A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 28)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Iniciante – Questões sobre os Pseudepiplatys annulatus

• Autor
    Artigos
    Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Boa noite,

Sou nova aqui no fórum, mas já ando na aquariofilia à uns anitos, gostava de saber mais sobre esta espécie. Embora já tenha alguma informação.

E procuro um casal, se alguém me puder ajudar sou da zona de Sintra.

Se tiver de me tornar sócia tudo bem, mas gostava mesmo era de ter esta espécie, por ser uma das poucas que pode conviver com camarões.

cumps
    Susana

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Susana!!

Antes de mais, bem-vinda a este forum e a este lado da aquariofilia.

Killie não é uma espécie, mas sim umas largas centenas de espécies, podes ver mais no site da apk.

Quanto à tua questão, realmente são dos killies mais pequenos o que para colocar com camarões pode até não ser assim tão mau, mas acredita muitos irão ser comidos, nem que sejam os pequenos.O problema será mais ao contrario, os camarões irão comer qualquer ovo que consigam apanhar.

É uma especie, que não requer muitos cuidados, apenas os normais. A sua dificuldade prende-se com o facto de os ovos e alevins serem minusculos, logo serem dificeis de detectar. a temperatura ideal para reprodução será entre os 23/25ºC, com trocas de água de 25/50% semanais com um pH compreendido entre 6.5 e 7.5. (Nota: todos estes dados são os que eu tenho nos meus aquarios).

Quanto ao casal de momento o que tenho são alevins muito pequenos (0.3 cm) pelo que ainda não estão sexados, mas se não encontrares nenhum casal até lá podes contar com um dos meus.

Qualquer dúvida que tenhas sobre este assunto ou outro qualquer, podes colocar no forum, estamos aqui todos para ajudar.

Até breve
    Rui Choças

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Muito obrigada por Rui pela oferta e pelos esclarecimentos.

Espero conseguir encontrar um casal.

Estou a pensar em fazer algumas alterações nos meus aquários de montar um especialmente para estes.

Eu não me importo de pagar o que pedirem pelo casal desde que seja justo.

O dificil é que só encontro no Porto e não mandam pelos CTT.

Esta espécie será a minha iniciação na killifilia 🙂

Como não sou sócia não faço ideia se tem na vossa àrea de classificados.

cumps
    Susana

Ando a tempos para me meter nisto.

cumps
    Susana

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Bem vinda ao mundo da killiofilia Susana. Ficaste mesmo fascinada pelos annulatus…

Cumps

José Pires

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Fiquei fascinada sim, acho muito bonito e pequenino (4cm), acho que em adulto ficara lindo em nanos.

Teimosa como sou vou conseguir nem que tenha que mandar vir de outro país, hihihi.

cumps
    Susana

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Susana!

Se alguem tiver casais de annulatus quase de certeza que não vão pedir dinheiro por eles, portes de envio não sei.

Como estás tão perto de Lisboa, porque não dás um saltinho a Monsanto no dia 12 de junho, realiza-se nesse dia mais uma reunião do grupo sul da APK, de certeza que alguem te poderá ajudar nesse e noutros esclarecimentos, existe bastante sócios que não frequentam assiduamente este forum, pode ser que algum deles tenha.

Quanto a só encontrares em lojas do Porto, não é tanto assim, já vi por algumas vezes em lojas da grande Lisboa annulatus à venda. O problema mesmo é saber a sua proveniência e população, por mais que o vendedor diga que é daqui ou dali, nunca ficarás com a mesma segurança se um casal te fôr entregue por quem o criou.

Tens muitas outras especies interessantes para te iniciares na Killifilia sem ser o annulatus, tão ou mais interessantes. Como é obvio é dos peixes mais bonitos que se pode ter num aquari, não é por nada que é a imagem do logotipo da APK.

Até breve!
    Rui Choças

P.S. Enquanto estava a escrever, colocaste outra mensagem.
          Na Killifila a principal característica que um criador deve ter é a paciência, com tempo tudo se alcança.

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigada Rui,

Olha não sabia que era já dia 12. Algum link para esse evento, sff. Por acaso andei a ver e só vi outubro de 2010.

Paciência tenho, já ando à uns bons meses a tentar encontrar esta espécie, não foi um vip que me deu de repente. 🙂

Queres me sugeri outra espécie de killie que seja pequena? Aceito todos os conselhos, críticas e sugestões.
    obrigada
    Susana

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!

