascata para cada uma das três câmaras.

    Resta saber se a ideia é aprovada para Killies, sabendo que cada uma ficará com 36 lts. Agradecia os vossos comentários e/ou outras soluções.

    Um dos problemas que tenho em adaptar-me, é que gosto de ter tudo arrumadinho sem confusão à volta dos aquários e o gosto pelo aquascaping que embora não seja incompatível, torna-se pouco prático. Falta resolver a questão da luz e aquecimento se necessário, material de que disponho e que irei substituir por equipamento mais económico.

    Acho que estou apto para iniciar o projecto, fica por saber a espécie que me reservam!

    #240721

    Camilo Rodríguez
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 65
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

    Ola Carlos!!

    Antes de nada benvido a APK, espero que desfrutes da afición dos killis e compartas connosco as tuas experiencias xa que levas moito tempo mantendo acuarios.

    De seguro que pronto lle collerás o gusto os killis, son uns peixes moi agradecidos.

    En canto o teu proxecto de división do tanque paréceme correcto, ainda que non entendo ben algunha cousa, parece que queres separar o macho da femia, cousa non habitual en killis, podense ter xuntos os casais, logo os alevíns si que se acostuman a sacar a diante noutro acuario.

    Por outra banda o único problema que podes ter se fas un sistema de cascada para a filtración é que debes ter en conta que os killis son moi bos saltadores polo xeral, así que tórnase case imprescindible que os tanques estén tapados por completo ou algún peixe vai saltar e morrer.

    Unha forte aperta!

    #240722
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Obrigado Camilo pelos teus comentários.

    Da informação que recolhi, se calhar erradamente, pareceu-me que seria benéfico separar os sexos antes da procriação, se bem que também me parece que estes estão sempre prontos para a “coisa”. Assim, não existe vantagem em fazê-lo, certo? Bastará retirar um dos separadores e ficam com mais espaço ou em alternativa… tento arranjar outro casalinho. Jajajaja

    Relativamente à cascata esta ficará de baixo da tampa do aquário, servirá apenas para criar algum movimento da água para areação. Já sei que estes peixinhos gostam muito do salto em altura.

    Abraço

    #240723
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Olá

    Fez uma curiosa associação de especies pretendidas devido ao grande contraste das suas caracteristicas. O Cyprinodon diabolis é impossivel de arranjar neste momento, o seu numero total é inferior a 200 e está protegido nos USA. É geneticamente muito proximo do nevadensis..O N. guentheri é pelo contrario muito comum e existem varias estirpes seleccionadas, amarelas ,azuis etc. As necessidades de manutenção e de reprodução das duas especies são completamente diferentes. O N. guentheri é um peixe anual africano e o C. diabolis não é, necessita de agua dura e alcalina alem de outros requesitos. É uma mistura frequente nos principiantes mas não só. Existem imensas especies e é facil cair na dispersão e na coleccionite mas naturalmente só se descobre o que se gosta mais experimentando. Bem vindo.

    Abraço
    Paulo José

    #240724
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Carlos,

    Sobre a tua intenção da divisão do aquário, o Camilo já disse tudo.
    De facto, normalmente não tens necessidade da separação dos sexos antes da reprodução. Faço-o, mas só em casos de maior dificuldade reprodutiva. Normalmente não é o caso.

    Quantos ao espaço individual é mais do que suficiente para alojar um casal. No teu caso, iria permitir-te duas espécies diferentes. Dois espaços para os adultos e dois espaço para os alevins. Faria era a divisão de modo diferente. Cada espaço com 25 cm e eliminava o filtro.

    Sobre a filtragem, podes usar filtros de canto em plástico ou esponja. São muito baratos e são mais do que suficientes. Ou podes usar zero.  😀 😉 Com mudas de água frequentes nem necessitas de filtro. Não te esqueças que vais ter um casal ou um trio, logo a carga não é muito grande. Alguns fetos de Java ou anubias também ajudam.

