- This topic has 33 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 1 month by
lmsalgado.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Aquecimento dos aquários
-
AutorArtigos
-
23/01/2009 às 16:40 #215905
Com certeza não sou o único com necessidade de aquecer os meus aquários (pelo menos no Inverno). Esta pergunta vai para aqueles de vocês com o mesmo problema:
Como aquecer os aquários todos, sem dar cabo do orçamento?Qual é a vossa solução?
Uma possibilidade: encontrei em tempos algures na net (já não consigo encontrar) um sujeito que aplicava um cordão de aquecimento num sulco de uma placa de esferovite e colocava os aquários por cima. Em principio a ideia parece boa. Mas nenhum dos cordões de aquecimento que vi à venda tem termóstato 🙁 Já alguém aplicou esta ideia?
Obrigado e abraços para todos
Luís Salgado23/01/2009 às 17:10 #220509Olá Luis, eu utilizo um cordão de 50w por baixo dos meus aquas,não uso termostatos, o cordão tambem não tem regulador de temperatura, uma vez que está a manter a temperatura em cerca de 2metros de aquas, não passa dos 21 graus estando sempre ligado.
Espero ter-te esclarecido mas se tiveres mais alguma duvida não hesites em perguntar.
Um abraço
Carlos Simão
APK 24823/01/2009 às 17:17 #220510Se ele está sempre ligado então não mantém a temperatura no aquário, apenas a eleva alguns graus em relação ao local onde estão.
Estou certo?
Se é assim, quantos graus é que esses 50w sobem em relação ao ambiente?
E qual o comprimento (mais ou menos) do cordão? (sei que são 2 metros de aquas, mas dás várias voltas?
E também incrustaste o cordão em esferovite?Desculpa tantas perguntas, mas é para fazer contas em relação ao que eu necessitarei 😉
Obrigado
Luís Salgado
APK 28023/01/2009 às 17:26 #220511Olá Luis
Provávelmente o sujeito até fui eu… 😀
Eu usei este sistema no ano passado e estou a usá-lo novamente este ano sem problemas.
Criei até um post no fórum da área reservada da APK para mostrar (ainda não havia este maravilhoso Fórum novo ;))
Só uma correcção, o cordão que está na foto não é de 25W como indico no texto mas sim de 50W. Tenho actualmente 4 aquas de 20 lt, 4 cxs de 5 Lts e uma superfície onde coloco as cxs dos alevins, tudo aquecido com este sistema.
http://www.keepbase.org/fish/apk/forthread.php?59
Mais logo eu ponho aqui umas fotos da instalação de um outro cabo que montei há pouco tempo para os meus rivulus.
Qualquer dúvida… 😉
Abraço
Eduardo23/01/2009 às 17:50 #220512Se ele está sempre ligado então não mantém a temperatura no aquário, apenas a eleva alguns graus em relação ao local onde estão.
Estou certo?
Se é assim, quantos graus é que esses 50w sobem em relação ao ambiente?
E qual o comprimento (mais ou menos) do cordão? (sei que são 2 metros de aquas, mas dás várias voltas?
E também incrustaste o cordão em esferovite?Desculpa tantas perguntas, mas é para fazer contas em relação ao que eu necessitarei 😉
Obrigado
Luís Salgado
APK 280Este cordão que uso tem 5 metros, por isso passa duas vezes por baixo dos aquas, e aquece-os cerca de 2 ou 3 graus acima da temperatura ambiente mantendo-a constante, o cordão está incrustádo no esferovite.
Se tiveres mais perguntas chuta!23/01/2009 às 19:19 #220513Ora é precisamente isso! Creio que não foram as mesmas fotos que vi, mas a ideia era mesma.
É bom saber que o sistema funciona. Temos é que fazer testes para ver quanto é que vai aquecer cada um dos aquários, mas com os vossos números a tarefa vai ser mais fácil.
Só falta saber uma coisa: Onde é que compraram isso? (os preços que me serviram de referência são da aquaristic)23/01/2009 às 19:31 #220514Ora é precisamente isso! Creio que não foram as mesmas fotos que vi, mas a ideia era mesma.
