A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 30)

Home Forum APK Killifilia Convenções Internacionais Convenção SEK- Leilão no sábado

• Autor
    Artigos
    Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1383
    • Totais: 1502
    • Membro Platina
    • ★★★★

Viva

A minha opinião é rápida, até porque estou a trabalhar e não tenho tempo para testamentos…

A venda paralela de ovos e peixes já existe na nossa convenção há muito tempo. Concorde-se ou não com ela não me parece que se deva fazer nada para parar isso. São vendas a título individual e cada um é responsável pelas suas.

Não me entendam mal. Não tenho nada contra a venda de peixes e ovos aos não sócios da APK. A manutenção dos killies não é barata, acarreta muitos custos eléctricos e de alimentação. Infelizmente não temos as possibilidades de alguns killiófilos europeus de ter comida viva às pazadas e à porta de casa. Não me choca nada a venda individual de forma a poder financiar o hobbie, desde que isso seja a título individual. Já a venda peixes e ovos entre sócios da APK não me parece aceitável mas é apenas a minha opinião. Cada um é livre de vender ou comprar como quiser.

Quanto ao leilão adicional não concordo que se realize em Portugal. A APK não tem estrutura para isso e iría prejudicar muito o leilão principal. Tomara termos peixes suficientes para uma boa convenção e, consequentemente, um bom leilão. Muito menos ainda teríamos condições para fazê-lo em outra altura do ano.

Sobre o espírito APK, depois de ter ído a várias convenções lá fora, posso dizer que não consegui ainda encontrar nada igual! É, em parte, por causa deste nossa forma de encarar a killifilia que temos sido sempre apontados como amigos, calorosos e unidos! Pode não ser visível de imediato mas o pequeno gesto de oferecer uns killies/ovos de forma desiteressada cria laços fortes entre as pessoas.  😉 Tenho feito bons amigos assim! Para mim esse é o verdadeiro espírito APK!

Abraços

Eduardo Bernardo
    APK 145

João Milhinhos
    Joao Milhinhos
    Participante
    • Topicos: 16
    • Respostas: 42
    • Totais: 58
    • Membro Bronze

E galinhas? quem não tem Euros pode levar galinhas como moeda de troca?

Estou a participar neste topico só para deixar a minha opinião e não irei escrever mais sobre isto…

A experiência da vida em geral, diz-me que tudo o que mete dinheiro no meio, afasta a amizade…é mais ou menos como o ditado de que “amigos, amigos, negócios à parte…”

A experiência na APK em particular, diz-me que como não há dinheiro pelo meio (os leilões, quanto a mim, são meras doações à APK) permite-se que exista um espírito salutar que, não me lembro de saborear em mais momentos nenhuns da minha vida sem ser nas nossas belas reuniões…

Resumindo, não me estou a ver a puxar da carteira para pagar um casal de peixes a um sócio da APK com quem convivo nas reuniões e acho que até me sentia mal de olhar para os olhos de um amigo e dizer…esta coisa com escamas vale 10 euros por ser para ti! Preço de Amigo!!!!…

Por isso, se alguma vez quiser algo que um de voces tenha, o mais que vos posso dar é uma galinha ou uns pombitos, ok?

Abraços a todos

João Milhinhos

Francisco Agapito Redondo
    Francisco Redondo
    Administrador
    • ★★★

Concordo a 100% com o João Milhinhos e o Eduardo Bernardo foi aliás esse espirito que fez com que eu me tornasse sócio da APK.

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Se me permitem uma opinião e trazendo a experiência de outras áreas, aqui vai.

Nos ciclídeos são poucos os que oferecem o que quer que seja (eu quando bem calha até ofereço a alguns amigos, mas não faço disso sistema), mas os custos de manutenção e alimentação de ciclídeos são anormalmente superiores aos dos killies e, mesmo a aquisição, atinge valores muito acima do que tenho visto ser praticado no Aquabid para os killies. Contudo não é invulgar os sócios da APC fazerem preços especiais a outros sócios e, tão mais especiais, quanto melhores são as relações entre eles.

Agora no que toca aos killies… não terei qualquer problema em pagar por uma espécie em que esteja particularmente interessado e que não tenha outra forma de obter senão pagando, não terei, também, qualquer problema em vender uma espécie – sob a forma de ovos, ou peixes – podendo assim abater em algumas despesas de manutenção. Certo é, contudo, que nunca venderei a nenhum sócio da APK, pelo menos com conhecimento dessa condição, qualquer killie, ovos, plantas, culturas de alimento vivo, etc. Claro que se se tratar de um aquário ou de ciclídeos a conversa poderá ser já diferente e, posso dizer, que já vendi Apistogrammas numa reunião da APK, contudo o sócio que os levou – que nunca tinha visto mais gordo – não só os levou a um preço especialíssimo como ainda levou um bónus.

