A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 92)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Projecto de Killi-Wall

• Autor
    Artigos

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

[…]
    Claro que pensas utilizar a gravidade mas garanto-te (por experiência própria) que é muito melhor encher um depósito colocado no chão (o eventual transbordo no enchimento tem consequências menos gravosas) e utilizar uma bomba para elevar a água (o caudal é muito superior à gravidade e é regulável). Isto para além da arrumação de mangueiras necessárias a enchimentos e “desenchimentos”.

Muito bem lembrado!
    Apenas mais uma achega, caso optes por seguir a sugestão do depósito no fundo: Nem todas as bombas de água têm um poder de elevação da água suficiente para os mais de 2m que são necessários. As mais baratas normalmente não chegam a atingir 1 metro. A boa noticia é que normalmente têm essa referência bem identificada na caixa, por isso é uma questão de estar atento na compra.

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Talvez queiras repensar a posição da linha inferior de aquários e do depósito de água. É que os aquários rentes ao chão têm duas grandes desvantagens: não os vês (para estares ao nível normal tens de te deitar com a cara quase encostada ao chão) e quem limpar o chão vai dar-lhes umas “lambidelas” com a esfregona, deixando os vidros da frente todos cagados.

Boas Vasco!

A utilidade que daria aos aquários mais em baixo, seriam aquários para crescimento de não-anuais, que atendendo ao seu lento crescimento ali os instalaria.

Por outro lado, penso que tens razão, e que existe algum motivo pelo qual as fishrooms que tenho visto de quem leva isto com outros olhos, não tenham aquários ao nível do chão apesar de também se dedicarem à manutenção de não-anuais.

A título de exemplo, deixo-vos aqui dois três links muito interessantes de fishrooms:

http://elkilliclub.org/foro/index.php?topic=989.0
    http://elkilliclub.org/foro/index.php?topic=2520.0
    http://www.aquarienfische.ch/4764/16190.html

Por outro lado, o depósito de água em cima só tem desvantagens. Claro que pensas utilizar a gravidade mas garanto-te (por experiência própria) que é muito melhor encher um depósito colocado no chão (o eventual transbordo no enchimento tem consequências menos gravosas) e utilizar uma bomba para elevar a água (o caudal é muito superior à gravidade e é regulável). Isto para além da arrumação de mangueiras necessárias a enchimentos e “desenchimentos”.

A minha principal ideia seria essa mesmo, a de utilizar a gravidade.

Contudo, e tendo em conta a referência ao elevado peso do reservatório, irei então mudar a sua localização para o chão. Ao mesmo tempo, irei então arranjar espaço para colocar uma espécie de balde onde irá desaguar a àgua das mudanças de água de todos os aquários.

Irei então fazer a mudança no modelo para que tenha uma 2ª versão do aspecto geral.

Apenas mais uma achega, caso optes por seguir a sugestão do depósito no fundo: Nem todas as bombas de água têm um poder de elevação da água suficiente para os mais de 2m que são necessários. As mais baratas normalmente não chegam a atingir 1 metro. A boa noticia é que normalmente têm essa referência bem identificada na caixa, por isso é uma questão de estar atento na compra.

Assim o farei!

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Família APK,

Venho então agora fazer uma actualização ao projecto, seguindo as opiniões por aqui deixadas por vós, mais experientes na matéria:

Vista frontal lateral
    alt1.jpg

Vista frontal
    alt2.jpg

Vista traseira lateral
    alt3.jpg

Vista traseira
    alt4.jpg

Os updates consistem nomeadamente na alteração da disposição de:

😉 1º- reservatório da água, passando do topo do móvel para o nível do chão  no canto inferior direito.
    😉 2º- inclusão dum pequeno reservatório para reposição de água no topo do móvel.
    😉 3º- inclusão dum reservatório para águas residuais, no canto inferior esquerdo
    😉 4º- esboço do futuro sistema de trocas de águas

Neste caso, e sendo muito sucinto, a água através duma bomba de água sobe do reservatório maior para dentro do reservatório situado no topo.

Através dum outro sistema agora operado pelo efeito gravítico, irá repor a água dentro dos aquários por um simples sistema de torneiras.

A água dentro dos aquários, será trocada por um outro sistema de substituição independente destes outros mencionados.

Como referido anteriormente, o que pretendo agora mesmo é a vossa opinião sobre o layout, caso detectem algum problema estrutural com este sistema.

