- This topic has 19 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 6 months by
José Garcia.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Turfa de Nematolebias whitei Barra de S. João.
-
AutorArtigos
-
20/10/2010 às 17:21 #216553
Viva,
Fui à convenção e na Quermesse/Rifa para além de outras coisas saiu-me um turfa e os que estavam disponíveis era tudo de peixes anuais e escolhi estes por causa de todas as indicações que tenho a nível de dificuldade de manutenção e por serem indicados para iniciados, esta vai ser a minha primeira experiência com um turfa de anuais.
Tenho muitas duvidas em relação à turfa tal como:
Qual o melhor procedimento que posso ter com a mesma?
Quando é que vão eclodir?Já que o saco tem indicação de Janeiro e a etiqueta 07.09.Resumindo ajudem-me com todos os vossos concelhos.
Já li algumas coisas coisas sobre esta espécie tais como:
http://www.peixebom.com.br/KILLI/whitei.htm
http://www.killi.co.uk/breedingReport/Simpsonichthys/whitei/
e mais alguns…Mas queria ajudas baseadas nos vossos testemunhos e experiência com esta espécie.
Cumps
José Pires20/10/2010 às 19:05 #224840Boas José!
Podes também dar uma vista de olhos neste boletim dos nossos amigos brasileiros (página 18).
20/10/2010 às 19:29 #224841Obrigado rubén,
Esses boletins já eu tinha lido, mas não me tira as duvidas…
Cumps
José Pires20/10/2010 às 21:04 #224842Aconteceu-me uma coisa parecida, só que a minha turfa diz 14.07 (com uma barra no 0). Para além disso, tem escrito no saco Novembro. Isso quer dizer que os devo incubar em Novembro?
Abraço,
Duarte Frade20/10/2010 às 23:12 #224843Segundo informação quem nos vai responder a isso vai ser o José Garcia…
Será mesmo?????????…..:PSegundo o que também já me disseram é para molhar a turfa no mês que diz no saco…
Mas a minha duvida é que segundo o que li dos meus a turfa tem que se molhar ao fim de 6 a 8 semanas e isso dá antes de Janeiro…alguém me explica como sei ao certo esses tempos?Há forma de ver pela coloração do ovo?
Devo manter os ovos a temperaturas entre os 20 e 23 graus??O meu pai tem uma estufa para os ovos dos canários com temperatura controlada e metia lá a turfa…
Cumps
José Pires21/10/2010 às 03:04 #224844Segundo informação quem nos vai responder a isso vai ser o José Garcia…
Será mesmo?????????…..:PBom Dia
??? será mesmo porquê????
As datas que estão nos papeis com a indicação da espécie foi a data da colecta..quando se molha a turfa não é matemática , porque têm muito haver com as condições que mantemos a turfa em estufa.
Alguma duvida estou ao dispor.
Cumps
José Garcia
21/10/2010 às 08:36 #224845Viva,
Embora não seja a minha praia sempre poderei acrescentar alguma coisa.
O tempo de incubação dos ovos dos killies anuais depende da espécie, mas depende sobretudo da temperatura da incubação. Uma temperatura elevada pode encurtar sobremaneira o tempo necessário para levar os ovos a eclodir.Portanto, o melhor metodo é a observação directa da turfa e procurar o desenvolvimento dos ovos. Um ovo em que se vê o olho do embrião perfeitamente desenvolvido está em condições de molhar.
Depois de molhada a turfa pode ser seca de novo e voltar a molhar mais tarde.
Espero ter ajudado.
Cumps,
Luis Oliveira
21/10/2010 às 08:46 #224846Olá
Ainda outro alerta,
O nome correcto é “Nematolebias whitei Barra de S. João” e não “Nematolebias whitei baía de S. João”.
É importante que, ao serem reproduzidos e passados a outros criadores, seja mantida a designação correcta da espécie e local de recolha.