Seria incapaz, contudo, de fazer o mesmo com killies, por mais especial que fosse o preço, particularmente quando se eu quisesse teria já, por ofertas, a minha fishroom repleta de espécies de killies.

Ora transpondo este meu raciocínio para o funcionamento da APK, não me chocaria que em moldes adequados pudessem existir leilões com parte do produto da venda a reverter para o criador, contudo acho que regras fundamentais deveriam ser estabelecidas, por exemplo:

– nenhum sócio poderia licitar um lote de outro sócio, só sendo possível aos sócios da APK licitarem lotes exteriores e só sendo possível a não sócios licitarem lotes de sócios. Creio que poderia ser exigido, também, que para cada lote introduzido no leilão gratificado correspondesse um lote idêntico no leilão não gratificado, excepção feita, é claro, aos “produtos” não inseríveis no leilão não gratificado (v.g. turfas e ovos).

Creio que desta forma a APK se poderia adaptar à tendência crescente do mercado de killies sem abdicar do estatuto e relacionamento intra-APK, ou seja, entre sócios.

Abraços

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Primeiro, Vasco, disseste que eu achava que o leilão extra não iria afectar a convenção. O que escrevi é o oposto… Tenho que mandar a tua morada na Venezuela ao Chavez com a indicação que és um perigoso imperialista…
    Neste debate estamos antes demais a nadar no irrealismo, alem de sovacar o espirito que nos une o tal leilão cá, no que concerne a peixes, não é possivel. Ou se faz com peixes portugueses lixando o que temos, por tudo o que já foi escrito, ou então não se faz! De onde é que vinham os peixes para o tal leilão? Mas acham que alguem mandava peixes para cá para ganhar uns euritos?! Isso é completamente irrealista.
    Volto a dizer que não é comparavel em termos de territorio e frequência de contactos a nossa realidade e a de paises muito maiores. Cá vemo-nos frequentemente, 80% de nós, e a nossa productividade de peixes é pequena, não haverá oferta suficiente para termos uma convenção condigna se se fizesse um outro leilão. E se se tentasse ia afectar dar cabo do que conseguimos até agora.
    Sobre a proibição de vendas na convenção, algumas associações fazem-no, não me choca. Só que não é eficaz, senão se vende às claras vende-se noutro sitio, mais vale deixar andar.
    O Eduardo fez uma observação que eu já tinha confirmado há muito, e que aliás enfatizei no discurso do nosso aniversario, nós temos um espirito de coesão de grupo na APK que poucas ou nenhuma outra associação têm, baseada na amizade e na fraternidade. Isto e mais uma estrutura e organização que esteve sempre à altura, faz de nós uma das melhores associações de Killis do mundo. Sim, do mundo, e sei do que falo. Alterar os parametros da nossa actuação, nomeadamente com o tal malfadado leilão, iria ameaçar tudo isso.
    Claro que as sugestões, nomeadamente do nosso Vieira, não tiveram nenhum intuito “destrutivo”, pelo contrario, só discutindo as ideias é que se esclaresse alguma coisa.

Abraço
    Paulo José

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Primeiro, Vasco, disseste que eu achava que o leilão extra não iria afectar a convenção. O que escrevi é o oposto…

Ora bem, primeiro escreveste:

Nos paises em que vi isso ser feito não só resulta como não afecta o leilão geral.

E eu escrevi:

Independentemente de isso prejudicar (como diz o Alberto) ou não (como acha o Paulo) as receitas finais de uma convenção.

Ou seja “não afecta o leilão geral” (sic Paulo) = “não prejudica as receitas finais da convenção” (sic Vasco). Ou não é assim?

Quanto ao resto, estou de acordo contigo o que é histórico. Devo estar a ficar doente  :-.

Abraços.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Vasco

Como está claro referi que o leilão extra não afecta negativamente o resultado das convenções estrangeiras e referi que na nossa teria um efeito negativo.Da maneira como escreveste parece que eu apoio a ideia de que não afectaria a nossa convenção. Fazes a citação da frase mas sem contextualizar, o que seria facil metendo a frase que eu escrevi a seguir à que citas e que esclareçe o que eu penso sobre o assunto. Chiça, estás é a ficar muito parecido ao Chavez em questão de manipulação politica!…
    Concordar comigo é algo que só te fica bem, algum dia tinhas que evoluir…

Abraço
    Paulo José

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Membro Bronze

Chiça, estás é a ficar muito parecido ao Chavez em questão de manipulação politica!…

O que tu foste arranjar, agora se o Vasco abre o forum lá arrisca-se a ir para a choldra!

