A visualizar 7 artigos - de 16 a 22 (de um total de 22)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Aphanius no Lago: Uma actualização e um mergulho

• Autor
    Artigos
    LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Obrigado Paulo,

Estamos sempre a aprender.

Luis

Miguel Aires Tinoco Andrade
    Miguel Andrade
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 7
    • Totais: 8
    • Membro Bronze

Olá a todos,

Desculpem-me esta intervenção um bocado “fora do tópico”.
    Publiquei já há algumas semanas os primeiros resultados sobre o meu novo sistema de monitorização de temperatura da água dos lagos.
    Faz colheitas e registo de hora a hora e revelou dados surpreendentes até para mim, que medi diariamente a temperatura ( a cada 24 horas ), entre 1985 e 2006.
    Se quiserem consultar os primeiros resultados por curiosidade, podem-no fazer aqui – http://www.viviparos.com/Aquariofilia/logpt.htm.
    Tanto para o Miguel Figueiredo como para todos os restantes colegas que tenham lagos de jardim e estejam interessados em accionar algo idêntico, estou disponível para explicar tudo e ajudar no que estiver ao meu alcance.
    Quanto a imagens, também posso inserir aqui algumas ( caso alguém me ensine como fazê-lo ). Não é nada sofisticado como as do Miguel Figueiredo, mas dá para se distinguir uns Aphanius mento ” Elbistan ” ( visto da superfície, claro ).

Um abraço

Miguel

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Muito interessante este trabalho.

Obviamente que aquilo que te vou perguntar é o que salta à vista de todos:

Porquê uma maior amplitude térmica no lago com maior litragem? Teoricamente, deveria verificar-se o inverso. Existe alguma outra variável que condicione os resultados de que não estejamos a par (divergência no grau de exposição solar, divergência no grau de exposição ao vento, diferentes materiais com diferente condução térmica que constituem os lagos, etc)?

Abraço!

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Sim também reparei nisso.

Isto tem a haver com a capacidade térmico-mássica da água, isto é uma massa de água maior devia reter mais energia sob a forma de calor e por isso menor amplitude térmica.

Esclarece lá isto sff!!! ??? ???

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas,

Só sabendo as dimenções dos 2 lados é que da para explicar isso. Se tiverem os dois a mesma profundidade, o de maior volume tem um maior espelho de água, logo está mais sujeito às variações da temperatura atmosférica tendo maiores variações de temperatura.

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Boas.
    Nelson, não me parece que seja essa a resposta.
    Nesse caso as águas do Atlantico, em dias como o de hoje, deveriam ter temperaturas  mais elevadas que os 22ºC habituais.
    A explicação para isso deverá ser outra
    Cps
    A. Castro

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas,
    Julgo que os oceanos são maus exemplos, são sistemas complexos que já envolvem correntes frias e quentes com maior ou menor salinidade que estão em equilíbrio. Num lago não existe nada disso, é apenas uma massa de água que nem correntes de convecção forma, a água aquecida pelo sol mantêm-se há superfície e aquece ainda mais.

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

A visualizar 7 artigos - de 16 a 22 (de um total de 22)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0