- This topic has 53 respostas, 18 utilizadores, and was last updated Há 10 years, 6 months by
RodrigoGuimarães.
Home › Forum APK › APK › Grupos Locais › Grupo Algarve
-
AutorArtigos
-
20/02/2010 às 11:37 #220039
Ora, nem mais!
Eu também nunca falei em não pagar a inscrição, apenas neste momento não me dá jeito nenhum.
Achei, pelo que já vi, os killis uns animais fascinantes, mas estamos a fugir do tópico, não há ninguém no Algarve que mantenha killis que tenha disponibilidade para me mostrar esses mundo de perto?
Abraço
Marco20/02/2010 às 15:52 #220040Marco, o Grupo do Algarve sempre foi muito pequeno (3-4 sócios activos) mas ficou ainda mais reduzido com a saída para a zona de Lisboa do Carlos Simão. Ele, juntamente com o Leopoldo, era quem dava algum dinamismo ao Grupo. Actualmente talvez só o Leopoldo te possa dar algum apoio (vamos a ver se ele aparece por aqui) já que os outros sócios da zona são pouco ou nada activos aqui no fórum. Creio, no entanto, que aqui o nosso fórum ajudará em todas as dúvidas que possam ser esclarecidas de forma indirecta. Se recorreres ao site da APK tens também lá muita informação que te pode ser útil. Dentro das possibilidades da APK estamos cá para ajudar, sejas sócio ou não.
Posto isto, gostava só de referir aqui algumas coisas que podem ajudar a esclarecer um habitual mal entendido que, de vez em quando, causa alguma crispação aqui no fórum, sobretudo entre sócios e não sócios da APK. Os sócios da APK têm um certo orgulho em referir que nesta associação não se vende nada entre sócios, que quem aparecer nas reuniões acaba sempre por levar qualquer coisa oferecida para casa, etc, etc. É tudo verdade. Não conheço esta característica em mais nenhuma associação de aquariofilia em Portugal e fora. Mas, atenção, isto não pode ser confundido com o oferecimento incondicional de peixes a qualquer pessoa que afirme gostar de os ter. E porquê?
– Porque os sócios da APK que criam killies gostam dos seus peixes e, por regra, não os dão a quem não conhecem pessoalmente e que comprovam ter capacidade para, no mínimo, manter os peixes vivos e com saúde;
– Porque os killies dão muito trabalho a criar, só se dão a quem mostre poder dar continuidade a esse trabalho. Quantas vezes não recebemos novas mensagens a pedir mais peixes porque o novo dono se “esqueceu” de tapar o aquário, mesmo estando roxo de saber que os killies saltam pelo buraco de uma agulha. Já aconteceu aparecerem cromos com a “lata” de fazer o pedido de “refill” mais do que uma vez e sempre pelo mesmo motivo.
– Porque já todos tiveram más experiências. Conheço muitos sócios que responderam positivamente a estes pedidos, enviando peixes que demoraram meses a criar, pagando os portes de correio, e que não tiveram direito nem a um email de agradecimento. A esmagadora maioria das vezes nunca mais ouviram falar das pessoas que fizeram os pedidos.
– Por esses motivos as tipicas ofertas dos sócios da APK não são incondicionais e era o que mais faltava que alguém exigisse que o fossem. A maior parte das vezes são feitas a outros sócios, o que é natural porque o facto de uma pessoa se fazer sócia da APK pressupõe que assume algum compromisso em não fazer dos killies “uma experiência”. As restantes vezes são quase sempre ofertas a quem aparece nas reuniões dos núcleos, pessoas a quem vimos a cara e com quem falamos.
– É por isso que todos os sócios da APK tentam convencer os outros a associarem-se, e porque sabem as vantagens de se pertencer a uma organização destas, e não por causa de uns míseros 25€ (que me perdoem aqueles a quem 25€ fazem falta para alimentar os filhos). Nenhum sócio da APK “vê” esses 25€ a não ser o tesoureiro, logo não têm qualquer interesse pessoal nisso. As contas da APK são claríssimas e prestadas todos os anos aos sócios que sabem muito bem para onde esse dinheiro vai: para promover a killifilia e apenas isso.
Não há nada que me irrite mais do que uma frase deste género: “Acho engraçado é falarem constantemente (pelo que tenho visto nos outros tópicos) em dar, dar, dar, dar, mas quando aparece alguém interessado, o único interesse é meter os 25€ na caixa, afinal qual é o espirito? Só faço parte do grupo se pagar?”. É injusta, egoísta e inaceitável. Já percebi, Marco, por outros posts teus que esta frase não reflecte exactamente aquilo que pensas e que o teu objectivo principal era contactar killiófilos do Grupo do Algarve. Mas a verdade é que a escreveste e eu aproveito-a apenas para fazer dela um exemplo. Por isso o que vou escrever a seguir não é dirigido a ti, não o leves a peito, é para ficar para os “vindouros”:
– Com que descaramento alguém se atreve a “exigir” (atenção às aspas, não me venham depois escrever que ninguém exigiu nada) que lhe ofereçam killies sem dar nada em troca? E este “nada em troca” não é dinheiro para o bolso do “doador”, é uma contribuição para uma associação com um objectivo bem definido e que nem sequer chega para pagar os boletins que os sócios recebem.
