Este tópico contém 42 respostas, tem 8 utilizadores, com a última actualização feita por Rodolfo Da Encarnação Marques  Rodolfo Marques Há 2 anos, 3 meses.

A visualizar 13 artigos - de 31 a 43 (de um total de 43)

Home Fóruns Killifilia Iniciação Fundulopanchax nigerianus "Innidere"

• Autor
    Artigos
    João Brandão
    João Brandão
    Administrador

olá Rodolfo,

Eu tenho sempre alguma dificuldade em perceber exatamente qual a doença do peixe e qual o medicamento adequado pelo que normalmente opto pela solução mais simples e menos intrusiva numa primeira abordagem.

Se não der resultado então passaria a fase seguinte embora reconheça que poderá ser demasiado tarde em certos casos. No entanto e olhando para a foto parece-me que o estado da fêmea é o resultado da ação do macho para com a fêmea e se assim for a mudança para um aquário separado, uma mudança de agua e um pouco de sal (atenção as quantidades), a subida da temperatura e comidinha viva poderão resolver o problema.

Abraço,
    João

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 118
    • Respostas: 1549
    • Totais: 1667
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

A patologia do ventre inchado é das mais dificeis de curar, pode ter varias causas e geralmente não tem cura. Usar o sal e os medicamentos mencionados podem talvez ajudar, é duvidoso mas vale a pena tentar. Era bom tambem isolar a fêmea e assim separa-la do macho que ainda não sofre do mesmo mal. Se a fêmea não comer a comida viva, que é o alimento mais excitante que existe, não vai comer nada e estará condenada. Tambem vi fêmeas, são geralmente fêmeas, que apesar de terem o ventre inchado continuam a ter um comportamento normal e a comerem e duram bastante tempo, não é o caso. Se a fêmea morrer o ideal era mudar a agua completamente e esterilizar o aquario.

Abraço
    Paulo José

Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

Obrigado a ambos.

Hoje vou isolar a fêmea e limpar o aquário onde está o macho (prefiro não arriscar). Ainda tenho esperança que ela pegue na comida viva, vamos lá ver.

Em relação ao sal estou a pensar em colocar uma colher de sopa, por cada 5lts de água. Sugerem algo diferente?

Abraço

José Cristiano
    José Cristiano
    Moderador
    • Topicos: 32
    • Respostas: 435
    • Totais: 467
    • Membro Prata
    • ★★

Viva Rodolfo

Parece infetada com parasitas intestinais. Um sinal de parasitas internos é o aparecimento de fezes esbranquiçadas e finas. Eu fazia tratamento com metronidazole durante uns dias (pode ser que sejam protozoários intestinais). Há um medicamento (em comprimidos) de uso humano que contém metronizadole e é muito falado nos fóruns de aquariofilia, eu já experimentei sem sucesso, prefiro produtos próprios para o efeito. Se forem mesmo parasitas intestinais, como me parece, o sal não vai fazer nada.

Abraço

Cristiano

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Viva Cristiano,

Obrigado pela ajuda. 🙂
    Isolei a fêmea ontem, tentei dar-lhe dáfnias vivas, mas ela não pegou. Iniciei o tratamento ontem, vamos lá ver como se vai safar.

Abraço.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva Rodolfo,

Como tem evoluído a situação? A fêmea está a recuperar? ou nem por isso?

Abraço,

Luis OLiveira

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Luis, bom dia,

Infelizmente a fêmea não sobreviveu. Morreu no Domingo passado. Coloquei-a de quarentena logo no dia 5 e fiz tratamento com praziquantel. Ela parecia estar a reagir bem ao tratamento, mas o problema é que neste estado já não comia, nem sequer comida viva(Dei dáfnias e larvas de mosquito pretas). 🙁
    Para evitar que o macho pudesse apanhar algo, limpei o aquário onde ele estava e desinfetei tudo (plantas e troncos) com azul metileno.

Quero agradecer ao Cristiano, que entretanto ofereceu-me duas fêmeas, e ontem já retirei 9 ovos da MOP. 🙂

Abraço,

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

Segue algumas fotos do aquário:
    P_20170107_202425_zpsapaufcam.jpg

P_20170107_212215_zps5xzzj8wy.jpg

P_20170107_202337_zps9lzypvav.jpg

Abraço

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,
    Deixo-vos aqui um pequeno video de um dos meus fundulopanchax nigerianus innidere, ainda dentro do ovo e onde se vê o batimento cardíaco.
    https://youtu.be/k-LbFP5MIr0

Abraço

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

São sempre imagens interessantes de se verem. Brutal o batimento cardíaco, já a fazer pela vida.
    Obrigado por partilhares.

Estranhamente ainda não tinha visto as últimas fotos do aquário. Gostei muito. Apenas chamo a atenção para o caudal debitado pelo filtro. Mínimo dos mínimos.

Abraço,

Luís Oliveira

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado Luis.  🙂

Filipe Torre
    Allnothos
    Administrador
    • ★★★

Olá Rodolfo!
    O video do ovos está 5*! Muito fixe!
    O aquário está à maneira, bem bonito, com excelente aspecto!
    Abraço!

Rodolfo Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado Filipe!  😀

Abraço

A visualizar 13 artigos - de 31 a 43 (de um total de 43)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0