É bom saber que o sistema funciona. Temos é que fazer testes para ver quanto é que vai aquecer cada um dos aquários, mas com os vossos números a tarefa vai ser mais fácil.
Só falta saber uma coisa: Onde é que compraram isso? (os preços que me serviram de referência são da aquaristic)O meu cordão comprei numa loja de animais aqui no Algrve (Aquapicanço) custou-me 18 euros, mas de certeza que arranjas mais barato, pesquisa na net.
Um abraço23/01/2009 às 21:10 #220515Boas
Também uso esse sistema e com grandes resultados.
Podes tentar adaptar e tentar ligar o cabo a um termostato,já vi assim e também funciona muito bem.Temos é que inovar… 😉
Um abraço
Luis Passeiro
APK25023/01/2009 às 21:13 #220516Boas
Também uso esse sistema e com grandes resultados.
Podes tentar adaptar e tentar ligar o cabo a um termostato,já vi assim e também funciona muito bem.Temos é que inovar… 😉
Um abraço
Luis Passeiro
APK250Pois, já tinha pensado nisso, o problema é encontrar termostatos para isso. Os únicos que encontrei na net tinham um preço que dava para comprar aquecedores individuais para todos os aquários…. 😛
23/01/2009 às 21:40 #220517boas
temos termostatos com termometro digital em lojas de venda de material de frio que custam +- 25€.
é fácil de ligar, tem uma boa sensibilidade e permite monitorizar a temperatura.Eu uso vários na minha fishrom e na estufa de incubação.
para mais esclarecimentos cá estou.23/01/2009 às 23:17 #220518A malta dos terrários tem fácil acesso a estes cordões.
Eu comprei o meu numa PetFil precisamente no stand desse pessoal.Aqui está o rótulo da caixa:

Mais uma vez digo que, apesar de, na caixa, dizer que é de 25W, lá dentro vinha um cabo de 50W.
Abraço
Eduardo08/02/2009 às 12:53 #220519Finalmente chegou o meu cordão de aquecimento.
Mas logo nos primeiros testes cheguei à conclusão que cometi um erro: comprei um cabo de 25W (5,5 metros) e já vi que isto não aquece nada.
Pensava que passar o cabo de 50W duas vezes por baixo do aquário (como vocês estão a fazer) seria a mesma coisa que um cabo de 25W passar 4 vezes. Mas parece que não.Aqui ficam registados os meus testes:
Montagem
Ontem montei um escaparate para testes com o cordão, na tentativa de ter uma medida mais exacta de qual a potência/comprimento por litro necessárias (para mim e para outros com o mesmo dilema no futuro).
Para os testes usei duas caixas vodafone, mas duas caixas triplo-vodafone (3 caixas vodafone coladas com abertura entre elas) e por curiosidade mais duas caixas ferrero rocher. Foram dispostas da seguinte maneira:
– vodafone simples: sem cordão para servir de controlo
– vodafone simples: duas passagens do cordão
– vodafone triplo: duas passagens do cordão
– vodafone triplo: quatro passagens do cordão
– ferrero rocher: uma passagem ao longo da largura da caixa (caixa perpendicular ao cordão)
– ferrero rocher: uma passagem ao longo do comprimento da caixa (caixa paralela ao cordão)
Tive o cuidado de encher as caixas vodafone até 15,5 cm de altura para conterem exactamente 15 litros.
O cordão ficou sempre sob a base das caixas.
As caixas estavam tapadas, sem mais nada além de água e esta estava estagnada.Os resultados ao fim de 20 horas de ligar o cabo foram os seguintes:
litros cm ºC ºC/(cm/lt)
controlo (vodafone simples) 5 0 13 0
vodafone simples (2 voltas) 5 36 16 0,42
vodafone triplo (2 voltas) 15 108 16 0,42
vodafone triplo (4 voltas) 15 216 17 0,28
ferrero r. (perpendicular) 0,5 8 16 0,19
ferrero r. (paralelamente) 0,5 14,5 17,5 0,16A coluna “cm” refere-se aos centímetros de cabo que passam por baixo da caixa.
