A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 43)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Fundulopanchax nigerianus "Innidere"

  • Autor
    Artigos
  • #241596
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva,

    Acredita que, estando bem tratados, outros ovos se seguirão. Estás no bom caminho.

    Quanto à incubação dos ovos poderás optar dois métodos: em água ou em turfa.

    Em água, eu utilizo caixas de Pedri com água com as mesmas características da água do aquário. Como estamos no Inverno e as baixas temperaturas podem ser um problema, eu aconselho uma caixa pequena, estanque, com 0,5 cm de água e colocada a flutuar no aquário. Vão-se colocando os ovos à medida que vão aparecendo e vão-se retirando os fungados ou mortos que apresentam uma cor de leite ou uma cabeleira de fungos. Este passo é importante para não se contaminarem os ovos viáveis.
    À medida que os alevins vão nascendo devem ser retirados para outra caixa, com um pouco de musgo de Java e alimentados com artémia recém eclodida.
    O inconveniente deste método é o facto dos alevins não nascerem todos ao mesmo tempo.

    Também poderão ser incubados colocando-os sobre turfa húmida numa placa de Petri, ou colocando-os por cima de uma “compressa” de algodão (daquelas que as senhoras usam para fazer a limpeza da pele) que por sua vez se coloca em cima da turfa. A vantagem do algodão é que se vêm os ovos mais facilmente.
    O grande inconveniente reside na dificuldade em escolher o momento em que os ovos se devem transferir para o meio liquido. Corre-se o risco de os ovos nascerem sobre a turfa ou o algodão e acabarem por morrer.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,

    Luís Oliveira

    .

    #241597
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Olá Luis, boa tarde,

    Uma vez mais obrigado pela ajuda.  🙂

    Tenho algumas caixas de Petri em casa. Hoje já vou retirar os ovos e coloca-los com água (não tenho turfa). Não querendo estar a maçar, mas qual o tempo médio para a eclosão dos ovos?

    Abraço,

    #241598
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 241
    • Respostas: 808
    • Totais: 1049
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá Rodolfo, fico feliz em ver que o casal está mais bonito do que os seus irmãos que continuam comigo. São muito fáceis e prolíficos.
    Boa sorte com eles
    Um abraço
    Alberto

    #241599
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Olá Alberto,

    Obrigado por este casal lindo! Estou a adorar a experiência. 😀

    Além dos vermos de Grindal, já encomendei dáfnias e tubifex vivo para eles. 🙂

    Abraço.

    #241600
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Boa tarde,

    Estou com alguma preocupação/dúvida em relação à fêmea. Neste últimos dois dias tem andado sempre escondida (quer na MOP, que atrás do filtro, ou mesmo por baixo das plantas flutuantes) e o macho não lhe liga nenhuma (até à uns dias o macho andava sempre atrás dela). Ele come bem e assim que me aproximo do aquário, ele aparece logo. A fêmea pelo contrário, mantém-se escondida.  :-[
    Já percebi que ele come bem larva vermelha congelada, mas ela quase nem lhe toca (prefere por exemplo artémia congelada).
    Neste momento as condições do aquários são:
    Temperatura: 21º
    PH: 7
    Nitratos: +/- 10
    Nitritos: 0
    Amónia: 0

    Até à data só colocaram um ovo.
    Tenho dado a seguinte comida: Flocos, Granulado, Artémia congelada e Larvas vermelhas congeladas.

    Será que estou a fazer alguma coisa mal? Será pelo filtro estar ligado?

    Uma vez mais agradeço a vossa ajuda.

    Abraço

    #241601
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá Rodolfo

    Acho que estás a fazer tudo bem, agora é ter alguma paciência. Os parâmetros da água estão excelentes. Com tantos litros de água para apenas um casal o filtro não precisa de estar no máximo, basta uma ligeira movimentação da água, o resto do trabalho fazes tu com regulares sifonagens ao fundo e TPA's.
    Não ilumines muito o aquário, podes estar a 'stressar' os peixes, o mesmo vale para estar sempre a mexer no aquário. Se queres verificar todos os dias se tens ovos tenta fazê-lo só uma vez por dia. O casal também poderá ser jovem, dá-lhes tempo.
    Vendo as fotos mais ao pormenor reparei que o mop não tem muitos fios. Eu faria um mop com mais fios do que esse e faria outro sem flutuador para que fique no fundo. Assim a fêmea terá mais por onde se esconder das investidas do macho, poupando assim energia para a produção de ovos.

