- This topic has 31 respostas, 11 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 2 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Iniciação_2ª fase
-
AutorArtigos
-
11/01/2012 às 13:16 #230608
Ola Catarina,
Como nao podia deixar de ser, aqui ficam os meus parabéns e as boas vindas ao clube, mas desde já te aconselho a ponderar bem, mas mesmo bem, depois de entrar é como na Mafia, saindo so m…. . Pois o vicio é ….vicio, mais tarde falaremos disto.
Agora…
Força e muitos aquas, pois se precisares de peixinhos, so tens que passar ca por a fishroom, e tras a combo ( nos os Killifilistas andamos com uma a tras) depois vais ver porque.Luis Pontes
11/01/2012 às 14:17 #230609Olá Luis, obrigada pelas boas vindas.
Pois, a quem o dizes que isto é viciante… E a pensar que tudo começou há 20 anos atrás com dois peixinhos de água fria. Neste momento já tenho 8 aquários montados… E sair, nem pensar 🙂
Agradeço desde já a oferta, um destes dias vamos passear por aí.
11/01/2012 às 17:14 #230610Antes de mais bem vinda.
Cuidado é com estes senhores que quando deres conta tens mais peixes que aquários.
Especial cuidado com um tal de Sr. Castro… Vai-te encher de peixarada até mais não.Eu que o diga.
Alguma coisa, é avisar.
11/01/2012 às 17:38 #230611Obrigada pelas boas vindas.
Venha a peixeirada… aquários não faltam, pelo menos para já 🙂
11/01/2012 às 18:38 #230612Olá,
A APK está de boa saúde e recomenda-se. Atrasei-me um bocadinho para fazer a apresentação da Catarina e felizmente vejo que já não é necessário. Já faz parte da família. Bem vinda Catarina.
Como te disse por mail, o teu número de sócia é o 349 e vou pedir para te enviarem o Manual de Iniciação. Quantos aos killies tenho a certeza que não me vou preocupar tanta vai ser a oferta aí mesmo no Norte. Mas se precisares de alguma coisa minha já tens o meu contacto.
Nota – repara que já tens a condição de sócia APK e já deves ter recebido a pass para a área de sócios do nosso site
Cumprimentos,
Luis Oliveira
31/01/2012 às 10:55 #230613Olá a todos
Tenho andado algo desaparecida, mas por culpa dos peixes 😉
Após algumas gentis ofertas, que mais uma vez agradeço, o meu “Plantel” de killies neste momento é:
– Aphyosemion bualanum “Ntui”, 4 juvenis;
– um casal de Aphyosemion hera “Bengui” 1-2 GJS 00/29, ainda juvenis;
– um macho Fundulopanchax amieti “C 89 / 31” (ficou viúvo após um ataque de fungos nas barbatanas, não consegui salvar a fêmea, apesar de todas as tentativas :-[)
– Fundulopanchax gardneri nigerianus P82, 1 trio.E novidades: já tenho ovos dos F. gardneri ;D. Agora é ver se consigo que saia algum pequenote dos ovos… Até porque o meu marido começou a desenvolver um interesse repentino nos kilies…
31/01/2012 às 11:15 #230614Olá a todos
Tenho andado algo desaparecida, mas por culpa dos peixes 😉
Após algumas gentis ofertas, que mais uma vez agradeço, o meu “Plantel” de killies neste momento é:
– Aphyosemion bualanum “Ntui”, 4 juvenis;
– um casal de Aphyosemion hera “Bengui” 1-2 GJS 00/29, ainda juvenis;
– um macho Fundulopanchax amieti “C 89 / 31” (ficou viúvo após um ataque de fungos nas barbatanas, não consegui salvar a fêmea, apesar de todas as tentativas :-[)
– Fundulopanchax gardneri nigerianus P82, 1 trio.E novidades: já tenho ovos dos F. gardneri ;D. Agora é ver se consigo que saia algum pequenote dos ovos… Até porque o meu marido começou a desenvolver um interesse repentino nos kilies…
Catarina, só boas noticias.
O que custa é começar e parar.