A última coluna tem o rácio que responde à questão: “Quantos ºC por litro aquece um centímetro do cabo de 25W”Na altura de medir a temperatura, fi-lo em duas vezes: com a água estagnada e a segunda após mexer para uniformizar a temperatura na caixa. Não notei diferenças.
Conclusões:
– Os resultados da 2ª e 3ª linhas são iguais em termos de racio, o que mostra a validade do teste, uma vez que tripliquei a litragem mas também os cm de cabo.
– a caixa vodafone-triplo com 4 voltas de cabo deu um resultado surpreendente: esperava que o rácio se mantivesse, aumentando a temperatura sensivelmente o dobro das caixas anteriores. No entanto se as caixas com duas voltas aumentaram cerca de 3º esta só aumentou cerca de 1º (ou por vezes 1,5º).
– Vou desvalorizar os resultados das caixas ferrero rocher neste teste porque os rácios obtidos estão claramente abaixo dos restantes. Talvez esse facto se deva às perdas de calor, mas mais provavelmente devem-se às margens de erro do termómetro usado (um vulgar termómetro de aquário).
Conclusões finais:
– Creio que o racio a usar deverá andar entre os 0,3 ºC e o 0,4º por litro por cm de cordão de 25W.
– Creio também que um cordão de 50W não terá necessariamente o dobro deste rácio, mas só testando poderei ter a certeza.
– Dar quatro voltas ao cordão implica uma melhoria de rendimento de apenas 50% em relação às duas voltas. Prevejo que se desse oito voltas o acréscimo seria insignificante.
EDIÇÃO POSTERIOR: Testei com as 8 voltas e aqueceu para os 19ºC. Concluo que por cada duplicação de voltas tenho um ganho de cerca 1,5ºC.
– Os resultados têm que ser relativizados à temperatura ambiente. No caso deste teste: 13ºE finalmente: vou ter que comprar outro cordão mais potente ou então desistir e comprar aquecedores…. >:(
(Nota: este cordão é ineficiente no meu caso, dado que tenho temperaturas de 13º e a subida conseguida de 3ºC não chega. Noutros casos, poderá ser o suficiente.)Espero que este teste seja útil 😉
Abraços10/02/2009 às 00:32 #220520Obrigado lmsalgado. tenho seguido com bastante interesse este tópico, afinal tenho como todos o problema de aquecimento de vários aquários.
tenho usado sempre aquecedores c/ termostato (os normais para aquários).
Infelizmente tenho tido azar e só este inverno avariaram 3 🙁
1 logo substitui e nos noutros 2 arrisquei na sorte…1 casal de Fundulopanchax gresensi “Takwai” aguentou todo o inverno até à semana passada.
1 casal de Scriptaphyosemion cauveti “Siramousaya” GRCH 93/238 continua no seu aquário sem qualquer aquecimento.tenho um daqueles termómetros de aquário, que bóiam na agua, e o valor mais baixo que vi foi de 7.ºC!!!!! (é provável que durante a noite ainda estivesse + baixa)
1- uns são mais tolerantes e resistentes do que outros.
2- embora sobrevivam, é notório um menor desenvolvimento, crescimento e actividade
logo não é viável manter os killies no nosso inverno sem aquecimento, e logo que tenho oportunidade irei comprar 3 resistência (2 para os 2 aquarios, e uma para a caixa de eclosão de artémia que sem aquecimento tb não rende nada 🙁10/02/2009 às 02:08 #220521À semelhança do Eduardo, também utilizei destes cabos para terrários, da mesma marca e tudo.
Sempre me dei muito bem com eles, e servia cada cabo para aquecer 4 transportadoras daquelas que utilizamos nas Convenções.
A temperatura situava-se sempre nos 24ºC no Inverno.
Recomendo vivamente para quem queira poupar nos gastos…
10/02/2009 às 15:58 #220522Amigo Nuno,
Espero que tenhas sucesso com aquilo que falamos???????
Mas em todo o caso faz como bem entenderes 😉 ;).
Não deixas de ter certas opiniões sobre o assunto(Ruben,Edu). ;D
Abraços
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.