- This topic has 35 respostas, 13 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 3 months by
rogermaster.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › como se reproduz o Fundulopanchax gardneri?
-
AutorArtigos
-
15/03/2010 às 20:25 #223034
Mas só uma coisa vocês estão a perguntar se ele estavam num aquário com outros killies de espécies diferentes?
Se sim então não apenas existia uma espécie de killies não havia mais nenhuma e estavam era com uns limpa-fundos amarelos, e uns outros tipo ciclídio.15/03/2010 às 21:10 #223035identificar um killi através de uma foto com uma qualidade tão reduzida é impossivel
15/03/2010 às 21:23 #223036desculpem mas a luminusidade é tão pouca que não dá para focar mais
15/03/2010 às 21:27 #223037no aqua onde estavam deveriam estar muitas populações/especies de fundulopanchax
15/03/2010 às 21:44 #223038sim mas eram todos da mesma espécie, só há um problema eu não me lembro do nome :-[
mas têm de ser da mesma espécie
Quando for ao koi novamente tenho de ir ver e anotar, lol ;D15/03/2010 às 22:03 #223039Viva,
Eu ainda sou bastante maçarico no hobbie, mas digo-te… raios me partam se essa foto é de um fundulopanchax! ???
Até sei com que espécie é ele parecido… mas não digo, pois posso estar a fazer asneira. 😉
Se reparares, todos que te foram respondendo assinaram as suas respostas e, era de bom tom, fazeres o mesmo. Mas atenção… não és obrigado a nada!
Abraço
Luís Andrade15/03/2010 às 22:16 #223040ok então eu passo a assinar.
Tipo assim?Cumprimentos
Rogério Ribeiro15/03/2010 às 22:22 #223041Viva.
Vou colocar o site em que vi o nome científico e a foto o meu macho é tal iqual a isto, vejam se é um fundulopanchax gardneri ou não.
http://peixesornamentaisdeaquario.blogspot.com/2009/04/killi-gardneri.htmlAbraços
Rogério Ribeiro15/03/2010 às 22:38 #223042Rogério, o teu macho é albino? a foto k mostraste é de um peixe albino
15/03/2010 às 22:41 #223043Viva,
A identificação de uma espécie é por vezes dificil, mesmo para killiofilos experientes, sobretudo quando se tem por base apenas uma foto com pouca qualidade.
Mesmo que finalmente, se pense que se identificou o macho, no caso dos não anuais africanos ( que é o caso) as fêmeas por tão parecidas que são é tarefa completamente impossivel de realizar.Então se falarmos de código de coleta e população, então estaremos a falar de outro mundo que as lojas não conhecem.
Por isso recomendamos a aquisição a quem sabe o que cria, sem qualquer dúvida.
Imaginemos, imaginemos apenas que consegues reproduzir e criar esta espécie. Vais oferecê-la a algum amigo ou conhecido e o que sucede? Passa a circular no hobby uma espécie pseudo-identificada que irá induzir em erro mais uns quantos. E assim sucessivamente até que morram de vez. E só assim se elimina um erro da circular no hobby.
Já agora e simplesmente por curiosidade, na minha opinião que crio o que penso ser esta espécie há dez anos, poderei adiantar que se trata de um Aphyosemion striatum. Mas não tenho nenhuma certeza.
Cumps,
Luis Oliveira
15/03/2010 às 22:42 #223044Viva.
Depois de duas fotos completamente diferentes mais dúvidas tenho se realmente o seu macho é um F. gardneri. Não me parece mas…
Relativamente a mp que me mandou penso que esse filtro a trabalhar durante duas a três horas por dia poderá não ser muito prejudicial e caso se dedique a retirar os ovos do mop e incubá-los separado dos pais.
Quando se fala em mop é mop e não plantas flutuantes… São espécies (caso sejam mesmo Fundulopanchax) que não desovam á superficie…
Se não me engano o Sr. do Koi Park esteve na nossa convenção e comprou muitos lotes desde Fundulopanchax a Aphyosemions (striatum Luis Andrade?) quase todos a três euros. Aquilo tudo num comunitário devia ser agradável de se ver mas de destinguir ….
Agora o que mais me “magoa” é andar-se aqui a “perder tempo” a explicar ás pessoas que querem ter Killis as vantagens de se ser sócio da APK quando aqui está a melhor das explicações: receber uma espécie “sem dúvidas”, receber o Boletim da APK e o manual de iniciação apenas por 25€/ano e sem quase dar por isso ficar com a casa cheia de aquários com tantas ofertas… ou gastar 15€ sem saber o que se leva para casa…
Rogério não tenho nada contra ti e até te agradeço todas essas dúvidas que vais colocando pois demonstra que realmente estás interessado em Killis. No entanto faço-te uma proposta: Vai aparecendo e colocando dúvidas que eu terei todo o prazer de te ofereçer um casal de Killis com população.
Abraço,
Vitor Vieira15/03/2010 às 22:49 #223045Viva.
