- This topic has 51 respostas, 21 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 11 months by
Yvan Magallanes.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Venezuela 2009
-
AutorArtigos
-
03/02/2009 às 19:50 #220565
OK Vasco… esquece lá os peixes… manda mas é gasóleo! 😛
Quanto ao envio dos peixes que queiras mandar para cá, se a DHL não manda pode ser problemático! Mas podes sempre pedir uma audiência com o Chavez… dizes que vais da parte do Pinho e Lino, a dupla mais famosa, e ele resolve-te o problema… aí mandas tudo, killies, ciclídeos, tetras e loricarideos… é um ver se te avias!
03/02/2009 às 19:56 #220566…. manter e enviar outros peixes que não killies (para não falar em identificar o que vocês querem). Mesmo esses já é um pesadelo tratá-los num quarto de hotel e vamos a ver se os consigo enviar por correio (acabei de saber que o DHL não os aceita, vamos a ver alternativas).
Boas Vasco
os correios Venezuelanos não devem colocar entraves , o problema maior é o tempo que demoram a chegar e depois a nossa alfandega …se bem que já vi num outro forum que existe agora um limite de peso para se passar pela alfandega.
A DHL verifica o conteudo por isso tinha que se ter alguns conhecimentos ai na Venezuela 🙁Abraço
03/02/2009 às 20:27 #220567A DHL verifica o conteudo
Pois, pelo que já consegui saber aqui todos verificam o conteúdo. DHL, Fedex, UPS, o caraças. Têm medo do pó :-X. Nenhum aceita peixes vivos. E com os correios venezuelanos não dá. Como são peixes anuais eram capazes de ter tempo para se reproduzir, morrer e incubar os ovos. Saiam daqui F0 e chegavam aí F1 ;D.
Conclusão: ou tenho alguém que os leve (não é fácil) ou tenho de arranjar maneira de os manter até me ir embora. Felizmente muitos foram distribuidos por pessoal aqui da Venezuela que deverá sacar umas turfas. Essas depois são mais fáceis de enviar.
Abraços
04/02/2009 às 10:44 #220568Olá Vasco
O preço do combustivel é de fazer cair o queixo. As plantas que usaste como background das fotos dos peixes suponho que são locais, que as apanhaste aí. De qualquer modo são Elodea e Ceratophyllum.
No futuro calculo que num fim de samana vão até aos Llanos para capturar coisas realmente apetitosas como Rachovias e Gnatholebias. Pelo que disseste o grupo reune-se uma vez por mês, vão sempre capturarpeixes ou foi mais em atenção a ti?Abraço
Paulo José04/02/2009 às 17:39 #220569Caro Vasco,
parabéns pela coleta! Por favor manda minhas saudações a Simeón e Fernando, dois grandes amigos venezuelanos. Seguramente estes dias serão inesquecíveis para você e estes anfitriões. Desfruta-o!!! 😉
Saudaçoes
06/02/2009 às 21:28 #220570hey, no habìa visto las fotos, espectacular, yo no tuve la oportunidad de ir a esa pesca, pero si tengo la oportunidad de tener de esos peces que me trajo vasco…
para el amigo que preguntò algo acerca de si eran guajira, no creo por que la guajira es una poblaciòn muuuuuucho màs lejos de donde fue esa pesca.-09/02/2009 às 16:44 #220571II Capítulo
A pesca aos Rivulus hartii de ontem foi um sucesso. Deixo-vos algumas imagens e comentários.
Localidade – VEN 09-3 “Parque Nacional El Avila, Caracas”
Tempo húmido e quente, céu enevoado.

Desta vez fui acompanhado pelo Maurício e pelo Yvan. Fomos a pé a partir da casa do Maurício, é perto.
Chegada ao início do regato. Sítio lindo, mesmo como eu sempre imaginei que seria o habitat de um killi não anual.
Aqui eu tinha acabado de ver o meu primeiro Rivulus na natureza. Estava a berrar para que o Yvan o fosse fotografar :D.
Depois encurralei o sacana e apanhei-o. Que maravilha, uma fêmea de Rivulus hartii.
Cá está ela.
Depois seguiu-se um macho. No total apanhámos 9 machos e 7 fêmeas. Devolvemos alguns ao habitat. Viam-se também alevins e juvenis. Não havia outros peixes a coabitar com os Rivulus.
Os Rivulus encontram-se nestas zonas mais calmas do regato, junto às margens.
O verdadeiro Mop. Raízes submersas nas margens do regato. Estas tinham uns ovos e foram levadas connosco.
Cá está um ovinho selvagem.
O Yvan a catar ovos no habitat dos Rivulus hartii.
