A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 80)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Crónicas de Moçambique

  • Autor
    Artigos
  • #227210
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 813
    • Totais: 914
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!

    Obrigado Vasco por mais um excelente relato!
    Agora, com a Olga a apanhar-lhe o jeito, vais conseguir esmiuçar tudo… até as pegadas das hienas!  ;D

    Filipe,
    As sardinhas são aquela “coisita” tipo caracídeo que o Vasco aqui publicou? O Paulo Alves, que caiu num caldeirão de enciclopédias quando era pequeno, saberá com certeza do que se trata.  ;D

    Já agora, posso tirar uma senha para uma turfa desses furzeri maus?

    Abraços
    Eduardo

    Claro que podes e estás logo na linha da frente!
    Só vos peço é um pouco de paciência, até agora está a correr bem mas só há 2 machos e é preciso ir com calma.

    Espero já ter ovos para entregar no churrasco. Se não for no churrasco há-de ser pouco depois.

    Um abraço!
    Filipe Torre

    #227211

    luis pontes
    Participante
    • Topicos: 20
    • Respostas: 211
    • Totais: 231
    • Membro Bronze

    Ola,

    È com satisfaçao que fico ao ver alguem dentro de uma poça, pois da me um dor de barriga a imaginar a alegria que essa pessoa ta. (Pois desde que lhe apanhei o vicio, nao quero outra coisa)
    sempre a espera de uma nova oportunidade, lololol

    Vasco, parabens pela colecta e o que vale é a teimosia de insistir, senao aparece nenhum peixe, saimos facil, se apanhamos um, morte do artista, nao saimos até dar a volta um sem fim de vezes ate o proximo.

    Ai se eles te apanham a transportar terra, isso é pior que transportar peixinhos.

    Continuação de boas colectas

    ab
    Luis Pontes

    #227212
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá.

    Já agora, posso tirar uma senha para uma turfa desses furzeri maus?

    A ideia de passar os peixes ao Filipe (um dos dois melhores criadores de Nothobranchius do Mundo, para quem ainda não sabe; o outro é o Alberto que não recebeu o seu casalito de selvagens como prenda de anos porque foi para o Chile antes de eu chegar) foi precisamente de ter fortes garantias de que muitas turfas iriam ser distribuidas e de que ele próprio assegurará a manutenção da espécie em cativeiro por muitos anos. A distribuição dessas turfas ficará ao critério do Filipe (com a primeira senha já entregue, e muito bem, ao Eduardo :)) com 3 excepções pedidas por mim. São elas: o Alberto, se ele quiser, porque acabou por não receber o casal que lhe era destinado; o Tyrone Genade, que me pediu uns ovos há uns meses para investigação na Universidade da Cidade do Cabo (os peixes são apanhados no Sul da Africa, vão desovar à Europa e os ovos voltam para a África do Sul – não são fantásticos, os killies? :)); e o Ruben que me mandou uma MP exactamente sobre o seu desejo de ter uns furzeri cerca de uma hora antes de eu encontrar estes peixes no MZG 12-05. Vi essa MP através do telemóvel quando estava no local MZG 12-04. Estava desanimado por só encontrar lama e mais desanimado fiquei por ver que não ia conseguir responder positivamente ao pedido do Ruben. Quando, uma hora depois, me apareceu a primeira fêmea na rede prometi a mim mesmo que iria fazer os possíveis para lhe fazer chegar uns ovitos.

    Eu não vou cobrar dinheiro nenhum, obviamente, já os outros não faço ideia, espero que não mas não meto as mãos no fogo.

    O único critério de distribuição de turfas que eu “imponho” ao Filipe é o de que essa distribuição não seja feita a quem costuma vender peixes ou ovos, seja lá onde for. Sei que os 3 que eu pedi não o irão fazer e obviamente que o Eduardo também não. Quanto a outros, espero que nem peçam as turfas se a sua intenção for algum dia fazer dinheiro com elas.

    Abraços e obrigado.

    #227213
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Ai se eles te apanham a transportar terra, isso é pior que transportar peixinhos.

    No meu trabalho tenho boa desculpa para transportar amostras de solos e rochas. É uma coisa que faço com frequência e sempre me consegui safar.

    Abraços.

    #227214
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Vasco,

    Isto é apenas uma amostra da grande dimensão do trabalho que tens pela frente e de que já temos falado.
    Mas o que verdadeiramente me deixou contente, foi sentir o teu empolgamento de novo com os killies.

    Um abração,

    Luis Oliveira

    PS – Eu abdico dos Nothos em troca de outras coisas…

    #227215
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 813
    • Totais: 914
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!
    Fixe fixe era reactivar o PME com estes teus peixes!
    Só se distribuíam peixes e ovos a quem aderisse e tenho a certeza que todos os que já se manifestaram não se importam nada de entrar num programa deste tipo. Durante uns tempos só circulavam na APK. É que eu tenho a certeza que a partir do momento em que saiam ovos da APK para o estrangeiro aquilo começa logo a aparecer à venda. Acho que o risco é bem menor se forem apenas apresentados peixes em convenções.
    Assim valorizava-se o teu trabalho, os teus peixes e as pessoas que os mantinham.
    É só uma ideia, mas gostava de a ver implementada. Se a distribuição fica ao meu critério quero que seja assim.
    Se a Direcção achar por bem aceitar a ideia de renovar o PME tenho todo o gosto em fazer uma apresentação com  as principais directrizes do programa e em conjunto trabalharmos o modelo. Depois fica responsável quem a Direcção achar por bem.
    Abraços!
    Filipe Torre

    #227216
    LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 582
    • Totais: 677
    • Membro Prata
    • ★★

    Filipe,
    O que quer dizer 'PME'?