Após o layout ter as arestas limadas, passarei então a explicar o sistema de troca e reposição de águas para o projecto, pois tenho algumas ideias bem interessantes que gostaria igualmente de partilhar convosco e de saber as vossas opiniões!

Vamos killimaniacos, opinem!

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Quando às mudanças de água recomendo-te o seguinte:

Uma entrada para ligação à torneira e uma saida para ligação ao esgoto.

Para mudares a água desenrolas simplesmente duas mangueiras: uma para ligação à torneira mais proxima e outra, bastante larga, para ligação ao esgoto mais proximo (o ultimo aquário deve estar a uma altura superior ao bidé, se não te for possivel encontrar um esgoto mais baixo).

No cano de entrada instalas um filtro de carvão activado que, além de remover o cloro, retira a maior parte das impurezas e metais pesados.

Um deposito de água local iria roubar-te espaço precioso para os killies e continuarias a ter de transportar a água de/para a torneira e o esgoto.

Com esta opção, podes em 20 minutos mudar 1/4 da água semanalmente. 1/4 de água mais fresca, depois de novo colocada a 24-25 C não tras qualquer problema aos peixes (mesmo com água a sair da torneira a 5 C, a temperatura só desceria, momentaneamente, para 20 C).

Quanto ao input / output dos aquários há varias opções, como overflows, sinfonagem permanente com abertura de torneira ou electrovalvula para descarga, etc.

Eu optei por furar os aquários na altura de água desejada. Tive que furar eu próprio, com uma broca especial, 30 aquários em vidro (milagrosamente não parti nenhum), deu algum trabalho mas é certamente a opção mais fiável.

Miguel

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

E já agora… tenho visto montes de ciclindros de artemia em fishrooms.

É algo que dá um ar hi-tec e impressiona os visitantes mas é também pouco prático. Tens que ter areação e depois precisas de a parar e esperar, para retirares os nauplios… por sua vez estes devem ser filtrados… uma grande trabalheira.

Um setup de eclosão só precisa de ter isto: Oxigénio, agua salgada e ovos.

Não precisas de bolhas para teres oxigenio, só precisas de uma grande superficie em contacto com o ar. Logo, um tabuleiro em plastico alimentar, comprado nos chineses, ou mesmo um tabuleiro em vidro, são os eclusores ideais.

O tabuleiro deve ter os cantos rectos e é colocado numa zona relativamente escura, por exemplo, debaixo da estante, ficando um dos angulos apontado para a luz. Com uma pipeta apanhas então a artemia nesse canto. No meu caso, coloco-a directamente nos aquários, água salgada e tudo.

Em resumo, um tabuleiro é muito mais prático que um cilindro.

Miguel

Luis Carlos S. Passeiro
    Luis Passeiro
    Participante
    • Topicos: 21
    • Respostas: 153
    • Totais: 174
    • Membro Bronze

Olá Ruben.

Então este projecto estava a dar pica de acompanhar…Sempre vai para a frente?

Um abraço

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Viva Ruben,

Só uma nota, porque não colocas o sistema de e eclosão de artemia na parde lateral ? mesmo em cima da arca?

tÊm luz directa das janelas (ou outra) e não te ocuparia espaço.

Um abraço
    Luis Santos

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Olá Ruben.

Então este projecto estava a dar pica de acompanhar…Sempre vai para a frente?

Um abraço

Boas,

Por enquanto ainda está parado por falta de fundos…

Espero quando iniciar o projecto, de não ter que olhar a custos para que o mesmo fique como eu quero, e não em virtude da disponibilidade do momento.

Luís, obrigado pela tua opinião. Irei ter esse factor em linha de conta.

Abraço!

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Boas amigos!

Finalmente irei arrancar com os killis aqui na Suíça!

Após duras negociações com a minha mulher… ela ganhou!

O projecto da estante que tinha desenhado vai para o caixote do lixo…

Gosto muito de killis, mas ainda mais da minha mulher por isso resolvi ir ao IKEA com ela ver dum móvel apresentável para pôr no jardim de inverno que entretanto sofreu umas melhorias desde a última foto que vos apresentei.

O ponto de partida é simples: desejo manter pequenos aphyosemions (influenciado pelo clima fresco e acessibilidade a comida viva).