Acabei de ler a resposta do Luis Oliveira… e Rogério já somos vários a pensar em Aphyosemion Striatum. Agora posso-te dizer uma coisa: Se há tantas dúvidas com o macho nem vale a pena tentar identificar a fêmea!!!
Vitor Vieira
15/03/2010 às 23:28 #223046Olá Rogério
A primeira foto( http://s991.photobucket.com/albums/af31/rogermaster/?action=view¤t=Picture224.jpg)que o amigo mostrou não é, nem de longe nem de perto, a mesma espécie da segunda foto(http://peixesornamentaisdeaquario.blogspot.com/2009/04/killi-gardneri.html)!
A 1ª trata-se de um aphyosemion striatum e a 2ª trata-se de um fundulopanchax gardneri.Se não me engano o Sr. do Koi Park esteve na nossa convenção e comprou muitos lotes desde Fundulopanchax a Aphyosemions (striatum Luis Andrade?) quase todos a três euros. Aquilo tudo num comunitário devia ser agradável de se ver mas de destinguir ….
Se isto for verdade – e eu acredito que é – existe uma elevada probabilidade de ambas as espécies se terem misturado o que vai resultar em ovos não fertilizados ou em peixes com caracteristicas diferentes dos elementos que tem neste momento.
Em qualquer dos casos, vai sempre ser uma dor de cabeça porque nunca saberá a verdade.O amigo diz que pagou 15 euros…
Se, antes de o fazer, tivesse ido a uma das reúniões em Monsanto, teria com certeza, levado para casa um ou mais casais de borla, mesmo não sendo sócio.
Ou, com mais 10 euros, teria comprado os tais “um ou mais casais de killies”, bem como um manual de iniciação e também 6 boletins do BAPK, cheios de informação/orientação na manutenção e criação de killies! Ora diga lá qual teria sido o melhor negócio?Cps
A. Castro16/03/2010 às 02:17 #223047Olá Rogério,
Quero desde já dar as minhas boas vindas a este fórum Rogério!
Do que foi aqui dito, também posso afirmar que se trata de Aphyosemion Striatum LEC 93/29 a primeira foto, e da segunda foto um Fundulopanchax gardneri gardneri “Láfia Gold”.
Sobre uma futura reprodução, estás a correr o risco de estares a cruzar as espécies entre si, visto que as fêmeas são muitos idênticas, e num comunitários à sempre esse risco de trazer uma fêmea enganada, porque estamos a falar de uma pessoa que não sabe o que é um killie!! Quanto mais escolher a parceira certa….Mesmo assim te dou aqui uma dica sobre a reprodução. Basta teres um aquário de 10-litros com uma ou duas plantas para fêmea se esconder das investidas do macho, uma temp. a 23/24º com um Mop dependurado imitando uma raiz dentro de água, aquando a tiragem dos ovos deves os por num recipiente com água do luso a uma temp. de 24º. Alimentação dos próprios alvins nesse tipo de peixe recebe muito bem artémia salina recém eclodida, como também podes dar um outro tipo de comida viva, microvermes e grindal.
Amigos!! Sei que no dia do Leilão tinha a minha frente o sr: Koi Park, e que vi muitas vezes ele a licitar este tipo de peixes pouco licitados…..Se não estou em erro levou mais de dez lotes!!!! (Uma grande ameaça à reprodução futura dos novos sócios…) Por isso deixo aqui um alerta!!! Para quem não é sócio e lê este fórum, não comprem killies nas lojas SFF, mas sim passem pelo espaço de Monsanto no segundo Sábado de cada mês às 11h, apareçam e levem um amigo……
Se queres realmente investir nos killies aconselho-te vivamente a seres sócio desta associação, pois as vantagens são infinitas….Se for só pela desportiva, aconselho na mesma a passar por Monsanto, porquê? Porque tens sempre gente de bem pronta ajudar, aparece amigo!!
Se tiveres mais alguma dúvida não hesites, ok?
Abraço Rogério, 😉
16/03/2010 às 09:02 #223048A APK gostaria de pedir-te um favor.
Dado poder haver mistura nas espécies que compras-te queríamos pedir-te que fosses à nossa próxima reunião para te oferecermos 1 ou duas espécies de Killis para “trocares” pelas que tens nos teus aquários. Deste modo irá garantir-te por um lado que consegues reproduzir os peixes e por outro sossegar a APK na introdução de espécies híbridas no Hobby.
Adicionalmente avalias o ambiente na APK e se quiseres juntares-te à nosso associação. Para teres uma ideia nunca vi nenhum novo sócio que não tenha saído da reunião com pelo menos 3 espécies de Killis.
Este ano a APK irá celebrar o 10 Aniversário, o que por si só é um grande momento para a nossa massa associativa, estando a presidência da APK a preparar o melhor e maior evento dos últimos 10 anos que é a nosso convenção onde posteriormente poderás ver todo o tipo de espécies do nosso hobby e conviver com os maiores criadores nacionais e europeus.
Um abraço e bem-vindo ao Hobby.
Luis Santos -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.