A visualizar 4 artigos - de 31 a 34 (de um total de 34)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Aquecimento dos aquários

• Autor
    Artigos

José Garcia
    Participante
    • Topicos: 57
    • Respostas: 396
    • Totais: 453
    • Membro Prata
    • ★★

Eu não percebo porque que acham tanta piada á incubadora…
    Gosto BASTANTE mais do que está por baixo no frígorifico…Dou uma pista começa e acaba por S e no meio tem as letras AGRE. ;D ;D ;D

Agora a sério aquilo está muito bem feito e funciona 5 estrelas.

Abraço,
    Luis

Boas Luís

marca nacional de certeza …ehehehehe

Abraço

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

boas
    Luis ai de nós se os killis gostassem dessa coisa.
    o congelador é pequeno, mas conserva varios tipos de comida congelada.
    a parte de baixo dá para pequenos grupos de visitas se aparecer uma excursão tragam o farnel.
    ah, esqueci-me de dizer que tambem alugo espaços para armazem, na incubadora.

Não admira que os killies vivam tão pouco, vêm-vos a beber sagres e a eles dão-lhes… água de luso!
      ;D  ;D  ;D

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Meus amigos

Permitam-me que faça alguns comentários relativamente às experiências aqui descritas, sem qualquer intuito que não o lançar alguma luz sobre este assunto .
    Li neste tópico que têm cordões de aquecimento sob os aquários ou caixas vodafone sem controlo de temperatura, estando os ditos cordões sempre ligados à corrente, pensando que com isto poupam energia, logo, os €.
    Sabem quanto gasta, em kw/h, um cordão de 50w durante uma hora? Sabem quanto gasta, em kw/h, um vulgar aquecedor de aquário de 50 w durante uma hora?
    A potência eléctrica é a mesma! Mas será que terão gasto a mesma energia ao fim de uma hora de utilização? E ao fim de três horas de utilização qual apresentará maior consumo?
    Por outro lado, foi dito aqui que o calor gerado na prateleira de baixo aquece a de cima e que por isso não necessita de tanto aquecimento…Isto é correcto, desde que as prateleiras estejam encerradas numa area restricta, digamos, um armário, com portas que estejam o mais possível, fechadas. Se assim não for, o efeito de chaminé, embora seja verdadeiro, dispersa-se, com rendimento nulo ou pouco visível.
    Meus amigos, estou a tentar alertar os colegas que as coisas são simples mas têm várias equaçôes quando se tem por objectivo a poupança. Isto significa que as experiências que fazem são muito válidas mas necessitam de outros elementos para complemento das mesmas…
    Se há coisa que a killifilia permite, para além de aprender a ter paciência, é fazer experiências…

Luis Salgado:
    Não vá, agora, estragar o frigorifico lá de casa para fazer uma estufa para os killies..

Um abraço,
    A. Castro, apk137

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Confesso que me atrapalha um pouco comentar as observações do meu primeiro mentor no mundo dos killies e grão-mestre do norte da APK   ;D
    por isso vamos lá a ver se tenho o cuidado de não dizer grandes calinadas

Realmente levanta um ponto interessante: logo à partida uma cabo de aquecimento está sempre ligado enquanto que um aquecedor tem termostato o que lhe permite desligar sempre que não é necessário. Por outro lado um cabo permite facilmente aquecer 10 ou 15 aquários, para os quais precisariamos 15 aquecedores ou pelo menos uns 8 se usarmos o truque de os intercalar e manter os aquários encostadinhos.
    Estou convencido que feitas as contas, o custo energético de aquecer uma série de aquários à mesma temperatura não apresentará diferenças relevantes. Mas não posso apoiar esta afirmação com dados experimentais.

Seria no entanto interessante, e muito útil para todos nós, fazer o teste (por exemplo, usando daqueles medidores de consumo que se vendem no supermercado)… fica a sugestão (leia-se: pedido) para quem tiver possibilidade de o fazer.

Tudo isto para dizer que quando aqui falei em poupança referia-me ao custo de aquisição: 1 cabo X muitos aquecedores.

Mas mesmo ultrapassando a questão dos custos energéticos, creio que há outros factores que nos levam a escolher um ou outro método. Mesmo repetindo um pouco o que já foi dito aqui, posso resumir várias vantagens e desvantagens para cada um deles:

Aquecedores
    Vantagens:
    – Permite regular a temperatura e não se pensa mais nisso, seja verão ou inverno
    – Facilmente se consegue temperaturas diferentes em aquários diferentes
    – Se um avaria os outros continuam a funcionar.
    Desvantagens:
    – Custo de aquisição
    – Tamanho dificulta aquecimento de recipientes pequenos (ultrapassável até certo ponto pelo método “banho-maria”)
    – Dois tipos de avarias:
    .    1- deixa de funcionar – dá-nos tempo de reagir se estivermos atentos diariamente
    .    2- termostato cola – coze-nos os peixes num instante

Cabo aquecedor

Vantagens:
    – Custo de aquisição
    – Permite aquecer vários aquários de um só vez
    – Permite criar uma “mesa de aquários pequenos / culturas” onde temos a flexibilidade de pousar ou tirar o que quisermos em qualquer altura.
    Desvantagens:
    – A temperatura é igual para todos os aquários, podendo variar apenas de acordo com o tamanho do aquário, o nº de passagens por baixo do aquário, ou eventualmente de acordo com a prateleira (o meu cabo não permite isso, mas admito que cabos mais fortes como o do Joaquim o possam fazer, especialmente se num armário onde não haja grandes perdas).
    – Aquece alguns graus em relação ao meio ambiente, mas não impede a flutuação de temperaturas (segundo alguns este efeito até é desejável pois ocorre na natureza).
    – Na primavera/verão exige a nossa atenção para desligarmos quando as temperaturas começarem a subir.
    – Para atingir temperaturas altas necessita de cabos potentes e de um termostato à parte para evitar sobreaquecimento
    – Quando avaria, todos os aquários ficam sem aquecimento.

Resumindo:
    Eu procuro ter o melhor de dois mundos: Nalguns aquários tenho aquecedores normais e tenho uma estante equipada com o cabo destinada a aquários mais pequenos ou de crias, como caixas vodafone, caixas ferrero-rocher, artémia, vermes, etc……

Luis Salgado:
    Não vá, agora, estragar o frigorífico lá de casa para fazer uma estufa para os killies..

;D ;D ;D
    Isso seria o meu fim, num instantinho a patroa punha-me a mim e aos killis a dormir na garagem…

Mas estou a pensar fazer isso com uma caixa de esferovite  😉

Abraços,
    Luís Salgado

A visualizar 4 artigos - de 31 a 34 (de um total de 34)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0