- This topic has 30 respostas, 11 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
Paulo José Alves.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Iniciacao
-
AutorArtigos
-
10/12/2011 às 19:54 #217169
Boas a todos passo m a apresentar
chamo me Aurelio tenho 30 anos vivo na Madeira e ando neste hobby desde que o meu pai comprou um aquario tinha eu a volta de 7 anos desde ai ja criei varias especies de peixes tendo parado em 2003 altura em que tive que oferecer todos os meus peixes( mas nao os aquarios esses guardei os) porque ia estudar para Portalegre voltei em 2009 para casa e comecei tudo de novo.Comecei a pesquisar estes tipo de peixes a cerca de um mes ate porque de 6 aquarios so um e que tenho em uso e ja sai caro por isso vou m iniciar nestas racas a ver se apanho o tal vicio que tanto falam.
Bem culturas de alimento vivo so mesmo artemia o resto nem sei como faço ou arranjo,material tenho 5 aquarios vazios.
Tambem irei fazer m socio da associacao mas isto tal como o membro alfacinha aqui nao e facil arranjar estas especies.Medidas dos aquarios 1 de 1,50m, 1 de 1 m ,1 de 80 cm ,1 de 60 cm , 2 de 40 cm so o de 1,50 m e que esta ocupado com discus os outros estao vazios sendo que posso montar uma fishroom pequena.
desculpem o testamento abraco a todos
10/12/2011 às 20:25 #230138Olá Aurélio!!!
Quer dizer que além de eventual membro da Madeira, também serás membro do Grupo de Portalegre ;D ;D
Neste momento e devido ao frio que se faz sentir no continente, vair ser algo difícil de enviar peixes para a madeira e ainda mais se fôr de Portalegre, já que deves saber bem como o inverno é “quentinho” por aqui 😉
Mas quando as temperaturas começarem a subir um pouco, podem contar com o Grupo de Portalegre, para distribuir peixes pela Madeira 😉
Abraço
10/12/2011 às 20:29 #230139Ja nao estou ai ja estou em casa mas adorei isso e so estive um ano ai e sim e bem quentinho levantava m cedo por volta das 7 da manha e via o quentinho numa fonte que ai tinha em que a agua a cair estava em gelo……
10/12/2011 às 20:54 #230140Olá
Bem vindo Aurélio!
Estou a ver que muito brevemente teremos um novo núcleo na belíssima ilha da Madeira!
Será um prazer ajudar-vos a entrar no “vício”!Um abraço!
10/12/2011 às 21:06 #230141boas.
Vamos conquistar a Ilha da Madeira ;D ;D
aos poucos vamos espalhar o vicio hehehehBem, posso vos dizer que pela minha zona, São Martinho, estão neste momento uns maravilhosos 18º
um abraço
10/12/2011 às 21:11 #230142nazare??
10/12/2011 às 21:54 #230143mais para baixo, sta Rita 😉
10/12/2011 às 22:02 #230144Bem vindo Amigo
Um abraço11/12/2011 às 16:45 #230145Boa tarde e que sejas bem-vindo Aurélio.
Se há local onde as temperaturas durante todo o ano sejam excelentes para manter e criar algumas espécies de killis, especialmente aphyosemions, esse local é sem dúvida a ilha da Madeira.
Como foi atrás referido seria bastante interessante ver crescer um nucleo na Madeira.
Concerteza que muitos de nós estaremos disponiveis para vos ajudar a que tal aconteça e tú pareces mais um Madeirense a demonstrar uma forte vontade e desejo de expandir por sessas terras esse hobby. Como noutro tópico o Vasco Gomes referiu haviam mais 3 sócios por essas terras. Quem sabe se voçês os trazem de volta e já seriam ao todo 5 !!!
Sejas pois bem vindo a este grupo.No entanto e depois de ver aquilo que escreves vou-te pedir a ti aquilo que já foi diversas vezes pedido a várias pessoas: Evitar escrever aqui neste fórum linguagem de telémóvel e usar a lingua portuguesa da maneira o mais correcta possivel. Acredita que muitas mensagens são dificeis de comprender especialmente para quem não está habituado.
Palavras como k em vez de que, m em vez de me e a falta de acentuação para mim são dificeis de entender…
Sabes a idade não perdoa e há coisas que eu também não… 😉Um grande abraço.
12/12/2011 às 09:27 #230146Boas e obrigado
Normalmente ate escrevo direito mas as vezes descuido me e lá sai o (“k e o m”) ja no trabalho é igual e levo para a cabeça por causa disso.12/12/2011 às 14:33 #230147Boas, agora o mais dificil o tormento para mim.Nao percebo nada desta especie,nem a diferenca entre anuais, semi anuais nem os outros,estou acustumado aos ciclídeos de médio e grande porte. Onde arranjar essas culturas de tanto falam? Pelo que tenho visto os aquarios que tenho em casa são muito grandes para esta especie.Agora umas perguntinhas
1º Usam termostato?(Em alguns vejo noutros nao)
2º Quais as especies que posso manter?
