A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 37)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Dois principiantes com muitas dúvidas

• Autor
    Artigos

Pedro Ferreira
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 172
    • Totais: 183
    • Membro Bronze

Boas Luis!

Bonitos aquário!!! 😀

Abraço,

Pedro

catarina pinheiro
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 83
    • Totais: 93
    • Membro Bronze

Olá Luís

Esses aquários estão fantásticos, e eu sempre a aprender contigo  🙂

bjnho

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva.

Então Marcos?
    Como está a evoluir esse aquário?

Vai dando informações pois estamos aqui para vos ajudar.
    A propósito já tens algum casal de killis?

Abraço.

Mainzer
    Participante
    • Topicos: 6
    • Respostas: 35
    • Totais: 41
    • Membro Bronze

Olá a todos,

Até á data o meu aquário não evoluiu grande coisa. Os nitritos continuam altíssimos há já uma semana. Além disso descobri que a água da minha zona tem um PH muito alto e que não se consegue baixar muito mais. O ph da agua da torneira e do aqua ronda os 7.5-7.8. Penso que isto são valores um bocado altos para maior parte dos Killies.

Qual é o PH máximo que aguenta por exemplo um Aphysemion Australe?

Entretanto decidi criar o meu primeiro casal num aquario simples de 20L o qual já consegui arranjar. Comprei uma bomba de ar barata e também já tenho o termostato. Só me falta fazer o filtro, não consigo encontrar em lado nenhum um filtro de canto, por isso terei de fazer eu próprio. Só me falta algum material que hoje da parte da tarde vou tentar arranjar.

Neste aqua pequeno vou tentar usar água engarrafada ou destilada. O que acham melhor?
    Ou devo misturar água da torneira com água destilada/engarrafada?

Espero ter este aqua preparado até ao próximo encontro  🙂

Em relação ao filtro, o que material filtrante costumam usar? Estou a pensar em usar turfa (normal ou granulado), cerâmicas e lã filtrante.
    Tenho visto que muitos só usam pedrinhas e lã filtrante. Isso é suficiente?

Depois mostro como ficou o meu filtro.

Um abraço.

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Um dos killies que mais bonito fica num comunitário bem plantado é um cardume de Aplocheilichthys normani: parece então que temos um exame de “discos voadores” no aquário (os olhos flurescentes dos peixes). É perfeitamente espectacular.

Boas,

Apenas um pequeno aparte. Aplocheilichthys normani e Poropanchax normani é a mesma espécie? Qual o nome correcto?

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

catarina pinheiro
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 83
    • Totais: 93
    • Membro Bronze

Olá Marco

Para baixar esse pH vais ter de colocar turfa no filtro e aconselho também a que coloques folhas de amendoeira na água porque os taninos desmineralizam a água e, por consequência, baixam o pH.

Podes também criar algumas reservas de água (garrafões ou coisas do género), e colocar turfa e folhas de amendoeira. Vais ver que passado algum tempo o pH está consideravelmente mais baixo e usas esta água nas TPA´s sem criar alterações no pH do aquário.

Quanto aos nitritos, diz-me uma coisa, há quanto tempo está o aquário a ciclar? Podes não ter bactérias suficientes para gerar o ciclo do azoto.

A água engarrafada com pH baixo não tem grandes níveis de dureza, pelo que não precisarás de recorrer à agua destilada. Aliás, é necessário ter muito cuidado com a água destilada, uma vez que em certas empresas os tubos de destilação são de cobre, o que pode fazer com que o produto final tenha teores de cobre mais elevados do que o normal. A água desmineralizada é bastante mais segura.

Em relação ao filtro, com esse pH usa turfa, cerâmicas e lã. É mais do que suficiente.

Depois posta fotos do filtro.

Mais alguma coisa, dispõe.

Abraço.

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Aqui vai a minha 1ª tentativa de um filtro de ar:

img20120229155725.th.jpg

Material que usei (lã filtrante, turfa em granulado, cerâmicas, um frasco com tampa e um tubo que comprei numa loja por 2€)

img20120229161013.th.jpg

Furos na tampa do frasco (o grande para o tubo e os pequenos para entrar a água)

img20120229175104.th.jpg

O filtro já pronto. Esqueci-me tirar uma foto do filtro sem nada lá dentro, mas o que fiz foi, numa extremidade do tubo fiz muitos furinhos. Enfiei essa ponta do tubo até ao fundo do frasco com a pedra difusora por dentro e também até ao fundo e depois enchi com as matérias filtrantes.

img20120229180207.th.jpgimg20120229182709.th.jpg

Aqui já em funcionamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9gyfGE_BZuE[/youtube]

Mas fico na dúvida se o filtro está a efetuar a sua função, como nunca vi nenhum a funcionar ao vivo. O que acham?

Quanto aos nitritos, diz-me uma coisa, há quanto tempo está o aquário a ciclar? Podes não ter bactérias suficientes para gerar o ciclo do azoto.

Já fez 3 semanas, usei bactérias da JBL e apliquei conforme a marca recomenda. Penso que só me resta esperar, se calhar ainda lá vai.

