- This topic has 27 respostas, 7 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 10 months by
papillon.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Iniciante – Questões sobre os Pseudepiplatys annulatus
-
AutorArtigos
-
01/06/2010 às 00:42 #223445
Alguma razão especial ou só te apeteceu?
cumps
Susana01/06/2010 às 18:04 #223446Olá Susana!!
O que o Luís quis dizer é que para criar killies o ideal mesmo é a manutenção de uma espécie num aquário próprio, ou seja só para eles.
Existe quem coloque camarões e outros invertebrados, mas a maior parte vira comida viva.Nesse caso para biótopo asiático terias mesmo de retirar a maior parte dos peixes, já que não são asiáticos. Mas com esse tamanho de aquário de certeza que em pouco tempo terias uma grande população de Aplocheilus ;D ;D ;D
Até breve
02/06/2010 às 00:42 #223447Eu a criar killies será em aquários pequenos.
🙂
08/06/2010 às 18:34 #223448Onde é que aparecem os Pseudepiplatys annulatus na tabela:
A classificação piramidal apresentada abaixo em forma de tabela é sobretudo baseada nos dados descritos no livro “Killi-Data 2000” da autoria do Dr. Jean Huber. De acordo com o descrito nessa obra, tem como base a classificação proposta por Eschmeier em 1999 com adições (ao nível de Tribos e Subtribos) introduzidas pelo próprio Dr. Huber.
http://apk.pt/index.php?cat_id=3&scat_id=37&tipo=static&u=0
cumps
Susana08/06/2010 às 19:36 #223449Olá!!
Nessa tabela não aparece Pseudepiplatys, já que ela está enquadrada no género Epiplatys.
Existe algumas Associações que denominam o annulatus como Epiplatys annulatus, no caso da classificação aceite pela APK e redigida por J. Hubber, o Pseudepiplatys é um género por direito próprio.A tua questão é ainda pertinente no aspecto em que nessa mesma tabela ele não aparece como género, não sei se por lapso, ou qualquer outro motivo.
Tenta ainda ver se consegues arranjar ( por emprestimo ou mesmo na biblioteca da APK, não sei se dará para comprar numeros antigos), o Volume X nº 4 de Julho e Agosto de 2008 do Boletim APK, onde podes encontrar um extenso ( quase a totalidade do boletim ) e promenorizado texto sobre esses fabulosos peixes.
Espero ter ajudado!!
08/06/2010 às 20:59 #223450A tua questão é ainda pertinente no aspecto em que nessa mesma tabela ele não aparece como género, não sei se por lapso, ou qualquer outro motivo.
Foi por lapso. Meu :-[. Essa tabela foi feita para o meu antigo site e importada, tal e qual como estava, para o site da APK aquando da remodelação. Neste momento não a consigo alterar (o acesso a essa parte está por enquanto restrito apenas ao webmaster) mas fá-lo-ei logo que possível. As minhas desculpas.
Abraços.
09/06/2010 às 17:43 #223451Olá Vasco!!
Desculpas, quais desculpas???
É uma excelente “ferramenta” do site da APK, que têm ajudado e de certeza irá ajudar muitas pessoas a relacionar os diferentes géneros uns com os outros.
Nós é que temos de agradecer pelo teu trabalho, obrigado. 😉
Abraço
10/06/2010 às 02:36 #223452Obrigada pelas respostas, este fórum é um bocado parado.
Bem então não foi falta de jeito minha não ter encontrado.
Achei estranho… E perguntei, pensei que ia levar nas orelhas, lol.
Mas quando não se percebe nada neste mundo de killies é complicado entender os nomes.
Tenta ainda ver se consegues arranjar ( por empréstimo ou mesmo na biblioteca da APK, não sei se dará para comprar números antigos), o Volume X nº 4 de Julho e Agosto de 2008 do Boletim APK, onde podes encontrar um extenso ( quase a totalidade do boletim ) e promenorizado texto sobre esses fabulosos peixes.
Não querendo abusar nem dar muito trabalho, você não consegue digitalizar essas páginas?
Posso fazer um biótopo para eles?
Os aquários deles podem ter algum areão? Se tiverem um filtro?
Ando a ver se arranjo uma cultura de arranque de vermes de gridal, mas está difícil.
cumps
Susana10/06/2010 às 10:33 #223453Olá Susana!!
O motivo pelo qual este é forum “é um bocado parado” deve-se ao facto de não ter muitos membros, sendo que muitos deles só de vez em quando passam por aqui.
Como podes imaginar nem todos os membros vão ao forum diariamante, por motivos variados, mas um dos mais importantes é que quase todos nós nos conhecemos e muitas das conversas que poderiam eventualmente serem colocadas no forum, são feitas directamente através de contactos telefónicos, é mais parecido com uma família do que que com um grupo de associados.
