- This topic has 68 respostas, 15 utilizadores, and was last updated Há 11 months, 3 weeks by
Allnothos.
Home › Forum APK › Área Reservada a Sócios APK › Programas de Manutenção de Espécies › Manutenção de Nothobranchius
-
AutorArtigos
-
29/08/2015 às 22:33 #239598
Boa Noite, José Azevedo!
Desculpa só agora estar a dar resposta à tua questão, mas estive fora uns dias e só agora tenho oportunidade.
Já não me lembro por que é que decidi esperar 8 meses para molhar a turfa dos River Camp. Provavelmente, fiz alguma associação com o tempo de diapausa normal dos rachovii “Beira”.
A turfa esteve realmente os 8 meses na minha garagem. É uma subcave cuja temperatura pouco varia ao longo do ano. Por exemplo, hoje no fim da tarde fui lá medir a temperatura e estavam 23,5 graus. Provavelmente, no inverno descerá alguns graus, mas penso que nunca deverá baixar dos 20.
Na verdade, mesmo que o tempo de diapausa seja o que dizes, o que aconteceu não me espanta, pois já molhei turfas de Austrolebias nigripinnis cuja diapausa normal penso serem 4 meses e, também neste caso, esperando 8 meses, obtive bons resultados.
Um abraço
Aníbal Coelho
29/08/2015 às 22:39 #239599Boas Anibal.
Essa temperatura explica os oito meses.
Agora é dar-lhes artémia, para crescerem.
Um abraço Amigo02/09/2015 às 23:17 #239600Boas
Ontem recebi um macho de Nothobranchius steinforti “Kimamba” TZ 76/4, enviado de Portalegre, pelo Paulo Miranda, para as minhas duas alegres solteiras.
Paulo obrigado.
Já agora que comida lhe costumavas dar.
Um abraço Amigo03/09/2015 às 13:56 #239601Boas
Ontem recebi um macho de Nothobranchius steinforti “Kimamba” TZ 76/4, enviado de Portalegre, pelo Pulo Miranda, para as minhas duas alegres solteiras.
Paulo obrigado.
Já agora que comida lhe costumavas dar.
Um abraço AmigoOlá Azevedo!
Ora essa amigo, dispõe sempre 😉
Alimentação estava a ser com larvas de mosquito congelada, artemia salina recém eclodida, e por último minhoca.
Um abraço.13/09/2015 às 21:54 #239602Boa noite, José Azevedo!
Até agora, todos quantos receberam alevins da turfa que molhei de Nothobranchius eggersi “Rufiji River Camp” TAN 95/7 tiveram sucesso na sua manutenção, pelo que, se achares pertinente, podes registar que, para além de mim, os seguintes sócios mantêm estes Nothobranchius: Joaquim Silva, João Lima e Wilson Silva.
Embora ainda tenham pouco mais de 1cm, já tenho um ou dois machos a ganhar cor, pelo que, se quiseres, poderei enviar-te um grupinho de machos pelo Luís Oliveira, no dia da visita à Estação da Ajuda.
Infelizmente, deves anular, no meu registo, os Nothobranchius rachovii “Beira” MT 03/1; os poucos alevins que tinham nascido desapareceram, enquanto estive fora alguns dias.
Um abraço,
Aníbal Coelho
14/09/2015 às 08:21 #239603Boas Anibal.
Lista actualizada.
Guardas-te a turfa dos rachovii, para a voltares a hidratar, passado um mês?
O macho na data da convenção tem que idade?
Podes me entregar ai, pois o Luís, não mora perto de mim.
Um abraço Amigo14/09/2015 às 10:21 #239604Boas .
“Guardas-te a turfa dos rachovii, para a voltares a hidratar, passado um mês?”
Sim, entretanto vou tentar novamente.“O macho na data da convenção tem que idade?”
Os alevins estarão a completar 60 Dias.“Podes me entregar ai, pois o Luís, não mora perto de mim.”
Ok, sem problema.Um abraço
Aníbal15/09/2015 às 08:09 #239605Maravilha
Lá vou eu montar um aquário no quarto do hotel.