Uma fotografia para mais tarde recordar. Acho que vou gostar de ver isto quando for velhinho, se lá chegar. ;D
O regato começou a tornar-se mais acidentado, com estas pequenas cascatas. Difícil de trepar porque aquilo estava tudo húmido e muito escorregadio. A partir daqui já não encontrámos mais Rivulus, só outras coisas.
Como guppys selvagens (Lebistes reticulatus, não é?) por exemplo.
E caranguejos de água doce. Diz o Mauricio que podem chegar a ter o tamanho de santolas. Também encontrámos rãs e girinos.
E estes, muito engraçados, tipo peixe-gato. A ver se o Mauricio ou o Yvan por aqui aparecem a dizer como isto se chama (“não sei quê mondolfi”).E pronto, logo que disponíveis ponho aqui fotografias um pouco melhores dos Rivulus. A pesca continuará noutro fim-de-semana. O próximo é complicado por causa do referendo aqui na Venezuela (a malta quer votar e não é dia para se andar na rua não vá o diabo tecê-las) e o outro é o carnaval (muito alcool, nenhuns balões; complicado andar na estrada). Mas eu dou notícias logo que possível.
Abraços.
09/02/2009 às 17:31 #220572Que show… e que inveja! ;D
… mesmo que não captures, vai daqui um pedido… para além dos killies, fotografa-me os ciclídeos que encontrares,,, estou curioso em saber o que anda por esses habitats.
Abraço
09/02/2009 às 17:53 #220573Vasco,
Muito fixe! Agora sim, tou a ficar com inveja!Estou a ver que continuas a apostar em criar F0,5's 😀 (peixes selvagens nascidos em cativeiro)
Muito bom!Já descobriram onde há Gnatolebias?
Um abraço para ti e para o pessoal da venezuela! Parece ser pessoal do melhor!
Eduardo
09/02/2009 às 21:23 #220574jejeje, espero les haya gustado hermanos, la verdad que uno no sabe lo que tiene cuando lo tiene tàn cerca, esta pobleciòn se encuentra a menos de 15 minutos caminando desde casa de Mauricio….
El pez gato con que comparte habitad el Rivulus Hartii se llama trichomitosterus mondolfi (creo que està mal escrito)….
Sobre las Ghanatolebis, bueno aùn no hemos viajado para esos lados pero pronto estaremos movilizandonos a esas localidades que estàm ya màs lejos de la ciudad…. Saludos.-09/02/2009 às 21:41 #220575Quando puderem mandem pra cá ovos dessa bicheza!
Um abraço!09/02/2009 às 22:16 #220576Só tenho uma palavra a dizer, FABULOSO!
Vasco aproveita enquanto aí estás, faço uma pequena ideia da satisfação que deves sentir ao andares nesses habitats a capturar killies na companhia dos amigos Venezuelanos.
Um abraço para ti e para eles.
10/02/2009 às 02:27 #220577Parabéns pela tua expedição de colecta, Vasco!
Espectacular mesmo! Trouxeste o mop selvagem como recordação? ;D
Depois pergunta ao Simeon Perez se ele se lembra dum português que falava com ele quando entrou no mundo dos killis, e lhe deu algumas luzes sobre como trabalhar com o Aquabid…
Já agora, procura saber junto dele se ainda alimenta os seus peixes com ovos de formigas!
Abraço
10/02/2009 às 03:49 #220578Oi a todos.
Tive o prazer de compartilhar com Vasco uma das melhores experiências de pesca em meu país,e digo das melhores porque aparte de ser um excelente colega de pesca não tem conserto em introduzir-se em águas lodosas pescando contigo ombro a ombro. O idioma não foi odstaculo algum e tivemos longas e amenas palestras ao respecto de nossas anecdotas de capturas passadas. Lamentavelmente aca em Venezuela estamos em temporada de sequia e só poderemos conseguir algumas poucas espécies na region noroccidental do pais onde o período chuvoso coincide com estas datas, tambien é possível pescar alguns Rivulus do sul e o oriente do país se o tempo e o dinheiro o permitem já que é uma zona bastante afastada que requer de uma boa logística o que arca também um gasto considerável.
Uma cordial saudação a todos meus amigos de Portugal e em especial a Filipe Torre, dos quais tive a sorte de aprender muitas coisas que me ajudaram a iniciar-me no hobby e até os momentos me foram úteis de uma ou outra maneira..Rubén, já não alimento meus peixes com ovos de formiga :-), faço-o com minhocas de terra, cupins, verme de sangue e larvas de zancudo.
Saudações.
Simeón Pérez.
10/02/2009 às 11:17 #220579Olá
Dar com os ovos do Killi na propria natureza bate muita coisa. Começo a não ter pena nenhuma de não terem mandado o Vasco para o Gabão ou para os Camarões como ele desejava…
Abraço
Paulo José -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.