    Luis

    #227217
    Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 219
    • Totais: 233
    • Membro Bronze

    Luís

    É o programa de manutenção de espécies.

    Ricardo

    #227218
    João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

    E……….. Assim!! 🙂

    Todos os Santos os ajudam………. Brincando é claro se isso é possível rivuleiros da treta!!!! ???

    Aquele abraço,

    #227219
    Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 219
    • Totais: 233
    • Membro Bronze

    Paulo

    Nos meus primórdios da killifilia mantive uns Notho korthausae “Kwachepa TZL 53-01” (se não estou em erro no código) que eram um espectáculo… nunca mais vi tais bichos… se calhar já desapareceram do hobby… mas deu-me muito gozo!  ;D ;D

    Abraço,

    Ricardo

    #227220

    RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

    (…) e o Ruben que me mandou uma MP exactamente sobre o seu desejo de ter uns furzeri cerca de uma hora antes de eu encontrar estes peixes no MZG 12-05. Vi essa MP através do telemóvel quando estava no local MZG 12-04. Estava desanimado por só encontrar lama e mais desanimado fiquei por ver que não ia conseguir responder positivamente ao pedido do Ruben. Quando, uma hora depois, me apareceu a primeira fêmea na rede prometi a mim mesmo que iria fazer os possíveis para lhe fazer chegar uns ovitos.

    Muito obrigado, Vasco! Infelizmente nunca cheguei a poder manter os furzeris da tua última expedição já que estava em processo de desfazer-me de tudo o que tinha para mudar de país. Fico contente por mais esta tua expedição e de poder contar, caso o Filipe tenha sucesso (o que estou certo que terá), com futuros exemplares.

    O único critério de distribuição de turfas que eu “imponho” ao Filipe é o de que essa distribuição não seja feita a quem costuma vender peixes ou ovos, seja lá onde for. Sei que os 3 que eu pedi não o irão fazer e obviamente que o Eduardo também não.

    De minha parte podes contar com a garantia que nunca irei vender ovos destes teus Nothobranchius furzeri.  ;D

    #227221

    Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

    Vasco,

    Parabens pela colecta por terras Moçambicanas. São peixes muito bonitos e para quem adora aphyosemion foi um excelente trabalho mas não deve ter sido fácil, 600 km por estradas de terra batida deve ser obra mas quem corre por gosto não cansa.

    Abraço,
    João Assunção

    #227222
    José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Topicos: 29
    • Respostas: 189
    • Totais: 218
    • Membro Bronze

    DSCF0006.jpg~
    engraçado que esta tua ajudante, já não atrai a mesma plateia  ;D ;D ;D ;D

    #227223
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Olá

    Eduardo, tinhas mesmo que divulgar que cai num caldeirão de enciclopedias em pequeno, agora já toda a gente sabe, a possibilidade mesmo remota de eu passar por normal acabou!…
    Vasco, o tal peixe é um ciprinideo não um caracideo. O que é um pouco surpreendente é que não há populações no hobby de Nothos apanhados na area de Maputo, ora têm que aí existir N. orthonotus e N. pienaari obrigatoriamente. Vendo a distribuição geografica destas duas especies eu diria que é impossivel que aí não existam tambem, se há a Norte, Sul e Oeste seguramente que é igualmente o caso nessa zona. Serias o primeiro a apanha-los e a divulga-los, estando à porta de casa devias tentar quando houver agua suficiente.

    Abraço
    Paulo José

    #227224
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá

    Filipe, por mim podes tentar reactivar o PME apesar de a experiência me ter ensinado de que muito dificilmente terá sucesso. Não te quero desanimar – força com isso – mas penso que deverás estar preparado para umas desilusões.

    600 km por estradas de terra batida deve ser obra mas quem corre por gosto não cansa.

    Neste caso não foi terra batida. De Maputo a Macia a estrada não é má (EN 1, do melhor que há em Moçambique) e a partir daí tem montes de buracos mas continua a ser asfalto.

    engraçado que esta tua ajudante, já não atrai a mesma plateia 

    Porque será?  ;D

    a possibilidade mesmo remota de eu passar por normal acabou!…

    😀 😀 😀 achas …  😀 😀 😀 … que essa possibilidade …  😀 😀 😀 … alguma vez …  😀 😀 … existiu? 😀 😀 :D.

    O triste é um ciprinideo? Está bem, tadito. Esses são aqueles ainda mais feios que os ciclídeos, não é?

    A zona de Maputo talvez fique para a próxima estação.

    Abraços.

A visualizar 15 artigos - de 46 a 60 (de um total de 80)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0