Um abraço.12/11/2015 às 03:00 #239606Actualização das existências:
Dois casais de Nothobranchius hassoni “Bukeya” DRCH 2008-10, oferta do Ricardo António, um casal de Nothobranchius hengstleri “Nassoro” MZHL 2005-14 e um grupo de cria de Nothobranchius Pienaari “” MOZ 99-9, apresentados por Dmitry Ostroukhov da SKLIK , um grupo de cria de Nothobranchius ugandensis “Minakulu” UGN 09-3, apresentados por Sergey Bolonov, da SKLIK, na nossa última convenção.
Os Pienaari, foram tipo paixão à primeira vista, nunca tinha visto ao vivo (rachovii) negros, tinha de os adquirir, apresentavam sintomas de odiniun, mas mesmo assim arrisquei, recuperaram.
Os “Nassoro” vêm colmatar a falta dos Mocímboa da Praia, os ugandensis é quase por teimosia, não consegui alevins do casal que adquiri o ano passado.
Agora resta-me esperar conseguir umas turfas para não os perder e os poder distribuir, por vós.
Um abraço13/12/2015 às 23:42 #239607Boa noite, José Azevedo!
Por curiosidade, lembras-te da meia turfa dos Nothobranchius eggersi “Rufiji River Camp”. Tal como contei aqui, nasceram quase uma centena de alevins, em agosto. Na verdade, agora, nos finais de novembro, voltei a molhar a mesma meia turfa (a quantidade total de turfa quase não enche uma chávena de café), portanto passados mais 3 meses e perfazendo um total de 11 meses desde o início da diapausa, nasceram mais cerca de 3 dezenas de alevins .
Desta vez não estava nada à espera de ter êxito, apenas molhei por descargo de consciência.
Já agora, deixa-me dizer-te, agora tenho a certeza de que o que usei foi mesmo turfa. Entretanto, arranjei fibra de coco, mas depois de ter experimentado com os “Rufiji River Camp” voltei à turfa.
Fiquei com a sensação de que o pequeno tamanho dos Nothobranchius dificultava muito o seu mergulho na fibra; reparei que, por vezes, eles tentavam mergulhar mas esbarravam nas fibras. Outras vezes, mergulhavam e ficavam presos no fundo do recipiente. A turfa é mais macia, os peixes submergem completa e profundamente emergem com toda a facilidade.
Um abraço,
Aníbal Coelho
14/12/2015 às 08:46 #239608Boas Anibal.
A turfa por ser mais leve esconde melhor os ovos e depois como é acida conserva-os melhor. Eu ultimamente, tenho tido dificuldade com o número de nascimentos, talvez por só usar a fibra de coco.
A minha incubadora também não me está a satisfazer, tenho de substituir a fonte de aquecimento, de momento é uma lâmpada de frigorífico, mas a zona perto da lâmpada aquece muito.
Aquela turfa de rachovii, já foi para dentro de água outra vez?
Vai dando notícias.
Um abraço Amigo
Nota: Esses eggersi vão estar no ponto para a convenção espanhola.14/12/2015 às 18:26 #239609Boas.
Sem dúvida, na minha opinião a turfa é a melhor opção.Sim aquela turfa de rachovii, também já foi para dentro de água, mas nada… penso que da primeira vez, terá desidratado demais.
Um abraço
Aníbal Coelho02/03/2016 às 14:05 #239610Olá
Só para lembrar que todos os que actualmente mantêm Nothos devem reportar aqui, ao Zé azevedo, as existências de tudo o que tenham de Nothobranchius, Pronothobranchius e Fundulosoma.
Abraço
Paulo José08/03/2016 às 16:54 #239611Boas
Tenho perto de 20 alevins de Nothobranchius hassoni “Bukeya” DRCH 2008-10 yellow e 6 alevins de Nothobranchius hassoni “Bukeya” DRCH 2008-10 red. Estou disponível para receber ovos ou peixes de quaisquer Nothos que queiram manter no Programa e que alguma alma generosa me queira confiar. Tenho preferencias por rachovi, furzeri, cardinalis, eggersi, kadleci,…agora que o nº de aquários da fishroom vai aumentando 😉
Abraços
Alberto09/03/2016 às 18:55 #239612Olá Alberto,
Se me enviares o teu domicilio, poderei enviar-te uma turfa de:
Nothobranchius eggersi “Rufiji River Camp”.
Um abraço
Aníbal Coelho -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.