- This topic has 18 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 11 years, 6 months by
Allnothos.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
28/01/2015 às 15:48 #218408
AnónimoConvidado- Topicos: 20
- Respostas: 93
- Totais: 113
- Membro Bronze
- ★
Olá a todos,
Chamo-me João Avó e mantenho aquário ininterruptamente há cerca de 15 anos. Já tive todo o tipo de montagens, desde os comunitários horríveis de aquariófilo inexperiente, a plantados com injecção de CO2 e fertilização à bruta. Já fiz criação de bettas e ciclídeo anões (ramirezis, kribensis, nannacara). Nos últimos tempos dediquei-me aos biótopos, a maioria de águas negras da América do sul, África ou Ásia.
Recentemente fiz uma montagem que ainda não tem peixes, mas que quero que seja monoespecífica. Inicialmente era para anabantídeos, mas devido a alguma pressão externa, decidi ponderar os killies. Os que mais me interessam são epiplatys annulatus, com epiplatys dageti ou aphyosemion australe em segundo lugar. O importante é que sejam de África de modo a manter o biótopo (que tem como plantas anubias e bolbitis).Queria saber se há algum membro que mantenha estas espécies e que esteja interessado em vender alguns exemplares.
Cumprimentos
28/01/2015 às 19:14 #239038Olá João,
Primeiro que tudo sejas benvindo aqui no fórum APK.
Por norma os membros deste fórum associados à nossa associação APK não vende nem compra peixes entre nós, temos por habito oferecer….
Sobre os peixes que procuras, a melhor forma de teres acesso a eles é tornares-te sócio. Por 25 € por ano, tens acesso a muitas espécies e populações e recebes o manual de iniciação e os boletins. Caso não estiveres interessado em tornares sócio pode ser que consigas arranjar algum casal entre nós, mas acho que deve ser difícel…
De qualquer das formas se quiseres aprofundar mais o nosso mundo killiófilo, realiza-se este fim de semana na FIL a esposição Pet Festival 2015 onde nós estamos representados num stand com a nossa associação de killifilia, aparece para esclarecer algumas duvidas que tenhas.
Um abraço.
28/01/2015 às 19:46 #239039
- Membro Bronze
- ★
Olá Paulo,
Obrigado pelas boas vindas.
Na PetFestival vão ter exemplares à venda ou é apenas exposição?
Já vi exposições vossas, creio que a última que vi foi há uns anos na FCT no Monte de Caparica onde vi dezenas de espécies.
No caso de me associar, de que modo teria acesso aos peixes? Isto é, há quem os mantenha mas que não queira vender a não-sócios? Se fosse garantia que conseguisse exemplares poderia ponderar associar-me. Contudo não é algo que queira à partida fazer devido a limitações de tempo que me impedem de me dedicar 100% à reprodução de killies, que julgo ser um requerimento.Cumprimentos
28/01/2015 às 20:44 #239040Olá,
Como já disse, a palavra “vender” esta fora de questão!
Na Pet Festival vai haver muita informação sobre killifilia, peixes em exposição, membros da direção e sócios prontos ajudar a esclarecer algumas duvidas.
No caso de fazeres sócio recebes à partida um manual de iniciação, os boletins conrespondente ano da incrição e também um casal de killies disponivel por algum sócio, depois, alguns peixes que gostavas de ter basta colocares aqui no nosso fórum na parte “classificados” e deixa que mais cedo ou mais tarde irá aparecer alguém a dizer se têm disponivel a espécie que procuras ou não, até pode ser que apareça uma outra e goste e te ofereçam.
A palavra “requerimento”….. Ou se gosta ou não, exposição serve para isso mesmo, atravessa o rio e aparece lá 🙂
28/01/2015 às 22:13 #239041
- Membro Bronze
- ★
Boa noite mais uma vez.
O problema de me fazer sócio é mesmo esse. Não quero um casal de killies de uma qualquer espécie que esteja disponível. Queria apenas manter um grupo grande de uma das espécies que mencionei para fazer um aquário biótopo. Não acho piada, nem benéfico, manter os peixes em casais em aquários de 10L, que tanto quanto tenho visto, é assim que os killies são vulgarmente mantidos. Prefiro vê-los num cenário minimamente natural e em grupo para replicar as condiçoes naturais.
Ao receber um casal teria de os manter dessa maneira pois não os iria colocar no tanque que montei e não tenho espaço nem tempo para montar outro aquário.29/01/2015 às 04:09 #239042Ok João!
Boa sorte…
Cumprimentos,29/01/2015 às 09:14 #239043
- Membro Bronze
- ★
Atenção que até ponderaria associar-me à APK. Inscrevi-me no fórum e tinha o objectivo final de o fazer. Tenho curiosidade de aprender mais sobre estes peixes e tudo isso. Mas o facto de ser praticamente obrigado a fazê-lo para ter killies faz-me não querer. Não sou do tipo de fazer coisas por obrigação. Nem sequer é pelo valor da inscrição, é pela atitude. Isto assim é quase bullying. Há um ritual para iniciação no gang, e ou as pessoas o fazem ou são excluídas e “boa sorte…”. Assim limitam o acesso a este tipo de peixes e, sinceramente, não consigo perceber porquê.
