- This topic has 44 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 5 months by
alfacinha.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Alimento vivo – tenébrio molitor
-
AutorArtigos
-
23/11/2011 às 22:29 #217136
Vivas,
Nas minhas pequisas pela internet por comida vivas e animais que se poderiam criar em casa sem que a esposa fizese muitas “ondas”, encontrei a seguinte pagina sobre o tenébrio molitor:
http://www.bicudario.com.br/artigo006.htm
E o que voces acham sobre este alimento? Será que serve para os killies comerem?
23/11/2011 às 22:39 #229833Boas,
Serve, mas tens que escolher as larvas mais pequenas e as mais claras, isto porque acabaram de mudar de exoesqueleto, caso contrário (e agora não tenho bem a certeza) vai dificultar a digestão devido à quitina que existe.
Cumps,
Nelson Meneses23/11/2011 às 22:56 #229834boas,
Estive a ler com mais atenção a pagina e realmente tens rasão, a pele das larvas são compostas por quinitina, mas fala que após a muda e durante o estado larvar, esta situação ocorre umas 5 a 7 vezes, a pele fica mais mole, e talvez seja nessa altura que se possa dar aos killies, o tamanho é que me preocupa, 18 a 24 mm não são muito grandes?
lol é que francamente não sei se terei “estomago” para as partir em pedaços :-[ ::)24/11/2011 às 08:06 #229835Elas nascem pequeninas, e vão crescendo. As que te escaparem e ficarem muito grandes podes deixar para reproduzirem.
Também são usadas na pesca, como isco, as grandes. Ou para alimentar reptéis e aves.Cumps,
João24/11/2011 às 11:24 #229836Viva.
Nuno se calhar aquilo que tú “andas á procura” não é desse tenébrio mas sim de tenébrio do amendoim.
Trata-se de uma larva mais pequena que chega a ter 1 cm de comprimento.
É fácil de manter -requer apenas que haja amendoim crú sempre disponivel, para alem de outras coisas – e quase todos os peixes os comem.Abraço.
24/11/2011 às 11:33 #229837
AnónimoConvidado- Topicos: 20
- Respostas: 93
- Totais: 113
- Membro Bronze
- ★
Boas
Porque razão, ao invés de manteres esse Tenébrio maior, não tentas manter o Tenébrio do amendoim, que é mais pequeno.
A ideia que tenho é que esses Tenébrios, são criados para alimentar Aves e répteis…Grande abraço
João Paulo24/11/2011 às 11:41 #229838boas,
Realmente o que andava a procura era mesmo o Tenébrio do amendoim, mas como está dificil de encontrar esse tipo, nem a venda encontro as culturas, andava a procura de culturas alternativas.
Mas ainda devo ter 1 mês ou 2 para o procurar, porque os meus Killies ainda nem tem 1 semana 😉cump
nuno martins24/11/2011 às 12:41 #229839olá,
não tenho muita experiência em kilifillia, mas ultimamente os meu fundulopanchax tem-se alimentado há base de tenebrio molitor pequeno com 10mm ou menos. Claro que devido á quitina provavelmente não é o melhor dos alimentos especialmente para killis pequenos, mas tenho vindo a constatar que se aguentam com uma alimentação a base dessa espécie.
No entanto o tenebrio do amendoim ou as larva de buffalo devem ser melhores para esse efeito.cumprimentos
Miguel Bravo24/11/2011 às 13:40 #229840Se não me engano as larvas de buffalo são bem maiores do que as de tenebrio molitor.
De vez em quando vem misturadas quando me oferecem as de molitor e têm um tamanho +-5 cm.
São utilizadas em repteis.
Mas posso estar a confundir com outra especie.
Se quiseres posso te arranjar uma colónia dos tenebrios de amendoim.24/11/2011 às 13:56 #229841boas,
Se me conseguisses uma colonia de tenebrios de amendoim era porreiro.
cump
nuno martins24/11/2011 às 14:32 #229842Olá
Atenção que não convém alimentar os peixes somente à base de tenébrio. É um alimento demasiado gordo e deve ser dado com moderação e mais como petisco do que como alimento principal.
Abraços
24/11/2011 às 14:44 #229843obrigado pela dica Eduardo, eu estou a pensar fazer 2 ou 3 tipos de comida caseira e ir variando com diversos alimentos vivos, por isso é que tou a tentar ir juntado algumas culturas diferente, para quando a altura chegar não ser apanhado com as calças na mão ;D
cump
nuno martins24/11/2011 às 15:49 #229844Eu dou uma vez por semana mas como tenho que distribuir por muitas bocas….
Envia uma morada para eu enviar24/11/2011 às 15:50 #229845Olá
De http://www.springhalen.dk/index_english.htm
Buffalo-worms (Alphitobius diaperinus)
Technically these should be called lesser mealworms, and as the name implies they are cousins to the mealworm and Zophobas. The grubs are about 12 mm long and 2 mm in diameter. They are a very fine snack for larger frogs, smaller lizards and salamanders. Unlike the mealworms from your pet store they are relatively soft shelled and are easily digested, however if you grow your own mealworms you will find tat they can be picked at just the right moment of softness very easily. The beetles are about 6 mm long, darkbrown and not used as feeders.Os grandes são os Zophobas atratus.
Nuno, consegues arranjar os amendoins? com casca dá mais resultado. Também se usam para dar aos papagaios.
Cumps,
João24/11/2011 às 16:25 #229846Olá João,
Sim, os amendoins consigo arranjar, temos aqui um supermercado que vende amendoins sem ser torrados e com a casca.
obrigado
nuno martins -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.