Chavez, amigo… o Paulo estava a brincar, o Vasco é porreiro e garanto que não manipulas nem um bocadinho a mais do que o Sócrates faz por cá!

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Meus caros,

Eu vou na sugestão do Milhinhos.

Vamos trocar a moeda de pagamento dos leilões por galinhas… sempre quero ver o Luis Oliveira a ir para casa com o carro cheio de galinhas.

Se querem saber a opnião dos socios sugiro que se abra um topico proprio (conforme sugerido pelo Vasco)  e se faça um inquerito. (sim ou não).

Adicionalmente e dado estarmos no ano de eleições governamentais, poderemos fazer um referendo com o socrates e o chavez sobre o tema no CCB, mas no final a decisão será da direcção da APK de onde contamos com a experiencia daqueles que andam nestas andanças á mais anos que muitos de nós.

Luis 

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

Não concordo com a divisão do tópico uma vez que a discussão advém do assunto da primeira mensagem.

Se contudo quiserem separar, separa-se, mas também pode ser adicionada uma votação a este mesmo tópico sem ser necessária a separação.

Em relação ao assunto em debate, sou da mesma opinião dos que não concordam com a execução de um leilão extra, por todas as razões que já foram apresentadas, somos demasiado pequenos para ser tão ambiciosos e corríamos mesmo o risco de estragar o que a APK vem a pregar há mais de 10 anos.

Abraços,

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Membro Bronze

Por mim, que cheguei ontem, é uma votação da qual me irei sempre abster… é uma decisão que, para além de ser competência da Direcção e eu não acredito em regimes plebiscitários, importa um conhecimento e experiencia de funcionamento da APK que eu não tenho.

Limitei-me, acima, a lançar umas ideias que mais não são que isso, tão válidas quanto apenas pretenderam ajudar e nada mais que isso.

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 826
    • Totais: 1069
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá
    Nunca pensei que o lançamento de uma notícia despertasse tanta discussão e debate de ideias. Foi quase de certeza o post mais discutido de sempre, até agora, neste forum.
    Não tive tempo para ler com atenção todas as respostas, mas desde já afirmo que a decisão de se avançar com um leilão deste tipo em Portugal deve caber única e exclusivamente à Direcção. Isso não impede que todos os sócios deêm a sua opinião e até que se faça uma sondagem…Mas repito,a  decisão final deve caber a Direcção. Basicamente estiveram em confronto a vertente mais “mercantilista” do hobby (sem qualquer efeito depreciativo) e a versão mais altruista e dessinteressada do hobby (partilha, troca, doação sem nada em troca a não ser amizade). Algumas associações mais do norte da Europa (SKS, KCF, KFN, AKFB, BKV) têm uma vertente mais ligada aos intereresses comerciais do que a nossa. Isso é claro e evidente e a consequência está à vista. Têm muita dificuldade em recrutarem sangue novo para o hobby. Os sócios têm em geral uma idade avançada e não se vislumbra que haja jovens a curto prazo que possam continuar o trabalho dos mais velhos.
    A nossa associação é neste momento a que está a ter o crescimento e implantação mais sustentados de todas. É aquela onde reina o melhor ambiente “humano”, unanimemente reconhecido por todos os de cá e por muitos estrangeiros que nos visitam repetidamente, nomeadamente o Didier Pillet, mesmo pertencendo ao lado dos “mercantilistas”…E este clima tão especial e único deve-se ao dessinteresse pelo lucro, por não haver transacções comerciais entre os sócios. A linha dura da APK tem incentivado isso, tendo-se dado nos últimos anos um afastamento daqueles que não partilham esses valores e convicções. Quase uma lei de selecção natural. A minha resposta em relação a uma hipotética sondagem está dada. Não à existência de leilões APK. Somos poucos, temos poucos peixes, temos pouco dinheiro e felizmente poucos vícios 😉 Mas somos ricos nos valores da amizade sólida, da ajuda, da partilha. Não os estraguemos.
    Um abraço
    Alberto

p.s. Os leilões/vendas intercalares são maus negócios para as associações que os organizam. O presidente da KCF Romuald Avignon comentou-me isso mesmo há poucos dias na bélgica. Os participantes licitam muito antes, só uma pequena parte do que se recebe vai para os cofres da associação e no leilão a sério as licitações são muito mais baixas porque o pessoal já está servido. O nº de aquários nas nossas casas não cresce…e tem de haver prioridades…

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Eu sou dos sócios mais recentes da APK e por isso foi com curiosidade que segui com atenção todos os posts aqui colocados. A minha opinião valerá pouco pois a experiência neste meio é ainda pequena, a experiência em convenções é completamente nula, e nem sequer conheço pessoalmente a maior parte das pessoas que frequenta este fórum, apenas o pessoal do núcleo do norte que considero serem um perfeito cartão de visita para esse proclamado “espírito da APK”.