Com isto não quero dizer que deviria de haver mais dinamismo no forum, não. Mas como é obvio trata-se de um forum dedicado exclusivamente a killies, logo deverá ser sempre diferente de um forum dedicado a aquariofilia em geral, não achas?
Outra coisa é que aqui ninguém dá nas orelhas a ninguém (ou talvez sim, de vez em quando ::) ) e qualquer dúvida ou questão deve ser colocada, com todo o direito de ser respondida da melhor forma possível.
Quanto à tua questão sobre digitalizar as paginas desse boletim, não sei até que ponto isso será permitido nos estatutos da APK.
O boletim APK é uma importante ferramenta na divulgação da killifia a nível nacional e internacional.
É também um dos motivos aliciadores para que se angariem novos sócios, pelo que a digitalização e posterior divulgação comprometeria essa tarefa.
Mesmo se fosse permitido entre sócios, eu não o poderia fazer já que não disponho do referido boletim, emprestei a uma pessoa que nunca mais me devolveu. Mas se o voltar a ver empresto-o, se assim o desejares.Biótopos podem-se fazer sempre, basta pesquisar bastante por tipo de plantas, areão, características da água, etc.
Desculpa se me excedi nos comentários, só agora reparei no longa que vai a resposta.
Espero ter ajudado
Até breve!10/06/2010 às 12:18 #223454Olá de novo.
Nós é que temos de agradecer pelo teu trabalho, obrigado.
De nada, Rui :).
Quanto à tua questão sobre digitalizar as paginas desse boletim, não sei até que ponto isso será permitido nos estatutos da APK.
Os Estatutos e o Regulamento Interno da APK não dizem, nem podiam dizer, nada sobre esse assunto (podes consultar ambos os documentos em http://apk.pt/?cat_id=2&scat_id=12&tipo=news&u=1 e http://apk.pt/?scat_id=13&tipo=news&detail=43). Creio que essas questões são reguladas pelas leis dos Direitos de Autor. Pelo pouco que sei sobre isso, penso que não é ilegal reproduzir parcialmente (em fotocópia ou digitalização, é o mesmo), para uso próprio, o conteúdo de uma publicação periódica (o que é o caso do nosso Boletim). A própria APK proporciona aos sócios esses serviços através da Biblioteca.
Assim, Susana, para teres acesso a esse artigo tens 3 opções:
– Consegues que alguém, a título individual, te fotocopie ou digitalize esse artigo (em princípio de borla ;D);
– Pedes à bibliotecária da APK que o faça (e isso tem um custo quase simbólico). Vê este tópico http://apk.pt/forum/index.php?topic=335.0, este http://apk.pt/forum/index.php?topic=336.0 e este http://apk.pt/forum/index.php?topic=481.0.
– A área de Publicações da APK vende boletins avulsos. Esse que te interessa tem o custo de 4.30€ (este valor parece muito elevado mas é assim para que compense mais às pessoas associarem-se à APK do que comprarem os boletins todos avulsos). Claro que também podes pagar a quota toda do ano dessa publicação (2008 – 25,00€) e receber os seis boletins desse ano, mas isso já não deve ser tão interessante :).
Este fórum é, de facto, um bocado parado. As razões são mais ou menos as que o Rui disse. Para além dessas, e na minha opinião apenas, a generalidade dos sócios da APK são muito boas pessoas, alguns excelentes criadores de peixes, bem adaptados a um espírito invulgar “cultivado” ao longo de cerca de 12 anos, etc, etc, mas são também, infelizmente, grandes mandriões. De killies gostam. Não gostam é de escrever (artigos e posts) e não se querem ralar com questões que consideram aborrecidas (regulamentos, organizações, nomenclaturas, etc). Isso nota-se também no boletim. Para conseguir um artigo original escrito por portugueses é quase preciso apontar-lhes uma pistola à cabeça ;D. São questões culturais de fundo (mas há outras associações piores). Enfim, custa admitir mas eu já me resignei de que as coisas são mesmo assim e pouco há a fazer para as alterar. De vez em quando aparece por aí algum sangue novo e as coisas agitam-se, é o que vale.
Abraços.
10/06/2010 às 12:43 #223455Vasco,
Obrigado por me considerares “sangue novo”. 😉
Um abraço,
Luis Oliveira
10/06/2010 às 12:55 #223456😀 😀 😀
Amigo, tu e eu, na APK (e só na APK!), qualquer vampiro desdentado e piolhoso nos consideraria sangue fora de prazo :).
Grande abraço.
10/06/2010 às 20:56 #223457Espero que tenham entendido as minhas palavras, de “fórum parado” não era uma crítica.
Mas vejo tantos tópicos com tão poucas respostas.
Vocês devem estar bem mais ocupados a tratar dos vossos killies.
Quanto a parte dos documentos digitalizados depois de ter perguntado se era possível, estive a ver a secção da biblioteca e tirei as dúvidas.
No meu tópico não posso reclamar até já tive bastantes respostas.
Obrigada a todos.
cumps
Susana -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.