A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 37)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Dois principiantes com muitas dúvidas

• Autor
    Artigos

Mainzer
    Participante
    • Topicos: 6
    • Respostas: 35
    • Totais: 41
    • Membro Bronze

Boas,

Antes de mais gostaria de me apresentar, meu nome é Marcos oliveira e vivo na zona de Azeitão e a minha única experiência na aquariofilia até agora foi com Triops.

Inscrevi-me sócio APK em simultâneo com o meu sobrinho Marcel. Ambos montamos os nossos aquários no Domingo passado e por isso ainda não temos condições para receber os nossos Killies. Além disso nem sequer sabemos se estamos a fazer tudo bem, por isso aqui vai o que fizemos até agora:

Aquário Marcos 35L:

imgp5351.jpg

imgp5353j.jpg

Aquário Marcel 48L:

imgp5354c.jpg

imgp5355l.jpg

Ambos estamos a fazer o mesmo tratamento á agua, temos bomba de água com filtro mecânico e biológico. Colocamos um purificador de água e estamos a colocar colónias de bactérias conforme as recomendações do produto (JBL) que são: Primeiro dia 10ml para cada 100L de agua. Nos proximos 9 dias diariamente 10ml para cada 300L (estamos no segundo dia).

No meu caso a agua já está bastante límpida, mas a agua do aquário do Marcel continua muito turva e está muito mais escura do que a minha apesar de ter menos madeira.

Espero que estejamos a fazer tudo bem. Agradeço os vossos comentários.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Topicos: 29
    • Respostas: 189
    • Totais: 218
    • Membro Bronze

Marcos, bem vindo à Killifilia.
    No entanto se reparar nos aquarios que n´so temos normalmente nenhum é um aquario XPTO, basicamente são aquarios limpos, com as MOPs ou caixas de turfa para desova dos peixes.
    Isto porquê. Num aquario bem montado como esses, os peixes acabam por por os ovos nas plantas e depois não se conseguem recolher e criar os alevins à parte.
    No caso de serem espécies que desovem na turfa a existência de substrato faz com que as fêmeas fiquem com feridas graves dado os machos tentarem acasalar com as mesmas e enterrá-las na areia.Para os killies, não precisa de tanto litro, mas tendo, não há problema.
    Dá é mais trabalho a limpar.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Ah! Sendo basicamente peixes de poças, a filtragem deve ser muito leve mesmo. Usamos normalmente filtros de ar.

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Olá Fortunato,

Por acaso já tinha reparado que usam aquários muito simples, mas como é o meu primeiro e está localizado na sala optamos por “embelezar” um pouco o aquário. Também reparei que em vez de utilizarem troncos para escurecer a água simplesmente coloquem o aquário num local escuro, mas isso na sala não é possível. Mas já tenho local reservado na minha garagem para colocar um aquário mais pequeno.
    Em relação á desova dos peixes optei por colocar um tronco com musgo de java. A minha ideia era remover o tronco com ovos e colocar noutro aquário, ou isso assim não funciona?
    Para este aquário terei então de optar por uma especie que não desove na turfa, assim não haverá problema, ou não?
    No meu caso o tamanho do aquário não tive opção de escolha porque me foi oferecido e gostaria juntar outros peixes sem ser Killies se não houver problema.

Se colocar o filtro no mínimo dá para usar o que tenho? Ou terei problemas com a limpeza da água?

Reparei que és de Sesimbra, somos quase vizinhos.

Cumps.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Marcos

Killis com outros peixes esquece.
    Os killis não devem ser mantidos com outras espécies.

Quanto ao facto de tirares o tronco, para outro aquário…
    Vais fazer isso todas as semanas? É que assim que comecem a por, os peixes estarão até ao fim dos seus dias a por ovos às dezenas semanalmente.

Nós escurecemos a água com turfa, que normalmente tinge a água.

O que acho melhor é efectivamente apareceres na próxima reunião e falarmos melhor sobre esse assunto.

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Concerteza estaremos lá, pena ainda faltar quase um mês

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Concerteza estaremos lá, pena ainda faltar quase um mês

Mas isso é sempre assim.

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Killis com outros peixes esquece.
    Os killis não devem ser mantidos com outras espécies.

Gostava de aprofundar este assunto, podem-me explicar por que motivo não dá?

Ontem à noite tive a pesquisar sobre o assunto e pelo que percebi é perfeitamente possível desde que se leva em conta os valores da água e as características diferentes dos animais.

Ou seja, se usar um aquário como maior parte do pessoal usa (pequeno e sem plantas) nesse caso será impossível de de juntar peixes de outras espécies.
    Se criar condições parecidas como o habitat natural colocando plantas e troncos para servir de esconderijo para peixes menos robustos tenho lido que é perfeitamente possível.

No youtube encontra-se também muitos vídeos de aquários comunitários com Killies, por exemplo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FnbaMTwHlpg[/youtube]
    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lk6TRs4xZwo[/youtube]

Aqui alguém já tentou isto?

