- This topic has 21 respostas, 7 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
António Lourenço.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Criar comida viva e simultaneamente alimentar os peixes…
-
AutorArtigos
-
20/12/2011 às 21:10 #230243
…pelo menos os adultos, os killies não comem. Talvez por serem demasiado duros, não sei.
Pois… Alguns killies podem não os comer mas acabei de dar alguns adultos aos rívulos e nem tiveram tempo de respirar… ;D
Paparam-nos todos! Talvez por serem peixes selvagens estão habituados a comer crustáceos e coisas mais duras ainda… não sei… Achei piada ver os peixes a mastigar os gamarus! 😀Mas sim, é preciso ter muito cuidado com estes bichos, que até acho que são engraçados mas parecem-me pouco recomendáveis por comerem tudo o que queremos e o que não queremos.
Abraços
20/12/2011 às 21:16 #230244boas
Não sei porquê, quanto mais leio sobre eles mais os acho interessantes 😉
cump
21/12/2011 às 22:49 #230245Olá,
Penso que as imagens valem mais que mil palavras.
As fotos foram tiradas dois a três minutos depois de colocar os ovos junto das Hyalellas. Não deve dar para meter um cacilheiro ao fundo, mas decerto podem contribuir para a continuação da chacina da nossa fauna piscícola autóctone.

Um abraço,
Luis Oliveira
22/12/2011 às 00:40 #230246Eh eh eh 🙂 Não há dúvida que não convém nada tentar mantê-los em locais onde se queira tirar ovos! Como, de resto, também não convém manter caracois… mas estes são menos móveis.
Por outro lado, notei que o meu aquário de criação de Hyalellas também tem estoirado em caracois (devido aos restos de plantas que atiro lá para dentro) portanto as azteca não parecem incomodar pelo menos esta espécie em particular: os pond snails. Notei também, curiosamente, que também por lá andam uns cyclops aos saltos, não faço ideia de onde vieram, talvez em algum resto de planta, de qualquer modo, as Hyalella deixam-os em paz.
Eu diria que o bicho não é predador, mas é muitissmo bem sucedido em alimentar-se de tudo o que é organico e não se mexe.
Não estou certo que seja um grande perigo ecológico, há muitos anos que existe em todo o mundo porque é muito usado em experiencias laboratorais. Suspeito até pode dar uma ajuda em algumas ETARs, na reciclagem de matéria orgânica. Na natureza, num lago ou num rio, será mais um elemento do zooplancton, a alimentar peixes e outros predadores. Mas nunca fiando: devemos sempre tomar as precauções para evitar a introdução na natureza.
Segundo a wikipedia, a Hyalella alimenta-se de algas, de diatomáceas e de detritos. Por sua vez, é o alimento principal de algumas espécies de patos… Há pelo menos uma espécie de pato em que 97% do seu alimento são Hyalellas!
(em http://en.wikipedia.org/wiki/Hyalella_azteca )É claro considerar coisas como um ovo de killie de “detrito” não é muito simpático por parte da wikipédia 🙂 Eu diria que, para a Hyalella, o conceito de “detrito” é realmente tudo aquilo que é orgânico e que não se mexa (muito).
As Hyalella são consideradas ecologicamente positivas e os problemas surgem sobretudo quando os pesticidas na água as afetam:
“They are an important link in the aquatic food chain and a food source for several predators, including fish and various invertebrates. Pesticides such as pyrethroids from residential runoff have recently been discovered to kill Hyalella. Low numbers of aquatic organisms, like Hyalella and Ceriodaphnia, is an indication of poor water quality.”
(em http://www.ipm.ucdavis.edu/WATER/U/hyalella.html)No forum da DKG também há um topico interessante sobre a Hyalella:
http://www.killi.org/viewtopic.php?f=2&t=6609
Uma parte está em Inglês, depois, recorrendo ao meu escasso alemão, penso que eles comentam que é imbativel em termos de facilidade de manutenção, que pode ser útil em lagos, que come ovos (isso o Luis já confirmou) e que pode comer camarões novos (isso a Maria João já sabe) 🙂Outra curiosidade é que, mais uma vez segundo a wikipedia, a Hyalella não se encontra em águas com pH abaixo de 6. Não sei se é mesmo assim mas parece ser certo que o bicho precisa de uma boa mineralização para desenvolver o exoesqueleto, certamente não conseguirá prosperar em águas muito pouco mineralizadas.
Resumindo, eu diria que é um alimento vivo fácil de manter (talvez fácil demais…) mas a utilização em aquários de killies só é aconselhável se houver a certeza que os bicharocos são todos comidos e não andam a passear pelos mops. Estou certo que algumas especies de killies são perfeitamente capazes de levar a cabo essa limpeza. Eu apostaria por exemplo, em Rivulus mas os meus Scriptaphyosemion parecem-me também estar a fazer um bom trabalho.
Para aquários de crescimento, como, por exemplo, para engordar Nothos até “rebentarem” as Hyalellas podem dar uma boa ajuda, acho que é um dos bicharocos que converte mais rapidamente o “lixo” em carne de crústaceo.
Miguel
22/12/2011 às 10:07 #230247São tão importantes nas cadeias alimentares que nas minhas primeiras pesquizas só os encontrei em sites de pesca desportiva. Os Americanos e canadianos gostam que haja muitos porque é sinal de bom peixe, bem alimentado.
Soltar elementos novos na natureza é sempre perigoso, eles nas américas estão em equilíbrio com o restante plancton e ovos de peixes. Toda a gente sabe que na natureza há muito poucos ovos que originem peixes adultos, por isso é que eles põem tantos.
João
A propósito de caracóis, os meus Physia marmoratus não comem os ovos de cory saudáveis, apenas os limpam, e comem os fungados. Em aquário com plantas e 'porcaria' suficiente para não terem fome.
22/12/2011 às 10:36 #230248A propósito de caracóis, os meus Physia marmoratus não comem os ovos de cory saudáveis, apenas os limpam, e comem os fungados. Em aquário com plantas e 'porcaria' suficiente para não terem fome.
Os Physia são pond snails, não é? Pois no meu caso quer os pond quer os planorbis petiscam ovos – se há coisa que detesto encontrar são caracois nos mops, é sinal que me vão aparecer também uns quantos ovos “chupados”.
Lembro-me que há uns anos atrás o João Milhinhos me disse que os caracois eram úteis nos recipientes com ovos… experimentei então colocar alguns e no dia seguinte uma boa parte ds ovos tinha-se transformado em cascas!
Tento colocar sempre os meus mops pendurados na tampa e sem tocarem completamente no fundo: assim não deixo caminho para que os caracois possam lá chegar, mas por vezes há um ou outro que flutua à superficie para depois se deixar cair sobre mop.
Miguel
23/12/2011 às 22:17 #230249Olá
As Hyalellas devem funcionar muito bem em “processar” detritos por ex. na 1ª parte de uma sump.
O problema é garantir que não passem para outra parte da sump.Nos Killies não tenho experiência suficiente mas em outras espécies (Ananbatideos) que mantenho tenho sempre caracóis com os alevins. Umas especies têm +- 2 mm outras +-5 mm (após a incubação bocal). Funcionam para limpar os restos de comida…e alguns anos atrás explicaram-me que ajudavam no desenvolvimento dos alevins através de uma qualquer substancia que segredam . Não me perguntem o nome porque eu não sei….mas tenho-me dado bem com eles 😉
Cumprimentos -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.