    Sobre o aquecimento, tudo depende da temperatura da tua casa e das espécies que vais manter. O cordão externo ou termostatos, espaço sim, espaço não, também podem ser solução. Não te esqueças que os aquários devem estar muito bem tapados, logo a evaporação é muito menor e a trocas de aquecimento/arrefecimento entre a água e o ar também menores.

    Quanto às divisórias, o acrílico é perfeito. Se amovível, melhor ainda. O vidro a correr numa calha é mais económico. É preferível estas opções à rede mosquiteira, isto tendo mais do que uma espécie. É sempre possível um ou outro alevim passar-se para o outro lado e aí temos o caldo entornado.

    Por fim, o substrato. Ter ou não ter. Não ter substrato facilita brutalmente a limpeza do fundo e as mudas de água. Com substrato os peixes ficam mais tranquilos e acabam por se mostrar mais.
    Eu não uso substrato. Uso e abuso de folhas de carvalho que lhes dão a tal tranquilidade. Também algumas plantas bem resistentes, como as anubias e os fetos de java Um tronco compõe a decoração e cria um ambiente mais tranquilo para eles.
    A grande maioria dos biótopos dos killies que mantenho são desprovidos de plantas e as folhas abundam no fundo. Daí a minha opção.

    Espero ter ajudado com esta minha opinião. haverá outras, possivelmente até mais válidas…

    Quanto à espécie indicada eu apontava para um Fundulopanchax gardneri ou nigerianus. Em alternativa o killie em que 90 % de nós começámos o Aphyosemion striatum. Todos resistentes, fáceis de manter e reproduzir.

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240725
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Caro Paulo José,

    Efectivamente percebo a sua observação, mas como compreenderá as minhas preferências vêem de um puro “Noob” que tem ainda tudo por aprender. Relativamente ao Cyprinodon diabolis, sabia de antemão do que falava e como qualquer principiante seria um sonho que um dia gostaria de realizar, exactamente pelas características que apontou. O N. guentheri é um emblemático da aquariofilia e uma espécie muito bonita, por isso me referi a ela, de resto, sempre resisti à tentação de possuir algum Killie por saber que não são espécies que se possam usar comunitariamente e por isso guardei para um dia… Esse dia chegou!

    Abraço

    Olá

    Fez uma curiosa associação de especies pretendidas devido ao grande contraste das suas caracteristicas. O Cyprinodon diabolis é impossivel de arranjar neste momento, o seu numero total é inferior a 200 e está protegido nos USA. É geneticamente muito proximo do nevadensis..O N. guentheri é pelo contrario muito comum e existem varias estirpes seleccionadas, amarelas ,azuis etc. As necessidades de manutenção e de reprodução das duas especies são completamente diferentes. O N. guentheri é um peixe anual africano e o C. diabolis não é, necessita de agua dura e alcalina alem de outros requesitos. É uma mistura frequente nos principiantes mas não só. Existem imensas especies e é facil cair na dispersão e na coleccionite mas naturalmente só se descobre o que se gosta mais experimentando. Bem vindo.

    Abraço
    Paulo José

    #240726
    Carlos Jorge Caspa Gonçalves Santos
    Kakokoy
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 43
    • Totais: 46
    • Membro Bronze

    Luis,

    Excelentes os teus conselhos.
    Gostava que compreendessem que estou aqui para seguir as vossas orientações, apenas venho formatado com outras formas e daí ter que aprender convosco.

    A ideia da rede mosquiteira pretendia fazer a mesma circulação através de todo o aquário, mas essa hipótese de separadores de vidro sobre calha é excelente. Se a utilização de filtros fica mais barata… perfeito para mim. Ainda me custa admitir a ideia do aquário não ter areação e aquecimento, porque nunca o fiz, nem sequer com os meus bettas. Com o tempo a melhorar a minha casa é exposta todo o dia e com muita iluminação.

    Aquário vazio é o que ainda me faz mais nervos 😮 Será possível pôr sílica preta? Please?
    E onde arranjaria essas folhas de carvalho?

    Obrigado pela vossa paciência!

    Fundulopanchax gardneri; Fundulopanchax nigerianus; Aphyosemion striatum Qualquer um… perfeito!

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 44)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0