Abraço
21/10/2010 às 11:04 #224847??? será mesmo porquê????
Porque segundo a informação que me deram as turfas foram oferecidas por ti, no entanto não sabaiamos se tinhas sido tu a fazer a inscrições nos sacos…:P
O meu saco diz Janeiro…fizeste a recolha dos ovos que tenho em Janeiro???Não…o que quer dizer o Janeiro??e o 07.09 que significa???Podes ajudarnos a entender isso Garcia??
Cumps
José Pires21/10/2010 às 17:04 #224848O meu saco diz Janeiro…fizeste a recolha dos ovos que tenho em Janeiro???Não…o que quer dizer o Janeiro??
Janeiro será o mês em que deves molhar a turfa
e o 07.09 que significa???
data da recolha da turfa
Podes ajudarnos a entender isso Garcia??
Alguma duvida mais diz-me
21/10/2010 às 19:56 #224849e o 07.09 que significa???
data da recolha da turfa
Olá!!
Garcia, explica lá isso a um leigo em anuais como eu???
Como é que uma turfa de SAA leva 1 ano e 6 meses para ser molhada?
Ou será que é ainda pior e leva 3 anos e 4 meses?? ::)Abraço
Choças21/10/2010 às 20:03 #224850mas qual é a parte do 07.09 ainda não foi entendida ??? será que é necessário colocar 07.09.10 para se entender ??? eu ofereci as turfas com as designações que eu habitualmente utilizo , tive o cuidado de colocar nas etiquetas a data da colecta …quanto ao molhar isso já depende de cada um ..se o faz com um mês ,dois meses , três meses ou seis meses.
21/10/2010 às 20:28 #224851Viva,
Da minha parte está tudo entendido…:P…sei que a minha turfa foi colectada no dia 7 de Setembro de 2010, que se os mantiver entre os 24/25º que tenho de molhar ao fim de 2 meses, caso seja a temperaturas mais baixas esse tempo pode se alongar…basta estar atento ao desenvolvimento dos ovos, depois quando for para molhar a turfa coloca-se um recipiente com um litro de agua a uma temperatura aproximada de 15º com metade de uma pastilha de oxigénio previamente dissolvida…
Já tenho microvermes de aveia e de banana, já tenho um eclodidor de artemia DIY feito, bastante musgo e este fim de semana vou tentar produzir infusorios.
Depois é só esperar que tudo corra bem…
Disse alguma asneira??
Cumps
José Pires22/10/2010 às 17:40 #224852mas qual é a parte do 07.09 ainda não foi entendida ??? será que é necessário colocar 07.09.10 para se entender ???
Boas!!
A parte não entendida é mesmo essa…
Imagina tu receberes em casa uma turfa com essa simples data, qual é a tua primeira ideia? Julho de 2009, não é verdade??
Agora imagina que não percebes nada de Killies e que não sabes que a diapausa de SAA é “normalmente” sempre inferior a 6 meses, vais pensar que a turfa têm realmente essa idade.Daí eu me estar a meter contigo, alguns podemos perceber, mas para quem se inicia e lê estes e outros tópicos, torna-se complicado, só isso. 😉
Abraço
22/10/2010 às 19:06 #224853Boas José!
(…) quando for para molhar a turfa coloca-se um recipiente com um litro de agua a uma temperatura aproximada de 15º com metade de uma pastilha de oxigénio previamente dissolvida…
A questão de um litro de água é irrelevante. O importante é ficar apenas com 2 dedos de água de altura no máximo. Por exemplo, se esse recipiente for estreito como uma garrafa de 1,5ltr, esse litro de água será demasiado. O mesmo assistimos numa analogia contrária, por exemplo se o recipiente for demasiado largo feito um alguidar da roupa, a altura de água será pouca e essa mesma água ficará sujeita a oscilações de temperatura (rapidamente a água ficará à temperatura ambiente antes mesmo dos alevins terem eclodido).
Abraço!
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.