- This topic has 19 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 2 months by
nuno.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Vermes de Grindal
-
AutorArtigos
-
17/12/2008 às 01:04 #215865
Devo ser dos mais novos (não em idade!) aficcionados da Killifilia. Comecei as minhas aventuras esta semana e já percebi que é proporcionalmente tão importante ter uma cultura de vermes de grindal como a dificuldade de conseguir uma cultura de arranque. Já “naveguei” na net e… nada! Será que alguém me pode ajudar a encontrar estes seres à venda???? Obrigado. João Gomes
17/12/2008 às 18:10 #220100Oi João
Tivemos o prazer de conversar um bocado na batalha…..
em relação ao vermes de grindal qualquer sócio da APK (eu sou mesmo uma excepção) normalmente mantém essas culturas pelo que se disponibilizarão a dar-te uma cultura de arranque (manda uma mensagem ao Joaquim Marques, ele tem tido boas culturas, embora algo infestadas com moscas da fruta).
continua com o entusiasmo demonstrado aquando da nossa conversa
um grande abraço
Ricardo António
02/01/2009 às 12:31 #220101João gomes
para a semana já mando uma cultura boa de grindal. Não mandei ainda devido aos feriados.
um abraço03/01/2009 às 00:49 #220102OK já tinha imaginado.
Tudo bem. Fico a aguardar.
Obrigado pelo teu cuidado.
João Gomes06/01/2009 às 17:44 #220103Joaquim,
A “rapaziada” chegou e aparentemente de excelente saúde!! Já dei uns exemplares ao meu único 🙁 Killi e o gajo nem esperou: lançou-se fora de água para o apanhar do pincel. Fantástico!
No entanto, podias ter enviado à cobrança…
Muito obrigado por toda a atenção.
Abraço.
JGomes06/01/2009 às 20:45 #220104olá João gomes
Espero que saibas fazer a multiplicação dos pães.
Se não sabes passo a descrever:
Numa caixa com as medidas de 30x30x10 mais ou menos metes turfa bem lavada com 2 dedos de altura, bem espremida e metes a cultura no centro. para aumentar a quantidade vais colocando pequenos pedaços de granulado de gato ou de cão e borrifados com um borrifador de plantas. Tapas a cultura e colocas por cima de alguma coisa quente, por exemplo a tampa de um aqua aquecido. não te esqueças de, todos os dias levantar a tampa e verificar se a comida foi toda devorada. nesse caso poes mais comida. Esquecimentos levam as culturas á morte.
Quando a superficie da caixa se encontrar cheia fazes outra cultura e outra, por aí fora, até deixares de ter lugar para as colocar. eu já tive quase 20 embalagens com culturas, por isso nunca se acabou. é meio caminho para o sucesso, de ter sempre comida viva.
Espero que tenhas tambem o mesmo sucesso.
Boa Killifilia
um abraço06/01/2009 às 21:39 #220105ok obrigado. ja tinha preparado 3 caixas com base naquilo que tinha lido mas afinal ainda é “pior” do que imaginava eh eh….
É impressão minha ou na cultura que enviaste vinham ovos de grindal tambem?? se assim for de facto vai ser “terrivel”…..
Obrigado mais uma vez.07/01/2009 às 21:53 #220106para alem de “nunca acabar”, é importante ter umas caixas sempre de reserva para o caso de contaminações de “pulgas”. Uns pequenos animais que aparecem nas culturas e em pouco tempo as arruínam.
08/01/2009 às 08:14 #220107para alem de “nunca acabar”, é importante ter umas caixas sempre de reserva para o caso de contaminações de “pulgas”. Uns pequenos animais que aparecem nas culturas e em pouco tempo as arruínam.
Nuno só uma pequena correcção: essas “pulgas” são ácaros que se desenvolvem rápidamente e que realmente destroem as culturas de grindal.
A maneira mais simples que conheço de os iliminar é inundar a caixa com água e depois de alguns minutos retirar essa água. O grindal sobrevive mas os ácaros que vão flutuar são assim retirados da cultura.
Deixando a caixa inclinada a água vai-se depositando e deverá o seu excesso ser retirado pois o grindal tambem não gosta de excesso de água.
Espero ter ajudado em algo.V.Vieira
09/02/2009 às 21:37 #220108Buen consejo el de inundar el cultivo, realmento lo que yo hacìa era sacar una porciòn de grindal e inundar esa porción y repetir el mismo procedimiento pero a menor escala e iniciaba un cultivo nuevo y desechaba el contaminado, pero no es rentable por que se corre el riezgo de quedarse sin cultivos, y basicamente el grindal yo lo uso como alimento principal, conjuntamente con alimento liofilizado de larvas de mosquito, artemìa, ciclops lombris roja cliforniana, y tubifex, todo viene liofilizado en un producto llamado FD-MIXPUR, de una reconocida marca de alimentos para peces….
otras cosas que he probado para evitar la proliferaciòn de los acaros es colocar un pedacito de canela dentro de los cultivos, asì los acaros por su fuerte olor no proliferaban, pero eventualmente se llenaban de acaros, y proximamente estoy por intentar algo que me permito compartir con ustedes y es envolver los cultivos con una funda o colcha (banket in inglis) que se uusan comunmente para las camas de las personas alergicas a los acaros, me parece que resultarìa excelente ya que formarìa una barrera anti-acaros….. aunque siempre tendremos el problema de los desechos de comida y eventualmente tendrèmos que reanudar el cultivo…. espero les sea ùtil esta informaciòn.- ;D10/02/2009 às 00:14 #220109hoje apareceram-me ácaros na cultura de vermes de amendoim 🙁
já extrai alguns para uma nova cultura não vá o diabo….há alguma forma de evitar os ácaros ? a canela resulta?
10/02/2009 às 10:26 #220110Boas
Eu também tenho esse problema, principalmente no Verão.
Fiquei a pensar na dica da canela e sou capaz de tentar também. Alguém mais já tentou?Abraço
Eduardo10/02/2009 às 15:49 #220111Boas Nuno.
Eu mostro a minha 😀 😀 😀

Se tens algum pau de canela(ou dois),então mete a lá,e pronto,ok?
Basta pores um pau chega!!!…………………Muito importante,nunca ficar exposto a insectos,ok?faz como eu dentrto do armário, ;D ;).

Esta caixa tem 3 furos só na tampa com 2-mm,ok?
Abraços
hoje apareceram-me ácaros na cultura de vermes de amendoim 🙁
já extrai alguns para uma nova cultura não vá o diabo….há alguma forma de evitar os ácaros ? a canela resulta?
10/02/2009 às 21:29 #220112Boas
Paulo esse grindal 😮 não consigo ter assim grindal ,vou experimentar colocar dentro do aquário para ver se consigo assim resultados.
Os tenébrios qual é a tua receita ??
Abraço
10/02/2009 às 21:32 #220113
vou colocar um pau de canela…
vi que alimentas os teus com comida seca (tostas). Eu pelo contrario coloco alimentos húmidos (aparas de batata, rodelas de cenoura, couve e principalmente casca de banana), será que também não será da humidade que aparecem os ácaros ?
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.