Como se trata duma solução para aquários pequenos, e em princípio para durar apenas uns 2 anos, resolvemos comprar este móvel que de seguida vos apresento:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80071357

(Curiosidade: comprei este produto na Suíça por 99CHF o que equivale a 75€ em Portugal ou seja perto de 15€ mais barato na Suíça que em Portugal).

P1113_18-08-10.jpg
    Móvel montado.

P1622_15-08-10.jpg
    A condizer com o soalho, cadeiras, mesa, etc…

P1657_15-08-10.jpg
    Isolamento das juntas para evitar infiltrações no móvel.

P1623_15-08-10.jpg
    Material utilizado.

P1149_21-08-10.jpg
    Perspectiva dum aquário no móvel.

Relativamente ao aquecimento, irei utilizar cabos de terrário (em conversações com o meu amigo Joaquim Marques) para aquecer os mesmos, já que muitos bons resultados tive no passado em Portugal. No fundo de cada prateleira, irei colocar a placa de esferovite onde estará encrostado o cabo de terrário o que evitará também que não se molhe o móvel em caso de descuido.

Cada prateleira conta com 33,5×33,5×38 e cada aquário ficará com 30x20x30 (CxAxP).

Relativamente à iluminação, irei discutir o assunto com o meu cunhado com queda para a electricidade, mas será no mínimo uma lâmpada económica de 5W por aquário. A solução dos LED's irá depender do valor final.

Por fim, a nível da filtragem, utilizarei filtros internos pequenos de caixa, daqueles que se compravam na SEK por 1,50€. Se alguém souber onde os posso comprar assim baratos, que me avise se faz favor.

A nível de bomba de ar, o que me aconselham para 16 aquários?

Espero amanhã tratar da electricidade e para a semana começar a colar os aquários.

Abraço!

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Esqueci-me só de mencionar que também está na foto, por cima do móvel, uma estante à parte que comprei onde irei colocar a bomba de ar e outros produtos que não irei necessitar recorrentemente.

Fica aqui o link da estante.

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60103632

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Que bonito “a minha mulher”…

Agora voltando ao assunto. 2 notas

1. Tem cuidado que as prateleiras sao mais frageis do que parecem.

2. Os cabos do joaquim sao bons, mas tens que colocar esferovite grosso , o que vai tirar-te alfum espaco.

Sobre as lampadas, mediante o custo da electricidade, sugiro os leds, ou melhor uma tira de leds pkr estante. Ė o que eu uso.

Um abraço
    Luis

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Grande Luís!

Sim, relativamente ao peso sempre o tive em consideração.

Por esse motivo já comprei uns braços metálicos com que irei fixar as prateleiras à parede.

Eu vi nas especificações que são 13,5kgs por divisória. Se cada aquário tiver 30x20x30, significa:

30x20x30 = 18000 cm^3 (aproximadamente 18lts = 18kg)

Mas como cada aquário só terá 15cm de altura de água, ficará:

30x15x30 = 13500 cm^3 (aproximadamente 13,5lts = 13,5kg)

Com aqueles braços metálicos esse suporte do peso será seguramente aumentado.

Já agora, como é essa tira de LED's?

Compraste-a já feita? Quanto custou? São quantos Watts por metro? Tens fotos para a ver? Estou receptivo a sugestões…

Abraço!

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

Amigo, já que gostas tanto do Ikea, vê esta solução de iluminação que eles vendem e que eu já vi ser utilizada em aquáriofilia com sucesso:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60116540

Um abraço

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Senhor Amaral,

Estive com elas na mão, sim cenouras!

É muita fruta pois teria que comprar 4 unidades dessas (a 40 aéreos cada conjunto de 4).

Só em luzinhas, iam 160€ num ápice.

Estou a pensar na solução de 2 lâmpadas económicas de 5W por 5€, pagando 40€ pelas lâmpadas. Casquilhos, fio, ficha e interruptor seguramente que não chegarão aos 80€.

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Boas colegas!

Gostaria apenas de partilhar convosco mais um desenvolvimento deste projecto:

Encomendei 6 placas com 3mm de vidro de 1,80 x 70 pelo valor total de 61CHF = 47€.

O corte do vidro já estará incluído no preço final. Só terei eu próprio que bolear o vidro com lixa de água ou uma pedra própria para o efeito (bem barato).

Estou a conseguir o impossível entre o género masculino… Este meu projecto está-se a revelar low-cost e ao mesmo tempo apelativo ao género feminino!

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 92)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0