Outra coisa, quanto tempo vive um killie não anual?

cumps.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Na minha modesta opinião, misturar peixes e anfíbios é um erro crasso.
    Principalmente quando se juntam animais que no seu habitat nunca viveriam em comum, mas isso é só a minha opinião.
    Até porque sendo os tritões animais com alguma toxicidade se se stressarem podem segregar químicos na água que matem os peixes.

Não digo que é impossível, no entanto  normalmente criamos espécies individualmente para não haver cross-breed.
    Um Fundulopanchax pode criar com um Aphyosemion e num comunitário não conseguimos controlar isso.
    Além de que o nosso intuito (pelo menos o de muitos de nós) é criar killis e  não colocá-los em aquarios comunitários, mas mais uma vez, cada um sabe o que fazer.
    Num comunitário se houver criação, os outros habitantes do aquário de ceteza que farão dos alevins e dos ovos pratos principais.

Eu pessoalmente prefiro criar separado.

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Outra coisa.
    No ambiente natural Nothobranchius (peixes anuais) não convivem com peixes não anuais.
    O habitat dos Nothobranchius seca totalmente por alguns meses e o dos não anuais não. Há sempre água.
    Só aí já tens um erro nesse primeiro vídeo.
    Depois vi uma salganhada de peixes: Siamese algae eaters (orientais), tetras sul americanos e killis africanos.

No segundo vídeo a salganhada continua.
    Anfíbios orientais (chineses) com killis africanos.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Marcos,

Infelizmente nem tudo o que está disponível na net é recomendável. Antes pelo contrário e a prova são os dois videos que apresentas.

A killifilia é algo muito especial, está muito longe da aquariofilia ornamental, da compra, morte e nova compra de um peixe bonito.

Os fins da própria APK que se encontram divulgados no nosso site são bem claros:

“…tem por objectivo promover o estudo, manutenção e preservação dos peixes Cyprinodontiformes ovíparos, vulgarmente designados por killies”

Dentro de dias irás receber o “Manual de Iniciação”. Aconselho-te uma leitura pormenorizada e aí verás como é interessante criar Killies.

Atenção, não quero com isto dizer que não se possa ter killies em aquários comunitários. Pode, não é aconselhável, mas pode. Eu próprio tenho um aquário plantado com peixes sul americanos e alguns killies. São, no entanto, excessos de criação, machos viúvos ou peixes em fim de vida. Nunca o objectivo é uma perfeita manutenção e sobretudo o atingir da reprodução. Isto fundamentalmente pelo tipo de alimentação usada, pela inferioridade dos killies no que diz respeito à competição pela comida e pela quase impossibilidade de reprodução.
    Como um grande amigo meu costuma dizer ao longo dos seus muitos anos de aquariofilia e de Killifilia, “ter killies num aquários comunitário e ficar à espera de um filhote, é a melhor maneira de se perder uma espécie.”

Um abraço,

Luis Oliveira

Mainzer
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,

Peço desculpa por não me conseguir fazer entender, mas a minha intenção não é nada disso, descansem  😀

Por favor tomem em consideração que desconheço maior parte das espécies de peixe, somente aqueles que me calhem no prato  ;D

Esqueçam os vídeos, são maus exemplos e não é o que pretendo.

Além de querer cria-los tal e qual como todos vocês fazem, como já referi em cima já tenho o espaço reservado para isso e até já andei ver aquários pequenos com o Marcel (só tenho dúvidas sobre o filtro, mas para isso vou abrir outro tópico), gostaria neste aquário (que me foi oferecido) criar tipo uma “réplica” do habitat dos Killies. Se não dá para misturar os Killies com outras especies (não me estou a referir em misturar duas raças diferentes de Killies), paciência.
    Tenho consultado várias páginas uma delas da DKG (Comunidade Alemã de Killifish) onde muitos usam aquários com plantas, substrato e troncos.

Exemplos de Instalação DKG: http://www.killi.org/gallery/album.php?album_id=82

Por isso a minha interpretação foi que isso era simplesmente uma opção de escolha de cada um.

Um abraço,
    Marcos.

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Boas.
    Marcos, permite-me que interfira nesta matéria, apesar do esencial já estar escrito pelos anteriores intervenientes.
    Estar na killifilia não é um bicho de sete cabeças, antes pelo contrário, representa a forma mais simples de ter peixes, com investimentos inferiores há aquariofilia em geral.
    A paixão de ter killies é essencialmente a reprodução dos mesmos, poder recolher os ovos que estes peixinhos nos brindam ao longo da sua vida útilil, pegar nesses ovos e observar a evolução do embrião e quando chega a altura é pô-los na água … e observar o seu nascimento …
    Ora é por isso que Zé Pedro e o Luis Oliveira se avespinharam com a mistura de espécies.
    Se o fizeres, não vais poder viver estes momentos de observação da celebração da vida!
    E como os killifilistas, como fazem criação das espécies nos seus fishroom´s, não gostam de complicar com elementos que são incomodos à manutenção periódica (mudanças de água, sifonagem do fundo, etc), mantêm o seu aquário o mais simples possível: água, mop ou turfa e aquecedor, talvez um filtro a ar com corrente de bolhas muito ligeira.
    Quanto ao filtro para o aquário deves ter algum cuidado porque na sua grande maioria, os killies não gostam de correntes de água elevadas; deves pensar também que algum alevim pode ser sugado pelo tubo/orificio de pesca…
    Espero ter ajudado