    Abraço

    José Cristiano

    #241602
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    José,

    Obrigado pela ajuda.  😉

    Hoje vou reduzir um pouco o fluxo do filtro e reduzir a luz.
    Fiquei apenas um pouco receoso, pela alteração de comportamento da fêmea.
    Em relação à MOP, costumam fervê-la?

    Abraço

    #241603
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Viva

    Eu não fervo, apenas as lavo bem depois de feitas.

    Ao longo do tempo vão-se acumulando na 'fishroom' de todos os tipos, tamanhos e cores ;D

    É sempre bom ter algumas de reserva.

    Abraço

    José Cristiano

    #241604
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva,

    Para além dos comentários do Cristiano eu alteraria apenas a alimentação. Deixava os flocos, diminuía os granulados e aumentava a alimentação em congelados.  Uma ajuda com comida viva seria também importante.

    Abraço

    Luís Oliveira

    #241605
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Boas,

    Obrigado Cristiano. Vou experimentar pôr uma MOP no fundo.  😉

    Obrigado Luis. Vou dar mais comida congelada. O que notei é que a fêmea não pega muito bem na larva vermelha, mas vou dar mais artémia congelada.

    Em relação à comida viva, tenho neste momento:
    – Dáfnias
    – Tubifex
    – Vermes Grindal
    – Microvermes da Aveia
    – Enguias vinagre

    São tudo culturas de arranque, sendo que as duas ultimas são pequenas demais para os adultos. O tubifex e as dáfnias chegaram ontem. 🙂

    Tirando as larvas de mosquito, há mais alguma que possa ter em casa?

    Abraço

    #241606
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Boas,

    Peço desculpa em voltar a maçar-vos, mas estou um pouco preocupado  com a fêmea. Não toca na comida, independentemente do que lhe dê. Já reduzi a corrente do filtro, ontem desliguei mesmo o filtro, já diminui a luz, já coloquei algumas plantas no aquário, mas nada feito. Por outro lado, o macho está bonito e a comer tudo.
    P_20170104_210544_1_zpskusrxpxk.jpg
    P_20170104_210549_zps13zwn31v.jpg

    P_20170104_211455_1_zpskcws3sm0.jpg

    Ela não está com bom aspecto. Que posso fazer? 🙁
    Desde já agradeço a vossa ajuda.
    Abraço

    #241607
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva Rodolfo,

    Não tens de pedir desculpa, nem estás a maçar. Se isso fosse necessário, a existência deste fórum não faria sentido.

    Quanto à fêmea ela está, na realidade, com mau aspecto. A zona abdominal parece estar dilatada, enquanto apresentaa já sinais de magreza.
    Talvez parasitas internos. Digo talvez porque não identifico o problema e não te consigo ajudar.

    Se houver alguém que possa ajudar o Rodolfo agradece.

    Caso a evolução seja negativa não há que desanimar. Por vezes sucede, mesmo dando-lhes toda a atenção.
    De qualquer modo, haverá alguém que poderá oferecer uma fêmea substituta.

    Abraço,

    Luis Oliveira

    #241608
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Obrigado Luis.
    Gostava de fazer tudo para salvá-la.
    Tenho comigo praziquantel e metronidazol. Acham que a isole e tente desparasitá-la?
    Abraço

    #241609
    João Brandão
    João Brandão
    Administrador

    Olá Rodolfo,

    Penso que o ideal será separares o casal e tentares fazer alguma coisa com a fêmea. Para começar eu aumentaria a temperatura do aquário para uns 24, 25º e juntava um pouco de sal e esperava uns dias para ver se a fêmea reage.

    E eventualmente começava a alimenta-la com comida viva que sempre desperta mais o interesse caso a comida congelada não esteja a dar resultado.

    Boa sorte 🙂

    João

    #241610
    Rodolfo Da Encarnação Marques
    Rodolfo Marques
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 93
    • Totais: 104
    • Membro Bronze

    Olá João,

    Sim, hoje faço isso. vou colocar também umas dáfnias vivas a ver se ela lhes pega.
    Achas que não vale a pena colocar na água praziquantel ou metronidazol?

    Obrigado pela ajuda.

    Abraço

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 43)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0