Boa sorte com a vossa seita…
29/01/2015 às 10:14 #239044Olá
Estamos sempre a aprender. Agora aprendemos que somos uma seita, alem de tambem semos um gang,que temos uma atitude, de bulying ainda por cima, etc.Resumindo, somos umas bestas… Por mim acho isto refrescante, para variar do unanimismo de todos os que nos conhecem, portugueses e estrangeiros, que nos felicitam todos os anos pelo nosso ambiente e pelo que conseguimos, temos agora um insulto para variar. É bom, dá para rir. O Paulo Miranda é pessoa para se rir com isto e encolher os ombros perante estas atitudes e é o que todos iremos fazer. Quem não nos conhece pode achar o que quiser mas este tipo de coisas serve para entreter um bocadinho, cá na seita…
Abraço
Paulo José29/01/2015 às 11:22 #239045
- Membro Bronze
- ★
Isto não é para ser visto como um insulto. O que é facto, é que vocês limitam o acesso a este tipo de peixes aos sócios. Alguém que não se quer associar é excluído com um “boa sorte…”. Se isto não é um pouco de sectarismo, não sei como classificar.
Não houve um único post sobre killies em fóruns portugueses que eu tenha visto que não envolvesse a frase “fazes-te sócio”.
Podem decorar o discurso como quiserem, darem-se todos muito bem, mas é mais que claro que só quem é sócio da APK é que é aceite para manter estes peixes.
Como já disse, entrei aqui com o intuito de me iniciar na killifilia e até de me associar. Mas o facto de isso ser um pre-requisito para ter acesso a estes peixes fez-me desistir. E julgo não ser o único que pensa assim.Mais uma vez, boa sorte com a vossa “associação” (já que qualquer outra palavra pode ferir susceptibilidades).
29/01/2015 às 15:51 #239046boa tarde
Até era para não responder a este tópico dado o rumo que o mesmo levou, no entanto gostaria de referir ao Sr. João que cada vez mais se vêem killis à venda em lojas nacionais… É só uma questão de procurar…
Se não tiver sorte pode sempre tentar a sorte no Aquabid… como nós fazemos…Boa sorte nessa sua busca
Abraço
Ricardo António29/01/2015 às 19:13 #239047Aproveitando este tópico solicito ao gang, que seja usada a seguinte regra em futuros topicos.
– Quem perguntar se há para vender.
Não se comenta.
Assim não perdemos tempo.
Um abraço Amigos.29/01/2015 às 19:25 #239048Quando soube da situação (não tinha lido, contaram-me) confesso que fiquei um bocado enxofrado mas depois de pensar um bocado sobre o assunto e posteriormente ler cheguei à conclusão que não vou responder. E aconselho vivamente os meus companheiros de seita (consócios da APK) a também não o fazerem, não vale a pena.
Abraço!29/01/2015 às 21:06 #239049Olá.
João Avó, acreditando seres uma pessoa inteligente convido-te à seguinte reflexão: porque é que meia dúzia de indivíduos preferem dizer-te para te tornares membro de uma associação (25 euros/ano, peixes gratuitos quase ilimitados, manuais de iniciação, boletins, etc, etc), não ganhando nada pessoalmente, do que te venderem um casal de peixes por esse mesmo valor e meterem o dinheiro no próprio bolso?
Sem prejuízo de alguma resposta mais elaborada que te apeteça produzir, parece-me que poderás escolher entre duas:
1 – Porque são uma seita de burros (achei um piadão a esta da “seita”, encaixa bem naquilo que somos 🙂 )
2 – Porque até acham ser essa a melhor opção para quem quer ter Killies e, genuinamente, querem ajudar. Afinal de contas também eles são sócios, se tivessem sido enganados não promoveriam a associação.
Sério sério, ninguém te obriga a ser sócio, longe disso. A APK só cá quer quem cá quiser estar. Gente que partilhe do nosso gosto pela killifilia (palavra inexistente no dicionário de português, gostamos tanto disto que até a inventámos), pela sua divulgação e crescimento, que se junte a um grupo de amigos de anos ou de dias, sem interesses financeiros envolvidos. Se for esse o teu interesse as portas estão abertas. Se só quiseres comprar peixes para ter num aquário bonitinho lá em casa – e como alguém já aí disse – vai a uma loja ou ao Aquabid, não tens lugar no nosso gang.
Só para teu esclarecimento – A APK tem uma situação financeira sólida fruto de gestões rigorosas ao longo dos anos. Contas absolutamente transparentes, verificáveis e dentro da lei. Antes que te dê para mais insinuações descabidas, informo-te de que a APK não precisa dos teus 25€ para nada. Mas se quiseres ajudar a fazer crescer a killifilia em Portugal a APK precisa de ti.
Abraços.
29/01/2015 às 21:17 #239050Na qualidade de Moderador deste Fórum informo os restantes membros que o João Avó pediu o cancelamento da sua inscrição. Pedido aceite.
Abraços.
30/01/2015 às 12:21 #239051Ora bolas
Eu que cheguei tarde para responder a este “amigo”
há uns anos que conheci o Joãozinho , ainda era um puto tipo Gonçalo, e já não me lembro se chegou a entrar na minha fishroom e levar peixes ou plantas, uma coisa foi, lembrei-me logo dele pelo nome que é bastante facil de recordar.
Até estava com vontade de lhe oferecer uns daguetis que tenho para aqui despernados, mas devido ao rumo que este topico levou, sinceramente é melhor ignorar e como diz o Azevedo nem dar muita conversa, nem se vende nem se dão assim de mão beijada , quanto mais para comunitarios. Aquabid é a melhor solução. -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.