3º Onde arranjo as culturas de vermes?(Tirando as artemias)
4º Pelo que vejo os peixes que por ai andam são praticamente irmãos isso não nasce deformados?Por enquanto é só
Abraço a todos obrigado pela paciência
Já preenchi o formulário
12/12/2011 às 14:50 #230148Ola Aurélio
Vamos ver se te consigo esclarecer algumas das tuas duvidas
4º Pelo que vejo os peixes que por ai andam são praticamente irmãos isso não nasce deformados?1º->dado a tua localização arrisco-me a dizer que não precisarás de termostato para a grande maioria dos killis, a excepção são os Anuais africanos (nothobranchius e Fundulosoma) e alguns anuais sul americanos (alguns Simpsonichthys, Gnatholebias, Rachovia, Terranatus e Maratecoara) que necessitam de temperaturas acima dos 26 graus.
2º->como a tua experiencia é reduzida ou nula idealmente deverias começar com alguns aphyosemion (australe, striatum por exemplo) ou Fundulopanchax (nigerianus, gardneri por exemplo).
3º-> alguns de nós mantêm bastantes culturas de bicharada de todo o tipo e feitio para alimentar os peixes se pedires quase de certeza que alguem se disponibiliza para te enviar algumas culturas de arranque.
4º->A grande maioria dos killis é extremamente resistente a problemas de consanguinidade, no entanto deve-se introduzir sangue novo sempre que possivel.
Espero ter ajudado
Abraço12/12/2011 às 15:32 #230149Olá Aurélio,
Eu tenho culturas de enguias do vinagre, em aveia e em vinagre, que facilmente te posso arranjar cultura de arranque, quando necessitares é só dizeres.
cump
nuno12/12/2011 às 16:05 #230150Viva,
Não precisas de culturas vivas, as culturas, em si são também um hobby e atraentes como tal mas podes alimentar bem os peixes sem nunca precisares de criar comida viva, a maior parte dos killies mais comuns até comerá comida seca.
Para os alevins vais ter simplesmente que eclodir ovos de artemia, a não ser que estejas em reprodução natural (vê http://apk.pt/forum/index.php?topic=1813.0 ), neste caso os alevins vão fazer como as tuas ninhadas de ciclideos: comem os infusórios da água e particulas de comida demasiado pequenas para serem apanhadas pelos adultos.
Convém começares por um não anual ou semi-anual, tens mais tempo para “afinações”.
Sobre as tuas questões:
Se tiveres a temperatura em casa consistentemente acima de 17 C, não precisas de aquecimento, para a maior parte das especies. Exceções: os alevins devem ser mantidos acima de 20 C, killies que gostem mesmo de calor, como os Nothos.
Muitas especies: Muitos Epiplatys, uma boa parte dos Aphyosemions, os Fundulopanchax semianuais, etc, etc.
Provavelmente podes arranjá-las de algum socio entusiasta das culturas.
4º Pelo que vejo os peixes que por ai andam são praticamente irmãos isso não nasce deformados?
Sim, isso acontece. Por vezes só se consegue trazer um ou dois casais da natureza. Todos os exemplares em cativeiro serão então descendentes desses peixes.
De facto, há um processo de extinção “natural” no hobby, todos os anos existem populações ou códigos de coleta novos, os peixes andam por aí duas ou três gerações, depois começam a ter pouca fertilidade e “naturalmente” extingue-se. Por outro lado, alguns killies são altamente resistentes à consanguinidade, por virem de piscinas genéticas pequenas, ou melhor, charcos genéticos pequenos :), neste caso os maus genes recessivos já foram eliminados pela seleção natural. Mas isto é muito variável.
Há um “truque” que eu aconselho para reduzires as hipoteses de problemas genéticos: escolhe populações com bastantes anos de hobby. Se ainda andam por aí ao fim de 10 anos então geralmente são peixes resistentes, com poucos genes recessivos patológicos e fertilidade razoável.
Por curiosidade, até tens killies que se reproduzem por auto-fecundação e onde, obviamente, a consanguinidade até é regra: é o caso da Kriptolebias marmoratus.
Miguel
Boas, agora o mais dificil o tormento para mim.Nao percebo nada desta especie,nem a diferenca entre anuais, semi anuais nem os outros,estou acustumado aos ciclídeos de médio e grande porte. Onde arranjar essas culturas de tanto falam? Pelo que tenho visto os aquarios que tenho em casa são muito grandes para esta especie.Agora umas perguntinhas
4º Pelo que vejo os peixes que por ai andam são praticamente irmãos isso não nasce deformados?Por enquanto é só
Abraço a todos obrigado pela paciência
Já preenchi o formulário
13/12/2011 às 00:16 #230151Olá Aurélio,
Eu tenho culturas de enguias do vinagre, em aveia e em vinagre, que facilmente te posso arranjar cultura de arranque, quando necessitares é só dizeres.
cump
nunook depois digo qualquer coisa já agora na loja do anadia tambem tem comida congelada.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.