- This topic has 13 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 10 years, 7 months by
Anibal Coelho.
Home › Forum APK › Killifilia › Eventos Nacionais › VISITA À ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA
-
AutorArtigos
-
22/08/2015 às 15:48 #218537
“[img width=452 height=640]http://i631.photobucket.com/albums/uu32/anibalgomes/Estaccedilatildeo%20Aguda.jpg?1440257888089&1440257889850″[/img]
Bom dia!
No âmbito do encontro mensal de sócios do Núcleo Norte e com o objetivo de introduzir nesses encontros mensais alguma interatividade (nomeadamente com sócios residentes mais a sul), no mês de setembro, excecionalmente, o referido encontro irá realizar-se na “Estação Litoral da Aguda”.
Trata-se de um “pequeno oceanário” com cerca de uma dezena de aquários dedicados à fauna e flora aquáticas locais, sobretudo marinha. O edifício, localizado na freguesia de Arcozelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia e situado junto à Praia da Aguda envolve três setores: Museu das Pescas (exibe equipamentos de pesca artesanal, antiga e recente), Aquário (mostra a fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas) e Departamento de Educação e Investigação (dedicado à ecologia marinha, pescas e aquacultura).
Local de encontro: Estação Litoral da Aguda, Praia da Aguda, Rua Alfredo Dias, 4410-475 Arcozelo, Vila Nova de Gaia
Coordenadas GPS : 41 o 02.853` N, 8 o 39.190` W
Data e Hora:26-09-2015 (sábado), às 10h30m
Preços de entrada:Adultos – 4 euros
Jovens (12-18), reformados, estudantes – 2 euros
Crianças (4-11), – 1,5 eurosMarcando com antecedência a nossa visita e sendo possível reunir mais de 12 pessoas, passaria a ser considerada uma visita de “grupo de adultos”, passando assim a ter um custo associado de apenas 2 Euros por pessoa. Solicitava, portanto, aos aderentes que manifestassem a sua disponibilidade, fazendo eco dessa pretensão aqui, ou enviando para Aníbal Coelho uma mensagem privada.
Associação Portuguesa de Killifilia
Coordenadores do Núcleo Norte:
Aníbal Coelho – APK 339
João Lima – Apk 189Em nome do Núcleo Norte, gostaríamos de deixar aqui o convite a todos os utilizadores deste fórum, para se juntarem a nós neste evento.
Cumprimentos,
Aníbal Coelho22/08/2015 às 16:01 #239705Sem querer desvirtuar o objetivo principal do encontro, que é a visita à Estação Litoral da Aguda, gostaríamos de colocar aqui uma sugestão, direcionada principalmente aos nossos amigos do sul, no sentido de “rentabilizarem “ a sua vinda ao norte. Sugeríamos, portanto, que os interessados, após um almoço num restaurante da região, rumassem ao Porto, para uma segunda visita, neste caso ao Sea Life Oceanário do Porto.
Preços de entrada:
BILHETEIRA
Tabela de Preços Preço de balcão Preço online PoupaAdulto (>12 anos) €13,00 €10,00 €3,00
Criança (4-12 anos) €9,00 €7,00 €2,00
Estudante (mediante apresentação de cartão) €9,00 €9,00 –
Crianças (com menos de 4 anos) Gratuito – –
Livro-Guia SEA LIFE Porto €2,95 €2,95 –
Visita Guiada (por pessoa* válido para grupos superiores a 15 pessoas) €1,70 – –
GRUPOS (+15 PESSOAS)
Adultos……………………………………………………….9,50€
Crianças (4 aos 12 anos)………………………………6,50€
Séniores (+65 anos)……………………………………..7,00€
Guia-Intérprete / Organizador…………………………Entrada GratuitaCumprimentos,
Aníbal Coelho22/08/2015 às 16:25 #239706Olá Aníbal,
Os meus parabens pela iniciativa. Há algum tempo que venho programando uma visita à Estação Litoral da Aguda e por um motivo ou por outro tem vindo a ser adiada. Espero agora estar presente na reunião e na visita.
Antevejo uma excelente oportunidade para conversar um pouco, rever “velhas” caras e ao mesmo tempo visitar a Estação. Por tudo isto, é sem dúvida uma excelente iniciativa.Quanto à visita ao Sea Life Oceanário do Porto, parece um bom complemento. No entanto, acho que tudo poderá depender do decorrer do almoço.
Abraço,
Luis Oliveira
31/08/2015 às 09:50 #239707Viva
Não havendo contrariedades podem contar comigo e em princípio mais duas pessoas para a visita à ELA. Mais perto da data confirmo o nº de pessoas. Em relação ao Sea Life logo se vê…
Parabéns pela iniciativa.
Cumprimentos
José Cristiano
05/09/2015 às 08:06 #239708Boas
Podes contar com mais uma pessoa.
Abraço
05/09/2015 às 22:55 #239709Obrigado amigos, estou a registar. 😉
Aníbal Coelho09/09/2015 às 13:53 #239710Caros amigos,
Como já referi vou participar na visita à Estação Litoral da Aguda.
Se algum sócio da APK da zona sul precisar de boleia eu posso disponibilizar a partir do Entroncamento.
Abraço,
Luis Oliveira11/09/2015 às 21:28 #239711Viva
Aníbal, acrescenta mais uma pessoa da minha parte.
Abraço
12/09/2015 às 23:29 #239712Ok Nelson, na verdade já estava a estranhar! ::)
Um abraço
Aníbal Coelho27/09/2015 às 21:31 #239713Olá a todos,
Tive ontem o prazer de estar com os amigos do Núcleo Norte, na visita à Estação Litoral da Aguda.
Em boa hora o fiz, por variadíssimas razões. Em primeiro lugar, só a confraternização e a boa disposição justificaram a deslocação. Deu para conversar, muito, sobre killies, sobre a Convenção, mas também sobre os mais variados temas que foram surgindo.
Quanto à visita à Estação Litoral da Aguda recomendo vivamente a quem ainda não a visitou. O mar, a pesca artesanal e todos os artefactos com ela relacionada estão sempre presentes num vasto espólio que muito me surpreendeu.

