- This topic has 17 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 1 month by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
19/02/2011 às 11:53 #216716
Olá a todos,
Chamo-me Rui e já tive diversos aquários à alguns anos,agora só tenho um com guppies.
Á algum tempo descobri os Killies e desde essa altura que tenho lido tudo o que encontro sobre esses peixes fantásticos. Quando tomei conhecimento da APK e deste forum e vi a forma como todos se entreajudam decidi iniciar-me, sem medo, nos Killies, estou certo que não me faltará ajuda.Inscrevi-me como sócio da APK e enquanto espero pelo meu casal de Killies estou a preparar dois pequenos aquários que tenho (35x20x20)
Apesar de tudo o que já fui lendo (e foi muito) tenho bastantes duvidas que irei colocar aqui contando com a vossa paciência.
Cumprimentos
Rui Sá19/02/2011 às 12:23 #226007Olá Rui, bem vindo a este mundo da aquáriofilia.
Se quiseres podes frequentar a nossa reúnião de nucleo que é amanhã, Domingo, em Alfena.
Vê o tópico ” nucleos regionais – nucleo Norte” para mais informações.
Aquele abraço.
A. Castro19/02/2011 às 13:12 #226008Olá Rui, ben-vindo a este mundo da aquáriofilia.
Se quiseres podes frequentar a nossa reúnião de nucleo que é amanhã, Domingo, em Alfena.
Vê o tópico ” nucleos regionais – nucleo Norte” para mais informações.
Aquele abraço.Olá, obrigado pela sugestão mas amanhã, infelizmente vai ser impossível, no entanto, não perco a próxima reunião.
19/02/2011 às 14:41 #226009Bem vindo
Vais conheçer uns Amigos Porreiros
Um abraço19/02/2011 às 19:22 #226010Viva,
O Rui já se apresentou e só me cabe desejar-lhe os maiores sucessos como killiofilo. Espero, sinceramente, que se venha a sentir “em casa” entre este grupo de amigos.
O Castro e todos os outros sócios do Nucleo Norte irão tratar da oferta dos primeiros casais.
Todos nós estaremos sempre disponiveis para ajudar no que for necessário.Um conselho, “chatei sempre”. Não deixe de enviar mails, criar tópicos ou telefonar. Nunca está a “chatear” e só assim nos vai conhecendo melhor.
Um abraço e mais uma vez bem vindo.
Luis Oliveira
19/02/2011 às 21:15 #226011Muito obrigado pela simpatia
Tenho imensa pena de não puder estar amanhã no encontro onde seria mais fácil tirar dúvidas, vou, entretanto, colocar aqui algumas duvidas iniciais:
-Quanto á qualidade da água- utiliza-se agua da torneira? Para eliminar o cloro utiliza-se acondicionador próprio?
-Para filtro vou utilizar um filtro, feito por mim, de canto daqueles ligados á bomba de ar, penso ser o suficiente junto com as TPA.
-Quanto ás TPA o que aconselham em relação á frequencia e á quantidade de agua num aquário de 15 litros com um casal.
-Iluminação- como não vou colocar plantas (pelo menos para já, quando me sentir mais á vontade com os Killies logo se vê) que iluminação é necessária? Os aquários estão numa divisão com luz proveniente de uma janela.
-Quanto á alimentação- Os únicos alimentos vivos com que tenho alguma experiência é a artémia mais tarde vou querer saber como se criam outros alimentos vivos
As perguntas já são muitas e, para puder começar, as mais urgentes.
volto a colocar duvidas conforme forem surgindo
Um abraço a todos
Rui Sá19/02/2011 às 22:15 #226012Duvidas:
Agua da torneira depois de repousada (armazenada uma semana)
Filtro a ar (o ideal)
Uma parte todas as semanas se tiveres tempo (20%)
Musgo de java não precisa de luz , tens mais que suficiente e ajuda na qualidade da agua
arténia para os pequenos, para os adultos grindal, arrranjam-te isso ai no Porto
Um abraço19/02/2011 às 23:29 #226013Viva,
O Zé Azevedo já te deu as grandes orientações.
A ver:
Água – Convém não ser muito dura, nem alcalina – isto para a grande maioria dos killies. Normalmente eu uso água da torneira repousada uma semana, como o Zé diz. Sem uso de quimicos para libertar o cloro. Para killies mais exigentes, uso água de garrafão da mais barata do super, desde que tenha um ph baixo + – 5. Nesta altura do ano, estou a aproveitar a chuva e acredita que noto a diferença. Como, por enquanto, tens poucos aquários se a água da rede for muito dura e alcalina podes considerar a hipotese do garrafão, não na totalidade, mas fazendo um lote com água do garrafão e da rede.
TPA`s – Em acordo absoluto com o Zé. Nada a acrescentar.
Filtro – Filtro de canto, movido a ar. Certissimo.
