- This topic has 35 respostas, 11 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
RubinhoOLD.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Vida Associativa › Novo acordo ortográfico, Língua Portuguesa e Associação Portuguesa de Killifilia
-
AutorArtigos
-
03/11/2011 às 19:02 #229584
Por isso, mesmo correndo o risco de não cumprir correctamente com as regras da Língua Portuguesa (o que, de qualquer modo, nunca cumprirei até morrer porque não tenciono aderir ao novo acordo ortográfico), prefiro pertencer à Associação Portuguesa de Killifilia.
És tu e eu… 😉 😉 😉 😉
Abraço
03/11/2011 às 19:14 #229585🙂
…
Felizmente que agora apareceu a Maria João a dar-te atenção e podes, finalmente, desabafar.
…
Abraço.Puxa, vocêses debem ter memórias d'olifante.
Chega aqui um puto/menina, tipo numa boa, e vai mexer numa cena com 12 anos.
Assim é bué da difícil ser-se novo nesta koisa,… apk ou kê…ttfn,
João03/11/2011 às 19:50 #229586Daqui a uns anitos vamos todos é fazer parte da APQ.. :-*
03/11/2011 às 22:39 #229587Aí eu voto em OPQ, é mais giro!
João
04/11/2011 às 14:25 #229588OPQ?
04/11/2011 às 15:29 #229589OPQ?
pois qualquer dia desaparece o kapa e tou iremos ter o que, nessa altura seremos a APQ lol
04/11/2011 às 15:33 #229590…ou seja
Associação Portuguesa de quelifilia ::)
04/11/2011 às 15:51 #229591OPQ?
Fica melhor as 3 letras de seguida, passávamos a Organização, por ex:
04/11/2011 às 22:21 #229592Vasco,
Ah, também te lembras.
Não acredito que não tenhas compreendido a alinea com as regras de utilização do “k” em Português.
O exemplo dado, kiwi, também não deve estar nos dicionários de lingua portuguesa há muito tempo. Killie pode também vir a estar se ganhar importância suficiente para isso.
Estás simplesmente a dar-me razão:
“Kiwi” não existe em português.
“Quivi” sim, é o termo correto em português e consta no dicionário:
quivi
(inglês kiwi, do maori)
s. m.
1. [Botânica] Fruto tropical, de origem neozelandesa, de formato oval e cor castanha, polpa comestível verde de sabor agridoce, com sementes pretas e de casca pilosa. = QUIUÍ
2. [Botânica] Arbusto que produz esse fruto. = QUIUÍ
3. [Zoologia] Ave endémica da Nova Zelândia, não voadora e de hábitos nocturnos.Tal como disse, “Quili” é ridículo.
É tão ridículo como dar erros de português.
Para evitar ambas as situações a minha sugestão for sempre a de se usar os termos estrangeiros.
Killifish neste caso é um termo estrangeiro, devendo simplesmente ser escrito em itálico, como byte ou tablet.
De resto, esta é uma regra que sempre sigo nos artigos que publico em português: Killies e Killifish.
Miguel
PS- Isto não tem só a ver com o novo acordo ortográfico. Há 12 ou 13 anos atrás ainda não estava em vigor mas as regras sobre o “k” existem desde o princípio do século passado. É devido a essas regras que existem palavras na nossa lingua como “quilograma” em vez de “kilograma”.05/11/2011 às 09:41 #229593Olá outra vez.
Ah, também te lembras.
Lembro-me que eras o único gajo que defendia que a associação se passasse a designar por Associação Portuguesa de Killifish mas não me lembro de ter recebido nenhum email sobre isso. Pode ter ido para o Alberto, não sei. Como ninguém te ligou nenhuma (não só o Vasco ou o Alberto pois a associação começou com mais pessoas) a coisa morreu por ali. De facto disseste isso antes da criação formal da APK (constituição legal em Novembro de 1999) mas depois da criação informal da associação (Outubro de 1998) e do nome ter sido escolhido pelos que a fundaram. Durante a escolha e votação final do nome, um acto solene, recordo-me que a decisão foi entre a associação se chamar A. P. de Killies ou A. P. de Killifilia. Ganhou a corrente que achava que os killies não se associam, associa-se quem se pretende dedicar à killifilia :), esteja a palavra de acordo com as regras ou não.
Não acredito que não tenhas compreendido a alinea com as regras de utilização do “k” em Português.
Sim, compreendi e por isso não te retirei totalmente a razão. Apesar de não ter muitas dúvidas de que essa regra venha a ser alterada num futuro não muito distante. É tal a quantidade de estrangeirismos introduzidos na língua portuguesa cujo aportuguesamento se torna absurdo que é inevitável isso vir a acontecer.
“Kiwi” não existe em português.
