A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 22)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Criar comida viva e simultaneamente alimentar os peixes…

• Autor
    Artigos

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

O principio é simples: colocamos pequenos crustáceos no próprio aquário, separados por uma rede, esses crustáceos irão reproduzir-se e, como as crias são mais pequenas, atravessam a rede sendo então comidas pelos peixes.

Tenho usado este principio há anos, com dafnias mas as dafnias são complicadas, tão depressa se criam às centenas como, de um momento para o outro, se extinguem.

Aqui há uns tempos atrás o Paulo Alves arranjou-me um outro pequeno crustáceo, a Hyalella azteca e comecei então a fazer experiencias. Tal como as dáfinas o seu número estoira mas, ao contrário delas, não entra “em crise”, continua sempre a reproduzir-se.

Daí que, neste momento, estou a usá-los como “caixote do lixo”: a água que sobra da comida fresca, os restos de comida seca, as podas das plantas, etc., tudo é colocado no topo da criadeira e acaba com sair do outro lado… sobre a forma de pequenas Hyalella azteca que os peixes ADORAM.

Aqui vai um video do alimentador, muito simples, que fiz e que, simultaneamente, serve de criadeira:

[youtube]9nTQOClYoSk[/youtube]

De notar que, tal como as dafnias, as Hyalella são grandes comedoras de bactérias e de algas livres, portanto serão excelentes filtradoras da água mas, neste caso, a água teria que circular no interior da criadeira, o que não acontece.      

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Olá,
    Cuidado com esses bichinhos – Hyalella azteca – em aquários plantados ou perto de seres pouco móveis (ovos). Até pode ser que filtrem alguma coisa mas são essencialmente detritívoros, sendo que também adoram musgo e raízes de flutuantes. Deram-me cabo dos red cherries, não sei se por competição se predação, sei que as fêmeas deixaram de estar ovadas e os camarões foram desaparecendo apesar de eu alimentar o aquário e haver muito musgo (cada vez menos, uma parede de Christmas moss ficou destruida).

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Pois, eu já tentei manter uma população no próprio aquário. Com as plantas que vês, as C. demersum, haveria boas hipoteses de crescerem tão depressa como são comidas mas nada a fazer, os peixes comem as azteca todas! 🙁

De facto, as Hyalella azteca são grandes devoradoras de tudo quanto encontram, uma maravilha, pelos vistos até gostaram dos teus camarões 🙂  Como recicladoras de “lixo”, incluindo restos de plantas e de alimento são EXCELENTES.

Enfim, se alguma delas um dia descobrir o caminho para o meu lago, passo a ter MILHÕES de aztecas, mas NENHUMA planta… E se me deixarem o liner já será uma sorte! 🙂

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Eheh! liner ainda não experimentei.

João

António Lourenço
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 45
    • Totais: 48
    • Membro Bronze

O problema é extingui-las do aquário, porque comem tudo !
    E a passagem de aquário para aquário ao longo do tempo é outro problema. Basta que se retire um pouco de musgo para outro aquario que elas tomam boleia 🙂
    Cumprimentos

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

O problema é extingui-las do aquário, porque comem tudo !

Os teus peixes não as comem? Os meus nem uma deixam para semente…

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

pensas tu!
    Se elas conseguirem chegar ao areão ou ao musgo já ninguém as apanha. Tive bettas que passavam horas a olhar para uma cladophora ou para o areão à espera de algum. Quando limpei o aquário havia um monte deles no areão.
    Aquilo deve pôr ovos ou outro tipo de propágulos muito pequenos. Eu tiro água verde dos garrafões para dar às daphnias através de um tubinho com duas camadas de tecido de cortinado na ponta, mesmo assim já há hyalella em quase todas as garrafas de daphnias.
    Com o teu criador os 'ovos' podem cair pela rede de baixo e os peixes não dão por eles.

João

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Hum… Bettas?

Talvez uns Fundulopanchax resultem.

De facto, tenho um aquário com a estirpe de Scriptaphyosemion geryi que o Luis Rios apanhou na Guiné Bissau e que alimento quase exclusivamente com azteca (é a unica comida viva que tenho facilmente disponivel). Acho que nunca consegui descobrir nenhuma 60 minutos depois…

Mas estás a dar-me uma dica interessante:  Cladophora

O objetivo de ter um espaço separado com uma rede, como a garrafa, é o de dar hipoteses às azteca, para continuarem a produzir descendencia que os peixes comerão. O ideal é que isso fosse conseguido no proximo aquário… quem sabe, usando plantas ou algas realmente muito densas, como as Cladophora…

De qualquer modo, se o desejares, podes esterilizar um aquário contra invertebrados, mesmo com peixes lá dentro. Basta colocares alguns fios de cobre descarnados, durante uma ou duas semanas. A dose não é suficiente para afetar os peixes mas mata os bichinhos todos.

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Obrigada pela dica, mas o meu problema foi mesmo não ter nada que afectasse os azteca e não os camarões.
    Agora tenho receio de os dar aos aphanius não vão eles colonizar os mops. Dou daphnias grindal e enquis. Larvas de drosóphila também gostam.

João

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Será que comem ovos? É bem possível, os caracois comem, portanto as azteca talvez.

Vou fazer a experiencia.

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Eles comem os camarões ainda a mexer,  e atacaram uma ampulária canaliculata de tal maneira que ela esteve vários dias sem se querer meter dentro de água.

O que são ovos comparados com isso? Eu acho que aquilo é tipo formiga, comem tudo o que não fuja suficientemente depressa.

João

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Quererá dizer que devem ter um comportamento bem diferente dos nossos gammarus. Será assim?
    Já pensaram se estes bichinhos chegam aos nossos lagos? Tenho algum receio de imaginar.

Já os apanhei dentro de mops e tentem agarrá-los à mão. Fogem como se estivessem dentro de água.
    Vou pôr alguns dentro de uma caixa só com alguns (poucos, muito poucos) ovos. Vamos ver o que dá!

Luis Oliveira

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Já pensaram se estes bichinhos chegam aos nossos lagos? Tenho algum receio de imaginar.

Sim, basta uma mudança de água… e passaremos a ter cacilheiros a ir ao fundo com os cascos perfurados por Hyalellas 🙂

Conta-nos lá então amanhã se ainda tens ovos… ou se a caixa de plástico aguentou 🙂

Miguel

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Miguel, eles não são parvos, os cacilheiros devem saber mal ;D

Plástico de garrafão ou caixote do lixo preto não gostam.

João

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Boas!

Tenho alguma experiência com os gammarus fossarum e posso dizer que, pelo menos os adultos, os killies não comem. Talvez por serem demasiado duros, não sei.

O problema dos gammarus é que atacam os ovos e caso se escondam nos mops, é impossível arranca-los de lá. A única solução é só mesmo ferver os mops…

Talvez os gammarus recém eclodidos fossem apetecíveis aos killies adultos. Mantive uma colónia de gammarus fossarum numa caixa de 20 litros só com folhas durante meses (de vez em quando adicionava comida seca para peixes) e posso dizer-vos que eram uma praga. Mesmo com temperaturas perto dos 0ºC, os adultos gozavam de plena saúde.

Abraço!

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 22)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0