Cps
    A. Castro

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Mainzer,

É perfeitamente possivel manteres várias espécies de killies, num aquário comunitário, desde que saibas o que estás a fazer, seleciones corretamente as espécies e, sobretudo, tenhas espaço.

Eu diria que 35 litros não são espaço suficiente.

Porém, podes conseguir um aquário bonito com uma única espécie de killies, plantando-o bem e adicionando invertebrados para aumentar a biodiversidade. Por exemplo, os caracois nerita, os melanoides ou mesmo os camarões mais comuns são compatíveis com algumas espécies de killies.

Para um comunitário com killies convém haver algum espaço, por exemplo, uns 80 litros. Os objetivos são também diferentes. Quando o grande objetivo é a reprodução dos peixes, um aquário mono-espécie é certamente a melhor opção. Aí podes dar as melhores condições aos peixes e sabes sempre a quem pertencem os ovos.

Num comunitário estarás mais orientado para diversidade de espécies, para a beleza da paisagem e para a capacidade de entretenimento, quando te sentas diante do aquário. Escolhendo killies pacificos e combinando-os com outras espécies não agressivas, podes conseguir um aquário assim.

Um dos killies que mais bonito fica num comunitário bem plantado é um cardume de Aplocheilichthys normani: parece então que temos um exame de “discos voadores” no aquário (os olhos flurescentes dos peixes). É perfeitamente espectacular.

Com os normani podes combinar uma especie de groupo Chromaphyosemion, tanto mais que, por vezes, estes peixes se encontram juntos na natureza. Por exemplo, os Aphyosemion bitaeniatum não irão atacar os normani, pelo contrário, irão sentir-se mais à vontade junto de peixes de cardume.

Também frequentemente encontrados com os normani tens os pequenos Scriptaphyosemion, como os guignardi ou os geryi, penso que não irias ter problemas de compatibilidade com estes peixes. De facto, os peixes de cardume são excelentes para os Scriptaphyosemion se sentirem à vontade, em vez de passarem a vida escondidos.

Finalmente, poderias incluir mais uma espécie pacífica do grupo Epiplatys, como o P. annulatus ou o E. dageti.

Penso que estes peixes se iriam dar todos bem num aquário de 80 litros, bem plantado, porém aí não estarias a apostar na reprodução intensiva, nem sequer distinguirias a que peixes pertenciam que ovos. O que iria ocorrer é que começariam a aparecer pequenos peixes, nas zonas densas de plantas mas em quantidades significativamente inferiores às que conseguirias colhendo os ovos num aquário dedicado.

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Marcos,

Como já referi, acho que quem o deseje pode muito bem ter um bonito aquário com mais do que uma espécie de killies, o que exige já algum conhecimento das espécies a usar, ou por outro lado ter um aquário de uma única espécie.
    A foto seguinte é onde eu tenho os meus Aphyosemion cyanostictum GEMHS 00/16 (diapteron):

IMG_6050.jpg
    Como podes ver é um aquário mantido de uma forma simples, com plantas como a Anubia ou o Feto de Java que precisam de pouca luz e são muito resistentes. Também neste aquário só uso um filtro de canto e uma iluminação de Leds.

Tenho, no entanto outros aquários preparados para os reproduzir, como este por exemplo, onde mantenho um casal de Aphyosemion hera “Bengui” 1-2 GJS 00/29:

IMG_6060.jpg
    Aqui, realço o filtro de canto, o fundo sem substrato, e poderes utrilizar um tronco e uma ou duas plantas que não necessitam de substrato. É verdade, os meus mops têm mais de uma cor, mas isso não é beneficio nenhum. Só para mim!!

Para quem se está a iniciar e não conhece bem um filtro de canto, outra foto de um aqúário que tanto pode ser de reprodução como de crescimento:
    IMG_6059.jpg
    Os aquários sem substrato, têm a vantagem de facilitar as mudas de água, poupando os filtros de canto. Em espécies mais timidas eu uso no fundo do aquário folhas de carvalho já envelhecidas em água.

Por último, um outro tipo de aquário. Este com muitas plantas, também sem substrato e onde coloco os alevins em crescimento. Neste caso são os Aphyosemion bualanum “Nganga-Eboko”.
    IMG_6056.jpg

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Luis Oliveira

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 37)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0