A maior parte dos killies africanos não anuais não ultrapassam os 6/7 cm pelo que para um aquario desse tipo (nano), desde que tenha no mínimo 10/12 Litros qualquer casal serve o problema é mesmo escolher ;D ;D

O Pseudepiplays annulatus desperta paixões em todos quanto gostam de aquariofilia, acredito que não tenha sido um vipe neste momento. 😉

Quanto à reunião ela acontece todos os meses no segundo sábado pelo que no mês de Junho será no dia 12. o que tu viste em Outubro é a convenção anual. Nas reuniões o ambiente é mais calmo, mais de conversa entre amigos que têm o mesmo gosto, trocas de experiências, Killies, plantas, comida viva e até mesmo de outro tipo de peixes que não killies ;).

Podes ver neste link as datas das reuniões, embora a do próximo mês ainda lá não esteja.
    http://apk.pt/forum/index.php?topic=53.0

Quanto a peixes, procura por esta espécie: Aphyosemion australe “Cap Estérias” EBT 96/27.
    Vê se gostas e aprende algumas coisas e se te agradar eu ofereco-te um casal ou trio na reunião de dia 12, isto claro se quiseres e sem prejuizo de receberes eventualmente um casal de annulatus.

Até breve!

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigada Rui,
    Por toda a atenção e paciência.

São mesmo bonitos esses Aphyosemion australe.

Não sei se existe só esta variedade de cor que achei no google, mas são lindos.

Os killies sempre me fascinaram desde muito nova.

Achei um link sobre a reprodução desses meninos: http://apk.pt/forum/index.php?topic=655.0

A água que normalmente me sai da torneira ronda um pH de 6.8, e os meus aquários normalmente ficam nos 6.4-6.6.

Se estiverem bem plantados e com plantas flutuantes, a água fica óptima.
    Embora claro tenham sempre filtro.
    Ainda agora fui ver os parâmetros do meu nano, eu a pensar que estava má a água, e afinal óptima, lol.
    Mas o nano tem muitas plantas e as plantas realmente ajudam muito na filtragem.
    Claro que para os killies terei de manter outro aquário que não falta cá em casa, tenho mais dois vazios.
    Interrogo me sobre a questão da comida viva, já ecoldi artémia, ainda tenho ali uns quantos ovos, mas vejo tantas culturas, que me aconselhas? Fácil de manter.
    Esse killies que falas, ainda tem de pesquisar mais. Não consegui ver o tamanho com que ficam.
    Quantos litros serão o mais correcto para manter os killies? Temperatura, pH? Kh? O kH que consigo nas minhas águas é sempre à volta de 3ºd. o Gh costumas estar em >4ºd.
    Em dois aquários tão diferentes os parâmetros são quase iguais, acho que o grande só tem mais um grau de temperatura.

Encontrei uma ficha: http://www.aquahobby.com/gallery/b_australe.php

Na ficha diz que precisam de 40L. pH 6.5 26º e atingem 6 cm.

Mais uma questão os killies só existem em África? Não existem na Ásia? Pergunto porque tenho um Biótopo da Ásia que ando ainda a arranjar.

Só por toda a tua simpatia posso te oferecer plantas flutuantes e camarões wild, já um bocado apurados, alguns bem verdinhos :-).

Acabei de me tornar sócia 🙂
    Cumps
    Susana

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

Boas,

Existe varias populações como variações de cores nos aphyosemions australe. Por exemplo tens aphyosemions austral gold, chocolate e depois tens varias populaçoes como “Cap Estérias” EBT 96/27.

Nos aquarios de killis por norma só se usa um filtro de esponja ou tipo caixa que tem o mesmo fucionamento que os de esponja, isto porque os killis são peixes de aguas paradas e nao gostam de corrente. Em alguns aquarios não uso qualquer tipo de filtro, nesses caso faço TPA de 3 em 3 dias mais ou menos.

Para iniciar nos killis um minimo um aquario de 20lt porque dá para controlar melhor os paramentros da agua. Mas tambem depende do genero de killis. Eu mantenho os meus killis em aquarios de 12lt, 25lt e 50lt, dependendo do genero. A temperatura depende dos killis que tenhas.

Existe no continente africano, americano, europeu e asiatico. No caso de killis asiaticos tens o genero Aplocheilus.

Em relação a comida viva falando por mim o que acho facil de criar é o grindal, tenebrio do amendoin. Mas de alimento base dou larvas de mosquito pretas que crio com baldes de agua no exterior.

Cumprimentos

Ricardo Marques

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Susana!!