Iluminação – Sem plantas deverá ser mais que suficiente. Se optares pelo musgo de Java ou fetos de java, também não deverás ter problemas. Atenção que se vais ter um casal e se pretende obter a reprodução, o que é lógico, o musgo de java vai-te roubar alguns ovos à postura pretendida no mop. O musgo de Java é o ideal para aquario/caixa dos alevins. Como o Zé diz ajuda a filtrar a água, serve de fornecedor do primeiro alimento – os infusórios.
Alimentação – a criação de comida viva é um vicio tal e qual a criação dos killies. Para já, a comida congelada larva vermelha e artémia adulta é mais que suficiente. Imprescendivel a artémia recem eclodida e os micro vermes para os alevins.Espero ter ajudado.
Um abraço,
Luis Oliveira
19/02/2011 às 23:35 #226014Viva Rui,
Bem-vindo ao núcleo norte da APK. Terei todo o prazer em te oferecer uma cultura de arranque de microvermes e uns ovinhos e de te explicar tudo para que os consigas desenvolver.
Quanto à química da água e diversidade alimentar para Killies tambem te dou algumas orientacoes e também se arranjam aqui umas coisas em casa, só não tenho é peixes adultos para te oferecer…=PCumps
José Pires20/02/2011 às 00:36 #226015Novamente o meu muito obrigado pela vossa simpatia
Sr. Luis Oliveira acho que tenho um problema com a água já que segundo o relatório das águas de Gondomar o ph da água anda entre 7.3 e 8.3. Com valores desta ordem o melhor mesmo é o garrafão.Sr. José Pires Obrigado pela disponibilidade, claro que estou interessado na cultura de microvermes, nos ovos e nos ensinamentos, como vamos fazer isso?
Cumps
Rui Sá20/02/2011 às 00:47 #226016Viva,
Ou na próxima reunião do núcleo norte ou combinamos um encontro.
Cumps
José Pires20/02/2011 às 17:49 #226017Viva,
Na realidade já tem um ph muito alto para a maioria dos killies. E normalmente um ph alto é acompanhado de uma dureza também elevada.
O garrafão loteado com agua da rede é uma solução para poucos aquários. É claro que podemos baixar o ph usando turfa, mas nem todos gostam da cor âmbar da água (os killies adoram), mas o problema subsiste em relação à dureza.
Outra hipótese é escolher killies que gostem deste tipo de água.Aconselho uma conversa com o amigo Castro, vive em Gondomar e decerto já ultrapassou o problema.
Chamo a atenção para o facto de que os killies recomendados para quem se inicia acabam por suportar bem águas ligeiramente duras e alcalinas. O poder de adaptação é grande 🙂
Um abraço,
Luis Oliveira
27/02/2011 às 18:47 #226018Boas tardes a todos.
Já tive oportunidade de falar e entregar um casal de killies ao Rui Sá; tudo isto aconteceu no Sábado à tarde no fishroom do Luis Pontes juntamente com o José Pires e sei que levou mais coisas… Aproveito para dizer que o fishroom do Luis já contém centenas de inquilinos a crescer!
Cps
A.Castro28/02/2011 às 19:29 #226019É Verdade verdadinha,
Já há algum tempo que o Luís andava a convidar o Castro para ir à fishroom dele ver os mais de 600 alevins que por lá habitam…este Sábado isso tornou-se realidade e como íamos lá estar os três (Eu, Luís e Castro) e como o Rui ainda não conhecia ninguém e também não lhe tinha sido entregue nada, pois não esteve na reunião mensal, tomei a iniciativa de o convidar para vir aprender umas coisas e passar connosco uma tarde bem passada…:P…Julgo eu…:P
Foi entregue ao Rui Sá dois casais, um oferecido pelo Castro, outro pelo Luís, uma caixa de petri com alguns ovinhos, uma cultura de arranque de microvermes da aveia e alguns Planorbis Corneus Rubrum oferecidos por mim.
Foram esclarecidas ao Rui várias dúvidas, desde como acidificar a água, que tipos de comidas vivas se podem dar, temperaturas e sistemas de filtragem…em suma…foi dito e mostrado ao Rui tudo que nos foi possível naquela tarde e julgo que saiu da nossa beira muito mais esclarecido.
Agora que várias coisas foram esclarecidas e que o Rui já tem as ferramentas na mão para se iniciar na Killifilia posso dizer:
Bem Vindo ao Fascinante Mundo da Killifilia…:P… ;D… ;)… 😀
Cumps
José Pires03/03/2011 às 11:47 #226020Bom dia a todos
Não tenho podido vir aqui…
Como já disseram fomos sábado á fishroom do Luis Pontes e, só vendo, è fantástica e a dedicação do Luis é total.
Os casais que recebi adaptaram-se bem, ontem recolhi os primeiros 6 ovos dos Bitaeniatum, não sei porque fizeram a postura no musgo em vez da mop.
Estou com dúvidas em relação á alimentação: os casais comem muito pouco, até agora só dei artémia congelada e dafnia congelada e práticamente fica tudo para os caracois, será normal que comam tão pouco? Quanto aos alevins nem todos nasceram ainda, coloco algum alimento ou espero que todos nasçam?Cumprimentos
Rui Sá -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.