– É perfeitamente legítimo que alguém diga que não tem possibilidades de pagar 25€, seja lá pelas razões que for. Não tem é legitimidade para escrever aquilo. Porque não nos conhece. Não sabe o que já fizemos, o que já demos, que já nos oferecemos para pagar quotas de quem não pode, que já sugerimos a alguns com dificuldades aceitar inscrições com pagamentos parciais e faseados.
– É preciso que fique claro que os 25€ anuais são uma afirmação de compromisso e uma contribuição para o desenvolvimento da killifilia em Portugal, não são para os bolsos de ninguém. E não pagam a curto prazo nem metade das coisas que se recebem. A longo prazo nem se fala. Não querem pagar 25€ por ano contribuindo para o desenvolvimento da APK? Ninguém os obriga. Mas não têm o direito de “exigir”, ou de insinuar, absolutamente nada.
Ena pá, fartei-me de escrever. Desculpem lá :).
Abraços.
20/02/2010 às 16:51 #220041Obrigado, parece que me fiz entender e recebi as respostas (algumas) que procurava. Compreendo perfeitamente que a killifilia deve ser uma paixão muito própria e tal reflecte o “fogo” incluído nos posts anteriores. Mas, ponham-se na minha posição, de alguém que nunca teve contacto com killis, alguém que não consegue ir a uma reunião num futuro próximo e alguém que procura algo mais que criar guppys. Depois de ter passado uns dias a ler o forum e o site da APK, vi que existe um companheirismo muito grande entre membro e sócios, assim tentei a minha sorte em integrar-me (posso não ter sido muito feliz e por isso peço desculpa). Percam 5 minutos a ler o tópico como se fosse eu…
Perdi o entusiasmo e fiquei com essa impressão (errada ou não, é o que passou para este lado).
Ainda assim estou convicto que, aprendendo pelo caminho, sou capaz de manter um casal destes belos animais, e como compreendo que várias coisas mudaram desde aqueles posts de 2004, os verdadeiros “chulos”, “Tonys” que deixam os aquas abertos e outros ingratos formaram calos nos membros mais apaixonados que se sentiram traídos. Assim vou esperar até ter todas as condições (incluindo o estatuto de sócio), antes de embarcar nesta “experiência” que pode virar “paixão”. Mas também duvido que os outros membros se tenham apaixonado antes de terem experimentado.
Até lá, Um Abraço
Se entretanto aparecer alguém que me dê indicações acerca de algumas espécies em específico, aproveito para ir aprendendo.20/02/2010 às 17:06 #220042Ainda bem que percebeste o que eu quis dizer. Eu coloquei-me no teu lugar a ler o tópico todo e só por isso escrevi aquilo, porque penso que merecias um esclarecimento (e tentei esquecer a irritação que aquela frase me provocou :)). Agora, não desistas. O objectivo da criação dos Grupos foi precisamente o de enquadrar e ajudar pessoas como tu mas nem todos têm massa crítica para o poder fazer. Vamos a ver se o Leopoldo pode participar. Caso contrário vai continuando a perguntar, talvez um dia destes as coisas se componham.
Quanto a espécies, tens muito por onde escolher. Investiga por aqui e pelo site e depois faz as perguntas que entenderes que o pessoal tentará ajudar. Ah, e não há milhares de espécies, serão actualmente pouco mais de 700.
Abraço.
20/02/2010 às 19:48 #220043OK, 700 espécies… ainda é muita fruta(ou peixe)… 🙂
Alguns mais “comuns” ou “para novatos” por onde eu possa começar? Acho que isso já era uma bela ajuda, porque até os nome e nomenclaturas que tenho visto me parecem indecifráveis. Ou alguma área que sejam mais “tolerantes”?
Obrigado
Marco20/02/2010 às 19:59 #220044Boas Marco
eu ofereço-te um casal de Inidiere …quando tiveres a certeza que sabes o minimo para começares.
Espero pela tua morada para que te posso os enviar .
Cumps
20/02/2010 às 20:53 #220045O garcia quer-se referir a uns Fundulopanchax nigerianus “innidere” se quiseres procurar por informação sobre eles
Garcia, atenção aos nomes…. O marco (ainda)não faz parte do nosso mundo….
Abraço
20/02/2010 às 21:15 #220046Inidiere? Já é um nome :-), Mas vou primeiro montar o de 60l e projectar os cubos, para desocupar o 20l.
Já vi que ainda tenho os trabalhos de casa por acabar e matéria por estudar… Assim fico com o de 20l livre para um casal de killis, e até ter outra geração tenho a bateria pronta. (Pensar a médio-longo prazo sempre funcionou melhor comigo)
Já agora, eles têm outro nome? É que andei a vasculhar o forum e o google e não dou com isso… :-S (respondido entretanto, obrigado)
Obrigado pela oferta, e até lá a ver se junto os 25€ para a inscrição.
Um abraço20/02/2010 às 21:17 #220047Boas Marco
antes mais peço desculpa por não ter colocado a informação de uma forma correcta ..o Ricardo já o fez.
