A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Manutenção turfa

• Autor
    Artigos

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 107
    • Totais: 132
    • Membro Bronze

boas a todos!

eu para as Austrolébias tou a usar a turfa dentro de 1 copo de whiskey, vou retira-la usando um pano na boca do copo  para filtrar a agua e reter a turfa, ha alguma maneira melhor de fazer este processo?

depois quando for espremer a agua  da turfa posso mete-la dentro de 1 pano e torcer ou é força a mais?

quando a for guardar como devo conserva-la?

abraço
    Marco

Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

Oi Marco,

Eu para as pequenas autrolebias tambem utilizo um copo de whiskey e depois de a retirar do aquario deito-a num camaroeiro daqueles de rede mais fina (rede branca). Depois espremo a água em excesso (aperto com a mão com força) não esmaga os ovos bons só os que não estão bons ou não foram fertilizados.
    Depois guardo a turfa num saco ziplock em local seco por alguns meses. Este tempo varia consoante a espécie de anual.

Abraço,
    João Assunção

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

ola assunçao!

ok, obrigado pelas dicas!

tenho 1 camaroeiro que improvisei com meia de licra, vou ver se me safo assim 😉

gracias!

abraço

Marco

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

Também podes colocar em cima de folhas de jornal e retirar quando esta com a humidade certa, tipo tabaco.
    Eles devem mandar parte da turfa para o exterior desse copo.
    Um abraço

Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

Oi,

Como o Zé disse e bem vai andar turfa pelo fundo do aquario. Esta eu “sinfono” com uma mangueira e “aproveito” para juntar á restante mas tem cuidado para não conter restos de comida pois podem estragar os ovos. Quanto ao jornal é uma excelente dica que eu já usei mas agora deixo a turfa mais humida e abdiquei do jornal.
    Quanto á humidade a que deves deixar a turfa, aqui cada um vai ter a sua opinião e podemos estar em desacordo. Eu deixo mais humida mas isso parece que aumenta o tempo de incubação. Mais uma vez aconselho-te a experimentares: divide a turfa em duas e deixa-as com humidades diferentes em sacos diferentes e depois vais verificando os ovos e molhando. Tiras notas e para a próxima já sabes o que te resulta melhor.

Abraço,
    João

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva.

Se bem me lembro do que em tempos li e ouvi de quem sabe do assunto (pode ser que aqui venha explicar como faz exactamente) a humidade na turfa deverá ser semelhante à que existe no tabaco para cachimbo ou seja quase seca.
    Talvez mais importante seja o facto de durante os meses que durará a diapausa dos ovos essa humidade não se perca de modo a que os ovos não desidratem.

Abraço.

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

boas!

obrigado a todos pelas dicas, vou ter em conta tudo o que disseram!

abraço

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0