- This topic has 20 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
Pedro Pereira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Fundulopanchax gardneri lafia gold
-
AutorArtigos
-
03/06/2011 às 18:26 #216871
Olá. Finamente vou iniciar-me neste viciante mundo. O membro pedro ofereceu-me gentimente cerca de 16 ovos desta espécie e queria partilhar aqui tudo no processo. O membro ofereceu-me também uma cultura de micro-vermes para alimentar os pequenos. Amanhã ou hoje à noite ou amanhã ponho algumas fotos.
Muito obrigado pedro.
03/06/2011 às 18:40 #227341Boa sorte então eu até me enganei e pensei que este era o meu tópico xS
03/06/2011 às 19:43 #227342Ola Pedro. Não precisas agradecer. Tal como disse o Eduardo, também ganhas-te a minha simpatia. Agora vê se arranjas ovos de artémia para que depois possas alimentar os alevins com microvermes e artémia. Seria importante poderes variar a alimentação dos pequenitos 🙂
Qualquer coisa que necessites diz ok?
Cumprimentos
Pedro Pina04/06/2011 às 08:18 #227343Obrigado pelas respostas. Como prometi, venho aqui postar algumas fotos. Pedro, ontem já consegui comprar uns ovos de artêmia. Para eclodir a artêmia é preciso ter aeração? Obrigado a todos pela simpatia.
O recipiente onde vieram:

O recipiente onde estão (Se olharem com atenção podem ver os olhos nos ovos) :

A caixa com os microvermes:

Uma pergunta ao Pedro (Porque ele sabe o tamanho da caixa com os microvermes): Devo mudar os microvermes para uma nova caixa maior?
Obrigado a todos
04/06/2011 às 11:18 #227344Ola Pedro. Em relação á artémia eu utilizo um prato de artémia para eclodir. Dá-me bem para as necessidades que tenho. Tu agora é que ves qual o metodo que preferes para eclodir a artémia. Em relação aos microvermes nao mexas na cultura. Quando essa tiver a ficar má, aí sim poderás fazer outra cultura numa caixa maior se assim o pretenderes.
Cumprimentos
Pedro Pina04/06/2011 às 12:05 #227345Obrigado pela resposta. Quanto aos microvermes, como se vê se a cultura está a ficar má?
Obrigado por tudo Pedro ;D .
04/06/2011 às 12:20 #227346Quando começar a ficar com um aspecto castanho mais escuro é porque está na altura de fazer outra cultura 🙂
Cumprimentos
Pedro Pina04/06/2011 às 12:56 #227347Obrigado pela resposta. Já agora, o teu macho de lafia gold é lindo. Quando nascer o primeiro alevin ponho mais umas fotos aqui.
Obrigado por tudo Pedro e todos os que respondem pelo nome de APK ;D .
05/06/2011 às 19:11 #227348Nasceu o primeiro alevin ;D !!! Aqui vão as fotos:
O “aquário” do alevin (transportadora com cerca de três dedos de água do luso):
Nesta imagem vê-se o alevin, mas quem não conseguir ver, na foto abaixo está selecionado.
Aqui a mesma foto, mas com o alevin seleccionado:

O futuro aquário:

Obrigado por tudo, tanto ao Pedro como a todos os membros desta associação, por tamanha simpatia e paciencia, tanto com os mais novos como com os mais velhos 😉 .
P.S: Quando nascerem mais posto mais fotos. Já agora, quanto tempo após se ver o corpo do alevin no ovo é que este nasce (A temperatura deve ser cerca de 20º) ?
09/06/2011 às 07:40 #227349Olá
Na minha modesta opinião, os aquários de killies devem ter a decoração o mais simples possível. Eu não aconselho a colocar areão, cascalho, rochas. Devem ter o vidro do fundo à mostra. Porquê? Para facilitar a limpeza da sujidade por aspiração, para ver melhor os peixes e algum sinal de doença, para retirar algum peixe morto, restos de comida, etc, etc. Quanto mais limpo e fácil, melhor. Eventualmente colocar Salvinia à superfície para “filtrar” a luz e ajudar a depurar a água. No fundo às vezes coloco Feto de Java ou Echinodorus (alguns pés). Evitar colocar musgo de Java. Porquê? Porque a sujidade tem tendência a depositar-se lá, bem como os alevins, que ficam muito tímidos. E às vezes, quando estão doentes, não nos apercebemos da doença a tempo e depois pode ser tarde…Esta é a minha experiência…
Abraços e boa sorte
Alberto15/06/2011 às 18:28 #227350Nasceu o segundo ;D ! Agora, outra coisa: estava a pensar em transformar o meu comunitário num comunitário de killies, que acham, é possível?
Obrigado.
16/06/2011 às 08:31 #227351Olá,
Sinceramente? Para quem se está a aniciar? NÃO.
A não ser que seja um “comunitário” com vários elementos da mesma espécie.Se estás muito, mesmo muito interessado nos killies e se o comunitário é grande, então divide-o e terás alojamento para mais do que uma espécie.
Um comunitário de killies exige alguns bons conhecimentos das espécies a colocar, de modo a não se confundirem e e evitar toda a hebridação. Por outro lado a reprodução está fora de questão.
Aceitavel para colocar viuvos, desemparelhados e peixes em fim de vida. Mas mesmo assim temos que esquecer, sobretudo se se trata de fêmeas, poder oferecer um viuvo ou um desemparelhado a um amigo que está a precisar dele.
Mais uma vez reafirmo que isto é fundamentalmente para quem se está a iniciar. Mas também para quem tem mais experiência em distinguir as fêmeas de diferentes espécies, que em algumas situações é completamente impossivel.
Um abraço,
Luis Oliveira
18/06/2011 às 19:16 #227352Sim, realmente aquilo que queria dizer era um “comunitário” com vários elementos da mesma espécie, mas aquilo que quero é ter um aqua onde cerca de 16 fundulopanchax gardneri “lafia gold” possam conviver e talvez reproduzir-se (Apenas na medida de repôr os mortos.)
P.S: Nasceu outro ;D .
18/06/2011 às 19:22 #227353Hummmmmmm. Pedro acho que já era para terem nascido todos. Faz o seguinte : agita os ovos com alguma coisa. Nem que feixes a caixa onde estão e agita-a para criar turbulência na agua.
Cumprimentos
Pedro Pina18/06/2011 às 21:22 #227354Talvez tenha sido por causa da temperatura. Já mudei os ovos para um sítio mais quente e também agitei a água.
Obrigado.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.