A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 20)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Condições para tanque ao ar livre

  • Autor
    Artigos
  • #218663
    Pedro Miguel Rosa Sequeira
    miguel sequeira
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 56
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

    Boas!

    Tenho no terreno um tanque parado. Gostaria de saber a vossa opinião e se é possível manter e reproduzir alguma espécie nele? Precisa de ser limpo e cheio. É possível manter o tanque sem filtragem? Posso usar apenas plantas? Se for possível manter Killies no tanque gostaria de saber que espécie ou espécies aconselham. Que tipo de manutenção precisa? Fico á espera das vossas opiniões para ver se posso ou não arrancar com o projecto.

    Deixo-vos uma foto do tanque.
    12764624_1324768500881864_467714100932470740_o.jpg

    Cumprimentos

    #240462
    Joaquín Hernández Corral
    quimet
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    Me parece un lugar estupendo para mantener cualquier especie de Aphanius… también podrían vivir bien ahí los peces del género Valencia, incluso si no hiela demasiado muchas de las especies del género Cyprinodon y algunos fundulus…

    #240463
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Viva Miguel

    Que inveja (da boa) desse tanque. Embora não tenha experiência em coisas desse tamanho, na minha opinião e pelo que vou lendo e ouvindo, acho que esse tanque seria o paraíso para muitas espécies de Aphanius. Não é obrigatório filtração e quanto a plantas até as algas filamentosas que irão começar a crescer podem ser o suficiente para manter em condições a água para um grupo de Aphanius. Umas plantas flutuantes para fazerem alguma sombra no verão também não seria mau.

    Acho que podes começar com as limpezas ;D

    Abraço

    Cristiano

    #240464
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva Miguel,

    Partilho o mesmo sentimento do Cristiano. Uma inveja do caraças!
    Para além do que foi dito, eu acrescentava apenas algumas pedras calcarias. Eu estou para ir buscar algumas à Serra de Santo Antonio. Calcarias e cheias de buracos. Muito boas para fazer subir a dureza da água e criar esconderijos e territórios.
    Para ficar perfeito, um vaso ou dois com nenufares. E pronto.Cheguem os Aphanius!

    Abraço

    Luis Oliveira

    #240465
    Pedro Miguel Rosa Sequeira
    miguel sequeira
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 56
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

    Obrigado a todos pela informação!  😉

    Vou pôr mãos a obra e começar a preparar o tanque para os Aphanius.  😀

    #240466
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas
    Umas elodeas, vão fazer uma zona de esconderijo, para refugio.
    Um abraço

    #240467
    Pedro Miguel Rosa Sequeira
    miguel sequeira
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 56
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

    Boas!

    Hoje foi dia de limpezas!
    O tanque já limpo
    12764360_1325746550784059_4156949058316638449_o.jpg

    Agora o próximo passo é arranjar as rochas calcárias, depois encher o tanque e de seguida arranjar nenufares  e elodeas. E finalmente os habitantes! ;D

    #240468
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 422
    • Totais: 446
    • Membro Bronze

    Bom dia!

    Se me permites, eu dar-te-ia uma opinião um pouco diferente da dos anteriores participantes. Provavelmente, vais acabar por colocar Aphanius mento. Acontece, que estes Aphanius  são já uma espécie muito difundida entre os sócios da APK. No futuro, terias alguma dificuldade em te “livrares” dos excedentes. Além disso, são peixes muito pequenos e capazes de prosperarem em tanques de menor dimensão.

    Nesse tanque, colocaria um grupinho de Jordanellas floridae, São killies maiores, um pouco mais difíceis, mas dos quais, num tanque com essas dimensões e com alguma cobertura vegetal, a médio prazo terias exemplares magníficos.

    Um abraço

    Aníbal Coelho

    #240469
    Pedro Miguel Rosa Sequeira
    miguel sequeira
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 56
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

    Boas!

    Aníbal Coelho, estou aberto a todas as ideias, ainda não decidi que espécie colocar no tanque e estou de acordo consigo em termos de arranjar uma espécie menos difundida na APK.

    Venham daí mais ideias e opiniões pessoal!

    Cumprimentos

    #240470

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas

    Eu mantenho um tanque desse género, também acima da terra, há já 3 anos e mantenho nele apenas as Jordanellas floridae e densamente plantado. E durante estes 3 anos a população não aumentou o que eu espera, já que todos os invernos tenho tido mortalidade devido às baixas temperatura.
    Para lagos, acredito que seja uma espécie que se dê bem, já que no fundo do lago a temperatura é um pouco mais elevada que o resto. Mas como esse tanque e o meu são feitos acima da terra,  estão muito mais sujeitos ao frio e ao vento.

    Eu num segundo tanque que tenho estado a montar, queria ver se colocava uma espécie ibéria, Aphanius ou Valencia.

    Em relação aos Aphanios mento que o Aníbal falou, eu sou da mesma opinião. É uma espécie que se adapta muito bem e num espaço de 2 ou 3 anos já não sabes o que fazer com tanto peixe.

    Cumprimentos

    #240471
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá a todos,

    Em relação ao A. mento acredito que seja assim. No entanto, também me parece que não havendo muitos sócios da APK a terem Aphanius, não haverá muita disponibilidade de oferta.
    Neste momento, se o Miguel quiser optar pelos Aphanius mento não sei se conseguirá arranjar. Já as Jordanellas floridae arranja sem grande dificuldade.

    Outros Apanius o problema é ainda maior. Muitos de nós estamos agora a começar com eles e descendência ainda não há.
    Vem aí a convenção da SEK. Talvez seja uma solução.

    Aproveito para colocar uma pergunta a quem tem mais experiência com tanques/lagos do que eu, que não tenho nenhuma. Será possível, colocar no mesmo tanque Jordanellas floridae, uma espécie de Aphanius e também um Cyprinodon, talvez o alvarezi já extinto na natureza? 

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240472
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Luis

    É concerteza e já foi feito por mim e por varios outros. É tudo uma questão de espaço, os machos Aphanius e Cyprinodon são bastante insistentes e agressivos. Com umas boas centenas de litros não haverá problema desde que haja muita planta para formar barreiras visuais. Isto no entanto não é garantia de que não haverá pancada ou até mortes. Quanto mais especies menores as possibilidades de surgirem jovens. A situação ideal é uma especie por recipiente, se não for demasiado pequeno a aparição de jovens é quase garantida, com Aphanius e Jordanellas a partir dos 60 litros no verão tinha e tenho alevins.

    Abraço
    Paulo José

    #240473
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Nelson

    Não acredito que seja o frio o problema com as Jordanellas, elas aguentam bem o clima do Minho ou do interior do Alentejo onde faz mais frio de que onde tu estás. Frio não é um problema para as Jordanellas. Elas comem muito, têm que ser bem alimentadas e para os alevins sobreviverem ou são retirados ou estão em tanques ou  lagos já grandes.

    Abraço
    Paulo José

    #240474
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Jordanelas, Paulo ainda se fosse uns zebrinos. Um abraço

    #240475
    António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

    … Ou uns lucanias… ou uns chrysotus…

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 20)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0