Existe uma vasta colecção de reproduções muito fieis de embarcações que mereceram toda a nossa atenção.

Na sala seguinte os aquários mostravam-nos a riqueza da fauna da nossa costa. O trabalho de manutenção feito por profissionais saltava a olho nu.

No primeiro andar, fui surpreendido por um trabalho excepcional de reproduções em barro de todas as formas de pesca. Desde o cachalote à lampreia. Sempre com uma explicação bastante elucidativa. Aliás, denominador comum em toda a “Estação”. Sempre presente o factor educativo e pedagógico.

Acabada a visita chegou a hora do almoço.

E não houve dúvida, por tudo o que se passou, brindo ao Aníbal Coelho que organizou, a todos os amigos que estiveram presentes e sobretudo a uma longa vida da APK.

Um abraço,
Luis Oliveira
28/09/2015 às 10:35 #239714🙂 Muito Bom.
Parabéns e obrigada.Bjs
João28/09/2015 às 11:26 #239715Olá!
Excelente convívio, a APK está bem viva e a mexer!
Parabéns ao Núcleo Norte!
Abraço!28/09/2015 às 21:27 #239716Viva
Foi um encontro onde reinou a boa disposição. Como o Luís Oliveira, também fiquei surpreendido pela positiva com a Estação Litoral da Aguda.
Parabéns ao Núcleo Norte pela iniciativa.
Só peço desculpa a todos pela minha “fuga” abrupta no final do almoço, mas já eram 15:30…
Cumprimentos
José Cristiano
28/09/2015 às 22:56 #239717Boa noite, meus amigos!
Em nome dos coordenadores do Núcleo Norte, gostaria de agradecer a todos quantos participaram neste evento, em especial ao Cristiano, ao Nelson e ao Luís Oliveira, que, para estarem presentes, tiveram de fazer uns bons quilómetros.
Ao Luís, agradecemos ainda, as excecionais fotografias, os comentários que aqui colocou e todo o apoio e incentivo que sempre nos dá neste tipo de iniciativas, apoio esse que, neste caso, ganha ainda mais relevância se considerarmos a proximidade com a nossa convenção e a carga de trabalhos que isso deverá representar. 😮
Na verdade, o Luís Oliveira tem sido o grande mentor da atividade da APK e, obviamente, também da atividade do Núcleo Norte.
Um abraço a todos e a ele em especial.
Aníbal Coelho
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.