Fico então a aguardar para depois te enviar o casal.
Cumps
20/02/2010 às 21:33 #220048boas,
ponham lá mais um ene no innidere. já foram tantas vezes que escrevi este nome que me saltou á vista e ainda estou com vontade de o escrever por muitos anos. É um tipo de killi que muito me agrada, muito fácil de reproduzir, tem umas cores fantásticas. É um dos fundolopanchax mais fáceis de manter e reproduzir.
Estou seguindo o tópico com muita atenção. prevejo que vai sair daqui um sócio, em breve, com garra. Vai colocando as tuas dúvidas e quando estiveres preparado podes contar com um casal da minha parte.
cumprimentos
Joaquim Marques20/02/2010 às 21:42 #220049Inidiere -> Fundulopanchax nigerianus “innidere” (São lindos!!!)(também já tinha visto a do 2º “n”, e mais uma vez obrigado pela correcção/ajuda)
Aqua de 20L@25-26ºC, pH 6.5, dureza +/-120ppm (suave a média), algumas plantas e “tocas”. (certo até aqui?)
Se sim, com estes valores (quando chegar a altura), podem partilhar a bateria (não nos cubos individuais) os inidiere e guppys?
E a nível de luz? Eles têm alguma preferência? Acontece que acabei à pouco um upgrade DIY à minha calha, que tem 30W@7200K para aumentar o crescimento de plantas, tal como injecção caseira de CO2, que não atinge valores altos (nem perto, devido à agitação de superfície, tipo “cascata” de um filtro interno de 60l/h(se não me engano). Tenho também uma camada fina de substracto, e um areão mixto creme/castanho com um granulado de 3-4mm. Alguns destes factores é mau/desaconselhado?
Já vi que também há várias técnicas de recolher/eclodir os ovos e manter o juvenis, mas acho que isso pode ficar para mais tarde.
Obrigado e um Abraço20/02/2010 às 21:57 #220050ola
Plantas , claro que é bom para os peixes, agora tocas não. Estes peixes não são peixes de toca e não se coadunam com gupyes nem camarões.quanto á reprodução é mesmo indispensável, senão corres o risco de perderes o casal e depois não teres quem te ofereça outro. O Vasco Gomes já explicou isso e eu não vou repetir. Ou há empenho na killifilia ou dedicamo-nos a criar carpas.21/02/2010 às 00:18 #220051Desculpem-me quando disse mais tarde, era depois de me certificar que o meu setup actual do aqua era aconselhável para killis, claro que quero começar logo a reproduzir.
Tirar as tocas é fácil, e provavelmente um passo necessário para conseguir tirar de lá os peixes e camarões. Mais uma coisa que aprendi. 🙂
Quanto ao conviver com guppys, seriam os juvenis na mesma bateria, mas em cubos diferentes, parece-me viável dado que eles requerem +/- os mesmo parâmetros de agua, certo?
Na reprodução, qual é o melhor método de “induzir” a reprodução, não encontrei nada de especial… tipo eles é como guppys, até no saco de transporte acasalam? E qual o melhor método de recolha? Vi referencias a mops de fundo, mops flutuantes, apanhar directamente do areão, ou tirar os pais e deixar os ovos eclodir e criar os pequenos nesse aqua… todos parecem trazer resultados, é esse o problema da internet, há opiniões para todos os gostos… :-S21/02/2010 às 15:11 #220052ola
Marco antes de mais nada aconselho bastante leitura. Vejo que tens muita confusão nessa cabeça.21/02/2010 às 16:29 #220053Viva,
O Marco já se inscreveu com sócio da APK. Para ele os meus votos de boas vindas.
Infelizmente não sei o que se passa porque o mail que lhe enviei veio devolvido.Transcrevo o mail enviado:
“Bom dia,
A tua inscrição foi aceite provisoriamente até à confirmação do pagamento da quota (25 euros para maiores de 18 anos).
O pagamento da anuidade é referente ao ano civil e não a um período de doze meses.
Agradeço que me informes quando fizeres o pagamento para eu poder formalizar a inscrição e identificar o pagamento.
Com o pagamento da anuidade é-te atribuído um número de sócio de pleno direito, recebes um manual de iniciação e seis revistas referentes ao ano da quota. Esta revista é a publicação sobre aquariofilia, mais concretamente sobre killies, mais antiga em Portugal. Recebes também um casal de killies disponível para entrega na altura , mas que será certamente o primeiro de muitos, se assim o desejares.
Tens também acesso a produtos da cooperativa que normalmente não se encontram nos circuitos comerciais e que têm a ver com a criação de killies.
Para terminar recebes uma pass de acesso á área restrita do nosso site e acesso à área de sócios do nosso fórum.Espero que venha a fazer parte da APK e desde já os votos de boas vindas.
Cumprimentos,
Luis Oliveira
Tesoureiro e Gestão de Sócios“Com o manual de iniciação muitas dúvidas desaparecerão, nomeadamente o modo de recolha dos ovos.
Como todos sabem estou ao dispor para qualquer ajuda.Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.