“Quivi” sim, é o termo correto em português e consta no dicionário:
Kiwi consta em dicionários online da língua portuguesa. Vê na Infopédia (kiwi [ki'wi] nome masculino) e Léxico (kiwi. Significado de Kiwi subst. m. 1. fruto tropical). Não é uma palavra portuguesa, é um estrangeirismo sob a forma não aportuguesada, um empréstimo. Tal como killie (que é o que usamos com mais regularidade) ou killifish. Vê o que diz o Portal da Língua Portuguesa sobre isso:
A ortografia da língua portuguesa é determinada por regras específicas, enunciadas em acordos ortográficos. Deste modo, no inventário do léxico não são esperadas palavras que terminem em -ing (meeting) ou -oir (noir). No entanto, muitas dessas palavras de outras línguas, os empréstimos, são utilizadas com regularidade em textos oficiais em língua portuguesa e registadas em obras lexicográficas do português.
Ou seja, as coisas não são tão taxativas como tu as queres fazer parecer. De qualquer modo não sou um linguista e não me parece que se chegue aqui a alguma conclusão sobre este assunto. Aceito, sem problemas, que a palavra “Killifilia” não está correcta segundo uma interpretação purista das regras actuais da língua portuguesa apesar de gostar muito do modo como formulei a sua constituição ;D. Ainda hei-de ver a palavra “killifilia” como um neologismo e vou reivindicar a sua autoria :). Mas como disse antes, isso não me preocupa por aí além nem acho isso de modo algum ridículo (e, francamente, alguém que defende uma designação tipo Associação Portuguesa de Killifish vir falar em ridículo … !!!). Volto a repetir, apesar de me preocupar há muitos anos em não dar erros de português, sei agora que até ao fim da minha vida nunca mais escreverei português correctamente porque não aderirei ao Novo Acordo Ortográfico (quem me vai obrigar?? já não ando na escola! nem morto vou escrever “espetadores” em vez de “espectadores”!! :D). Por isso continuo e continuarei a preferir Associação Portuguesa de Killifilia.
Abraços.
p.s. Miguel, conheço uns gajos com quem te podes ir meter —> Associação Portuguesa de Kiwicultores http://www.apk.com.pt/. Chega-lhes forte e feio!!!
05/11/2011 às 10:22 #229594Acerca dos K,Y,W pensei que tinham entrado para o nosso alfabeto por harmonização aquando da integração na UE, na altura CEE. Penso que essa harmonização não consta de nenhum acordo.
Aquela forma de criar dicionário recolhendo todas as palavras escritas em livros e outras publicações portuguesas tinha a vantagem de integrar os neologismos e os regionalismos, além da chamada linguagem familiar. Talvez já não seja muito prático por causa de tantas palavras estranjeiras ou mal aportuguesadas que se usam.
Outra razão de ser contra um acordo ortográfico de uniformizacão das línguas portuguesas é que, ainda me lembro de ter adorado o contraste entre o Portuga e os restantes personagens, quando li 'O Meu Pé de Laranja Lima' do Zé Mauro de Vasconcelos.
João
05/11/2011 às 17:23 #229595As letras K, Y e W estão no nosso alfabeto com o novo acordo ortográfico. Por isso agora penso que killifilia será um termo correto. Mas não sei…
Pedro
06/11/2011 às 11:28 #229596Pedro,
As letras K, Y e W estão no nosso alfabeto com o novo acordo ortográfico.
Sim, mas apenas para casos especiais como referiu o Miguel. É uma regra francamente estúpida mas é a regra. Tal como quase todas as regras que lidam com o aportuguesamento de palavras estrangeiras e que conduzem a aberrações como copirraite (copyright) e leiaute (lay-out).
É essa regra que aparentemente impede que “killifilia” seja um neologismo da língua portuguesa. Digo aparentemente porque ainda não tenho a certeza se ela se aplica à formação de uma palavra nova por composição de um estrangeirismo (sem equivalente aportuguesado no dicionário) com um sufixo. Aplicar-se-ia pela certa se a palavra “killifilia” fosse o aportuguesamento de uma palavra estrangeira, como o Miguel defende. Mas não é porque não existe nenhuma palavra estrangeira equivalente.
Abraços.
06/11/2011 às 11:48 #229597Olá,
Será que estes têm o mesmo problema/opinião sem problema?
http://yvonphoto.over-blog.com/article-la-killiphilie-66236282.htmlCumps,
João06/11/2011 às 14:29 #229598Olha, afinal até pode existir uma palavra estrangeira equivalente! Em francês – killiphilie. Isso levanta uma série de questões:
– Existe mesmo? Não a encontrei em nenhum dicionário de francês online. Se calhar está na mesma situação da “killifilia”.
– Se existe, como se formou (etimologia)?
– Se se formou, quais são as regras ortográficas francesas para o uso das letras k, y e w? Tendo as línguas francesa e portuguesa a mesma origem, faz sentido terem regras básicas distintas?
Alain Guignard, estás por aqui? Alain Guignard, êtes-vous ici? (isto foi traduzido no google, eu de francês não pesco nada!)
Abraços.
p.s. Quem achar que este tópico se está a tornar ridículo ponha o dedo no ar. Até eu já acho que isto está a ir longe de mais :).
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.