A visualizar 7 artigos - de 46 a 52 (de um total de 52)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Venezuela 2009

• Autor
    Artigos
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 825
    • Totais: 1068
    • Membro Ouro
    • ★★★

Obviamente meu caro Paulo  😉

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá de novo.

Então aqui vão as imagens e algumas informações da pescaria do fim de semana passado.

Objectivo – Península de Paraguana, Estado de Falcón. Expectativa de envontrar Rachovia hummelincki e, eventualmente, Austrofundulus guajira.

Início – 06-03-2009

Saí de La Guaira depois do almoço. Como só tinha um quarto de depósito fui meter 100 paus de gasolina. Afinal tinha mais de 600km para andar. Fui até Valencia onde apanhei o Fernando e seguimos para casa do Carlos, em Buchuaco. Chegámos já depois das 22h e fomos recebidos pelo Carlos, Simeon, Maurício, Ivan e JJ (José Montesuma). Depois de umas cervejolas fomos dormir lá para as 2h30m. Dormi no carro por causa dos mosquitos, uma praga que nem o repelente que o JJ me emprestou resolvia. Nesta primeira noite tudo bem, o problema foi que na 2ª a mosquitada arranjou maneira de entrar no carro e devoraram-me >:(!

Dia 7, Sábado, acordámos cedo. Já tinham chegado mais uns amigos (Dan, Elias, Hugo e Roberto) que nos iriam acompanhar na pescaria. Fomos comer umas “Empanadas” (uma espécie de pasteis/rissóis) das quais o Fernando comeu uma quantidade prodigiosa!

Seguimos para a primeira localidade onde havia informações da presença de Rachovia hummelincki.

VEN 09-4 “Guacurebo”:

[img]http://[/img]

c03a6633.jpg
    Uma charca numa passagem hidráulica sob uma estrada. Típico habitat de killies anuais, muito semelhante ao que se encontra em Africa.

6359fa97.jpg
    Mais gente do que água. Mas correu bem.

ff76c821.jpg
    O macho de Rachovia hummelincki que deveria ter 11cm (medidos no local pelos meus entusiasmados parceiros) e afinal tem pouco mais do que 9  ;D (medido por mim em casa). Os pescadores são todos iguais  :).

70a111b5.jpg
    Mais uma prova.

2ce43fd3.jpg
    Um dos machos de Rachovia hummelincki capturado.

a2c6fae9.jpg
    Tomada de coordenadas com GPS e registo de diversas informações.

adab6cca.jpg
    Um macho de Tilapia cheio de ovos na boca. Dado que se trata de uma espécie introduzida, prejudicial ao habitat, foi simplesmente assassinado, tal como todos os outros bichos da sua laia que nos passaram pela frente. Não foram encontrados Ciclídeos autóctones.

Outros sítios sem killies:

ee17402f.jpg
    Parámos neste local com água verde. Só vivíparos, Mollynesias.

b9548f5c.jpg
    Milhares de Mollys 😮

a14297a9.jpg
    Outro local, este já próximo da localidade 5. Não encontrámos nenhuns peixes.

a15a0866.jpg
    Mas muitas plantas aquáticas. Na foto uma “plantação” de Echinodorus.

VEN 09-5 “Maicara”:

bfd82237.jpg
    Uma charca bem grande.

4f9b996e.jpg
    O Ivan a fazer o seu vídeo. Depois de editado deverá aparecer por aqui.

5d6eddf8.jpg
    Os peixes. Como se vê, o fundo desta charca é muito argiloso. A localidade 4 tem um substrato mais arenoso.

81c01d38.jpg
    A charca é alimentada por este curso de água. Já está seco tal como já deveria estar a charca. Mas este está a ser um ano atípico, com chuva até mais tarde (por isso os machos na localidade 4 eram tão grandes).

41cdce93.jpg
    À noite, a relaxar.

9d32d989.jpg
    Na piscina. Eu não fui. Estava um frio do caraças e o sex-ratio neste aquário não estava ao meu gosto :D.

7fdf2817.jpg
    O Maurício já não aguentava mais ;D. O dia foi cansativo.

Depois de uma noite muito mal dormida (mosquitos, lembram-se?) no Domingo mais 600km até a minha casa, agora em Caraballeda.

E pronto, lá se foi mais um fim de semana de pescaria. Não sei se ainda haverá mais até à minha partida, que ainda deverá tardar uns 2 meses. Se houver eu conto.

Abraços a todos.

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Mais uma grande aventura… pena que a fauna não tenha correspondido às expectativas e que tenha surgido o raio da Tilápia (elas estão por todo o lado) razão provável de não encontrares ciclídeos autóctones… competição directa pelo mesmo nicho ecológico, o que é pena…

Agora toca a trazer essa Rachovia hummelincki, ou pelo menos a sua descendência, aqui para as terras lusas  😉

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

“Estava um frio do caraças e o sex-ratio neste aquário não estava ao meu gosto “

Bem visto, sim senhor…

Se estivesse uma coisinha destas lá dentro, aposto que mergulhavas de cabeça…

RainbowFish300.jpg

Obrigado Vasco, por mais uma contribuição tua nessa parceria luso-venezuelana para o mundo da killifilia!

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Amigos.

Regressado ao nosso maravilhoso cantinho, quero enviar desde a margem oriental do Atlantico um forte abraço aos companheiros venezuelanos que me acompanharam nalgumas memoráveis pescarias. É provável que um dia volte para explorarmos um pouco mais esses biótopos com alguns dos mais fascinantes killies do mundo.

Espero dentro de algum tempo partilhar com todos mais alguns pormenores no nosso boletim.

Abraços.

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Vasco, bem-vindo de volta.
    Ficamos agora à espera que partilhes connosco esses pormenores das tuas aventuras, ainda vai a tempo para o próximo BAPK?  ;D

Yvan Magallanes
    Participante
    • Topicos: 6
    • Respostas: 16
    • Totais: 22
    • Membro Bronze

Vasco, tenía tiempo sin responder, me alegra que llegaras bien de regreso a tu casa, cuentame algo, como llegaron los peces???? otra cosa que necesito que me digas es la dirección de la oficina donde dejaste las peceras para ir a buscarlas y si trabajan los sabados. Bueno un abrazo hermano.-

A visualizar 7 artigos - de 46 a 52 (de um total de 52)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0