- This topic has 21 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 9 months by
nelsonfpm.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Aphanius no Lago: Uma actualização e um mergulho
-
AutorArtigos
-
30/06/2011 às 19:54 #227159
Obrigado Paulo,
Estamos sempre a aprender.
Luis
13/07/2011 às 22:08 #227160Olá a todos,
Desculpem-me esta intervenção um bocado “fora do tópico”.
Publiquei já há algumas semanas os primeiros resultados sobre o meu novo sistema de monitorização de temperatura da água dos lagos.
Faz colheitas e registo de hora a hora e revelou dados surpreendentes até para mim, que medi diariamente a temperatura ( a cada 24 horas ), entre 1985 e 2006.
Se quiserem consultar os primeiros resultados por curiosidade, podem-no fazer aqui – http://www.viviparos.com/Aquariofilia/logpt.htm.
Tanto para o Miguel Figueiredo como para todos os restantes colegas que tenham lagos de jardim e estejam interessados em accionar algo idêntico, estou disponível para explicar tudo e ajudar no que estiver ao meu alcance.
Quanto a imagens, também posso inserir aqui algumas ( caso alguém me ensine como fazê-lo ). Não é nada sofisticado como as do Miguel Figueiredo, mas dá para se distinguir uns Aphanius mento ” Elbistan ” ( visto da superfície, claro ).Um abraço
Miguel
15/07/2011 às 19:48 #227161Muito interessante este trabalho.
Obviamente que aquilo que te vou perguntar é o que salta à vista de todos:
Porquê uma maior amplitude térmica no lago com maior litragem? Teoricamente, deveria verificar-se o inverso. Existe alguma outra variável que condicione os resultados de que não estejamos a par (divergência no grau de exposição solar, divergência no grau de exposição ao vento, diferentes materiais com diferente condução térmica que constituem os lagos, etc)?
Abraço!
26/07/2011 às 20:41 #227162Sim também reparei nisso.
Isto tem a haver com a capacidade térmico-mássica da água, isto é uma massa de água maior devia reter mais energia sob a forma de calor e por isso menor amplitude térmica.
Esclarece lá isto sff!!! ??? ???
27/07/2011 às 12:11 #227163Boas,
Só sabendo as dimenções dos 2 lados é que da para explicar isso. Se tiverem os dois a mesma profundidade, o de maior volume tem um maior espelho de água, logo está mais sujeito às variações da temperatura atmosférica tendo maiores variações de temperatura.
Cumprimentos,
Nelson Meneses27/07/2011 às 19:14 #227164Boas.
Nelson, não me parece que seja essa a resposta.
Nesse caso as águas do Atlantico, em dias como o de hoje, deveriam ter temperaturas mais elevadas que os 22ºC habituais.
A explicação para isso deverá ser outra
Cps
A. Castro27/07/2011 às 22:52 #227165Boas,
Julgo que os oceanos são maus exemplos, são sistemas complexos que já envolvem correntes frias e quentes com maior ou menor salinidade que estão em equilíbrio. Num lago não existe nada disso, é apenas uma massa de água que nem correntes de convecção forma, a água aquecida pelo sol mantêm-se há superfície e aquece ainda mais.Cumprimentos,
Nelson Meneses -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.