Gostei bastante de ver o cuidado que é tido aqui com a manutenção desse espírito. Pois bem, o que vou dizer não é novidade para ninguém, provavelmente aconteceu convosco, mas o que me fez entrar para a APK foi precisamente esse espírito de partilha e amizade. Não sou sócio de mais nenhuma associação aquariofilista ou de qualquer outro hobby, apenas a APK me conquistou.

Assim sendo, e depois de ler as diversas opiniões para formar a minha própria, considero que qualquer actividade que vocês achem que possa correr o risco de afectar o “espirito APK” deverá ser evitada a todo o custo.
    Quanto às motivações para a realização desse leilão conseguiremos com certeza arranjar alternativas. Para ajudar às contas vamos pedir ao pessoal para lançarem as suas ideias como lançaram neste tópico; para obter espécies raras, nada melhor do que promover os contactos noutros países… já temos um embaixador na Venezuela e tudo  ;D

É uma opinião modesta, poderá ser pouco levada a sério, mas é com boas intenções, conforme o “espirito APK”  😉

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá.

Este debate parece-me um bom exemplo do que somos enquanto associação. Conseguiu-se uma boa participação de bastantes sócios, com diversos níveis de envolvimento no hobby e graus de antiguidade na APK, focados na argumentação e respeito pelas diversas opiniões.

Da nossa apregoada democraticidade, em temas de Direcção não faz parte a votação on-line no fórum, daí que eu não tenha proposto uma votação formal. A fazer-se um referendo sobre assuntos desta importância teríamos de nos certificar que todos os sócios teriam oportunidade de votar e isso só poderá ser feito com uma divulgação demorada e alargada (nem todos acedem ao fórum) ou com uma Assembleia Geral de Sócios. Mas, pelo menos no que me diz respeito, as opiniões são todas tomadas em conta e as decisões da Direcção devem ir no sentido que a maioria aponta. Neste caso concreto parece-me claro que a maioria rejeita qualquer acção que possa prejudicar a nossa identidade, cimentada ao longo de vários anos, colocando de parte a hipótese de efectuarmos leilões com divisão de verbas entre associação e criadores. Assim, pelo menos eu não vou apresentar qualquer proposta nesse sentido em reunião de Direcção. Por aquilo que li também não me parece que mais nenhum outro membro da dita o faça pelo que se deverá manter a situação actual.

Abraços a todos e parabéns por um debate civilizado e construtivo.

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Faço uma proposta na área da nossa convenção que poderá ir (ou não) ao encontro das várias opiniões.

O que me parece é que, como foi dito, por um lado os peixes acarretam despesa, por outro há que tentar manter, tanto quanto possível, um espírito de camaradagem na associação.

Porém, dias não são dias e penso que uma vez por ano poderemos deixar toda a gente feliz (vejam a proposta).

A verdade é que as espécies menos comuns são difíceis de obter, pelo menos para a GRANDE MAIORIA de nós. Claro que alguns sócios (uns três ou quatro) têm o prestigio suficiente e os contactos suficientes para conseguirem, com relativa facilidade, os peixes que querem.

Porém, isso não acontece com a vasta maioria dos sócios e só vejo vantagens se tivessemos em Portugal alguém como, por exemplo, a Anita Peterson.

De facto, penso que a Anita é um bom exemplo, por um lado equilibrando as despesas com as vendas e, por outro, prestando apoio às associações, através do permanente envio de lotes para  as convenções. 

Dificilmente uma coisa poderá existir sem a outra, devido às quantidades de peixes envolvidas e aos custos associados.

Outros conhecidos “comerciantes” de peixes ou de ovos não darão assim tanto apoio às associações mas, de qualquer modo, contribuiem para a divulgação do hobby ao tornarem certas espécies acessíveis ao povo.

É esse mesmo “povo” killiófilo, a que a vasta maioria de nós pertence, que tem necessidade de andar pelo Aquabid ou a contactar criadores estrangeiros porque, ou a espécie não existe mesmo em Portugal, ou então as disponibilidades para satisfazer (gratuitamente) a procura interna também não serão assim tantas.

Miguel

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 30)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0