Antes de mais sê bem-vinda a esta família, não te irás arrepender 😉

Quanto às tuas questões o Ricardo já respondeu e bem a algumas delas, mas ainda assim vou-te dar a minha opinião.

No caso dos A. australe existem numa zona algo extensa da Africa Ocidental, desde os Camarões ao norte de Angola.
    Atingem em aquário o tamanho de 6/7 cm, mas como qualquer peixe só atinge essas condições em aquarios de alguma dimensão.
    Os meus casais de reprodução estão quase todos em aquários de de 7 e 10 litros, pelo que podem ser colocados em nanos desde que as mudas de água sejam periodicas e alguma filtragem.

Em relação ao link do site brasileiro, o meu conselho é que esqueças, quase nada do que está la escrito corresponde à realidade da manutenção desta espécie, por exemplo, colocar australe em temperaturas de 26ºC é muito perigoso, o peixe não vive, sobrevive. O ideal será nunca ultrapassar por longos períodos a marca de 24ºC.
    Tirando o pH e a temperatura, sinceramente não meço mais nada, tenho os testes todos, mas dá muito trabalho 😉 😉

Quanto a comida viva, tens aqueles que o Ricardo referiu, mas também de fácil manutenção são os microvermes ideais para alimentar os alevins nos primeiros dias de vida, embora os austarle comam quase imediatamente nauplios de artemia.
    Esses ovos de artemia, se já têm algum tempo, a sua taxa de eclosão deverá ser bastante baixa. Podes encontrar à venda na cooperativa da Associação à venda ovos de artemia de optima qualidade e com uma taxa de eclosão de mais de 90%. Mais uma das vantagens de se ser sócio  ::)

Quanto ao biótopo asiático, se quiseres um casal de killies asiáticos também se arranjam, é só dizeres  ;D ;D

Espero ter ajudado, e podes colocar todas as tuas dúvidas que estamos cá para ajudar 😉

Até breve

papillon
    Participante
    • Membro Bronze

Por acaso bem gostava de meter uns killies asiáticos no biótopo da Ásia.
    Tem uma temperatura de 25º. Mas pode ser baixada.
    Eles certamente eram capazes de gostar de 96L.

Mas não seria um crime lá meter uns killies no aquário com tanta diversidade?

cumps
    Susana

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Fauna do aquario de 96L da Papillon:
    7 Hemigrammus rhodostomus – Nariz de bêbado
    3/4 Kuhli, peixe cobra
    3 Beaufortia leveretti – Peixe Lapa
    4 Corydoras panda
    2 Otocinclus affinis
    4 Chromobotia macracanthus Bótia Palhaço
    2 Farlowella acus – peixe galho

Tylomelania sp
    Melanoides tuberculata
    4 Camarões sossego.
    Muitos Camarões Wild

Se estás a falar dos Aphyosemion australe…eu acho que te vão atacar muita coisa…tal como os camarões e as farlowelas…

Criar Aphyosemion Australe nesse aquário é que vai ser mesmo 0, pois acho que só os otocinclus é que não te comeriam os ovos ou os alevinos.

Se tiveres a falar dos Pseudepiplatys Annulatus, criar também vai ser 0 e acho que se perdiam em tanta água para além de poderem virar petisco de alguns dos meninos que tens….

Mas…isto é opinião de novato…he he

Cumps

José Afonso Pires

papillon
    Participante
    • Membro Bronze
    Quote:
    Fauna do aquario de 96L da Papillon:
    7 Hemigrammus rhodostomus – Nariz de bêbado
    3/4 Kuhli, peixe cobra
    1 killie preta
    4 Beaufortia leveretti – Peixe Lapa
    4 Corydoras panda
    2 Otocinclus affinis
    3 Chromobotia macracanthus Bótia Palhaço
    2 Farlowella acus – peixe galho
    2 Badis Rubber (suposto casal)
    Tylomelania sp
    Melanoides tuberculata
    4 Camarões sossego.
    Muitos Camarões Wild
    …….

Quote:

Actualizei a fauna, estava a falar de killies da Ásia, mas só a pensar, quero dizer a escrever.

Se entrassem killies essa fauna teria de levar uma adaptação.

Estava só a pensar, não me batas mais 🙁

Eu quero é os Pseudepiplatys annulatus e ponto final, esses serão os meus primeiros killies, demorem o que demorarem, lol.

O biótopo é uma segunda fase ainda tenho de pesquisar e aprender muito.
    cumps
    Susana

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

eu retirava todos os peixes…

luis

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 28)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0