Um abraço

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Nelson,

Que me lembre, os normani já foram Lacusticula e Aplocheilichthys mas penso que a designação mais atual é  Poropanchax.

A mudança dos nomes das espécies é um problema recorrente e talvez até um pouco disparatado…  É um pouco como se os nossos amigos de vez em quando alterassem o nome… “Estás a falar de quem, do Miguel? Nah, o Miguel atualmente chama-se Alfredo, quem agora se chama Miguel é o Osório…”.

Um nome é um identificador, deve ser estático, torna-se bastante confuso se passarmos a vida a mudá-lo…

Na minha opinião, Linneus cometeu o tremendo erro de incluir uma parte da classificação, o género, no nome único da espécie. Isto significa que, cada vez que alguém reclassifica um grupo, como aconteceu recentemente com os Rivulus, os nomes alteram-se!

Mais inteligente e eficaz em termos de linguagem, seria existir um “nome de batismo”, com duas palavras e que nunca fosse alterado. Depois, entre parentisis e apenas se fosse pertinente, incluia-se o género. Algo como: Panchax mormani (Poropanchax).

Algumas espécies poderiam partilhar o nome de família (Panchax) sem que isso significasse necessariamene um parentesco direto, seria um pouco como haver “Fonsecas” que não são parentes.

“Panchax”, ao longo do tempo, e após muitas reclassificações, tornar-se-ia simplesmente um nome histórico.

A referencia à classificação, apenas quando fosse relevante (raramente é), seria colocada entre parentisis.

Na minha opinião, esta seria a forma como a taxonomia deveria funcionar, em vez passarem o tempo a alterar os nomes…

Infelizmente, o ICZN não concorda comigo, portanto teremos que viver com este tipo de coisas:

“Deixa cá ver, como é que os normani se chamam hoje em dia? Serão Lacusticula, Aplocheilichthys, Poropanchax ou outra coisa qualquer que entretanto inventaram?”

Miguel

Boas,

Apenas um pequeno aparte. Aplocheilichthys normani e Poropanchax normani é a mesma espécie? Qual o nome correcto?

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá Nelson

São Micropanchax normanni. A subvisão do genero Aplocheilichthys felizmente não foi tão complexa como as dos supergeneros Rivulus e Aphyosemion que no passado eram enormes e multiabrangentes, mesmo assim ainda há alguma confusão e não está tudo completamente esclarecido e estabelecido. Devido a isto vais encontrar os normanni geralmente como sendo Aplocheilichthys, as mudanças levam tempo a serem aceites.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Paulo,

Penso que pretendias dizer Poropanchax, a designação Micropanchax é anterior a “Aplocheilichthys”… a não ser que tenha sido recuperada entretanto.

Lembro-me que os primeiros normani que arranjei, penso que em 2001 numa convenção da KFN, ainda se chamavam “Lacusticola”… embora esta designação não tenha persistido muito tempo.

Dá uma vista de olhos a http://www.fishbase.org/Nomenclature/SynonymsList.php?ID=2462&SynCode=6239&GenusName=Poropanchax&SpeciesName=normani 

Mas isto não é atualizado desde 2008, daí que não é de surpreender que o peixe já tenha nomes novos, ou um antigo, recuperado.

Miguel

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Aqui vai a minha 1ª tentativa de um filtro de ar:

img20120229155725.th.jpg

Material que usei (lã filtrante, turfa em granulado, cerâmicas, um frasco com tampa e um tubo que comprei numa loja por 2€)

img20120229161013.th.jpg

Furos na tampa do frasco (o grande para o tubo e os pequenos para entrar a água)

img20120229175104.th.jpg

O filtro já pronto. Esqueci-me tirar uma foto do filtro sem nada lá dentro, mas o que fiz foi, numa extremidade do tubo fiz muitos furinhos. Enfiei essa ponta do tubo até ao fundo do frasco com a pedra difusora por dentro e também até ao fundo e depois enchi com as matérias filtrantes.

img20120229180207.th.jpgimg20120229182709.th.jpg

Aqui já em funcionamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9gyfGE_BZuE[/youtube]

Mas fico na dúvida se o filtro está a efetuar a sua função, como nunca vi nenhum a funcionar ao vivo. O que acham?

Já fez 3 semanas, usei bactérias da JBL e apliquei conforme a marca recomenda. Penso que só me resta esperar, se calhar ainda lá vai.

Um abraço

Tive que fazer uma pequena alteração ao filtro, substitui a tampa por uma rede. Tinha medo que a tampa enferruje e além disso tinha pouca passagem de água e com o tempo o frasco ficava sem água.
    Com a rede parece estar perfeito.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Topicos: 29
    • Respostas: 189
    • Totais: 218
    • Membro Bronze

Marcos

O filtro está bonitinho, sim senhor.
    Tem furos no fundo?

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

Não no fundo é todo tapado.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

Não no fundo é todo tapado.

Os meus têm sempre furos, para permitir a circulação da água.
    Faço-os com garrafas PET

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Olha aqui um esquema de como faço os meus:

filtrohomemade.jpg

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 37)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0