De resto é sempre para a frente.31/01/2012 às 11:49 #230615Catarina,
Ainda bem que estás a gostar dos teus killies. O gosto subito do teu marido também não estranho. É dificil é não gostar.
Teres ovos de Fundulopanchax gardneri nigerianus P82 é a prova de que é um killie por excelência para quem se inicia.Prepara-te para criares os alevins.
Luis Oliveira
02/02/2012 às 01:59 #230616Boas.
Catarina, os Fundulopanchax que tens não podem ser “gardneri” e “nigerianus” ao mesmo tempo.
Ou são Fundulopanchax gardneri… ou são Fundulopanchax nigerianus P82.
Vê junto de quem tos passou para corrigirem esta situação.
Quanto aos peixinhos que te estou a dever ainda tens espaço??
Tal como diz o Zé Pedro, o dificil vai ser parar!
Cps
A. Castro02/02/2012 às 08:56 #230617Bom dia Castro.
Vou ver com a pessoa que me passou os peixes, mas é engraçado que nas pesquisas que tenho feito e no que tenho lido, surge em diversos sitios “Fundulopanchax gardneri nigerianus P82″….
No que respeita a espaço, ainda por cá andam alguns espaços vagos 🙂 É impressionante como cabe sempre mais um aquário.Acredita, é mesmo difícil parar.
Já agora, uma dúvida, nos ovos que já recolhi (os primeiros foram na passada sexta-feira), quando posso esperar começar a ver os embriões? Para já de 10 ovos recolhidos entre sexta e domingo, só retirei 2 fungados…
Abraço
02/02/2012 às 11:03 #230618Olá Catarina,
Se os ovos estiverem em água vai depender da temperatura da mesma (quanto mais alta a temperatura mais depressa eles se desenvolvem). A minha água ronda os 23ºC e ao fim de semana e meia a duas semanas já se nota os embriões.
Se os ovos estiverem colocados por cima de discos de algodão com turfa húmida atrasa mais, mas tem a vantagem de aproximar as datas de eclosão de todos os ovos.
Cumprimentos
Carlos Coelho02/02/2012 às 12:19 #230619Olá Carlos
Obrigada pela ajuda.
Os ovos estão em água, e para que esta não arrefecesse muito, coloquei-os dentro de um dos aquários (tem uma caixa interna para guardar equipamentos).Tenho de experimentar a técnica da turfa.
Abraço
02/02/2012 às 17:16 #230620Olá Catarina,
No nosso site, na área de sócios, quando abres tens uma barra horizontal, que à esquerda diz “arvore”. Se clicares aparecem-te todos os generos. Vai clicando, neste caso primeiro em “Fundulopanchax”, depois verificas que existe “gardneri” e “nigerianus”. Se clicares em “nigerianus” entre todas as populações aparece-te “P82”. Se clicares de novo, agora na identificação completa Fundulopanchax nigerianus “P-82” deves ter acesso a mais dados sobre a espécie em análise, incluindo os criadores que a mantêm na APK. Isto se todos tivessem os seus dados actualizados ;).
Possivelmente já chegaste a estes dados por ti própria, mas acho que é uma informação útil para todos os novos sócios.A área de sócios tem muita informação útil que nós descuramos. Podia ser uma ferramenta muito importante.
Cump.
Luis Oliveira
02/02/2012 às 17:45 #230621Olá Luís
Já andei lá a pesquisar, e logo já vou actualizar os meus dados no que respeita às espécies que mantenho.
E tens toda a razão, há que descobrir as valências da área de sócios. Cada vez que lá vou descubro mais uma novidade 🙂
Obrigada por tudo
Abraço
15/02/2012 às 15:09 #230622Olá a todos
Finalmente descobri o mistério do nome dos ditos P82.
“One of the most stunning, but widely kept Fundulopanchax species. For a number of years, nigerianus was considered a subspecies of Fundulopanchax gardneri, and is still sometimes referred to as Fundulopanchax gardneri nigerianum”
Fonte: http://www.killi.co.uk
Afinal são nigerianus…
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.